melhor umidificador de ar e menina em cama

Como escolher o melhor umidificador de ar de 2022

Última atualização em 26 de agosto de 2022

Umidificador de ar é ideal para quem quer deixar o ambiente mais confortável, seja em casa ou no trabalho, e principalmente nas épocas mais quentes e abafadas do ano. Uma opção ideal para se refrescar durante o clima seco, eles são também uma ótima pedida para quem quer evitar problemas de saúde.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre os umidificadores de ar, entender como escolher o ideal para suas necessidades e ainda conferir um ranking com os 5 melhores umidificadores de ar vendidos atualmente na internet.

Sumário

Ranking: Top 5 Melhores Umidificadores de ar para comprar online

Confira agora o nosso ranking com os 5 melhores umidificadores de ar que você pode comprar online em diversas lojas do varejo.

Multilaser Multikids Baby HC087

O melhor umidificador para as crianças

Multilaser Multikids Baby HC087

Veja o produto em

Começamos nossa lista com um umidificador para quem quer deixar o quarto das crianças mais confortável e garantir mais saúde para os filhos. Além de umidificador, o Multikids Baby HC08 também tem função de aromatizador para deixar o ambiente mais agradável e já vem com óleos essenciais e aromatizantes para serem usados. Ele também acompanha uma cartela de adesivos para ser enfeitado pelas crianças.

Ele não é um modelo com muita capacidade, seu tanque é de 1,6 litros e com isso a autonomia é de aproximadamente 8 horas de funcionamento. Assim que a água acaba, ele desliga automaticamente, o que o torna seguro para ser usado até mesmo durante a noite.

Seu modelo é ultrassônico, então é econômico e silencioso e não perturba as crianças. Ainda há 3 opções de níveis de intensidade a depender da temperatura e do nível de umidade desejado.

Aconselha-se cuidado apenas com o manuseio em relação a quedas, uma vez que o reservatório é feito de plástico e por isso frágil a ponto de correr o risco de quebrar com facilidade. Ele tem um bom preço e cumpre o que promete.

PrósContras
Funcionamento UltrassônicoTanque de baixa capacidade
Função aromatizadorBem frágil e pode ser danificado em quedas
Bom para umidificar o quarto das criançasSem filtro
Desligamento automático 
Econômico e silencioso 
3 níveis de intensidade 
Bom custo x benefício 

G-Tech Allergy Free Timer

O melhor para quem tem alergias

G-Tech Allergy Free Timer

Veja o produto em

Para quem procura por um modelo com grande capacidade de água e cuidados extras com alergias e germes, esse é uma ótima opção! Seu reservatório tem capacidade para 5 litros, o que garante uma autonomia de funcionamento de até 17 horas. Caso você não queira deixar ele ligado direto esse tempo todo, ainda tem função de programação para desligamento automático através do timer.

O AllergyFree Timer da G-Tech ainda é um aliado importante contra alergias e problemas respiratórios, porque conta com filtro capaz de purificar a água e eliminar resíduos. Além disso, ele também conta com uma tecnologia de ionização que impede a proliferação de fungos e bactérias.

É um aparelho bivolt e por isso ideal para qualquer região, e tem funcionamento ultrassônico, o que garante tanto economia quanto silêncio durante o funcionamento.

PrósContras
Tanque com grande capacidadeNada
17 horas de autonomia 
Desligamento automático 
Timer 
Filtro para purificar água 
Tecnologia de ionização 
Bivolt 
Funcionamento ultrassônico 

Mondial Comfort Air 5

Umidificador de ar com o maior tanque de água do mercado

Mondial Comfort Air 5

Veja o produto em

Com o maior reservatório de água da lista, temos o Comfort Air 5, da Mondial. Seu tanque tem capacidade para até 5,2 litros de água! Isso garante que o aparelho continue funcionando por até 21 horas, ou seja, quase um dia inteiro.

Além disso, ele também tem função de aromatizador e difusor de fragrâncias para, além de manter a umidade em bons níveis, deixar o ambiente mais cheiroso e confortável. Ótimo para locais como clínicas. Outra vantagem desse modelo é o fato dele ser bivolt e com isso funcionar em qualquer região, seja com tomada 110V quanto 220V.

É mais um modelo do tipo ultrassônico, que garante mais vantagem por não fazer barulho durante o funcionamento e ainda economizar na conta de luz por gastar pouca energia. Ele também tem função de desligamento automático caso você não queira que ele funcione por muitas horas seguidas. Uma luz LED indica quando a água do reservatório acaba e o bico direcionador ajuda a controlar melhor pra onde a névoa deve espalhar.

PrósContras
Funcionamento ultrassônicoNada
Maior reservatório de água do mercado 
21 horas de autonomia 
Aromatizador 
Bivolt 
Desligamento automático 
Indicador de baixo nível de água 
Bico direcionador 

Elgin Umidificador Digital

O melhor umidificador de ar digital

Elgin Umidificador Digital

Veja o produto em

O Elgin Umidificador Digital é ideal para quem gosta de controlar o aparelho com mais facilidade. Isso porque seu diferencial é o seu painel digital que permite que todas as funções sejam controladas de forma simples e rápida, até mesmo para quem é leigo no uso de umidificadores de ar.

É possível programar o nível de umidade preferido, determinar desligamento automático após certo período de tempo, e escolher entre a faixa de programação de umidade que vai de 40% a 75%. Só para lembrar, o recomendável é que a umidade do ar esteja entre 40% e 60%.

O painel também mostra qual é a temperatura do ambiente e permite a escolha entre 3 níveis de névoa. Por ser bivolt ele funciona em qualquer região e ele é um modelo ultrassônico, ou seja, silencioso e econômico. Quando a água chega a níveis muito baixos, ele emite um alerta sonoro no próprio painel e desliga automaticamente.

PrósContras
Funcionamento ultrassônicoNada
Painel digital 
Programação do nível de umidade 
Desligamento automático 
3 níveis de névoa 
Bivolt 
Silencioso e econômico 
Alerta de baixo nível de água 

Philco Climatizador e Umidificador PCL1QF

Um umidificador 3 em 1: umidifica, ventila e aquece

Philco Climatizador e Umidificador PCL1QF

Veja o produto em

Em primeiro lugar na lista temos um aparelho que não é apenas umidificador do ar, mas também ventilador e aquecedor. O Philco Climatizador e Umidificador é um 3 em 1, e tem a vantagem do multiuso que pode se tornar muito vantajosa. Seu reservatório tem capacidade de 4,5 litros com garantia de autonomia de até 8 horas, segundo o fabricante.

Para saber em qual modo ele está funcionando, o aparelho conta com luzes indicativas. Ainda tem a função de desligamento automático. Uma das vantagens desse Climatizador e Umidificador da Philco é que ele vem com controle remoto, podendo ser controlado mesmo a distância com um alcance de 6 metros.

Para quem se preocupa com a saúde, ele vem com um filtro de ar que elimina bactérias e fungos, evitando mofo e problemas respiratórios causados por eles. Outro ponto positivo é que ele vem com alça e 4 rodinhas para facilitar o deslocamento e transporte.

PrósContras
3 em 1Preço elevado
Umidifica, Ventila e Aquece 
Autonomia de 8 horas 
Luzes indicativas de funcionamento 
Controle remoto 
Filtro de ar que elimina bactérias e fungos 
Rodinhas para fácil deslocamento 

Umidificador de ar: Tudo o que você precisa saber

melhor umidificador de ar e menina em cama

Nos parágrafos abaixo você poderá saber várias informações importantes sobre os umidificadores de ar. Veja quais são os seus benefícios, o preço médio e a disponibilidade no mercado.

Umidificadores de ar: o que fazem e quais os benefícios?

A primeira coisa a saber ao decidir comprar um umidificador de ar é quais sãos os benefícios que eles podem trazer tanto em relação ao conforto para as atividades do dia a dia e do espaço quanto para a saúde das pessoas que o utilizam.

O objetivo principal do aparelho é justamente o de aumentar a umidade do ar ao redor. Ou seja, ele aumenta a quantidade de vapor de água no ar em qualquer ambiente, seja na sua casa ou no trabalho.

Essa é uma função bastante importante principalmente em locais onde a umidade do ar é baixa e causa problemas como lábios ressecados, sangramentos no nariz, irritação na garganta ou até mesmo causa uma piora considerável nos sintomas de diversas alergias como a rinite e a sinusite, além de ataques de asmas.

Por isso, o uso de um bom umidificador é aconselhável em diversas situações. Outra vantagem do aparelho é que com uma umidade do ar muito baixa até mesmo os móveis do ambiente podem se deteriorar mais rápido, além de danificar pisos de madeira e papéis de parede com rachaduras ou aparência ressecada.

Deve ter interesse em:

Quais cuidados você deve ter com o seu umidificador de ar?

Apesar de ser um eletrodoméstico muito útil, os umidificadores de ar não deve ser usados em excesso! O motivo é simples: se eles forem usados por longos períodos de tempo, podem acabar causando a super umidificação do ar. Com isso, ao invés de você ter um ambiente fresco e sadio, você terá um ambiente bastante convidativo para a proliferação de bactérias, fungos e outros microorganismos.

Por isso, mesmo que o seu umidificador tenha um tanque de água de grande capacidade e consiga funcionar por várias horas seguidas, o recomendado é que você deixe-o funcionando apenas umas 3 horas por noite.

Outra dica é só usar o aparelho nos meses e nos dias em que o ar está mais seco, realmente. Evite usar nos períodos onde o clima está agradável e a umidade do ar está em níveis normais. O uso em excesso desse eletrodoméstico pode contribuir para a formação de bolor e mofo.

E, outro cuidado que você deve ter com o seu umidificador de ar é mantê-lo a uma distância de mais ou 1 ou 2 metros de você. Nunca o posicione muito próximo de você durante a noite, pois você terá problemas com isso.

Por fim, é preciso ter atenção também com a água que fica armazenada no tanque. Nunca deixe ela parada por muito tempo. O ideal é que essa água seja trocada todos os dias. Pois quanto mais tempo ela fica parada, mais microorganismos e substâncias nocivas ela acumula. E, você vai acabar jogando tudo isso no ar ao ligar o umidificador de ar.

Dicas para usar umidificador de ar

Abaixo, você pode conferir outros cuidados que pode ter com seu umidificador de ar:

  1. Coloque o eletrodoméstico sempre em uma superfície firme e plana;
  2. Sempre que possível lave o reservatório de água com sabão para impedir a proliferação de fungos;
  3. Não posicione o umidificador de ar perto de locais que emitam calor;
  4. Não direcione a saída de ar do aparelho para a parede, para evitar o acúmulo de umidade e formação de mofo;
  5. Também, não coloque o eletrodoméstico em contato direto com a luz do sol;
  6. E, é claro, sempre tome cuidado redobrado se você tiver crianças pequenas em casa.

Seguindo todas essas dicas, você garante que o seu umidificador de ar funcionará por um longo período sem dar problemas ou sem causar danos à sua saúde e da sua família.

Preços e disponibilidade

Os preços dos umidificadores de ar costumam variar bastante. Os modelos mais baratos custam mais ou menos R$ 100. Enquanto que as versões top de linha podem chegar a R$ 1 mil. Mas modelos realmente bons também podem custar cerca de R$ 500.

Se você pretende usar o eletrodoméstico constantemente e por várias horas, é melhor investir em um modelo mais robusto e que dure bastante tempo. Eles costumam custar entre R$ 300 e R$ 600. Existem diversas opções no mercado, dentre eles modelos híbridos, que podem funcionar como aquecedor e também como ventilador.

A disponibilidade de umidificadores de ar no mercado é bem grande. Você pode encontrá-los facilmente em lojas de eletrodomésticos. Alguns exemplos são Magazine Luíza, Carrefour, Casas Bahia e outras.

Mas o mais indicado é comprar pela internet, já que você pode pesquisar e comparar com facilidade vários modelos e preços em diferentes lojas. Dentre as mais indicadas estão Americanas.com, Submarino e Amazon.

Guia de compra: Como Escolher o Melhor Umidificador de Ar

Umidificador de ar perto da cama

Agora que você já sabe os benefícios dos umidificadores de ar, é hora de escolher o seu. Abaixo mostramos algumas características que você deve ficar de olho no momento da compra e dessa forma garantir os melhores produtos e evitar uma compra precipitada e que possa trazer algum tipo de frustração.

Tipo de Umidificador

Existem, no geral, três tipos diferentes de umidificadores de ar. São eles:

Umidificador de névoa quente/morna

O tipo de umidificador de névoa quente/morna tem como diferencial a capacidade de ferver a água presente no interior do aparelho através de um dispositivo interno. Isso traz alguns benefícios como por exemplo matar germes e bactérias que possam estar presentes nela. É também indicado para locais mais frios, assim o ambiente fica aquecido e confortável.

A desvantagem desse modelo é que por usar esse mecanismo para ferver a água, ele também acaba consumindo mais energia em relação aos outros. Então se você procura por um umidificador de ar mais econômico, talvez ele não seja a solução ideal.

Umidificadores de névoa fria

Ao contrário do anterior, esse tipo de umidificador não ferve a água, e por isso a névoa que ele libera é mais fria. Ideal para ambientes quentes ou abafados, e para se espalhar com mais facilidade por áreas mais amplas. Também são mais econômicos em termos energéticos já que não tem o gasto extra com o aquecimento da água, e também tendem a ser mais baratos.

As desvantagens desse modelo é que eles geralmente são mais ruidosos durante o seu funcionamento. E por não ferver a água, eles não têm a capacidade de matar germes e bactérias a menos que tenham também algum tipo de sistema de ionização.

Umidificadores Ultra-sônicos

Os umidificadores Ultra-sônicos são os mais populares no Brasil, e por bons motivos. Seu funcionamento se dá através de uma espécie de “prato” que consegue vibrar de forma bem silenciosa em ondas ultra-sônicas e com isso quebra as partículas de água para que possam ser liberadas na forma de névoa branca.

Uma das grandes vantagens desse tipo de umidificador de ar é que ele gasta pouca energia, principalmente se comparado aos outros modelos, além de ser silencioso.

Já a desvantagem é que esse sistema de vibração também quebra partículas de minerais, e isso pode acabar sendo prejudicial a longo prazo. Para evitar qualquer tipo de prejuízo a dica é escolher umidificadores de ar ultra-sônicos que venham com um filtro ou sistema de ionização.

Capacidade de umidificação

Outro ponto de destaque na hora de escolher o seu umidificador de ar é já saber onde vai colocá-lo. Isso porque você precisará saber qual será a capacidade de umidificação necessária. Essa capacidade mede basicamente a área que poderá ser atingida pela névoa e terá as vantagens do efeito do aparelho.

Ela é medida em ml/h, e quanto maior for essa unidade, maior a área que ele poderá umidificar.

Ou seja, se ele vai ser colocado em uma área pequena como um quarto ou uma sala menor, você pode economizar escolhendo um modelo de baixa capacidade. Porém se o cômodo for grande como salas de visitas ou até quartos maiores, é mais seguro optar por um modelo com alta capacidade de umidificação.

Qualidade da purificação

Um bom umidificador de ar além de, como já dito, aumentar a umidade do ar, também tem como objetivo tornar esse ar mais puro e limpo. Por isso é importante sempre dar preferência a modelos que tenham filtro de purificação ou um sistema de ionização. Dessa forma é possível garantir que o vapor de água venha livre de germes e bactérias.

Lembrando que embora os filtros possam eliminar esses agentes nocivos, ainda é necessário mantê-lo sempre limpo para que não haja contaminação. Para isso, o ideal é fazer uma limpeza ao menos uma vez por semana. A falta da limpeza pode facilitar o aparecimento até mesmo de outros organismos como fungos e piorar ainda mais a situação de risco.

Capacidade de armazenamento

Outro ponto interessante pra se levar em consideração na hora de escolher o seu umidificador de ar é a capacidade de armazenamento que ele tem. Para que o umidificador funcione é preciso colocar água em seu reservatório e quanto maior for a capacidade de uma vez, significa que ele vai funcionar por mais tempo sem que você precise ficar reabastecendo a todo momento.

Os modelos que mais rendem são os que vêm com tanques que armazenam mais do que 5 litros de água de uma vez. Sua duração é de aproximadamente 10 horas ininterruptas. Por isso, quanto maior a capacidade de armazenamento de água, menos trabalho você terá.

Altura do ruído

Caso você opte pelo modelo de umidificadores de ar ultra-sônicos, não terá problemas com ruídos, já que ele emite um nível muito baixo e quase imperceptível aos ouvidos humanos. Porém se você escolher outro modelo, é importante ver qual é o nível de ruído que ele emite.

Essa informação pode ser encontrada no site da fabricante ou nas informações sobre o produto, e o nível de ruído é descrito em decibel (dB).

Autonomia

A autonomia é o tempo que ele fica funcionando e está diretamente ligado a quantidade de água que cabe em seu reservatório. Alguns modelos podem variar a autonomia com a mesma quantidade de água, então é bom ficar atento a esse detalhe também.

No geral, quanto maior for o reservatório, mais tempo de autonomia o aparelho terá. O aconselhável é dar preferência aos que garantem autonomia acima de 10 horas.

Funções Extras

E pra finalizar, é interessante dar uma olhada se o umidificador de ar que você está querendo comprar vem com algumas funções extras. Muitas delas podem ser de bastante ajuda, como por exemplo, o medidor da umidade, ferramenta para desligamento automático quando o nível de água estiver baixo, cronômetro, e até aromatizantes, entre outras.

Conclusão

Agora que você já sabe tanto sobre os umidificadores, fica fácil decidir quais os pontos são os mais importantes na hora de escolher o seu e contar com alguns modelos garantidos no nosso ranking.

Assim, o ambiente em casa ou no trabalho pode se tornar mais confortável e mais saudável para todos ao redor, garantindo mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.