melhor teclado gamer

Como escolher o melhor teclado gamer para você em 2023

Dizem que depois que você usa um teclado gamer, nunca mais deseja voltar para o teclado comum. Mas por que será que um teclado gamer é tão bom assim? Neste artigo nós iremos mostrar todas as vantagens desse tipo de teclado.

Quais são as principais diferenças em relação aos teclados comuns? Como escolher o teclado gamer que melhor se adequa ao meu perfil de uso? Para quem é indicado? E os preços? São muito elevados? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.

No mercado existem várias marcas de renome neste segmento. A mais famosa delas é a Razer. Mas existem outras de igual qualidade como HyperX, Logitech, Coolerrmaster, Corsair e outras. Abaixo você confere um ranking com 5 opções de teclados gamer de excelente qualidade que você pode comprar hoje mesmo na internet.

Sumário

Ranking: Top 5 melhores teclados gamer para comprar online

Veja agora 5 teclados gamer que você pode comprar online e que possuem excelentes qualidades. Reunimos modelos de diferentes marcas e faixas de preços.

Corsair K55

O melhor teclado gamer de membrana

Veja o produto em

E para começar a nossa lista trouxemos um teclado gamer de membrana. Ele não tem a durabilidade tão alta, mas tem um preço bem acessível. Este modelo tem 6 teclas macros, localizadas à esquerda. E, por isso, as suas dimensões são maiores que a dos teclados de membrana comuns.

O K55 pesa 822 gramas. Portanto, não é tão leve assim. Por ser um teclado mais barato, ele é feito de plástico. Entretanto, a sua construção é bem robusta e reforçada. Uma vantagem bem interessante desse teclado é que ele vem com descanso para o pulso. E, caso você não goste desse acessório que deixa o tamanho do teclado maior, pode removê-lo sem problemas.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de mencionar que o cabo USB não é trançado. Ou seja, ele não é tão resistente quanto em outros modelos. Mesmo sendo um teclado de baixo preço, o Corsair K55 tem iluminação LED que pode ser facilmente personalizada.

PrósContras
6 teclas macrosTeclado de membrana
Apoio de pulso removívelDimensões maiores
Iluminação LED personalizávelMais pesado

Corsair K95

A evolução do K95 tem teclas mecânicas

Veja o produto em

O Corsair K95 é a evolução do K55, mencionado no tópico anterior. Para começar, ele é um teclado mecânico e não de membrana. Isso por si só já confere mais qualidade ao equipamento. Além disso, ele tem um bom conjunto de teclas macro, dando mais versatilidade ao jogador.

A construção do K95 também merece elogios. A superfície é em alumínio e o apoio para o pulso é bem macio. Isso permite passar longas horas utilizando o teclado sem sentir dores ou desconforto. A iluminação RGB é totalmente personalizável. Você pode alterar cores e até padrões de iluminação.

O Corsair K95 usa os switches Cherry MX Speed. Estes switches são mais rápidos, precisos e leves. O que quer dizer que você não precisará fazer muita força para pressioná-los. Sem falar no programa Corsair iCUE, que fornece a você um controle total sobre as configurações e estado do seu teclado.

PrósContras
Teclado mecânicoNada
Conjunto de teclas macro 
Superfície em alumínio 
Iluminação RGB personalizável 
Switch Cherry MX Speed 
Programa Corsair iCUE 

HyperX Alloy Elite

Teclado gamer com design diferenciado

Veja o produto em

A HyperX decidiu inovar em seu teclado Alloy Elite. Para começar ele tem um design chamado de teclas flutuantes. Isso porque a empresa colocou as teclas diretamente no backplate, que é a parte traseira do teclado. Essa peça, á propósito, é feita em aço e bem resistente.

O Alloy Elite é um teclado bem simples, com todas as funções presentes em qualquer teclado gamer: apoio de pulso, botões multimídia, iluminação RGB, modo gamer e porta USB na área frontal. A iluminação acontece em cada tecla e na faixa superior do teclado.

Através do programa da Corsair você pode configurar a iluminação, mudando as cores e os efeitos. Um ponto negativo, entretanto, é que ele não vem no padrão ABNT, apenas no padrão ANSI, que é usado nos Estados Unidos. Assim, nada de tecla para o Ç.

PrósContras
Design com teclas flutuantesNão é no padrão ABNT
Backplate feito em aço 
Iluminação RGB 
Teclado mecânico 

Logitech G613

Melhor teclado gamer sem fio

Veja o produto em

E é claro que não podíamos deixar de colocar uma marca brasileira em nosso ranking. A Logitech faz um excelente trabalho com seus teclados gamer. O G613 se destaca pela conectividade Bluetooth. Ou seja, você não precisa de fios para conectá-lo ao computador.

O logitech G613 conta com a tecnologia Lightspeed, que garante um tempo de resposta de apenas 1 ms. Outro ponto super positivo deste teclado é a duração das pilhas. Com apenas 2 pilhas AA você consegue usá-lo por cerca de 18 meses! É inacreditável!

Por fim, ele tem um conjunto de 6 teclas macro. E as teclas usam o switch Romer-G, que é bastante leve. As teclas equipadas com os switches Romer-G possuem ativação praticamente instantânea e não causam tanta fadiga após longos períodos de uso.

PrósContras
Teclado gamer sem fioNada
Switch Romer-G 
Teclas de acionamento rápido e bem leve 
Tempo de resposta de 1 ms 
Duração das pilhas de 18 meses 
6 teclas macros 

Razer Huntsman Elite

O melhor teclado gamer que o dinheiro pode comprar

Veja o produto em

O Huntsman Elite talvez seja o melhor teclado que você pode comprar da Razer. Esta fabricante tem tantos teclados bons que daria para fazer um ranking apenas com os teclados desta empresa. Mas vamos falar um pouquinho desse modelo.

O seu principal diferencial são os switches. A Razer desenvolveu switches próprios para ele. Chamados de óptico-mecânicos, estes switches usam um feixe de luz para saber o momento exato em que a tecla é pressionada. Para você ter uma ideia, esse switch tem tempo de ativação 30% menor do que os switchs comuns, como o Romer-G.

O conforto é outro ponto forte do Razer Hunstman Elite. Ele tem apoio de pulso feito em couro sintético e proporciona conforto para longas horas de jogos ou digitação. E através do programa Razer Chroma, você pode controlar cada mínimo detalhe da iluminação. Dá até para escolher a cor de cada tecla individualmente. Sem dúvidas, este teclado é um dos melhores que você pode comprar.

PrósContras
Um dos melhores teclados gamerPreço elevado
Apoio de pulso em couro sintético 
Switches óptico-mecânico 
Tempo de ativação 30% mais rápido 
Totalmente personalizável 

Teclado Gamer: Tudo o que você precisa saber

Como escolher Teclado Gamer ideal em 2023

Nos próximos parágrafos iremos responder as principais dúvidas que as pessoas têm sobre teclados gamer. Quais são os prós e os contras? Para que tipo de usuário é indicado? Afinal, quais as diferenças entre um teclado comum e um teclado gamer? Veja as respostas a essas perguntas agora.

O que é um teclado gamer?

Um teclado gamer, como o próprio nome já deixa bem claro, é um teclado desenvolvido para melhorar a sua performance e desempenho em jogos de computador. À grosso modo, eles têm teclas melhores, mais rápidas, com maior durabilidade e uma série de recursos que auxiliam durante a jogatina.

Em geral, os teclados gamer possuem teclas extras que são totalmente configuráveis. O usuário pode definir qualquer função para ela, como por exemplo: recarregar a arma, trocar de arma, realizar alguma magia, dar comandos para as suas tropas, fazer drift e muitas outras funções que precisam ser feitas nos mais diversos jogos.

Outra marca registrada dos teclados gamer é o seu sistema de iluminação RGB. Vários modelos possuem até 16 milhões de cores para exibir e dezenas de efeitos para o usuário escolher. Esses recursos de personalização são únicos nos teclados gamer.

Porém, os teclados gamer não atendem apenas a quem gosta de jogar videogame por longas horas. Quem trabalha com digitação, como jornalistas, escritores e redatores também se beneficiam muito dos teclados gamers. A digitação nesse tipo de teclado tende a ser mais confortável.

Quais as vantagens e desvantagens?

A maioria dos teclados gamer são mecânicos. O que isso quer dizer? Existem 2 tipos de teclados: os de membrana e os mecânicos. Os teclados de membrana são mais baratos, menos duráveis e menos precisos.

Já os teclados mecânicos representam o que há de melhor neste segmento. Cada tecla possui um sistema de acionamento individual feito de molas. Esse sistema é chamado de Switch. Existem, pelo menos, 6 tipos de switches no mercado. Os switches garantem que as teclas serão acionadas em menos tempo, aumentando a precisão e dando mais conforto à digitação e à jogatina.

Além disso, os switches fornecem um feedback sonoro. Aquele famoso som de “click” quando a tecla é pressionada. Algumas pessoas amam esse som e não abrem mão dele. Já outras pessoas preferem teclados mais silenciosos, como os de membrana. E por cada tecla ter o seu próprio switch, você pode trocar teclas individuais, caso elas quebrem. Nos de membrana é preciso trocar todo o teclado.

Os teclados gamer do tipo mecânico também duram muito tempo. Se bem cuidados, eles podem facilmente durar mais de 10 anos. Alguns switches suportam mais de 100 milhões de toques! Por isso, mesmo que eles sejam mais caros, o investimento compensa pela alta durabilidade desse tipo de teclado. Você não precisará comprar outro tão cedo.

Outra vantagem bem relevante dos teclados gamer é que eles são totalmente personalizáveis. Geralmente eles são acompanhados de um programa próprio. E através desse software você configura vários parâmetros, tais como: função das teclas macro, iluminação RGB, efeitos de iluminação, dentre outros.

E, por falar em teclas macro, elas representam outra vantagem fundamental. Especialmente para quem joga em alto nível. As teclas macro permitem que você configure qualquer função para elas. O ideal é que você defina aquelas ações que executa com mais frequência. Dessas forma você agiliza o seu jogo e não perde tanto tempo com combinações de teclas complicadas.

Por fim, mas não menos importante, devemos citar o conforto proporcionado por um teclado gamer. Geralmente eles possuem um apoio de pulso que ajuda a evitar lesões por esforço repetitivo, a tão famigerada LER. O material do apoio de pulso pode variar, indo desde plástico até couro sintético.

Vantagens

  1. Cada tecla possui switches individuais;
  2. Teclados gamer são mais precisos, mais rápidos e mais confortáveis;
  3. Feedback sonoro muito satisfatório;
  4. Possibilidade de trocar teclas individuais;
  5. Durabilidade de mais de 10 anos;
  6. Iluminação RGB personalizável;
  7. Softwares que permitem uma total configuração do teclado;
  8. Teclas macros agilizam e tornam mais fácil a sua jogatina;
  9. Apoio de pulso que evitam lesões por esforço repetitivo.

Como deu para perceber, as vantagens dos teclados gamer são muitas e evidentes. Mas há algumas desvantagens. A primeira delas é o fator preço. Os teclados gamer são bem mais caros que os comuns. Alguns modelos chegam a custar mais de R$ 1 mil!

Embora os teclados gamer sejam bem resistentes a impactos e quedas, eles são mais suscetíveis a líquidos. Portanto, muita atenção para não derrubar água ou suco em cima do seu teclado.

Além disso, algumas pessoas odeiam o barulho que os teclados gamer emitem. Como dissemos antes, os switches fornecem um feedback sonoro que para alguns é delicioso. Mas para outros é apenas barulho incômodo. Se você é desses, prefira os teclados de membrana, que são mais silenciosos.

Desvantagens

  1. Preço mais elevado;
  2. Menos resistente a líquidos;
  3. Emitem mais barulho que os teclados comuns.

Agora é só pesar as vantagens e desvantagens para descobrir se vale a pena para você comprar um teclado gamer.

Quais as diferenças entre um teclado gamer e um teclado comum?

diferenças entre um teclado gamer e um teclado comum

A principal diferença entre eles é o tipo de acionamento das teclas. Vamos explicar com mais detalhes agora:

Teclado de membrana

Os teclados comuns também são chamados de teclados de membrana. Isso porque abaixo das teclas existe uma membrana de silicone. Essa membrana encosta nos circuitos da placa de circuito impresso do teclado.

Assim, quando você pressiona uma tecla, na verdade está pressionando a membrana por baixo dela. E, às vezes, pode ser que a membrana se curve de forma a acionar também teclas vizinhas. Isso faz com que a precisão não seja tão grande. Sem falar que o tempo de ativação das teclas é menor.

Além disso, as membranas são menos suscetíveis a consertos. Se uma pequena área da membrana falhar, você deverá trocar toda ela para que o teclado volte a funcionar normalmente.

Teclado mecânico

Já os teclados mecânicos, por sua vez, usam os switches. Eles são sistemas de acionamento composto por um conjunto de molas e travas. Cada tecla possui o seu próprio switch.

Isso faz com que a sua digitação fique mais rápida. Pois o tempo de acionamento da tecla é menor. Além disso, não há o risco das teclas vizinhas serem acionadas, a não ser que você efetivamente as pressione. Portanto, os teclados mecânicos são mais rápidos, mais precisos e mais fáceis de serem consertados.

Abaixo você confere uma tabela comparando as características de cada tipo de teclado:

Teclado comum
Teclado gamer
Tempo de ativação das teclas é maiorTempo de ativação das teclas é menor
Usa uma membrana por baixo das teclasCada tecla possui um sistema de acionamento individual
É menos preciso e mais sujeito a errosÉ mais preciso e menos sujeito a erros
São mais silenciososEles são mais barulhentos
São bem mais baratosE, também são mais caros
Baixa durabilidadePodem durar mais de 10 anos
Geralmente feitos em plásticoGeralmente feitos em alumínio ou aço

Os teclados gamer precisam ser obrigatoriamente mecânicos?

Não. Existem alguns modelos de teclados gamer que são de membrana. Como é o exemplo do Corsair K55, que nós colocamos em nosso ranking. Mas, por serem de qualidade inferior, os teclados gamer de membrana são mais raros.

A regra é clara: se você quer qualidade de digitação, procure por teclados mecânicos. É por isso que 90% dos modelos de teclados gamer à venda no mercado são mecânicos. Pois eles garantem uma melhora de performance nos jogos e são equipados com várias funções que auxiliam jogadores profissionais a melhorarem seu desempenho.

Para quem é indicado?

Basicamente, para 2 tipos de usuários: para os gamers e para quem trabalha escrevendo. Se você costuma passar várias horas jogando no computador e quer ter mais conforto e ainda por cima melhorar o seu desempenho, você deve obrigatoriamente comprar um teclado gamer.

Ou se você trabalha escrevendo, como por exemplo, jornalistas, redatores e escritores, os teclados gamer também serão de grande ajuda. Especialmente se for um mecânico. Eles proporcionam uma digitação mais precisa, mais suave, mais rápida e também muito mais gostosa e satisfatória. Sem falar na durabilidade desses teclados.

Portanto, se você é gamer de carteirinha ou trabalha escrevendo textos, compre um teclado gamer para ontem!

Preços e disponibilidade

Os preços dos teclados gamer variam bastante. A depender da marca, das funções, dos materiais usados eles podem custar até mais de R$ 1 mil! Mas aí estamos falando dos teclados top de linha. Se você quer algo mais acessível, os modelos intermediários de boa qualidade custam entre R$ 200 e R$ 800.

Você pode comprar teclados gamer em diversas lojas do varejo pela internet, tais como Americanas.com, Submarino e Amazon. Eles possuem grande disponibilidade e uma ampla variedade de modelos e opções. É possível também comprar em lojas físicas especializadas localizadas em shoppings e centros comerciais.

Guia de compra: como escolher o melhor teclado gamer

Se antes de comprar o seu teclado você gosta de comparar vários modelos, é uma boa ideia aprender o que significa alguns termos técnicos. Além disso, saber quais funções e recursos um teclado pode oferecer é uma boa ideia antes de escolher um teclado gamer para chamar de seu.

Teclado de membrana ou mecânico?

A primeira decisão que você deverá tomar é se deseja um teclado de membrana ou um teclado mecânico. De antemão já aviso que os teclados mecânicos são, em muito, superiores aos teclados de membrana. Eles são mais confortáveis, mais rápidos, mais precisos e mais duráveis.

Só há 2 situações que você deve escolher um teclado de membrana. A primeira delas é se a grana estiver curta. Se você tiver menos de R$ 200 para investir em um teclado gamer, compre um teclado de membrana.

A outra situação é se você prefere teclados mais silenciosos. Os teclados mecânicos são, de fato, mais barulhentos. E essa característica pode incomodar alguns. Portanto, se você quer silêncio, opte pelos teclados de membrana. Qualquer outra situação fora disso, a escolha ideal é a de um teclado mecânico.

Tipo de Switch

O switch é o sistema de acionamento individual de cada tecla. Existem vários tipos disponíveis no mercado, cada um com as suas características e peculiaridades. Abaixo vamos falar um pouquinho sobre cada um:

Switch Red (Vermelho)

O switch vermelho é um dos mais confortáveis que você pode encontrar. Ele é bem leve e seu tempo de acionamento é curto. Assim, você não precisa imprimir muita força para pressionar as teclas. É ideal para quem passa muitas horas jogando ou digitando. Por ser leve, ele emite menos barulho.

Switch Blue (Azul)

Os swicthes azuis são mais indicados para quem já tem muita experiência com teclados mecânicos. Eles são mais profundos e, por isso, são mais resistentes ao toque. Ou seja, é preciso colocar um pouco mais de força para pressionar as teclas. A vantagem disso é que você sabe exatamente quando uma tecla foi ativada.

Além disso, os teclados com switch azul são os mais barulhentos. Além do feedback tátil, você tem um feedback sonoro bem evidente. Ele é mais adequado para quem trabalha com redação. Não é tão indicado para jogos.

Switch Brown (Marrom)

É um meio termo entre o switch vermelho e azul. Ele é menos barulhento que o azul mas mais pesado que o vermelho. Ele pode ser usado para jogos sem nenhum problema.

Switch Black (Preto)

Esse tipo de switch pode ser muito útil se você joga games que exigem respostas rápidas. Ou, ainda, se você digita muito rápido e precisa de um teclado que acompanha o seu ritmo. Ele também não é tão barulhento, mas necessita de mais força para ativação das teclas. Então, com algumas horas de uso você já pode se sentir fadigado de jogar ou escrever. É adequado para usuários experientes.

Switch Opto-Mecânico

Esse switch foi desenvolvido com exclusividade pela Razer. E você o encontra apenas nos produtos da Razer. Ao invés de um sistema de molas, ele usa feixes de luz para saber quando a tecla foi pressionada. Ele é, pelo menos, 30% mais rápido que os switches anteriores. E também não emite um barulho tão alto. Sem falar que possui uma grande durabilidade, suportando mais de 100 milhões de toques.

Teclas macro

Se você costuma jogar jogos de MMORPG, que exigem que você faça uma grande quantidade de comandos em pouco tempo, é fundamental que o seu teclado gamer tenha, pelo menos, 6 teclas macro.

Essas teclas são personalizáveis. O usuário pode definir qualquer função para elas. Geralmente, em jogos de MMORPG, para executar determinadas magias ou poderes, é preciso apertar uma combinação de 3 teclas.

As teclas macro substituem essa combinação de teclas. Assim, ao invés de apertar 3 teclas ao mesmo tempo, você aperta apenas uma e executa a mesma ação. Essas teclas servem para agilizar o seu jogo.

Iluminação LED

A iluminação LED não é algo que afeta o seu desempenho nos jogos ou na sua digitação. É um recurso puramente estético. Mas quase todos os teclados gamer possuem. A depender do teclado, ele pode emitir até 16 milhões de cores e vários efeitos diferentes, como efeitos de fogo, de onda ou de toques.

Em alguns teclados premium, você pode configurar quais as cores que aparecem, para combinar com a decoração do seu quarto ou da sua mesa.

Tipo de conector

O tipo de conector pode influenciar também no desempenho do seu jogo. Como assim? Alguns conectores transportam o sinal mais rapidamente que outros. Vejamos um pouco sobre cada um deles.

PS/2

O conector PS/2 é o mais antigo de todos e está praticamente em desuso. É muito raro encontrar um teclado gamer com esse tipo de conector. O PS/2 consegue enviar uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. Portanto, é um dos melhores para jogos.

USB

O conector USB é o mais comum de todos. E não é para menos. Ele é prático e também muito rápido. Você pode ligar o teclado mesmo com o computador ligado. O mesmo não acontece com o conector PS/2. Além disso, o conector USB é reconhecido em outros aparelhos, como Playstation 4 e Xbox One.

Bluetooth

Se você quer se ver livre dos fios, procure um teclado gamer com conexão Bluetooth. Geralmente eles têm um alcance de até 10 metros e você pode utilizar o teclado a uma distância maior do PC. Mas é preciso ter atenção para trocar as pilhas de tempos em tempos.

Teclado Numérico

Se você trabalha com planilhas e números um teclado numérico pode facilitar muito a sua rotina. O teclado numérico é aquele que fica do lado direito com os números de 0 a 9. Em alguns jogos o teclado numérico também pode ser usado para executar alguns comandos.

Porém, o ponto negativo é que ele aumenta o tamanho e o peso do seu teclado.

Dimensão e Peso

É importante ficar atento ao tamanho e ao peso do teclado gamer. Se você tem uma mesa pequena, é bom não comprar um teclado muito grande. Caso contrário, talvez ele não caiba no espaço reservado para ele e você tenha que fazer adaptações.

Além disso, se você pretende levar o teclado para outros locais, é bom ficar atento ao peso. Alguns teclados gamer pesam quase 1 Kg. Assim, é um tanto quanto incômodo andar com um teclado grande e pesado por aí, não acha. Mas, se você tem espaço de sobra e não pretende sair por aí com o teclado, não se preocupe com o seu tamanho ou peso.

Funções N-Key Rollover e Anti-Ghosting

Essas duas funções são ótimas para os jogadores de plantão. A função N-Key Rollover permite que várias teclas sejam pressionadas e reconhecidas ao mesmo tempo. Essa tecnologia é ideal para jogos frenéticos, que exigem que o jogador pressione várias teclas de uma vez.

A função anti-Ghosting, por sua vez, impede a ativação de teclas que você efetivamente não apertou. Essas funções é especialmente útil para os teclados de membrana, que são mais suscetíveis a esse tipo de problema.

Prefira teclados no padrão ABNT

Mas se você pretende usar o teclado gamer para escrever textos, é importante que ele seja no padrão ABNT. É curioso, mas muitos teclados vendidos no Brasil vem com o padrão ANSI, que é usado nos Estados Unidos. Assim, esses teclados vêm sem a tecla “Ç”. Não quer dizer que é impossível digitar o “Ç”. Você só precisará usar uma combinação de teclas.

O padrão ABNT, por sua vez, tem uma tecla dedicada para o “Ç”. Além disso, alguns pontos e acentuações estão localizados em lugares diferentes do que nos outros teclados. Portanto, a nossa dica aqui é que você dê preferência para os teclados no padrão ABNT.

Conclusão

Após ler este texto, temos certeza de que agora você está totalmente apto para escolher o melhor teclado gamer para você. Seja para jogar seus games preferidos ou para trabalhar em seus textos, um teclado gamer faz toda a diferença. Depois de usar um teclado gamer, você não quer voltar mais para os teclados comuns de jeito nenhum.

Se gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos e familiares. Assim você nos incentiva ainda mais a escrever artigos completos como esse.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.