um ssd externo na mochila

Top 10 melhores SSDs externos para comprar online em 2020

Revisado em 24 de agosto de 2020

Os SSDs externos são poderosas ferramentas para você armazenar com velocidade e confiabilidade todos os seus arquivos. Seja para fazer um backup do seus arquivos mais importantes ou seja por que você precisa ter o seu portfólio sempre à mão, no caso de fotógrafos, videomakers, arquitetos e outros tipos de profissionais, o SSD externo será a solução perfeita.

câmera, lente, armazenamento sandisck ssd

Eles possuem quase a mesma capacidade de armazenamento de um HD externo, no entanto, são pelo menos 10 vezes mais rápidos. Digamos que os SSDs externos são um meio termo entre os HDs tradicionais e os pendrives. Eles são mais rápidos que os HDs e os pendrives, mas são um pouco maiores que os pendrives.

Neste artigo nós iremos falar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre os SSDs externos. E para começarmos este artigo com o pé direito, elaboramos um ranking com os 10 melhores SSDs externos que você poderá comprar hoje mesmo na internet. Depois, na seção Guia de Compra, iremos falar todas as principais características que você deve ficar de olho antes de comprar o seu SSD externo. Preparado? Então vamos começar!

Ranking: Top 10 melhores SSDs externos para comprar online

Nos próximos parágrafos você confere uma lista com os 10 melhores SSDs externos que você pode comprar online. Fizemos a nossa pesquisa na Amazon Brasil, que é uma das maiores varejistas do país, praticando preços baixos e entregas super rápidas.

Para entrar em nosso ranking o SSD externo precisa atender algumas características técnicas, que serão explicadas posteriormente na seção “Guia e compra”. E, além disso, ele precisa estar na lista de mais vendidos e mais bem avaliados da Amazon Brasil. Isso garante que nós só indicaremos produtos de alta qualidade.

E se você comprar através dos links que indicaremos abaixo, o preço do produto não vai mudar, mas o site recebe uma pequena comissão. Com isso nós conseguimos manter o site no ar e continuamos produzindo artigos de grande relevância e utilidade como esse.

10

SSD Externo Kross Elegance – 128 GB

O melhor SSD externo baratinho

SSD Externo Kross Elegance - 128 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

O SSD externo Kross Elegance é um modelo baratinho, compacto e muito bonito. Ele tem uma capacidade de 128 GB e, portanto, é mais voltado para aquelas pessoas que não vão transportar arquivos muito grandes e nem procura nada muito sofisticado.

O interessante nesse modelo é que ele acompanha um cabo USB e um cabo SATA. Se você realmente for usá-lo como um SSD externo, você utilizará o cabo USB, que é compatível com o padrão 3.1 e, por isso, consegue realizar transferências muito rapidamente.

Mas há também a possibilidade de você usá-lo como um SSD  interno. É só usar o cabo SATA, conectando-o na porta correspondente diretamente na placa-mãe de seu computador.

A sua velocidade de leitura é bem alta, atingindo 400 Mbps. Já a sua velocidade de escrita também é bem satisfatória, chegando a 100 Mbps. Por isso, o SSD externo Kross Elegance é um ótimo modelo para quem não deseja gastar muito dinheiro na compra de um SSD externo.

9

SSD Externo HP P500 – 120 GB

Um SSD portátil compacto, eficiente e resistente

SSD Externo HP P500 - 120 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

A HP também é uma empresa bastante conhecida no ramo da tecnologia, especialmente quando falamos em notebooks e impressoras. Mas ela também fabrica SSDs de alta qualidade. É o caso do SSD portátil HP P500.

Este modelo, em específico, tem uma capacidade de armazenamento de 120 GB, mas há versões de maior capacidade à venda na Amazon, como 240 GB, por exemplo. Ele é compatível com o padrão USB Tipo-C, ou seja, você pode conectar o cabo dos dois lados. Além disso, ele possui uma taxa de transferência bem alta.

Por exemplo, a sua velocidade de leitura sequencial é de 350 MB/s! Já a sua velocidade de escrita, que é a que indica quão rápido o SSD vai gravar as informações na memória, atinge uma velocidade máxima de 210 MB/s. É maior do que a velocidade do SSD indicado na posição anterior.

Este modelo é pequeno, compacto e mede apenas 10 mm de espessura e pesa nada mais nada menos do que 45 gramas. Por fim, ele possui um revestimento metálico que o protege contra choques e estilhaçamento.

8

SSD ADATA SV620 – 240 GB

O SSD externo mais rápido e pelo menor preço

SSD ADATA SV620 - 240 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

Se você não abre mão da velocidade em um SSD externo, indicamos este modelo da ADATA. O SV620 possui uma velocidade de leitura sequencial de 440 MB/s e uma velocidade de gravação de 420 MB/s. Ou seja, ele é muito rápido na transferência e na gravação dos arquivos.

A capacidade de armazenamento desse modelo que indicamos é de 240 GB. Então você já consegue salvar arquivos maiores com maior tranquilidade, tendo em vista que ele tem bastante espaço.

Além de ter alta performance de leitura e escrita de dados, o Adata SV620 ainda consome pouca energia, é resistente a impactos e também é bastante silencioso. Se você já usou um HD externo, sabe como eles podem ser barulhentos nos momentos em que estão gravando os arquivos. Isso não acontece com o SSD externo. E ele também esquenta muito pouco.

7

SSD ADATA ASD700 – 256 GB

Um dos mais resistentes SSDs externos do mercado

SSD ADATA ASD700 - 256 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

Se você está em busca de um SSD externo que seja bastante resistente e aguente até mesmo as intempéries do clima, pode apostar no Adata ASD700. Para começar ele tem certificação IP68, que indica que ele este SSD é à prova de água e também de poeira. Além disso, ele tem uma certificação militar contra choques e impactos, tornando esse SSD ainda mais resistente.

Mas o Adata ASD700 não é apenas resistente, ele também é rápido. Ele tem uma velocidade de leitura e gravação de 440 MB/s. Ou seja, ele vai ler e salvar todos os seus arquivos com muita rapidez. Um filme de 2 GB, por exemplo, será salvo em menos de 10 segundos!

Por fim, mas não menos importante este SSD externo é ainda compatível com o padrão USB 3.1, que é o mais rápido do mercado atualmente. Ele é até 2 vezes mais rápido que o padrão USB 3.0. Na Amazon Brasil a sua nota média é de 4,3 estrelas. Ele já conta com diversas avaliações, o que só mostra que estamos falando de um SSD de bastante qualidade.

6

SSD Externo KingDian – 240 GB

O melhor e mais compacto SSD externo

SSD Externo KingDian - 240 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

Se o que você está em busca é de um SSD externo que seja muito compacto e que dê pra carregar até no bolso da calça, o KingDian é uma ótima opção! Ele cabe na palma da sua mão e é realmente muito discreto. Tão discreto que se você for um pouco mais desatento ou esquecido pode acabar perdendo-o em poucos dias de uso.

Ele é compatível com o padrão USB 3.0, portanto, ele não é tão rápido quanto outros modelos indicados nesta lista. Mas mesmo assim, ele é bem mais rápido que um HD externo tradicional. Portanto, se o seu foco não é velocidade máxima, o KingDian ainda é uma ótima opção.

Além disso, ele consome pouca energia elétrica, esquenta muito pouco, tem uma certa resistência a quedas e impactos e também é extremamente silencioso! Este modelo é tão bom que na Amazon a sua nota média é de 4,4 estrelas, tendo mais de 20 avaliações por parte dos consumidores.

5

SSD Externo Samsung T5 – 250 GB

Um dos melhores SSDs externos do mercado

SSD Externo Samsung T5 - 250 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

A Samsung é uma empresa gigantesca na área de tecnologia. Tudo o que ela faz é de muita qualidade. E não poderia ser diferente com os SSDs externos. O SSD portátil Samsung T5 é considerado por muitos usuários o melhor SSD externo do mercado!

Na Amazon Brasil, com mais de 30 comentários e avaliações, o Samsung T5 mantém uma nota média de 4,5 estrelas. Compatível com o padrão USB 3.1, o T5 ainda tem uma alta velocidade de transferência. Uma das maiores do mercado, atingindo um pico de 10 Gbps.

Já a sua velocidade de escrita, ou seja, de gravação de dados pode chegar a 540 MB/s! Realmente, é um dos mais rápidos desta lista. Ele é muito compacto e tem um case de alumínio muito elegante, bonito e também resistente. Sem dúvida alguma, você não se arrependerá de comprar o SSD externo Samsung T5, um dos melhores à venda no mercado brasileiro.

4

SSD Externo Western Digital Cobalt – 500 GB

Um modelo de SSD externo bastante confiável

SSD Externo Western Digital Cobalt - 500 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

Na quarta posição temos o SSD externo da Western Digital, que é uma empresa super renomada na fabricação de HDs e SSDs. O Cobalt, da série My Passport Go, é um modelo com 500 GB de capacidade de armazenamento. Por isso, ele é recomendado para aqueles usuários que precisam guardar muitos arquivos.

Mas você deve ficar atento que o SSD externo Western Digital Cobal é compatível apenas com o padrão USB 3.0. Portanto, a taxa de transferência pode não ser tão rápida quanto você imagine. Se você precisa de muita agilidade na transferência de arquivos grandes, procure um modelo de SSD externo com USB 3.1.

O design do Western Digital Cobalt é bem compacto e bonito. Ele possui cantos arredondados e emborrachados, o que ajuda a proteger o equipamento em caso de quedas. Além disso, ele tem um porta-cabo na parte de traseira que abriga justamente o cabo USB, facilitando o transporte do equipamento.

3

SSD Externo ADATA SD600Q – 480 GB

Rápido e resistente!

SSD Externo ADATA SD600Q - 480 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

O Adata SD600Q é um SSD externo bem elegante, compacto mas, acima de tudo, rápido. Ele possui uma velocidade de leitura e escrita de 440 MB/s. Dessa forma você consegue manusear com muito mais rapidez e facilidade arquivos grandes. Isso é possível graças aos chips de memória 3D NAND Flash, que oferecem muito mais velocidade, desempenho e confiabilidade.

Além de ser muito rápido, o SSD externo Adata SD600Q tem um corpo muito resistente a impactos e quedas, tem uma dissipação de calor otimizada, não emite nenhum barulho durante o seu funcionamento e também consome pouquíssima energia!

Este modelo que indicamos aqui possui uma capacidade de armazenamento de 480 GB. é espaço suficiente para você guardar todos os seus arquivos.Ele é compatível com o padrão USB 3.1 e, portanto, atinge velocidades de transferência muito rápidas. Sem dúvida alguma é um SSD externo de altíssima qualidade.

2

SSD Externo Sandisk Extreme – 500GB

Um SSD externo que recebeu o selo Amazon Indica

SSD Externo Sandisk Extreme - 500GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

O selo “Amazon Indica” só é dado para os melhores produtos da loja. Isso por que para conseguir esse selo o produto precisa estar entre os mais vendidos, ter uma nota média bem alta e ainda contar com um preço bem competitivo.

O SSD externo SanDisk Extreme possui uma nota média de 4,8 estrelas, ou seja, é quase a nota máxima. Mas o que impressiona mesmo é a quantidade de vezes que ele foi avaliada pelos consumidores. Foram quase 9.700 avaliações! E mesmo assim o produto consegue manter a sua nota bem alta. Sinal de que ele é de extrema qualidade.

Ele é extremamente compacto, podendo até mesmo ser levado no bolso. Em uma das extremidades o SSD possui uma abertura para que você possa prender o SSD na mochila. Ele é realmente muito prático.

A sua velocidade de leitura e escrita é de 550 MB/s, colocando o SanDisk Extreme como um dos SSDs externos mais rápidos, robustos, compactos e bonitos da nossa lista. O seu preço, de quase R$ 900, pode ser um pouco salgado, mas a sua qualidade em todos os aspectos realmente justifica cada centavo.

1

SSD Externo HyperX Savage Serie 100 – 960 GB

O melhor SSD externo que o seu dinheiro pode comprar

SSD Externo HyperX Savage Serie 100 - 960 GB

Veja melhor oferta em amazon:

Menor Preço

O SSD externo HyperX Savage Serie 100 impressiona em todos os aspectos possíveis. A começar pelo design, que se assemelha a uma pendrive futurista, de tão compacto e bonito que ele é. Ele pesa apenas 56 gramas.

Sendo bastante compacto, ele pode ser levado até mesmo no bolso da calça ou na mochila sem maiores problemas. Além disso, ele utiliza chips de memória flash NAND:3DTCL, que são extremamente rápidos e confiáveis, com ciclos de leitura e escrita muito curtos.

Por fim, ele é compatível com o padrão USB 3.1 Tipo-C geração 2. Ou seja, o cabo do HyperX Savage pode ser encaixado de ambos os lados. e caso você não tenha uma porta USB Tipo-C, o dispositivo ainda vem com um adaptador para portas USB tradicionais.

O seu preço é um pouco elevado, especialmente na versão de 960 GB de capacidade. Há um outro modelo que oferece 480 Gb de armazenamento que custa um pouco menos. Mas você pode ter certeza que este é um dos melhores SSDs externos que o seu dinheiro pode comprar atualmente no Brasil.

Quem leu este artigo também gostou:

Guia de compra: Como escolher o melhor SSD externo para você

um ssd externo na mochila

Agora que você já conhece os 10 melhores SSDs externos para comprar, vamos explicar com mais detalhes como você pode fazer a melhor escolha. Para isso, é importante que você entenda algumas especificações técnicas, tais como a capacidade de armazenamento, velocidade de transferência e a confiabilidade do produto. Vamos lá!

Escolha a capacidade de armazenamento ideal para você

O primeiro ponto que você deve ter em mente antes de comprar o seu SSD externo é a capacidade de armazenamento que seja ideal para você. No mercado encontramos opções que variam de 120 GB a até 2 TB de armazenamento.

Nem precisamos dizer que quanto maior a capacidade de armazenamento mais caro será o SSD externo. Se você sabe que não precisa de tanto espaço assim, um modelo com 120 GB ou 240 GB pode ser mais do que suficiente.

Mas se você trabalha com arquivos muito grandes e pesados, como por exemplo, fotógrafos, videomakers, editores de vídeo, arquitetos, artistas e outros profissionais criativos, talvez seja interessante investir em um SSD externo de maior capacidade, como um de 500 GB, no mínimo. No fim, tudo se resume à sua necessidade e ao orçamento que você tem disponível.

A velocidade de transferência também é super importante

mulher trabalhando no notebook

Mas não basta um SSD externo ter uma grande capacidade de armazenamento, ele também precisa ser rápido. Afinal de contas, você não quer passar horas esperando aquele arquivo de vídeo enorme passar do PC para o SSD ou vice-versa.

Para isso você precisa checar a velocidade de transferência. Mais especificamente a velocidade de leitura e escrita. Ela é medida em MB/s. A velocidade de leitura indica quão rápido o SSD externo consegue ler as informações que já estão salvas. Já a velocidade de escrita, por sua vez, indica quão rápido o SSD externo consegue gravar as informações na memória.

Por isso, quando estiver comparando dois ou mais SSDs externos, sempre veja qual a velocidade de transferência deles. Assim v consegue saber qual é o mais rápido. Vale lembrar, no entanto, que o SSD externo só atingirá a sua velocidade máxima se o seu computador ou notebook também aguentar essa velocidade.

Tipos de conexão

Os SSDs externos se conectam aos PCs e notebooks através da porta USB. Mas existem diferenças entre os padrões. Por exemplo, um SSD externo compatível apenas com portas USB 3.0 será mais lento que um SSD externo compatível com portas USB 3.1.

O padrão USB 3.0 consegue atingir uma taxa de transferência de mais ou menos 5 Gbps. enquanto que o padrão USB 3.1 já dobra essa velocidade, transferindo arquivos em tempos muito menores. Portanto, sempre dê preferência para os SSDs externos com cabos USB 3.1. Dessa forma você garante a velocidade máxima.

Além disso, modelos mais recentes e mais avançados contam com um cabo USB Tipo-C. A vantagem desse tipo de cabo, além da velocidade, é que ele pode ser encaixados dos dois lados, tornando a sua utilização mais fácil e prática.

Dê preferência para os SSDs externos que sejam mais compactos e portáteis

Em se tratando de SSDs externos imagina-se que você pretenda carregá-lo consigo, seja na mochila ou na bolsa. Por isso, dê preferência para os modelos que sejam mais compactos e mais fáceis de guardar.

Além disso, na hora de utilizá-lo, fica mais fácil de acomodá-lo em qualquer cantinho que você tenha disponível na mesa ou no computador. Então, só existem vantagens em comprar um SSD mais compacto e mais fino.

Verifique a confiabilidade do SSD externo

Ao analisar um SSD externo veja se ele é um modelo confiável. E como você pode saber disso? Através do MTBF. Trata-se de uma sigla em inglês que significa “Tempo médio entre falhas”.

O MTBF indica quantas horas o SSD externo é capaz de funcionar sem apresentar nenhuma falha grande. Quando estiver analisando dois ou mais modelos de SSD externo, veja sempre o MTBF. Daí você dá preferência para os modelos que a fabricante indica que conseguem funcionar por mais horas sem apresentar nenhuma falha.

Essa é uma maneira muito boa, prática e eficaz para garantir a confiabilidade do produto e também para garantir que os seus arquivos ficarão à salvo por muito mais tempo.

Conclusão

Temos certeza que após ler este artigo bastante esclarecedor sobre SSD externo você não tem mais nenhuma dúvida a respeito desse acessório tão útil e importante. E, você deve ficar de olho na capacidade de armazenamento que seja ideal para você, na velocidade de transferência e também na confiabilidade do produto.

Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma você nos incentiva e também nos ajuda ainda mais a continuar produzindo artigos de qualidade como esse. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *