smartwatch com VO2 Max

Sete melhores smartwatches e rastreadores de fitness com VO2 Max para 2022

Última atualização em 5 de julho de 2022

Como treinador profissional, ter a capacidade de medir o VO2 Max é muito necessário. Então, neste texto trazemos os melhores smartwatches e rastreadores de fitness (fitness tracker) com Vo2 Max.

Hoje o mundo está sendo governado pela tecnologia. A invenção diária de novos gadgets é fascinante. Tanto que assumiu a indústria de saúde e fitness também.

Muitos aplicativos e gadgets de saúde modernos estão nos ajudando a manter registros de saúde.

Hoje podemos medir nosso açúcar no sangue, pressão arterial, frequência cardíaca, pulso, temperatura corporal, tudo usando aparelhos eletrônicos.

Por muitos anos essas medidas foram consideradas importantes ou como são chamadas de “sinais vitais” de um corpo saudável.

No entanto, hoje em dia existe uma tendência emergente de registrar seu VO2 Max. Quer saber o que é VO2 max e como você pode acompanha-lo? Vamos conhecê-lo abaixo.

Sumário

O que é VO2 Max?

O que é VO2 Max?

O VO2max é uma medida da frequência cardiorrespiratória. Também conhecida como taxa de respiração aeróbica, é uma medida da taxa de oxigênio absorvida pelos pulmões e entregue à corrente sanguínea durante o exercício. Seu valor normal é de 35 a 40 ml/kg/min.

A ideia principal além de um teste de VO2 Max é verificar se você está em forma. A diminuição da capacidade de transporte de oxigênio é alarmante. Assim, ele pode não apenas informar o estado de saúde atual, mas também prever riscos futuros.

Como eu mesmo experimentei, em laboratórios, medir o VO2max é um processo difícil. O paciente tem que passar por algumas tarefas complicadas, como 12 minutos exaustivos de esteira ou outros exercícios pesados usando uma máscara de oxigênio. Então é muito útil usar um smartwatch ou smartband para rastrear VO2 Max durante fazer exercício de rotina. O sensor no smartwatch ou smartband vai medir todas as informações necessárias.

Como os rastreadores de fitness monitoram o VO2 máximo?

Os modernos rastreadores de fitness vestíveis rastream o Vo2 Max usando um algoritmo que usa uma fórmula que inclui dados como sua frequência cardíaca em repouso, idade, sexo, peso e outras informações pessoais.

Diferentes marcas de smartwatches e smartbands tem diferentes métodos de medir Vo2 Max. Em geral, exigem uma corrida ou caminhada de 10 a 20 minutos ao ar livre usando um GPS integrado ou conectado.

Todos os rastreadores de fitness estão dando uma estimativa do seu nível de Vo2 Max com base nos dados que você fornece e que estão sendo coletados.

Quão preciso é o rastreamento do Vo2 Max feito pelos fitness trackers e qual marca é a mais precisa?

Quanto à precisão do Vo2 Max dos modernos rastreadores de fitness. Li algumas pesquisas e comparações feitas por diferentes grupos e minha principal conclusão é que todos os rastreadores de fitness não darão 100% de precisão. E isso varia de um indivíduo para outro.

Na verdade, você deve esperar um margem de erro de 5 pontos (para cima ou para baixo). Algumas pesquisas mostraram a Garmin como a mais precisa, outras pesquisas confirmam que Apple é melhor. E será difícil determinar qual marca é mais precisa. Minha marca de preferência pessoal quando se trata de um relógio esportivo que mede o Vo2 Max seria Garmin.

7 melhores smartwatches e rastreadores de fitness com VO2 Max

1. Apple Watch Series 7 GPS Smartwatch

Apple Watch Series 7 GPS Smartwatch

Apple watch é muito omnipotente, sem dúvida. Levar uma vida saudável, em forma e feliz fica mais fácil com o smartwatch Apple Series 7. O modelo apresenta várias evoluções para lidar com suas atividades. Os sensores integrados garantem leituras corporais precisas.

Claro, inclui um VO2 Max funcional para medir seu oxigênio no sangue. Você pode facilmente estimar o treino geral a partir dos valores. E o aplicativo para smartphone usa os dados para rastrear seus treinos de condicionamento físico.

Não se esqueça de rastrear seu ECG, sono, detecção de queda, chamada SOS. O emparelhamento com o seu Apple iPhone mantém você conectado o tempo todo. E a grande tela sempre ativa vem com invólucro durável e protetor.

Se existe uma só desvantagem, seria que ele custa caro no brasil. Mas vale a pena investir se tiver dinheiro suficiente.

ProsContras
Moderno e omnipotente
Medição precisa do VO2 Max
Dois tamanhos para selecionar
GPS integrado
Mais recursos como Monitor de Atividade, Frequência Cardíaca, Sono, Oxigênio no Sangue (SpO2)
Preços caro no brasil

2. Garmin Fenix 5 Multisport GPS

Garmin Fenix 5 Multisport GPS

Garmin é uma das mais renomeadas marcas de smartwatches. O wearable premium com GPS multiesportivo pode dar suporte ao seu condicionamento físico, aventura e estilo. O Fenix 5 apresenta um design robusto com moldura de aço, botões e caixa. Você pode verificar todas as estatísticas essenciais diretamente do pulso usando alguns cliques ou toques.

Você sempre pode ficar de olho no coração com a tecnologia HR de punho elevado utilizável. E o VO2 MAX associado deve ajudá-lo a conhecer o consumo máximo de oxigênio. O pareamento com o seu smartphone permite analisar os dados para avaliação.

Existem sensores externos e recepção de satélite GLONASS para aventuras. E a bateria pode durar 2 semanas (normal) até 24 horas (modo GPS).

Sua conectividade inclui Wi-fi, bluetooth e GPS.

ProsContras
Moderno e omnipotente
Medição precisa do VO2 Max
Três tamanhos para selecionar (42,47 e 51mm)
GPS integrado
Ideal para quem gosta de esporte e treino
Duração de bateria longa
Preços relativamente caro

3. Amazfit Stratos 3 Sports FirstBeat

Amazfit Stratos 3 Sports FirstBeat

A integração do recurso FirstBeat Analytics permite que você aumente os limites do treino. Sua tela MIP profissional trans-refletiva se adapta perfeitamente aos usos externos. E os quatro botões darão a você o controle total.

Você pode verificar facilmente os dados analíticos detalhados através da tela de 1,34”. Um VO2 Max integrado rastreia seu consumo de oxigênio durante cada esporte e treino. Avalie sua pontuação no painel para avaliar sua sessão e atingir as metas de condicionamento físico.

Existem medições adicionais para permitir uma avaliação completa da saúde. Enquanto isso, seu GPS funcional ajuda com mais de 80 modos esportivos incluídos. E o sistema de chip duplo permite os modos normal ou profissional.

E mesmo que usar modo GPS, a bateria pode durar até 70 horas.

ProsContras
Preço é mais acessível
Medição precisa do VO2 Max
Dezenas de modos esportivos pre-carregados
Tela grande 1,34 polegadas
Bateria potente
Não possui

4. Garmin Forerunner 935

Garmin Forerunner 935

Esse modelo de Garmin poderia ser o melhor smartwatch que acompanha VO2 max. Alem disso, o Forerunner 935 pode medir a frequência cardíaca. É um dos smartwatches de fitness mais queriados dos brasileiros.

Cuida dos seus objetivos de fitness e ajuda-lô a alcançá-los diariamente. Além disso, mantém um registro do seu nível de condicionamento físico medindo a frequência cardíaca.

A duração de bateria é incrível, pode chegar até duas semanas. E mesmo que seja no GPS modo, pode durar até 24 horas.

Sua tela é 1,2 polegadas, e pesa uns 49grama. É muito compacto e leve. Tem conectividade de Wi-Fi, GPS, GLONASS. Considerando seu preço relativamente mais acessível que apple watch e outros modelos de Garmin, ele é uma ótima opção.

ProsContras
Ótimo custo benefício
Medição VO2 Max e mais
GPS integrado
Autonomia longa
Aparência clássica
Melhor avaliado smartwatch da Garmin
É um modelo pouco antigo

5. Garmin Forerunner 45 Running

Garmin Forerunner 45 Running

É outro modelo da marca famosa Garmin. A sua tela poderia ser meio pequena, 1,04 polegadas. Mas esse modelo Garmin Forerunner 45 é bem clássico. É nascido um smartwatch para atletas e quem gosta de muitos exercícios, especialmente corridas.

Um VO2 Max integrado mede o oxigênio consumido durante o treino. Você pode incorporar o valor com outros recursos de saúde no wearable. E, eventualmente, estabelece uma imagem da eficiência geral de execução.

O rastreamento de segurança e o treinamento adaptativo estão disponíveis com sua funcionalidade operacional. Além disso, o GPS e a conectividade sem fio cobrem as tarefas necessárias do smartphone. A bateria potente pode durar 7 dias (normal) e 14 horas (modo GPS).

E enfim, seu preço é bem mais acessível ainda.

ProsContras
Medir VO2 Max
GPS integrado
Aparência clássica (redondo)
Preço barato para um smartwatch Garmin
Tela só tem 1,04 polegdas

6. Withings Steel HR Sport (40 mm)

Withings Steel HR Sport (40 mm)

E não podemos esquecer de Withings Steel HR Sport (40 mm). Isso porque ele é um relógio inteligente Híbrido, da marca francesa Withings.

Relógio híbrido sempre vem com preço alto, mas esse modelo vale a pena. Ele tem longa autonomia da bateria, até 25 dias. Pode monitorarfrequência cardíaca. Tem GPS integrado. Ele também é um bom aparelho para medir VO2 max.

Com Strava integrado, o usuário pode acompanhar tudo sobre sua saúde por meio desse aplicativo.

Ademais, ele tem classificação de resistência à águda de 5ATM, pode funcionar entre -10 a 45 graus celsius.

Quem gosta de treinos, corridas, natação e mais, e quer um relógio clássico, esse Relógio inteligente híbrido Withings Steel HR Sport seria uma ótima opção.

ProsContras
Medir VO2 Max
GPS integrado
Relógio inteligente híbrido
Bateria dura até 25 dias
Preço é pouco caro

7. Huawei Band 7

Huawei Band 7

O sétimo lugar vai para um novo smartband da HuaWei: Huawei Band 7. Lançado em 2022, ele tem bastante vantagens como tela grande, longa duração da bateria, modos esportivos, centenas de watchfaces gratuitos, e mais importante, os recursos para acompanhar saúde.

Primeiramente, ele tem sensor para coletar dados e depois medir a VO2 Max do usuário. Também pode acompanhar saturação do oxigênio no sangue – SpO2. Ele pode acompanhar frequência cardíaca e sono durante a noite.

Esse modelo não tem GPS integrado, mas pode parear com smartphone e usar GPS do smartphone.

Esse modelo, na verdade, é indicado para quem tem menos orçamento para investir em um ótimo fitness tracker do mercado.

ProsContras
Medir VO2 Max, SpO2, frequência cardíaca
Modo multiesportivo
O mais barato fitness trakcer nesta lista
Bateria dura até 14 dias
GPS não é integrado

E agora, já conheceu os melhores modelos de smartwatches e smartbands para acompanhar VO2 MAX.

Qual é melhor marca?

O nosso conclusão é que:

Garmin é a marca mais clássica e profissional para quem gosta de treinos. E se tiver suficiente orçamento, deve comprar um modelo Garmin.

Apple é mais universal, que serve sua demanda além de exercícios.

Xiaomi Amazfit e Huawei são marcas novas na área de fitness track, porém, seus preços são bem mais acessíveis.

E se gostar de um relógio híbrido, Withings, a marca francesa, deve ser melhor opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.