smart tv 50 polegadas sala de estar

Top 10 Melhores Smart TVs de 50 polegadas para Comprar em 2021

Última atualização em 25 de outubro de 2021

Está pensando em comprar um Smart TV de 50 polegadas? Saiba como escolher? Neste artigo pode ler as nossas dicas, avaliações e recomendações. Vamos lá.

As televisões fazem parte do dia a dia dos brasileiros, não tem jeito. Mesmo que você não assista mais a programação da TV aberta ou tenha cancelado a assinatura da TV a cabo, os televisores ainda são imprescindíveis para você assistir aquele filme na Netflix ou jogar seus games preferidos no Playstation 4 ou Xbox One.

smart tv 50 polegadas

Pensando nisso, nós resolvemos preparar este artigo com várias dicas para você acertar na compra de sua próxima Smart TV. Aqui nós iremos nos limitar aos modelos com 50 polegadas ou mais. E, na parte final do artigo, você ainda confere um ranking com as melhores TVs que você pode comprar online em 2021. E aí, preparado? Então segue a gente!

Como escolher a melhor Smart TV de 50 polegadas

Alguns critérios devem ser levados em consideração antes de você se decidir pela compra. Não vá apenas pelo tamanho, mas analise questões como sistema operacional, resolução da tela, qualidade de imagem, dentre outros. Veja cada uma das características importantes a seguir.

Tamanho do cômodo onde a Smart TV será instaladatamanho da tela smart tv 50 polegada

Antes de falarmos sobre as Smart TVs de 50 polegadas propriamente ditas, precisamos falar sobre o tamanho do cômodo onde ela será instalada. Para uma Smart TV de 50” o ideal é que a distância entre o sofá e a tela seja de mais ou menos 3 metros.

Abaixo disso, a sua experiência e visão começam a ficar comprometidas. E, acima disso, você começa a deixar de enxergar alguns detalhes. Portanto, para que você tenha a melhor experiência possível com a sua Smart TV de 50”, tente ficar a uma distância de mais ou menos 3 metros dela. Se a sua sala ou quarto não tem espaço suficiente, então o melhor é procurar por uma TV menor.

Tipo do painel: LED, OLED ou QLED?

Além do tamanho da Smart TV, você deve levar em conta também o tipo de painel que foi usado. Atualmente, no mercado, os mais populares são estes três: LED, OLED e QLED. Mas quais as diferenças entre eles?

LEDled Smart TV 50 polegadas

As Smart TVs com painel LED são, em geral, mais simples e mais baratas. Digamos que o LED é a evolução do LCD, já que atrás do vidro da tela temos um painel de cristal líquido que é iluminado por trás por uma camada de minúsculas lâmpadas de LED. A vantagem em relação ao LCD é que esse tipo de painel gasta menos energia e traz imagens melhores.

Apesar da evolução, os painéis LED também tem suas limitações e problemas. Se a Smart TV não tiver HDR ou tecnologia IPS, você perceberá o baixo contraste do preto e as cores um pouco mais lavadas e menos fiéis à realidade. Além disso, o ângulo de visão costuma ser menor, o que significa dizer que quanto mais ao lado da TV você estiver, menos você consegue enxergar do que está passando nela.

Para contornar essas limitações, temos os outros 2 tipos de paineis. Veja a seguir.

OLEDoled Smart TV 50 polegadas

OLED é a sigla para “Diodo orgânico que emite luz” (Organic Light-Emitting Diode). Como o próprio nome sugere, os LEDs dos painéis OLEDs são orgânicos, o que implica dizer que eles emitem a própria luz. Com isso, se faz desnecessária a utilização de uma painel de LED nas televisões.

O resultados são Smart TVs mais finas, mais leves, que consomem ainda menos energia, têm maiores níveis de brilho e contraste, pretos mais profundos, oferecem ângulos de visão maiores e cores muito mais fiéis à realidade que as Smart TVs de LED.

Mas como nem tudo é perfeito, as Smart TVs OLED também têm seus problemas. Os LEDs orgânicos possuem vida útil limitada, de cerca de 14 mil horas de uso. Depois disso, as TVs começam a apresentar o famigerado efeito Burn-in que, na prática, são manchas permanentes na tela, como se ela estivesse queimada. No Brasil a LG é a principal representante das Smart TVs OLED.

QLEDqled Smart TV 50 polegadas

Agora vamos falar da QLED. É a sigla para Quantum Dot Emitting Diodes. Aqui no Brasil traduzimos para telas de pontos quânticos. Esse tipo de painel usa partículas semicondutoras minúsculas, com apenas alguns nanômetros de diâmetro. Como essas partículas não emitem luz, as Smart TVs QLED também precisam de um backlight para iluminação, assim como as TVs LED.

Porém, devido a tecnologia mais avançada, as Smart TVs QLED conseguem apresentar cores mais vivas, um brilho mais intenso e não sofrem com o efeito burn-in, não importando o tempo de uso. Como ponto negativo, as Smart TVs QLED mostram pretos mais acinzentados, especialmente nos modelos mais baratos. Porém, nos mais caros as fabricantes usam uma tecnologia que contorna este problema.

No Brasil, a principal empresa que fabrica e comercializa as TVs QLED é a Samsung, que já lançou vários modelos no mercado, dos mais variados tamanhos.

Resolução

Todo mundo gosta de assistir seus programas, filmes e séries favoritos em uma tela enorme, não é verdade? Mas não adianta nada ter uma Smart TV de 50 polegadas se a resolução dela for baixa. Você terá apenas uma imagem grande e com pouca definição dos detalhes.

O mínimo que você deve aceitar em uma TV de 50” é a resolução Full HD (1920 x 1080 pixesl). Nessa resolução você já consegue assistir filmes com ótimas qualidade de imagem. Mas se puder comprar uma Smart TV de 50 polegadas 4K, melhor ainda! Na resolução 4K você consegue ver ainda mais detalhes e tem uma imagem com qualidade 4 vezes maior que a Full HD.

HDR – High Dynamic Range

Dê preferência também para TVs que contem com a função HDR (High Dynamic Range). Quando esta função está ativada, as Smart TVs conseguem reproduzir imagens com um balanço de cores melhor.

Ou seja, nenhuma área da imagem fica subexposta ou superexposta. As áreas claras não estouram e ficam bem nítidas e as áreas escuras não ficam tão escuras a ponto de que você não consiga identificar os objetos ou pessoas que estão lá. Essa função é ótima tanto para filmes quanto para jogos.

Taxa de atualização

A taxa de atualização diz respeito ao número de vezes que a imagem é atualizada na tela. Essa característica é medida em Hertz (Hz). No caso das Smart TVs de 50”, o mínimo que você deve aceitar é uma taxa de atualização de 60 Hz.

Mas se você gosta muito de assistir a filmes de ação, jogos de tiro em primeira pessoa ou consome muito conteúdo sobre esportes rápidos, como futebol, ciclismo e automobilismo, uma Smart TV com taxa de atualização de 120 Hz é mais recomendada.

Áudioáudio Smart TV 50 polegadas

Quando falamos em televisores pensamos apenas na qualidade da imagem, não é mesmo? Mas o áudio também é importante. A potência sonora das Smart TVs é medida em Watts RMS (W RMS). Quanto maior, melhor e mais alto o volume consegue ser.

Se você vai instalar a TV em um cômodo pequeno, 20 W RMS de potência já é o bastante. Agora para ambientes maiores ou se você gosta de um volume mais alto, procure por modelos com 40 W RMS ou superior. De qualquer forma, existem maneiras mais inteligentes de desfrutar de um som imersivo. Basta comprar uma SoundBar ou um sistema de Home Theater 5.1 ou 7.1.

Conexõesconexões Smart TV 50 polegadas

O número de conexões que a Smart TV oferece também é um ponto a ser levado em consideração. As entradas mais importantes para a maioria das pessoas são a USB e HDMI. Assim veja se a Smart TV possui ao menos 1 ou 2 entradas HDMi e umas 2 ou 3 entradas USB.

Dessa forma você pode ligar outros aparelhos ao televisor, como consoles de videogame, Home Theater, pendrives, HDs externos, leitores de Blu-Ray e assim por diante.

Wi-Fi integrado

Se você está pensando em comprar uma Smart TV é óbvio que você está pensando em consumir conteúdo da internet, como Netflix, Amazon Prime Vídeo, Globo Play, dentre outros aplicativos. Por isso, procure por Smart TVs que tenham Wi-Fi integrado. Assim, você consegue se conectar ao Wi-Fi da sua casa sem nenhum problema.

Atenção para modelos mais antigos que exigem um adaptador (que geralmente custa caro) para conseguir identificar e se conectar com a rede Wi-Fi da sua casa. Televisões com Wi-Fi integrado são mais práticas e agora estão relativamente comuns no mercado.

Funções Extras

Por fim, cada modelo de Smart TV de 50” tem suas funções extras e exclusivas. Portanto, fique atento a elas para ver quais funções extras ela disponibiliza. Por exemplo, alguns modelos oferecem gravação dos programas, diversos modos de imagem e de áudio, aplicativos exclusivos e assim por diante.

Top 10 Melhores Smart TVs de 50 e 55 polegadas para comprar em 2021

Vamos agora para o nosso super ranking com os 10 melhores modelos de Smart TVs de 50 polegadas que você pode comprar na internet hoje mesmo! Preparado? Então vamos lá!

10. Sony LED KDL-50W665FSony LED KDL-50W665F

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

A Sony KDL-50W665F é uma Smart TV simples mas bem competente. Para começar, ela tem resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) com HDR ativo, o que é ótimo para se assistir filmes e jogar videogames com alta qualidade de imagem.

Além disso, o seu painel é LED, o que deixa as TVs mais finas e gastando menos energia. Porém, o contraste não é tão bom assim. Ela traz também Wi-Fi integrado, então é fácil se conectar à rede da sua casa, tem uma taxa de atualização de 60 Hz e traz 2 portas HDMI e 2 portas USB.

Ela tem 2 funções interessantes. A X-Reality Pro e o MotionFlow XR 240. A primeira melhora a qualidade da imagem, deixando as cores mais naturais, bem como o nível de brilho e contraste. Já a segunda função aumenta os quadros por segundo da TV, apresentando imagens mais fluidas e mais gostosas de serem assistidas. Talvez um dos grandes pontos negativos seja o áudio, já que a potência da caixa de som é de apenas 10 W RMS.

  • Tela – LED de 50 polegadas
  • Resolução – Full HD
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 60 Hz
  • Áudio – 10W RMS
  • Conexões – 2 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – X-Reality Pro e MotionFlow XR 240

09. Philips LED Ambilight 55PUG6212Philips LED Ambilight 55PUG6212

Confira as melhores ofertas em:

Americanas

Submarino

Se você está em busca de uma Smart TV 4K e que não custe os olhos da cara, encontrou! A Philips Ambilight tem painel LED com resolução Ultra HD 4K. O diferencial é a sua função Ambilight. Uma série de luzes LED localizadas na traseira da TV projetam na parede as mesmas cores que estão passando na tela, deixando o ambiente muito mais bonito e imersivo.

Porém, ela tem suas limitações. Por exemplo, não temos aqui HDR ativo. Portanto, a imagem dela não é tão boa quanto a de outros televisores na mesma faixa de preço. A potência sonora também não é tão alta, de apenas 20W RMS. Pelo menos ela tem 4 entradas HDMI e 2 portas USB.

  • Tela – LED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Não
  • Taxa de atualização – 60 Hz
  • Áudio – 20W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Ambilight

08. Samsung LED 55NU7100Samsung LED 55NU7100

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

A Samsung 55NU7100 tem uma tela LED de 55 polegadas com resolução Ultra HD 4K. Ela tem 3 entradas HDMI e 2 USB. Ela foi certificada por vários órgãos internacionais e foi comprovado que ela não tem pixel branco (morto). Além disso, ela conta com HDR ativo, que melhora a qualidade das imagens.

Temos ainda Wi-Fi integrado, taxa de atualização de 60 Hz e um áudio com potência de 20W RMS. No quesito funções extras podemos citar a Steam Link, que se conecta diretamente à maior loja de jogos para PC do mundo e permite que você curta todos os seus jogos sem precisar de nenhum cabo extra!

E por falar em cabos, a Samsung 55NU7100 tem canaletas atrás dos pés da TV para que você esconda todos os cabos, deixando o seu rack ou estante com um visual mais clean e elegante.

  • Tela – LED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 60 Hz
  • Áudio – 20W RMS
  • Conexões – 3 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Steam Link e Canaletas para esconder os cabos

07. LG LED UM7510PSB – ThinQ AILG LED UM7510PSB - ThinQ AI

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

Essa Smart TV da LG tem um excelente custo x benefício! Por cerca de R$ 2 mil você leva uma TV de 50” 4K com suporte à inteligência artificial! A ThinQ AI é o sistema de inteligência artificial desenvolvido pela LG que permite que esta TV entenda comandos de voz. Isso mesmo! Você fala e ela obedece!

É possível acessar apps, fazer pesquisas, navegar na internet, acessar configurações da TV, dentre outras coisas. Tudo isso usando a voz! O painel LED tem tecnologia IPS, o que aumenta bastante o ângulo de visão. Ou seja, mesmo que você esteja quase de lado com a Smart TV, ainda é possível enxergar tudo o que está na tela. Ela é compatível com as tecnologias HDR10 e HLG Pro, que melhoram bastante a qualidade da imagem.

Por fim, podemos dizer que ela tem 4 entradas HDMi e 2 USB, Wi-Fi integrado e utiliza o webOS 3.5, um dos mais avançados, intuitivos e belos do mercado. Sem dúvida nenhuma, uma Smart TV de 50 polegadas com ótimo custo x benefício!

  • Tela – LED IPS de 50 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 60 Hz
  • Áudio – 20W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – ThinQ AI (Entende comandos de voz)

06. Sony OLED XBR-55A8FSony OLED XBR-55A8F

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

E aqui temos a primeira Smart TV OLED da nossa lista! Conforme explicamos na seção “Como Escolher”, o painel OLED traz pretos mais profundos e um contraste perfeito! Além de gastar muito menos energia! Porém, esta Smart TV também tem outro diferencial importante: a sua potência sonora. São 50W RMS. É muita coisa!

Entretanto, não é apenas a potência sonora que impressiona. E sim a tecnologia utilizada. Chamada de Acoustic Surface, esta Smart TV não tem caixas de som. Os sons são gerados diretamente na tela, através de vibrações. Com isso ela tem bordas ainda mais finas e um design mais clean e elegante.

Ela conta ainda com as tecnologias X-Reality Pro, MotionFlow XR 240, HDR e Triluminos, que deixam as imagens com cores mais vibrantes e vívidas. Sem falar no chip X1 Extreme, que processa as imagens individualmente e corrige defeitos nas imagens. E, para fechar com chave de ouro, esta TV é recomendada pela própria Netflix. Absolutamente fantástico!

  • Tela – OLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 50W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Acoustic Surface, X-Reality Pro, MotionFlow XR 240 e Triluminos

05. Panasonic OLED TC-55FZ950BPanasonic OLED TC-55FZ950B

Confira as melhores ofertas em:

Americanas

Submarino

Essa Smart TV OLED da Panasonic é recheada de funções! O seu painel OLED de 55 polegadas tem resolução Ultra HD 4K, HDR ativo, 4K Upscalling e a exclusiva tecnologia Hexa Chroma Drive. ela adiciona mais 3 cores ao espectro RGB, são elas: ciano, magenta e amarelo. O resultado disso são imagens com cores mais fiéis à realidade e tons mais vívidos. E por ser um painel OLED, os pretos e o contraste são mais profundos.

Além disso, a TC-55FZ950B tem uma taxa de atualização de 120 Hz. Isso quer dizer que as imagens não ficam borradas mesmo em cenas muito rápidas, como de filmes de ação ou em esportes radicais.

A Smart TV da Panasonic, além do Wi-Fi integrado, também tem Bluetooth. Então você pode parear o seu smartphone com ela e reproduzir a sua playlist de músicas. Há também a função Espelhamento, que espelha a tela do seu smartphone ou tablet na TV. E, por fim, ela também consegue gravar a programação da TV aberta, desde que você conecte um HD na porta USB dela. Sem dúvida, esta é uma das Smart TVs de 50 polegadas que tem mais funções disponíveis para o usuário.

  • Tela – OLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 40W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 3 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Bluetooth, Hexa Chroma Drive, 4K Upscalling, Espelhamento e gravação de programas

04. Samsung QLED 55Q60Samsung QLED 55Q60

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

E na quinta posição temos a primeira Smart TV QLED da nossa lista. A Samsung 55Q60 tem um design premium e bordas super finas, sem falar no ângulo de visão de quase 180º. Uma coisa legal desta Smart TV é o Modo Ambiente 2.0, que deixa a TV combinando com a cor da parede. Você pode, por exemplo, tirar uma foto da parede onde a TV está instalada que, ao invés de exibir uma tela preta, a Smart TV assume as cores da parede que está atrás dela, até mesmo as texturas!

A Smart TV 4K conta com a tecnologia HDR 500, que consegue reproduzir 100% do volume de cor do esquema sRGB. Assim você tem uma gama muito maior de cores, imagens vívidas e um brilho intenso.

Outra vantagem é o controle remoto único. Com ele você controla não apenas a Smart TV, mas também o leitor de Blu-Ray, Home Theater, Soundbar, console de videogame. Além disso, a sua taxa de atualização é de 120 Hz, perfeita para filmes e jogos que tenham movimentos rápidos, evitando o famigerado efeito fantasma na tela.

  • Tela – QLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 20W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Modo Ambiente 2.0, HDR 500, Assistente inteligente

03. LG OLED 55C9LG OLED 55C9

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

Esta Smart TV OLED da LG também é focada em inteligência artificial. Ela vem com o exclusivo processador α9, que usa algoritmos de Deep Learning e Inteligência Artificial para melhorar as imagens e os sons em tempo real. Por exemplo, com o Deep Learning a LG 55C9 consegue reduzir os ruídos, aumentar a nitidez e o nível de detalhes das imagens, independente da fonte.

O Deep Learning também é usado para melhorar o áudio, otimizando os sons e convertendo áudios de 2 canais em 5.1 canais, trazendo mais imersão. E não podemos esquecer da resolução Ultra HD 4K com HDR ativo. A TV é compatível com vários tipos de HDR, como o HDR by Technicolor, HDR10 Pro e HLG Pro. Por isso a LG batizou a resolução de sua TV de 4K Cinema, pois a qualidade parece de cinema.

Outro recurso muito bacana desta Smart TV é o controle remoto inteligente, chamado de LG Magic Remote. Com compatibilidade com a Alexa, assistente virtual da Amazon, você pode dar comandos de voz para o controle que ele executa. Essas são apenas algumas das funções da Smart TV LG OLED 55C9, existem muitas outras.

  • Tela – OLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 40W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 3 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Inteligência artificial, Deep Learning, Controle remoto inteligente, Comandos de voz

2. Samsung QLED Q6FNSamsung QLED Q6FN

Confira as melhores ofertas em:

Americanas

Submarino

A Q6FN, da Samsung, chama atenção logo de cara por conta do seu visual minimalista e super elegante. Os cabos podem ser escondidos em uma canaleta, deixando o rack ou a estante mais organizados. A moldura da TV conta com bordas muito finas.

O painel ainda traz o HDR avançado (HDR1000), que melhora mais ainda a qualidade de imagem em várias situações. Ela também entende como está a luz ambiente e ajusta o nível de brilho automaticamente para se adequar a todo o ambiente. A taxa de atualização é de 120 Hz, fazendo desta Smart TV perfeita para filmes e jogos.

E, como não podia deixar de ser, ela é repleta de recursos, tais como espelhamento da tela, Wi-Fi embutido, Bluetooth, áudio com 40W RMS de potência e muito mais. Com certeza esta é uma das melhores Smart TVs que você poderia comprar.

  • Tela – QLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim (HDR1000)
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 40W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 2 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Espelhamento de tela, Bluetooth, Canaleta para esconder os cabos, Moldura fina

1. Samsung QLED Q80Samsung QLED Q80

Confira as melhores ofertas em:

Amazon

Americanas

Submarino

E para fechar o nosso ranking com chave de ouro, temos mais uma Smart TV QLED da Samsung, dessa vez, da linha Q80. Ela conta com as mesmas vantagens do modelo anterior, ou seja, com um painel capaz de reproduzir cores mais vivas e nítidas. Porém, o diferencial é o HDR1500 com local dimming de 96 zonas. O que isso quer dizer? Que ela consegue reproduzir imagens com alto contraste e saturação mais elevada.

As suas bordas são muito finas. É o que a Samsung chama de bordas infinitas, semelhante aos celulares. Um ponto bem legal é que esta Smart TV vem com o One Connect, onde um único cabo é responsável por levar energia e os dados de imagem e áudio. Chega de bagunça de cabos atrás da sua televisão!

Ela tem uma taxa de atualização de 120 Hz, 4 portas HDMi e 3 USB, Wi-Fi integrado, Bluetooth e áudio com potência de 40W RMS. Esta é uma das Smart TVs mais completa que você pode adquirir na internet hoje. Apesar do preço salgado, sua qualidade com certeza vale a pena.

  • Tela – QLED de 55 polegadas
  • Resolução – Ultra HD 4K
  • HDR – Sim (HDR1500)
  • Taxa de atualização – 120 Hz
  • Áudio – 40W RMS
  • Conexões – 4 HDMI e 3 USB
  • Wi-Fi integrado – Sim
  • Funções extras – Espelhamento de tela, Bluetooth, One Connect, Moldura fina

Quem leu este ranking também gosta: 

Conclusão

Temos certeza que após esse artigo feito com muito carinho, você não tem mais nenhuma dúvida sobre como escolher a melhor Smart TV de 50 polegadas & 55 polegadas para você. Lembre-se de levar em consideração o tipo do painel, resolução, taxa de atualização e demais funções extras.

Mas, caso ainda se sinta confuso, pode ficar à vontade para usar o nosso ranking como referência. Só indicamos produtos da mais extrema qualidade!

Então, qual é seu favorito modelo de Smart TV 50 poleadas e qual é seu favorito modelo de 55 polegadas? Deixe seu comentário e dúvidas, iremos responder a todos comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *