smart ring (anél inteligente)

Anéis Inteligentes – o que são, como escolher e os melhores

Os anéis inteligentes estão em alta, e parece que vieram para ficar. Enquanto algumas novas categorias de dispositivos vestíveis surgem, fazem barulho por um tempo e depois desaparecem, o futuro dos anéis inteligentes parece promissor. As marcas como Apple e Samsung registraram patentes para smart ring e esperamos que mais produtos desse tipo vão entrar no mercado brasileiro em 2024.

Neste artigo, vamos tratar de uns assuntos mais procurados: o que é smart ring (anél inteligente), quais são os critérios quando escolher um, e indicamos e analisamos uns smart rings à venda do mercado. Confira.

Se você está pronto para investir em um anel inteligente, selecionamos os melhores disponíveis agora em nossas análises – e destacamos novos anéis inteligentes que estão a caminho.

Sumário

O que é um anel inteligente e o que eles fazem?

smart ring (anél inteligente)

Os smart ring, também conhecido como anéis inteligentes, são dispositivos vestíveis pequenos e discretos, ideais para pessoas que desejam obter os benefícios de um dispositivo vestível, sem precisar usar um smartwatch ou rastreador de fitness volumoso.

O uso mais popular para anéis inteligentes é o rastreamento de fitness, e marcas mais influente do mundo são Oura, Ultrahuman e Movano. E como mencionado acima, apple e samsung estão também entrando no mercado. Smart rings coletam a maioria das mesmas métricas dos rastreadores de fitness como smartbands, incluindo frequência cardíaca, passos, sono e até mesmo exercícios.

Devido à pele fina ao redor do dedo, é um ótimo local para leituras de frequência cardíaca. Portanto, estamos geralmente vendo uma precisão mais confiável nos anéis inteligentes em comparação aos smartwatches. E eles estão se tornando dispositivos de saúde poderosos.

Outro uso popular para anéis inteligentes é o pagamento por aproximação, assim como smartphones e smartwatches.

Como escolher os Anéis Inteligentes

1. Obter o Tamanho Certo

Isso se aplica a todos os dispositivos vestíveis, mas se você está pensando em comprar um anel inteligente, precisa garantir que ele tenha um ajuste confortável. Se você pretende usá-lo na cama para rastrear o sono, durante o exercício ou se é algo que você deseja usar enquanto digita em um teclado, todas essas são coisas que você precisará considerar.

A maioria dos anéis inteligentes que testamos oferece um kit de dimensionamento com uma versão plástica do anel para que você possa experimentar diferentes tamanhos antes de receber o anel inteligente. Você deve usar esse primeiro anel por um ou dois dias para garantir que seja o melhor ajuste e que seja confortável em todas as situações recomendadas para o uso. Preste atenção também no dedo que os fabricantes de anéis inteligentes recomendam para uso. Isso é especialmente relevante para dispositivos repletos de sensores, para garantir leituras mais confiáveis no dia a dia.

2. Resistência a Riscos e Água

Contribuindo para a principal consideração, você certamente vai querer garantir que o anel esteja tão bonito quanto estava quando você o colocou pela primeira vez. Existem anéis inteligentes que optam por designs de titânio para oferecer uma construção leve que também pode oferecer a aparência de um anel normal.

Alguns também prometem designs resistentes a riscos, embora ainda possam sugerir que você o tire ao fazer atividades como levantar pesos. Você pode encontrar opções que oferecem um nível de durabilidade que permite o uso no chuveiro ou até mesmo para nadar, basta prestar atenção à classificação IP para determinar o nível de proteção contra a umidade.

3. Recursos de Saúde e Fitness

Muitos dos anéis que vimos até agora foram projetados para rastrear elementos de sua saúde e fitness. Seja rastreando passos, sono ou monitorando frequência cardíaca e temperatura corporal, eles prometem oferecer um nível de precisão que corresponde ou até supera outras formas de dispositivos vestíveis.

Para fornecer esses dados, eles estão usando sensores semelhantes aos usados em dispositivos baseados no pulso, como sensores ópticos de luz que podem fornecer monitoramento contínuo da frequência cardíaca e dados de oxigênio no sangue. Você também pode encontrar anéis que incluem sensores ECG para oferecer um nível de rastreamento da frequência cardíaca visto no espaço médico.

4. Vida Útil da Bateria

Implantar esses sensores inovadores em um formato ainda menor do que relógios e pulseiras de fitness significa que você atualmente não vai desfrutar de semanas e meses de vida útil da bateria.

A maioria dos anéis no momento pode durar de um dia a 4-5 dias. Portanto, será necessário recarregar regularmente e usar um suporte de carregamento proprietário para recarregar as baterias.

5. Pagamentos e Outras Funcionalidades

Alguns anéis priorizam colocar outras funcionalidades no seu dedo e isso inclui a capacidade de fazer pagamentos ou permitir que você controle recursos no seu telefone. O suporte a pagamento é impulsionado por tecnologia NFC e sem contato semelhante à usada em smartwatches e cartões bancários, permitindo que você aproxime seu anel ao terminal para fazer um pagamento. Os anéis que oferecem recursos de controle de smartphone estão vinculados a manter uma conexão com seu telefone via Bluetooth para fornecer esses recursos de controle.

Uns melhores smart rings para comprar em 2024

Após busca e análises, elaboramos uma lista de alguns smart rings à venda no mercado internacional e brasileiro. Veja qual é seu favorito.

Oura Ring 3

Oura Ring 3
  • Funciona com Android e iOS
  • Monitoramento de frequência cardíaca, SpO2, respiração e temperatura corporal
  • Registra passos e sono
  • Acompanha a frequência cardíaca durante o exercício
  • Autonomia da bateria de 4 a 7 dias

O Oura Gen 3 conquistou uma excelente pontuação de 4 estrelas em nossa análise, e o premiamos com o título de Dispositivo Vestível do Ano. Não é apenas o melhor anel inteligente do mercado, mas também um dos melhores rastreadores de fitness por direito próprio.

Ele também lançou um novo design, o Oura Ring 3 Horizon, e até fez uma colaboração com a Gucci.

Além de acompanhar o bem-estar e a atividade, o Oura Gen 3 foca na prontidão e recuperação, assim como o Whoop 4.0 e a pontuação de Prontidão Diária da Fitbit. Ele se concentra em analisar seus esforços e seu descanso e verifica se os dois estão em equilíbrio.

Ele adiciona a capacidade de monitorar continuamente a frequência cardíaca e rastrear a saturação de oxigênio no sangue, prometendo melhorias no rastreamento do sono. Descobrimos que a precisão do monitoramento contínuo da frequência cardíaca e do rastreamento do sono é muito boa no geral, sendo um dos melhores rastreadores de sono que testamos.

A Oura finalmente ativou o sensor SpO2, que agora rastreará a saturação de oxigênio no sangue e a regularidade da respiração durante o sono, o que pode indicar problemas de apneia do sono.

E adicionou a capacidade de rastrear a frequência cardíaca durante os treinos, embora nossos testes tenham mostrado que não se compara aos relógios esportivos dedicados em termos de precisão em cargas mais altas.

A Oura desenvolveu um aplicativo companheiro muito elegante e o abriu para aplicativos de terceiros compartilharem dados, incluindo o Strava.

Ultrahuman Ring Air

Ultrahuman Ring Air
  • Rastreia a frequência cardíaca, temperatura, saturação de oxigênio no sangue e sono
  • muito leva, pesa 2,4g
  • Disponível em preto ou preto realmente escuro

O Ultrahuman Ring Air é a segunda geração de anéis inteligentes da empresa. Ele é mais leve e menor que seu antecessor, pesando apenas 2,4g, o que o torna mais confortável de usar.

Ainda assim, é um anel extremamente robusto, e não o achamos muito confortável ou atraente de usar. Se você está acostumado a usar anéis grandes – e eles se encaixam bem em suas mãos – esta pode ser uma opção muito boa.

O foco principal é o sono, e há um índice de sono que leva em consideração uma ampla variedade de dados e métricas. Descobrimos que o rastreamento do sono era bastante confiável, com precisão que se equiparava bem ao Oura e Whoop.

Ele também coloca um foco na recuperação – e ajuda a gerenciar os ritmos circadianos, incluindo o gerenciamento de estimulantes e a promoção de momentos saudáveis para desacelerar. Esses recursos não são muito avançados em termos de rastreamento, mas são adições interessantes que se encaixam bem junto às análises mais aprofundadas.

Há também uma pontuação de recuperação, que também rastreia métricas como frequência cardíaca em repouso, variabilidade da frequência cardíaca e temperatura corporal. Essas são comparadas a pontuações de referência estabelecidas, e há um sistema de semáforo para mostrar se estão fora das suas normas pessoais.

O aplicativo Ultrahuman também possui um elemento de glicose e se conecta a um CGM para análise do nível de açúcar no sangue.

Ringconn

Ringconn
  • Rastreia frequência cardíaca, temperatura, sono e saturação de oxigênio no sangue
  • Classificação IP68
  • Opções de cores: dourado, prata e preto

Uma história de sucesso no Indiegogo, o Ringconn é outro anel inteligente que desafia o Oura sem taxas de assinatura contínuas.

Todas as funcionalidades essenciais estão presentes, incluindo rastreamento de frequência cardíaca e monitoramento do sono, e há também monitoramento de estresse e detecção de temperatura. Esses últimos recursos são todos sobre a implementação, que tem sido bastante simples em dispositivos concorrentes. Portanto, estaremos examinando esses aspectos em nossa próxima análise.

O Ringconn em si é feito de titânio e pesa cerca de 4g, sendo um pouco mais pesado que o Ultrahuman Ring Air, mas ainda assim leve.

Ele também possui um design mais quadrado, que chama a atenção, e tem classificação IP68, sendo adequado para uso durante a natação.

Movano Evie Ring

Movano Evie Ring
  • Rastreia frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca, taxa de respiração, temperatura e saturação de oxigênio no sangue
  • Monitora o sono
  • Disponível nas opções de cores dourado, prata e rosa

O Movano Evie Ring é um anel inteligente focado no público feminino – sendo um dos raros dispositivos vestíveis projetados com a saúde das mulheres em mente.

A Movano solicitou aprovação da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUAs) para sua tecnologia de frequência cardíaca, mostrando seriedade quanto à precisão. A maioria dos dispositivos destaca que não são usados para fins médicos, mas a Movano está buscando o padrão ouro para frequência cardíaca e SpO2.

Ele não exigirá uma taxa de assinatura, tornando-se uma opção mais acessível do que o Oura. Você pode encomendá-lo agora, e ele será enviado em janeiro.

O anel possui um design arrojado e uma estrutura fina, o que deve torná-lo mais confortável de usar. O Evie Ring também será lançado em três cores: dourado, prata e rosa.

E não economiza em recursos. O Movano Evie medirá frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca (HRV), sono, taxa de respiração, temperatura e saturação de oxigênio no sangue.

Ele também rastreará o humor e os sintomas do ciclo menstrual (por meio de entradas do usuário), buscando proporcionar uma visão holística da saúde e atividade por meio da janela de Resumo Diário.

O Evie Ring também tentará dar sentido às tendências em seus dados com análise de inteligência artificial.

Circular Ring Air

Circular Ring Air

A startup de anéis inteligentes, Circular, está de volta com o que ela afirma ser o mais fino e mais leve da indústria.

O anel mais enxuto é a evolução do Circular Ring Pro lançado no ano passado.

Ele pesa apenas 2g e tem espessura de 2,2mm. Para contextualizar essas especificações, o modelo Generation 3 Horizon da líder do setor, Oura, tem espessura de 2,55mm e pesa cerca de 4-6g, enquanto o Circular Ring Pro tem 2,75mm e 4g.

O Circular Ring Slim possui um acelerômetro de três eixos, sensor de temperatura, sensor PPG e LEDs que são usados para monitorar coisas como taxa de respiração, variabilidade da frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca que também permanecem.

Apesar do tamanho menor, a vida útil da bateria também é relativamente superior. A Circular afirma que o Slim durará cerca de cinco dias com uma única carga. Estaremos testando suas capacidades.


No brasil, os anéis inteligente precisam de homologação pela ANATEL antes de entrar no mercado nacional. Mais reviews dos produtos wearables, clique eletrônicos.

Última atualização em 26 de janeiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *