Vantagens e desvantagens de uma secadora de roupas

Top 10 Melhores Secadoras de Roupas para Comprar em 2021

Última atualização em 16 de março de 2021

Uma secadora de roupas pode ser um eletrodoméstico fundamental para trazer mais praticidade ao seu dia a dia. Capaz de secar roupas em pouco tempo, você pode até dar adeus ao varal e as longas horas que as roupas precisam ficar expostas ao sol. Mas como escolher a melhor secadora de roupas? Como saber qual delas é ideal para a minha família?

Neste artigo nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre secadoras de roupas: quais os tipos, as capacidades, potência, vantagens, desvantagens, etc. E, no final, ainda pode conferir um ranking com as 10 melhores secadoras à venda na internet e uma avaliação sobre cada uma delas. E aí, preparado? Então vamos começar a entender um pouco mais sobre esse eletrodoméstico maravilhoso!

O que é uma secadora de roupas?

melhor secadora de roupas

Uma secadora de roupas parece uma máquina de lavar, mas a sua função é totalmente oposta. Ou seja, ela vai secar todas as roupas que você colocar lá dentro. Ela é especialmente útil para pessoas que moram em apartamentos pequenos e não têm espaço para estender as roupas. Ou então para quem trabalha o dia inteiro fora e não tem tempo de lavar e secar as roupas à moda antiga, já que esse processo demanda muito tempo.

E ainda pode ser fundamental para quem mora em cidades cujo clima é predominantemente frio e sem sol. De qualquer forma, uma secadora de roupas pode deixar suas peças sequinhas e macias em pouco tempo. Dependendo da quantidade de roupas o tempo para secar varia de 30 minutos a 3 horas.

Imagine só: você colocar as roupas na máquina de lavar ao sair para trabalhar e, quando chegar, só colocar na secadora que em pouco tempo as peças estarão prontas para uso novamente.

Vantagens e desvantagens de uma secadora de roupas

Vantagens e desvantagens de uma secadora de roupas

As vantagens da secadora de roupas são óbvias. Primeiro que mesmo no inverno você consegue secar suas roupas sem problemas. Quem nunca passou pela situação de vestir uma roupa que tinha um mau cheiro por que ela não secou adequadamente, devido a uma dia sem sol ou umidade.

As principais secadoras possuem a função de desodorização, ou seja, eliminar qualquer odor desagradável que por ventura continuem nas roupas após lavadas. Como o aparelho usa vapor quente para secar as peças, algumas roupas nem sequer precisam ser passadas. É só tirar da secadora e vestir! Olha que maravilha!

Apesar de serem ótimos eletrodomésticos, não podemos deixar de citar os pontos negativos e que você deve avaliar antes da compra. Por exemplo, uma boa secadora de roupas costuma ser bem cara. E, como se não bastasse, esse é um eletrodoméstico que precisa de bastante energia. Portanto, não se assuste se a sua conta de luz ficar mais cara no mês seguinte.

Outro ponto negativo que podemos citar é a questão do espaço. As secadoras de roupa são quase do mesmo tamanho de uma máquina de lavar. E isso pode ser um problema para quem mora em apartamentos ou casas menores. Por isso é bom se certificar se você tem espaço suficiente na sua área de serviço.

Vantagens

  • Seca as roupas com rapidez
  • Adiciona praticidade ao seu dia a dia
  • Deixa as peças mais cheirosas e macias
  • É essencial nos períodos de inverno
  • Algumas peças não precisam nem ser passadas

Desvantagens

  • Elas ainda são bem caras
  • Ocupam um espaço considerável na casa/apartamento
  • Gastam muita energia

Portanto, avalie bem os prós e contras e veja se uma secadora de roupas se encaixa no seu orçamento e na sua rotina.

Como escolher a melhor secadora de roupas?

Agora que você já entendeu o que é e quais as vantagens e desvantagens de uma secadora de roupas, vamos explicar como fazer a melhor escolha!

Tipo de secadora

Atualmente existem 4 tipos de secadora que você pode comprar para a sua casa. São eles:

Secadora de cabideSecadora de cabide

A secadora de cabide é o tipo mais simples e também o mais barato. Ela é feita para ser pendurada na parede e alguns modelos são até retráteis, ocupando pouco espaço na área de serviço quando não estão em uso.

Porém esse tipo de secadora só é indicado para quem pretende secar poucas roupas, já que a maioria dos modelos comporta menos do que 10 peças. Outro detalhe é que as roupas devem ser colocadas em cabides, o que exige um pouco mais de tempo para organização.

Assim, as vantagens são o preço mais baixo e o pouco espaço que ocupam. Mas as desvantagens envolvem a pouca quantidade de roupas que ela comporta e também o tempo que se leva para colocar tudo no cabide.

Secadora de paredeSecadora de parede

Digamos que essa seja a evolução da secadora de cabide. Este tipo de secadora também deve ser instalada na parede, geralmente acima da máquina de lavar. E isso ajuda a economizar espaço na lavanderia/área de serviço.

Outra diferença crucial é que ela comporta uma quantidade bem maior de roupas e não exige que você coloque as peças organizadas em cabides. Então isso também ajuda a economizar tempo. As secadoras de parede, em geral, também possuem mais funções e se parecem bastante com uma máquina de lavar.

Secadora de pisoSecadora de piso

Esse é o tipo mais comum e o mais eficiente. A secadora de piso oferece uma grande variedade de funções e programas de secagem. Assim você pode secar peças de diferentes tecidos. Além disso, elas são as mais eficientes e as que comportam uma maior quantidade de roupas.

Porém, elas tendem a serem mais largas e tomarem mais espaço. Portanto, tenha certeza de ter espaço suficiente na sua área de serviço. Além disso, ela também costuma consumir mais energia. Por isso, dê preferência para as secadoras com classificação energética “A”.

Lava e SecaLava e Seca

Se você não quer ter 2 eletrodomésticos na sua lavanderia/área de serviço, uma máquina do tipo Lava e Seca pode ser a solução. Como o nome deixa bem claro, esse tipo de máquina faz os 2 trabalhos: primeiro ela lava e depois ela seca as roupas. Com isso você ganha mais praticidade por não precisar mover as peças de uma máquina para outra.

Entretanto, saiba que esse tipo de máquina costuma custar bem mais caro do que uma secadora comum. E a sua capacidade de secagem também costuma ser menor do que a de uma secadora tradicional. Por isso é bom avaliar bem se realmente vale a pena a compra de uma Lava e Seca.

CapacidadeCapacidade

Outro item fundamental que deve ser analisado antes da compra é a capacidade da secadora. No geral encontramos no mercado secadoras com capacidade que variam de 6 Kg a 12 Kg. Portanto, leve em conta a quantidade de roupas que você lava semanalmente para escolher a capacidade da sua secadora.

Para casais e solteiros, as secadoras de 6 Kg devem ser suficientes. Já para famílias pequenas, com 3 ou 4 pessoas, procure secadoras com 8 a 9 Kg de capacidade. Agora se a sua família é muito grande , dê preferências para os modelos acima de 10 Kg de capacidade.

Potência

Depois da capacidade o outro atributo que você deve analisar com cuidado é a potência, pois ela indica se a secadora consegue secar suas roupas com mais rapidez ou não. Em geral, encontramos modelos com potências que variam de 1.000 Watts (W) até 2.000 W. Quanto maior a potência, mais rápido a secadora termina o serviço e mais energia ela gasta.

Se você não tem tanta pressa em deixar as suas roupas secas, procure por um modelo cuja potência não seja tão alta. Mas se você quer alta eficiência e performance, dê preferência para modelos de alta potência. Mas saiba que a conta de luz fatalmente virá mais cara no mês seguinte.

Funções

Não se esqueça também de avaliar quais as funções que a secadora possui. Quanto mais funções e programas de secagem ela tiver, melhor. Dessa forma você conseguirá secar adequadamente vários tipos de roupas e tecidos.

As funções mais comuns, são:

  • Amaciante: Finaliza a secagem com um toque de amaciante para deixar as peças cheirosas;
  • Antirrugas: Usa o vapor quente para desamassar as peças;
  • Desodorizador: elimina eventuais odores das roupas;
  • Indicador de carga: mostra se a secadora está cheia ou não.

Verifique também o número de programas de secagem que a secadora possui. Quanto mais, melhor. Alguns modelos chegam a trazer até 12 programas diferentes.

Tipo de painelTipo de painel

As secadoras podem ter 2 tipos de painéis: analógico e digital. O painel analógico usa botões físicos que podem quebrar com o tempo ou se não forem manuseados adequadamente. Além disso, esteticamente eles não são tão bonitos.

Os modelos mais modernos e caros vêm com painel digital, que são muito mais tecnológicos, práticos e bonitos. Mas ressaltamos que o tipo de painel em nada influencia a qualidade ou performance do produto, é apenas uma questão estética.

Classificação energéticaINMETRO e PROCEL

Todos os eletrodomésticos vendidos no Brasil passam por uma avaliação do INMETRO e do PROCEL, que indicam a eficiência energética do produto. Em outras palavras, eles emitem um selo que informa se o eletrodoméstico gasta muita ou pouca energia. Eles fazem isso por meio de notas, que vão de “A” até “E”.

A nota “A” significa que o aparelho é bem econômico e, portanto, tem uma boa eficiência energética. Já se ele tiver uma nota “E” pode ter certeza que o consumo de energia aumentará consideravelmente.

Dimensões

Veja na sua lavanderia ou área de serviço o quanto de espaço que você tem disponível para acomodar a secadora. Tenha em mente que esse eletrodoméstico, especialmente as secadoras de piso, são bem grandes e ocupam bastante espaço. Se você tiver muito espaço em casa, dê preferência para comprar as secadoras de piso, já que elas comportam mais roupas.

Mas se o espaço na sua casa ou apartamento for limitado, as secadoras de parede podem ser uma solução elegante e funcional. Mas saiba que esses modelos têm capacidades menores. De qualquer forma, antes de fechar a sua compra, confira as dimensões da secadora e veja se ela cabe na sua área de serviço ou em qualquer outro cômodo da sua casa.

Leia também:

Top 10 Melhores Secadoras de Roupas para comprar em 2021

Agora que você já sabe tudo o que é preciso saber para comprar uma boa secadora de roupas, vamos listar para você os 10 melhores modelos que você pode encontrar à venda na internet.

Decidimos incluir alguns modelos de cada tipo de secadora, para tentar deixar o nosso ranking o mais democrático possível. Preparado? Então vamos lá!

10. Mueller Solaris – 8 Kg (Preço médio: R$ 420)Mueller Solaris

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E abrimos o nosso ranking com uma secadora bem simples. Trata-se da Solaris, da Mueller. Ela é uma secadora de cabide e deve ser fixada na parede, portanto, ajuda a economizar espaço na área de serviço.

Esta secadora comporta até 6 varas ou 5 cabides. Por isso, ela é ideal para pessoas que moram sozinhas ou que lavam pequenas quantidades de roupas. Ele usa tanto ar frio como ar quente, a depender do tipo de tecido. Tem um timer que funciona por até 180 minutos. Para finalizar, ela conta com 5 ciclos de secagem, a saber: Secagem Rápida, Normal, Longa, Super Secagem e Amaciante.

A câmara de secagem ainda pode ser dobrada. Assim, quando não está em uso, ela economiza ainda mais espaço. Portanto, esta é uma secadora bem básica e que atende, no máximo, a casais sem filhos e que lavam poucas peças de roupa por vez.

  • Tipo de secadora – Cabide (5 cabides)
  • Capacidade – 8 Kg
  • Potência – 1.200 W
  • Funções – Timer (180 minutos) / Ciclo Amaciante / 5 programas de secagem/ Câmara de secagem dobrável
  • Tipo de painel – Analógico
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 85 cm; Largura: 50 cm; Profundidade: 57 cm

09. Latina SR555 – 10 Kg (Preço médio: R$ 410)Latina SR555

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Latina SR555 também é uma secadora de cabide, mas possui algumas vantagens em relação ao modelo da Mueller. Primeiramente que ela tem capacidade de 10 Kg. Isso significa que você pode colocar até 10 cabides lá dentro.

A potência também é mais alta, chegando a 1.500W. O timer varia de 20 a 120 minutos. Ela só leva desvantagem na quantidade de programas de secagem, que é apenas 4. Mas ela também conta com as funções ciclo amaciante e ciclo frio, que deixam as roupas macias, cheirosas e um pouco menos amassadas.

A câmara de secagem também é dobrável e feita em nylon. Porém, ela têm dimensões maiores e, quando aberta, ocupa um espaço maior.

  • Tipo de secadora – Cabide (10 cabides)
  • Capacidade – 10 Kg
  • Potência – 1.500 W
  • Funções – Timer (120 minutos) / Ciclo Amaciante / 4 programas de secagem/ Câmara de secagem dobrável
  • Tipo de painel – Analógico
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 100 cm; Largura: 68 cm; Profundidade: 61 cm

08. Lava e Seca LG Mega Touch – 11 Kg (Preço médio: R$ 3.100)Lava e Seca LG Mega Touch

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Para quem está em busca de uma máquina que faça as funções de lavar e secar, a LG Mega Touch pode ser uma boa alternativa. Mas por qual motivo ela está em 8º lugar do nosso ranking? Por que no quesito secar esta máquina deixa um pouco a desejar.

No quesito lavagem a LG Mega Touch é maravilhosa! Conta com um sistema de lavagem inteligente, trava de segurança na porta, permite abrir a porta sem interromper o ciclo, 6 movimentos de lavagem, cesto inox e motor com 10 anos de garantia. Então, no que diz respeito à lavagem não temos nada a reclamar.

Mas no quesito secagem ela só consegue secar 5 Kg de roupas. Capacidade abaixo das secadoras de cabide da Mueller e Latina. Além disso, ela só conta com 4 programas de secagem. Portanto, no quesito secar roupas ela só é adequada para casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas. Mas o seu preço acaba sendo proibitivo.

  • Tipo de secadora – Lava e Seca
  • Capacidade – 11 Kg para lavar e 5 Kg para secar
  • Potência – Não informado
  • Funções – 4 programas de secagem
  • Tipo de painel – Digital (Touch Screen)
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 85 cm; Largura: 60 cm; Profundidade: 64 cm

07. Brastemp Ative! BSI10 – 10 Kg (Preço médio: R$ 1.615)Brastemp Ative! BSI10

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Uma Brastemp é uma Brastemp, né amigos? Esse modelo foi feito para ser fixado na parede. Portanto, é ideal para quem tem pouco espaço em casa. Mesmo com tamanho compacto, ela comporta 10 Kg de roupas. Além disso, ela tem 5 programas de secagem.

Ela conta com a função desodorizador e os ciclos para peças delicadas e sintéticas. Nesses tipo de ciclo ela usa temperaturas mais baixas e não agridem aos tecidos das roupas mais leves e sensíveis. É uma das opções de melhor custo x benefício.

  • Tipo de secadora – Suspensa (De parede)
  • Capacidade – 10 Kg
  • Potência – Não informado
  • Funções – 5 programas de secagem
  • Tipo de painel -Analógico
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 59 cm; Largura: 77 cm; Profundidade: 60 cm

06. Electrolux ST10 – 10 Kg (Preço médio: R$ 1.420)Electrolux ST10 - 10 Kg

Veja o produto em

Amazon.com.br

A Electrolux conseguiu fazer uma secadora de roupas com excelente custo x benefício! A ST10 tem 10 Kg de capacidade e uma potência de 1.550W. Portanto, ela consegue atender tranquilamente famílias com 4 pessoas.

Os destaques ficam para os seus 6 programas de secagem e as funções Passa Fácil e Indicador de nível de carga. A função Passa Fácil deixa as roupas um pouquinho úmidas, facilitando na hora de usar o ferro de passar. Já a segunda função avisa quando o cesto está cheio e atingiu a capacidade máxima.

  • Tipo de secadora – Piso
  • Capacidade – 10 Kg
  • Potência – 1.550 W
  • Funções – 6 programas de secagem
  • Tipo de painel -Analógico
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 56 cm; Largura: 100 cm; Profundidade: 84 cm

05. Brastemp Ative! BSR10 – 10 Kg (Preço médio: R$ 1.650)Brastemp Ative! BSR10

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Lembra da Brastemp Ative! que nós indicamos na 7ª posição? Então, esta é a versão de piso daquela secadora. Ela também tem 10 Kg e conta com 5 programas de secagem.

Ela também inclui as funções desodorizador, que elimina o mau cheiro das peças; o ciclo delicado, para aquelas peças mais leves e sensíveis, o ciclo Passa Fácil, que deixa as roupas um pouco úmidas para facilitar o uso do ferro e avisa quando é necessário trocar o filtro da máquina.

  • Tipo de secadora – Piso
  • Capacidade – 10 Kg
  • Potência – Não informado
  • Funções – 5 programas de secagem
  • Tipo de painel – Analógico
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 59 cm; Largura: 77 cm; Profundidade: 60 cm

04. Electrolux SVP10 – 10 Kg (Preço médio: R$ 1.500)Electrolux SVP10

Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E aqui temos uma outra secadora que apresenta um custo x benefício imperdível! Tanto é que a SVP10, da Electrolux, esgota rapidamente das lojas. Ela é muito versátil, pois pode ser instalada tanto no piso quanto na parede. Mas é importante avisar que caso você queira instalar na parede, precisará comprar o kit de instalação.

Ela conta com 12 programas de secagem, que podem ser selecionados por meio de um painel digital super intuitivo e fácil de usar. Gostaríamos de destacar a função antirrugas, que elimina as rugas e amassados das roupas e deixa elas quase prontas para uso. Se você encontrar esse produto à venda, não hesite e compre, pois ele costuma acabar rápido!

  • Tipo de secadora – Piso e Parede
  • Capacidade – 10 Kg
  • Potência – Não informado
  • Funções – 12 programas de secagem
  • Tipo de painel – Digital
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 76 cm; Largura: 65 cm; Profundidade: 58 cm

03. Electrolux SVP11 Compacta Turbo – 10,5 Kg (Preço médio: R$ 1.500)secadora de roupas Electrolux SVP11 Compacta Turbo

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E em nosso terceiro lugar temos a Electrolux SVP11 Compacta Turbo. Ela tem 10,5 Kg de capacidade e traz um indicador de carga com 4 níveis. Ela tem uma trava de segurança na porta que impede que as crianças abram acidentalmente. Além disso, ela também pode ser instalada tanto no piso quanto na parede.

3 tipos de secagem, que inclui também a Passa Fácil que, conforme já explicamos anteriormente, facilita na hora de usar o ferro de passar. Há também a função antirrugas, que diminui os amassados e os vincos das roupas. E, por fim, gostaríamos de citar o belo painel digital que esta secadora tem.

  • Tipo de secadora – Piso ou Parede
  • Capacidade – 10,5 Kg
  • Potência – Não informado
  • Funções – 12 programas de secagem
  • Tipo de painel – Digital
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 68 cm; Largura: 60 cm; Profundidade: 56 cm

02. Lava e Seca Samsung WD4000 – 1 Kg (Preço médio: R$ 3.250)melhor secadora de roupas Lava e Seca Samsung WD4000

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Se você não abre mão da praticidade e tem dinheiro sobrando na conta bancária, a Lava e Seca WD4000 da Samsung pode ser a sua melhor compra. Ela faz as duas funções lavar e secar. Mas o diferencial é que ela tem a mesma capacidade de secagem que de lavagem. Ou seja, são 11 Kg para lavar e 11 Kg para secar.

Sem falar no seu design inox belíssimo e no painel digital que facilita qualquer configuração. Não à toa este é um modelo bem caro e que conta com diversas funções, incluindo o desodorizador, que elimina qualquer mau cheiro que esteja impregnado nas roupas.

  • Tipo de secadora – Lava e Seca
  • Capacidade – 11 Kg
  • Potência – Não informado
  • Funções – 12 programas de secagem
  • Tipo de painel – Digital
  • Classificação energética – A
  • Dimensões – Altura: 60 cm; Largura: 85 cm; Profundidade: 65 cm

01. Samsung DV6500K (Preço médio: R$ 5.800)melhor e mais cara secadora de roupas Samsung DV6500K

Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Mas se você está buscando mesmo uma secadora profissional e que possa ser usada até mesmo em empresas, apresentamos a DV6500K, da Samsung. Para você ter uma ideia de sua capacidade, ele usa gás como fonte de energia. E sua capacidade é de 18 Kg. Ou seja, é praticamente nível industrial.

Ela tem várias características interessantes, como sensores que detectam a secagem da roupa e impedem que o calor danifique o tecido. Ela conta com 14 programas de secagem, incluindo desodorizador e função Passa Fácil, que aqui nessa máquina é chamada de MultiSteam.

Essa secadora tem ainda um painel digital super simples de usar e configurar e um design arrojado e que se destaca na lavanderia. Mas todas essas vantagens cobram seu preço.

  • Tipo de secadora – Piso
  • Capacidade – 18 Kg
  • Potência – Não informado (Gás)
  • Funções – 14 programas de secagem
  • Tipo de painel – Digital
  • Classificação energética – Não cabe
  • Dimensões – Não informado

Conclusão

E então? Gostou do nosso artigo sobre secadoras de roupas? Esperamos que ele tenha sanado todas as suas dúvidas e que tenhamos conseguido auxiliar você no processo de compra de sua nova secadora. Boas compras!

Talvez tem interesse em: 

2 Comentários

  1. Gostei porque traz muitas informações, porem preciso de uma de parede e fiquei com duvida entre a da Brastemp e a da Eletrolox, como no artigo não mostra a melhor compra tipo custo beneficio se possível gostaria da opinião entre estas duas?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *