Escolher um bom roteador requer um conhecimento prévio do que tem de melhor no mercado. Pode parecer uma tarefa um pouco complicada ou complexa para que você tenha um bom sinal de Wi-Fi. Você precisa contar com as melhores marcas que estão disponíveis hoje no mercado, além, é claro, das configurações, tecnologia aplicada, velocidade de transmissão, dentre outras informações que fazem muita diferença na hora de você realizar sua escolha.
A frequência da banda larga também deve ser checada. Esse item faz muita diferença na hora da utilização do dispositivo. Tais informações vão te ajudar a realizar uma escolha mais consciente de um aparelho que atenda a sua necessidade de navegação. Caso contrário essa escolha pode gerar muitos problemas e dores de cabeça no futuro.
Pensando em descomplicar um pouco sua vida, veja a seguir os 10 melhores roteadores disponíveis no mercado no ano de 2023 e que irão atender a sua necessidade de estar sempre conectado em uma internet de alta velocidade.
Sumário
- Ranking: Top 10 melhores roteadores para comprar online
- Guia de compra: Como escolher o melhor roteador em 2023
- Conclusão
Ranking: Top 10 melhores roteadores para comprar online
Confira agora 10 excelentes opções de roteadores que você poderá comprar hoje mesmo pela internet. Selecionamos desde modelos de entrada e mais simples, que cabem no orçamento da maioria das pessoas, até aqueles modelos mais caros e cheios de funcionalidades.
10. D-Link DIR-819
Roteador baratinho e muito eficiente

Veja o produto em
Para quem quer um roteador barato e que seja bem eficiente para o seu preço, apresentamos o D-Link DIR-819. Ele tem 3 antenas e é compatível com o padrão Wi-Fi IEEE 802.11AC, que consegue atingir altas velocidades.
E, surpreendendo a muitos, ele é Dual Band, o que significa que consegue trabalhar em frequências de 2.4 GHz e também em frequências de 5 GHz. Inclusive, das 3 antenas duas delas trabalham a 2.4 GHz e a terceira antena é responsável pelo sinal de 5 GHz.
A velocidade máxima desse roteador é 750 Mbps. Mas não se preocupe, que a grande maioria dos planos de banda larga não supera essa velocidade. O legal é que esse roteador possui a função repetidor. Com ela você pode ampliar o sinal de um outro roteador da casa. Mas, por ser muito barato, ele tem poucas funcionalidades extras.
09. TP-Link TL-WR941HP
Um roteador que alcança grandes distâncias

Veja o produto em
Se você sofre com o alcance do sinal do roteador da sua casa e está em busca de um modelo que consiga fazer com que o sinal pegue com intensidade em todos os cômodos, talvez o TP-Link TL-WR941HP possa ser a melhor opção.
Ele tem 3 antenas enormes de 8 dBi, que é uma potência que por si só já é acima da média do que os outros modens oferecem. E o tamanho exagerado das antenas não é para menos, já que elas amplificam o sinal em até 5x mais do que a média do mercado. E é justamente por isso que o sinal desse roteador consegue chegar a 900 metros de distância!
Esse roteador também é ideal para casas que tenham muitos obstáculos, como paredes grossas, lajes e muitos móveis pelo caminho. Devido à potência elevada, o sinal consegue atravessar muitos obstáculos sem problema.
Mas, como o seu objetivo primordial é fazer o sinal do Wi-Fi chegar o mais longe possível, o TP-Link TL-WR941HP não trabalha na frequência de 5 GHz. Apenas 2.4 Ghz, que é a frequência que tem um alcance maior. Além disso, certifique-se de reservar um espaço generoso para abrigar esse roteador, pois ele é bem grande!
08. TP-Link Archer C50 V4
O melhor custo x benefício do mercado

Veja o produto em
O Archer C50 V4, da TP-Link, nos impressionou pois consegue oferecer recursos e funções que, em sua maioria, só estão presentes nos roteadores top de linha. Entretanto, esse modelo custa menos de R$ 300.
E como não podia deixar de ser, esse modelo também é Dual Band, trabalhando nas frequências de 2.4 Ghz e 5 Ghz. A sua velocidade é adequada para qualquer ambiente doméstico, desde que a velocidade da banda larga não ultrapasse 100 MB.
O Archer C50 V4 possui 4 antenas e, por isso, distribui o sinal de maneira uniforme por todo o ambiente. Além disso, como ele é Dual Band, você pode escolher entre um sinal com mais alcance (2.4 Ghz) ou com mais intensidade (5 GHz).
07. Intelbras RG1200
Um dos melhores roteadores com 4 antenas

Veja o produto em
O roteador Intelbras RG1200 possui todos os principais recursos que os melhores roteadores do mercado oferecem. Ele é Dual Band, ou seja, trabalha nas frequências de 2.4 Ghz e 5 GHz.
Ele também possui um aplicativo, o Wi-Fi control Home, que torna a configuração desse roteador extremamente simples e rápida. Por meio desse aplicativo você pode ativar e configurar o controle parental e também o QoS, que permite a você priorizar certas conexões.
O Intelbras RG1200 conta com 4 antenas de 5 dBi e 4 portas Gigabit Ethernet. Ele é compatível com IPv6 e o novo padrão Wi-Fi 802.11AC, garantindo a máxima velocidade em todas as situações.
06. Xiaomi Mi Router 4
A Xiaomi tem o melhor roteador para uso doméstico

Veja o produto em
Se você quer um bom roteador para uso doméstico saiba que o Mi Router 4, da Xiaomi, pode lhe atender muito bem. Ele tem 4 antenas e também é Dual Band, proporcionando que o sinal alcance todos os cantos da casa.
O Xiaomi Mi Router 4 também é um dos mais inteligentes roteadores do mercado. Você pode gerenciar todas as suas funções através de um aplicativo para smartphone. Por exemplo, sempre que um novo dispositivo se conecta à rede, você recebe uma notificação em seu celular. Assim dá pra saber exatamente quem está conectado.
Além disso, caso você precise trocar a senha do Wi-Fi, a mesma é atualizada em todos os dispositivos conectados e autorizados. Isso diminui o trabalho de ficar passando a senha para todo mundo. Por fim, temos que falar no seu design, que é muito bonito e elegante. Realmente, o Xiaomi Mi Router 4 é um dos melhores roteadores domésticos.
05. TP-Link Archer C60
O melhor roteador de 5 antenas

Veja o produto em
Esse roteador da TP-Link é um dos melhores modelos que você encontrará com 5 antenas. Ele tem uma velocidade total de 1350 Mbps. Essa velocidade é dividida em 450 Mbps na frequência de 2.4 GHz e 867 Mbps na frequência de 5 GHz. E sim, esse modelo é Dual Band.
O TP-Link Archer C60 ainda conta com diversas funcionalidades interessantes, como o QoS, que permite ao usuário priorizar certas conexões. O controle parental dá mais segurança aos pais para controlar o conteúdo que seus filhos pequenos assistem. Por fim, esse roteador é compatível com o padrão Wi-Fi IEEE 802.11AC, que garante uma conexão Wi-Fi de alta velocidade.
Das 5 antenas que esse roteador disponibiliza, 2 delas trabalham na frequência de 2.4 GHz e 3 delas trabalham na frequência de 5 GHz. Esse roteador é tão estável que ele suporta até mesmo 250 usuários conectados ao mesmo tempo!
04. D-Link DIR-878
O melhor roteador de 4 antenas

Veja o produto em
Se você procura por um roteador de 4 antenas que tenha um bom alcance e estabilidade de sinal, o D-Link DIR-878 pode ser a solução. As suas 4 antenas são de 5 dBi, que é uma potência que pode alcançar até 200 metros. Além disso, ele é Dual Band, trabalhando nas frequências de 2.4 Ghz e 5 Ghz.
Mas o que faz com que seu sinal chegue mais longe e com qualidade é a tecnologia Smart Beaming, que direciona o sinal diretamente para a antena dos aparelhos conectados. A maioria dos roteadores trabalha espalhando o sinal em torno de si mesmo. Mas com o Smart Beaming o sinal é direcionado de forma mais inteligente e potente.
Ele ainda identifica, de forma automática, qual a melhor frequência (banda) para o seu smartphone, tablet ou notebook. Por fim, devemos elogiar o seu design super fino e elegante. Com certeza este é um ótimo roteador de 4 antenas.
03. TP-Link Archer C9
O melhor roteador para uso geral

Veja o produto em
O Archer C9, da TP-Link, figura nas primeiras posições de nosso ranking pois é o que melhor se adequa para o uso geral, ou seja, praticamente todas as situações e perfis de usuários. Ele mantém um bom desempenho em diversos cenários.
Para começar, ele possui uma velocidade de 1900 Mbps, que é dividida em duas frequências. Na frequência de 2.4 Ghz ele conta com a velocidade de 600 Mbps. Já na frequência de 5 Ghz ele oferece 1.300 Mbps. É importante ressaltar, no entanto, que apesar de ser 2x mais rápida que a frequência de 2.4 Ghz, a de 5 Ghz têm um alcance menor.
O Archer C9 tem um processador de 1 GHz que consegue gerenciar com sucesso vários dispositivos conectados na mesma rede. Esse modelo tem 3 antenas que fazem uso da tecnologia Beamforming. Esta tecnologia é maravilhosa e torna o sinal mais intenso e estável.
E como ela faz isso? Simples! Ao invés de emitir um sinal amplo, as antenas se comunicam diretamente com os dispositivos conectados, enviando um sinal uniforme e mais focado nos aparelhos, diminuindo as perdas e instabilidades do sinal. Por fim, mas não menos importante, o TP-Link Archer C9 tem 2 portas USB, sendo uma delas 3.0. Com essas duas portas USB você pode compartilhar impressoras e até mesmo criar um servidor local.
02. Multilaser Sirius RE016
Roteador com 8 antenas

Veja o produto em
O grande destaque desse roteador da Multilaser é que ele possui 8 antenas! Isso mesmo! 8 antenas! Assim você consegue ter vários usuários e dispositivos conectados ao mesmo tempo e cada um deles com uma boa potência de sinal.
Assim como outros modelos citados nesta lista, o Multilaser Sirius é dual band e troca automaticamente para a melhor frequência para o seu dispositivo. Além das 8 antenas ele conta ainda com 4 portas Gigabit Ethernet e 7 anos de garantia por parte da fabricante. Com certeza este é um roteador que vai durar bastante.
01. ASUS RT-AC68U
O roteador mais rápido do mundo

Veja o produto em
O ASUS RT-AC68U é um dos melhores e mais rápidos roteadores que você poderia comprar. Se o que você quer é desempenho e estabilidade na sua rede, invista no melhor! Esse modelo foi fabricado com foco nos gamers profissionais e, por isso, ele é capaz de prover não apenas velocidade mas também estabilidade.
Mesmo sendo um modelo com preço bem salgado (mais de R$ 2 mil), o ASUS RT-AC68U não deixa nada a desejar. Tanto é que ele é considerado como o roteador mais rápido do mundo por muitos portais especializados durante 4 anos seguidos. Não há dúvida de que este é um roteador de excelência.
O ASUS RT-AC68U também é Dual Band, ou seja, trabalha nas frequências de 2.4 Ghz e 5 Ghz. E ele também conta com as tecnologias Breamforming e AIRadar, que amplificam o sinal e o fazem chegar com mais intensidade e estabilidade aos dispositivos conectados.
Por fim, este roteador da ASUS vem com processador dual-core, que gerencia o tráfego de rede de forma independente e mesmo quando vários dispositivos estão conectados ao mesmo tempo ele consegue manter a latência baixa e a velocidade alta.
Quem leu esse ranking também gosta:
- Adaptadores Bluetooth: Os 8 melhores para comprar em 2023
- Top 10 melhores repetidores Wi-Fi para comprar online
Guia de compra: Como escolher o melhor roteador em 2023

O que eu devo considerar para escolher um bom roteador? Ao escolher um roteador, preste bastante atenção em alguns detalhes que são importantes para o bom e correto funcionamento, tais como: velocidade de transmissão, número de antenas, qualidade dessas antenas, padrão de segurança, frequência de bandas suportadas e até funções adicionais que podem ser muito úteis para o usuário.
Tudo deve ser bem avaliado para que o dispositivo atenda às suas necessidades, tais como acesso a configurações por smartphones, controles parentais, portas USB, dentre outras. Nos próximos parágrafos você saberá em quais aspectos técnicos deve ficar de olho antes de escolher o seu próximo roteador. Confira!
Quantidade de antenas

A quantidade de antenas de um roteador é outro fator que você deve ficar de olho. No mercado existem roteadores com 1, 2, 4, 5 e até 8 antenas! Mas se engana quem pensa que o número de antenas aumenta a potência do sinal. Uma coisa não tem relação com a outra.
Mas qual a vantagem de comprar um roteador com várias antenas? A vantagem é que o sinal terá mais “caminhos” para percorrer. Imagine que você vá dirigir do ponto A para o ponto B, mas você só sabe um caminho. Se esse caminho estiver engarrafado, você perderá muito tempo trafegando por ele.
No entanto, se você conhece mais de uma rota para chegar ao destino, se uma delas estiver engarrafada você pode usar outra, que talvez esteja livre e seja mais rápida. Este mesmo conceito se aplica aos roteadores Wi-Fi. Quanto mais antenas, melhor será a cobertura do sinal e também mais “caminhos” ele terá para chegar ao roteador.
Outra vantagem de se ter várias antenas é que metade delas podem trabalhar em uma frequência (2.4 Ghz) e a outra metade na frequência de 5 Ghz. Isso também melhora a cobertura do sinal e evita interferências com outros dispositivos sem fio.
Potência do sinal

Se você mora em uma casa muito grande ou que possui muitos obstáculos, com certeza já se deparou com os famigerados “pontos cegos”. São locais onde o sinal do Wi-Fi não chega ou fica muito fraco, derrubando a sua conexão.
Para resolver esse problema, você deve comprar um roteador com uma forte potência de sinal. A potência é medida em decibéis isotrópicos (dBi). Essa informação vem discriminada na caixa do produto ou em sua descrição.
Para exemplificar: se você está em dúvida entre um roteador com 5 dBi e outro com 15 dBi, dê preferência para o segundo, pois sua potência é maior e o sinal consegue chegar mais longe e atravessar mais obstáculos. Mas, se você mora em uma casa muito pequena, não tem porquê comprar um roteador de potência muito alta. Essa dica só vale para quem tem casas grandes.
Velocidade máxima

Os roteadores também possuem uma velocidade máxima de transferência de arquivos. Mas note que essa velocidade é diferente da velocidade de sua banda larga, que você contratou junto ao provedor de sua cidade ou bairro. A velocidade do roteador diz respeito à comunicação entre 2 ou mais computadores que estejam ligados na mesma rede.
Vamos supor que você tenha dois computadores ligados na mesma rede e deseja transferir arquivos entre eles. A velocidade de transferência entre essas duas máquinas dependerá da velocidade máxima do roteador.
Por isso, ao escolher um modelo de roteador dê preferência para aqueles que contam com portas RJ-45 no padrão Gigabit Ethernet. Essas portas são bem rápidas e conseguem fazer transferência de 1 Gigabit por segundo.
Já quando se trata de conexão Wi-Fi, existem 4 padrões. São os padrões B, G. N e AC. Cada um deles possui uma velocidade de transferência mais elevada. Confira a seguir:
- Padrão B: 11 Mbps
- Padrão G: 54 Mbps
- Padrão N: 300 Mbps
- Padrão AC: 1.300 Mbps
Praticamente todos os roteadores são compatíveis com o padrão B, G e N. Mas nem todos são compatíveis com o AC, apenas os modelos mais caros e sofisticados. Portanto, se você quer ter a máxima velocidade em sua rede local, compre um roteador compatível com o padrão AC.
Banda ou frequência
É importante ficar de olho também na banda ou frequência de operação. A grande maioria dos roteadores mais simples e baratos trabalham apenas com a frequência de 2.4 Ghz. A vantagem dessa frequência é que ela tem um alcance maior. Mas, por ser mais baixa, está mais sujeita à interferências de outros aparelhos sem fio.
Existem outros roteadores que trabalham na frequência de 5 Ghz. Essa frequência não tem um alcance tão grande mas, em compensação, por ser mais alta, ela sofre menos interferência de outros dispositivos. Portanto, a frequência de 5 Ghz é útil para quem deseja mais estabilidade de sinal.
E, por fim, existem os roteadores Dual Band, que são aqueles capazes de trabalhar com as duas frequências. Eles criam duas redes Wi-Fi, uma com a banda de 2.4 Ghz e outra com a de 5 Ghz. Assim você escolhe em qual rede deve acessar, dependendo da estabilidade e velocidade da mesma.
Quantidade de portas

Geralmente um roteador Wi-Fi traz dois tipos de portas: LAN e WAN. A porta LAN é onde você deve conectar o cabo de rede e levá-lo até o seu computador ou notebook. Ela promove um sinal mais estável que o Wi-Fi e, em muitas vezes, mais rápido também.
Os roteadores mais simples vêm com 4 portas LAN (RJ-45), possibilitando que você conecte até 4 computadores ao mesmo roteador. Quanto mais portas LAN, mais máquinas podem ser conectadas. Para uso doméstico, em geral, 4 portas é o suficiente. Já a porta WAN só é uma e é a que recebe o link de internet direto de sua operadora.
Alguns modelos de roteadores também possuem uma porta USB. De forma que você pode salvar as configurações personalizadas em um pendrive e transportá-las para outro roteador de mesma marca. Ou, então, fazer o caminho inverso e importar as configurações personalizadas de outro roteador.
A porta USB também serve para você conectar impressoras ou pendrives. Dessa forma a impressora fica ligada à rede e pode ser usada por qualquer computador que esteja ligado na mesma rede. Essa função é muito usada em escritórios ou lan houses. E se você conectar um pendrive com músicas ou filmes, os mesmos ficarão disponíveis para todos os PCs e dispositivos da rede, transformando o roteador em um pequeno servidor de arquivos.
Segurança
É importante ficar de olho também nos recursos de segurança oferecidos pelo roteador. Modelos mais antigos podem ter uma segurança mais fraca e serem mais vulneráveis a ataques de hacker, comprometendo todos os seus arquivos.
Via de regra, dê preferência para os modelos de roteadores que suportem senha com criptografia WPA e WPA2. Essa criptografia é bastante forte e muito difícil de ser quebrada, pra não dizer quase impossível.
Existem alguns modelos de roteadores que ficam monitorando o tráfego de entrada, ou seja, todos os dados, arquivos e sites da internet que passam por ele. Esse monitoramento é feito em busca de vírus ou outros tipos de malwares. Já outros modelos contam com uma lista de sites maliciosos. Dessa forma ele te avisa antes que você acesse e caia em uma armadilha.
Enfim, são inúmeros os recursos de segurança. Por isso, dê uma olhada antes nessa parte. O mínimo que um bom roteador precisa ter é pelo menos a encriptação WPA e WPA2 em suas senhas de acesso.
Controle parental
O controle parental é um recurso muito útil e importante, especialmente se você tem crianças ou adolescentes em casa. Através de uma interface simples e intuitiva, os pais podem estabelecer certas regras de uso da internet.
Por exemplo, através do controle parental os pais podem bloquear sites pornográficos ou com conteúdos muito sensíveis ou altamente violentos. É possível também bloquear o acesso a jogos online ou a serviços de streaming de filmes. Sem dúvida, um recurso de grande valia para os pais preocupados com a exposição de seus filhos à internet.
Design
Esse é um item que não afeta o desempenho ou o alcance do sinal e, mesmo assim, é importante para algumas pessoas. Principalmente se o roteador for ficar em uma área à vista de todos.
Os roteadores Wi-Fi possuem uma grande variedade de formatos, cores e número de antenas. Assim, o design de modelos de mesma marca podem variar bastante. Se isso faz diferença para você, procure escolher um modelo que vá se harmonizar com o restante da decoração ou que, pelo menos, não destoe tão drasticamente dos demais elementos decorativos.
Conclusão
Temos certeza de que depois de ler este artigo você não terá mais nenhuma dúvida sobre os roteadores Wi-Fi. Acabamos de explicar como você pode fazer a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades. Mas, para facilitar ainda mais a sua vida, ainda elaboramos um super ranking com 10 ótimas opções de roteadores Wi-Fi para você comprar hoje mesmo em lojas confiáveis na internet.
Se você gostou desse artigo e achou que ele foi útil para você, por favor, compartilhe com seus amigos e familiares. Assim você nos incentiva ainda mais a continuar produzindo artigos de qualidade como esse.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2023