cachorro comendo rações

Top 10 melhores rações para cachorro para comprar em 2022

Última atualização em 9 de agosto de 2022

Quem tem um cachorro em casa sabe como a gente se apega fácil a essas criaturinhas e os trata como verdadeiros membros da família. É ótimo vê-los felizes, saudáveis, correndo, brincando e aprontando pela casa. Mas, para isso, é preciso que a alimentação de seu cãozinho seja a melhor possível!

Sendo assim, é imprescindível que você saiba escolher a melhor ração para o seu cachorro. Neste artigo nós iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a ração ideal para o seu cão. Cada tipo de cachorro precisa de uma ração específica. Além disso, é importante analisar questões como a fórmula usada para a fabricação da ração, sabor, aroma, textura, dentre outros.

Mas, antes de explicarmos todas essas questões, confira um ranking com as 10 melhores rações de cachorro que você pode comprar online.

Sumário

Ranking: Top 10 melhores rações para cachorro em 2022

Abaixo você confere um ranking com as 10 melhores rações para cachorro que você pode comprar online. Neste ranking nós tomamos o cuidado de incluir rações variadas, que são indicadas para filhotes, cães de pequeno e grande porte e, também, para os cachorros mais velhinhos.

Nós usamos como referência de pesquisa a Amazon, que é uma loja online altamente confiável e que pratica preços justos e realiza uma entrega rápida direto na sua casa.

01. Pedigree Equilíbrio Natural Filhotes

A ração mais equilibrada para seus filhotes

  • Porte: todos
  • Proteína Bruta: 25%
  • Volume: 1 kg ou 3 kg
  • Sabor: frango

Essa ração da Pedigree é bastante equilibrada em seus ingredientes. Os grãos são feitos com farinha de carne e ossos de frango, gordura de frango, linhaça, cenoura, beterraba e espinafre. Além disso, ela não usa aromatizantes artificiais e nem gordura trans.

Esta ração é uma fonte natural de proteínas, gordura e carboidratos, além de vitaminas e minerais como vitamina A, D3, E, complexo B, Niacina, dentre outros. Ou seja, esta é uma refeição completa e balanceada. Os grãos são cuidadosamente cozidos para proporcionar a maciez ideal para os filhotes.

A Pedigree Equilíbrio Natural é vendida em embalagens de 1 Kg e 3 Kg. Esse produto possui 5 estrelas na Amazon e avaliações muito positivas. Por exemplo, um dos compradores comentou o seguinte sobre esta ração:

Geralmente essas rações muito “famosas” são todas regular, mas essa equilíbrio da Pedigree é realmente boa. Ela tem alguns grãos mais fofos e minha cachorra simplesmente amou. O pelo dela melhorou e a fezes ficaram mais regulares e com menor odor, ela também parece não ter conservantes em sua fórmula.”

PrósContras
Com ômega 3 e 6Indicado somente para filhotes
Rico em DHA
Receita de espinafre, cenoura e beterraba

02. Hercosul Biofresh

A melhor ração para filhotes de raças pequenas

  • Porte: pequeno e mini
  • Proteína Bruta: 15%
  • Volume: 1 kg ou 3 kg
  • Sabor: não especificado

Enquanto a ração da Pedigree que indicamos no tópico anterior é para todos os cães filhotes, esta ração da Hercosul é indicada apenas para filhotes de raças pequenas. Ela inclui carnes frescas e ovos, que são ricas em proteínas de alto valor biológico. Além disso ela usa também frutas, legumes e cereais nobres.

Sem falar que esta ração também não inclui transgênicos ou aromatizantes artificiais, corantes e conservantes. Essa ração promove um crescimento muito mais saudável de seu cãozinho filhote, com pêlos macios, brilhosos e sedosos. Até as fezes são afetadas, já que terão menos odor e menor quantidade.

Esta ração é vendida em embalagens de 3 Kg e 7,5 Kg, sendo uma Super Premium. Por isso seu preço é um pouco mais elevado. Ela possui uma nota de 4,5 estrelas. Veja o que um dos compradores falou sobre esta ração:

Ração veio dentro do prazo combinado. Meu cachorro simplesmente ama. Melhor site em relação a custo/beneficio.Eu recomendo!

PrósContras
Diminui o odor das fezesNão possui
Com ingredientes frescos
Livre de conservantes, transgênicos e corantes

03. Ração Golden Special Premier Pet

Melhor ração custo-benefício

  • Porte: grande
  • Proteína Bruta: 22%
  • Volume: 15 kg
  • Sabor: frango e carne

Essa ração apresenta bom custo-benefício. Isso porque ela apresenta um custo acessível, visto que conta com 15 kg de volume, e possui uma fórmula saudável para o cachorro.

Ela melhora o funcionamento do intestino, promovendo o seu equilíbrio, e conta com vários nutrientes que fortalecem as articulações do seu bichinho de estimação.

Resumindo: o seu cachorro pode ficar muito mais forte e ter mais energia com essa maravilhosa ração. Ah, e ela serve até mesmo para os animais que possuem um paladar mais “rebuscado”, pois o seu sabor é delicioso!

PrósContras
Livre de aromatizantes e corantesNão possui
Riqueza em nutrientes
Melhora o funcionamento do intestino

04. Royal Canin Mini Cães

A melhor ração para manter os pêlos saudáveis e controlar o peso

  • Porte: todos
  • Proteína Bruta: não especificado
  • Volume: 7,5 kg
  • Sabor: não especificado

A marca Royal Canin é uma das mais renomadas no mercado, especialmente para rações Super Premium. Por isso seu preço é um pouco mais elevado.

A mistura de ingredientes desta ração foi pensada para ajudar no tônus muscular do cachorro e para o controle de peso, evitando que eles fiquem obesos, situações que podem trazer complicações para a saúde do animal. Além disso, a ração Royal Canin tem outro benefício, que é o de manter a pelagem muito bonita, brilhante e macia. Isso tudo se deve aos ingredientes especiais.

Dentre eles podemos encontrar casca de ervilha, milho integral moído, farinha de vísceras de aves e farinha de gordura. Como ponto negativo, porém, essa ração usa conservantes e produtos transgênicos. Ela é vendida em embalagens de 1 Kg, 2,5 Kg e 7,5 Kg.

PrósContras
Auxilia a manter o peso do cachorroNão possui
Deixa a pelagem perfeita

05. Ração Guabi GranPlus Choice

Mantém os ossos saudáveis

  • Porte: todos
  • Proteína Bruta: não especificado
  • Volume: 15 kg
  • Sabor: carne

Se o seu bichinho de estimação possui um paladar mais “rebuscado”, não se preocupe, pois essa ração atende a todos os tipos de paladares. Isso porque a sua receita é composta de ingredientes nobres. Além disso, é livre de aromas artificiais e corantes.

Devido aos seus minerais e vitaminas, essa ração ajuda a manter a massa muscular do seu peludinho. Além disso, fortalece os seus ossos e os seus dentes. Por fim, ela também deixa as fezes do cachorro mais firmes. Portanto, essa ração possui tudo para promover mais saúde para o seu melhor amigo!

PrósContras
Mantém a massa muscular do cachorroNão possui
Deixa os seus dentes mais saudáveis
Cuida dos ossos do cachorro

06. Ração Hill’s Science Diet

Ajuda na digestão do cachorro

  • Porte: pequeno e mini
  • Proteína Bruta: não especificado
  • Volume: 2.4 kg, 6 kg ou 0,8 kg
  • Sabor: frango

Você preza pela saúde do seu cachorrinho? Então, essa ração atenderá às suas necessidades! Isso porque ela conta com antioxidantes, ácidos graxos e fibras. Tudo isso promove a boa digestão do seu bichinho de estimação e mantém a pelagem perfeita.

Além disso, a sua receita conta com a quantidade perfeita de cálcio, mineral, vitamina C e E e ômega 3 para promover o crescimento saudável do seu peludinho. Assim, o cachorro pode se desenvolver cheio de energia e alegria!

Por fim, é importante ressaltar que essa ração costuma ser recomendada pelos veterinários para a redução de lágrimas ácidas. Portanto, se o seu ‘aumigo’ está com esse problema, aproveite para oferecê-lo esta ração!

PrósContras
Mantém a pelagem do cachorroNão possui
Ajuda na digestão
Promove a condição corporal perfeita

07. Nestlé Purina One

Com pedaços crocantes e carnudos

  • Porte: pequenos e mini
  • Proteína Bruta: não especificado
  • Volume: 2 kg, 6 kg ou 0,7 kg
  • Sabor: frango e cordeiro

Grãos de qualidade, óleos nobres, ingredientes saudáveis… Tudo isso é possível ver nessa excelente ração para cachorro da Nestlé. Ela conta com óleo de coco, beterraba, cenoura e muito mais!

Vale ressaltar que essa ração é considerada premium e foi “inventada” por nutricionistas, apresentando ingredientes funcionais e naturais. Diante do seu preço e suas vantagens, podemos afirmar que essa ração apresenta um ótimo custo-benefício!

PrósContras
Formulada por nutricionistasNão diminui o odor das fezes do cachorro
Deixa os músculos do cachorro mais fortes
Ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular

08. Ração Para Cachorros Pedigree Raças Médias e Grandes

A melhor ração da Pedigree

  • Porte: médio e grande
  • Proteína Bruta: 21%
  • Volume: 20 kg
  • Sabor: carne, frango e cereais

A Pedigree já é uma marca muito bem conceituada e reconhecida entre os brasileiros. Devido à textura dos grãos da Pedigree, eles ajudam a prevenir a diminuição de tártaro nos dentes dos cães. Isso mantém as gengivas e os dentes saudáveis.

Essa ração não usa corantes e aromatizantes artificiais. A formulação é composta por vitaminas e minerais, além de fibras naturais que auxiliam na digestão e geram fezes firmes e com pouco odor. Esta ração também contém ômega 6 e proteínas de carnes, para que os cães tenham músculos fortes.

A nota média desta ração na Amazon é de 5 estrelas, com 6 avaliações de clientes. Veja o que uma delas falou a respeito desta ração: “Minha cachorra adorou já no primeiro dia, e estávamos com problema em achar uma ração que ela aceitasse. De qualidade”.

PrósContras
Promove o bom funcionamento do sistema imunológicoNão possui
Deixa os pelos bonitos e saudáveis
Cuida da saúde bucal

09. Ração Baw Baw

Diminui o odor das fezes

  • Porte: todos
  • Proteína Bruta: 30%
  • Volume: 15 kg
  • Sabor: carne e leite

Essa ração se destaca por conter extrato de yucca e prebióticos em sua composição, o que ajuda a diminuir o cheiro forte e desagradável das fezes do cachorro e melhora o seu processo de digestão.

Além disso, essa ração conta com proteínas, minerais, vitaminas e fibras. A sua composição apresenta ainda ômega 3 e 6, fósforo e cálcio. Esses ingredientes ajudam a manter os pelos macios e fortalecem os músculos e ossos.

PrósContras
Deixa os músculos e ossos mais fortesNão possui
Torna a pele e os pelos mais macios
Melhora o processo de digestão

10. Ração Special Dog

Rico em vitaminas

  • Porte: todos
  • Proteína Bruta: 21%
  • Volume: 1 kg, 3 kg, 10.1 kg, 15 kg ou 20 kg
  • Sabor: carne

Que tal comprar uma ração de boa qualidade e por um preço super acessível? Essa ração da Special Dog é maravilhosa, pois conta com vitaminas, fibras, ômegas 3 e 6 e zinco orgânico. Além disso, ela possui formato de grânulo.

Essa ração também é conhecida por diminuir o índice de umidade das fezes do cachorro. Em resumo, ela ajuda a manter a boa saúde do animal e também deixa o seu dono mais feliz!

PrósContras
Diminui a umidade das fezesGrão de tamanho mediano
Com ômega 3 e 6

Leia também: 

Guia de compra: Como escolher a melhor ração de cachorro

Agora que você já sabe quais as melhores rações para comprar online, vamos entender um pouquinho como algumas características podem influenciar na qualidade da ração. Vamos entender também como escolher a ração ideal para o seu cachorro e porque não é saudável dar restos de comida para ele. Vamos lá!

Escolhendo a ração certa para o seu cachorro

Quando for comprar a ração do seu cachorro, você não vai simplesmente pegar a primeira que ver na prateleira. As rações são produzidas levando-se em consideração o tamanho e o peso do cão. E ainda existem algumas marcas que produzem rações específicas para certas raças de cachorro. Existem, basicamente, 4 tipos de rações:

  1. Para filhotes: as rações específicas para filhotes incluem nutrientes fundamentais para o crescimento saudável dele, além dos grãos serem menores e mais fáceis de mastigar;
  2. Para raças pequenas: esse tipo de ração é ideal para cães que possuem até 43 cm de altura e pesam entre 0,5 e 15 Kg;
  3. Raças de médio porte: as rações dessa categoria servem muito bem cães que tenham até 60 cm de altura e um peso entre 15 a 25 Kg;
  4. Raças de grande porte: essas rações foram feitas pensando em cães que tenham até 70 cm de altura e um peso que varia entre 25 e 45 Kg.

Então é isso! Você deve comprar a ração de acordo com o porte de seu cachorro, sempre levando em consideração o peso e a altura dele.

Tipos de ração

Além de observar o porte de seu cachorro para comprar a ração certa, é preciso também observar o tipo de ração. Em geral, as marcas fabricam 4 tipos de ração, são elas: Standard, Premium, Super Premium e Veterinária.

Standard

As rações do tipo Standard são as mais baratas e mais acessíveis. Elas são indicadas para os donos de cachorro que não querem ou não podem gastar muito dinheiro com a alimentação de seus pets. Mas, mesmo assim, desejam fornecer uma alimentação minimamente adequada.

Apesar de terem uma qualidade inferior aos outros tipos de ração, as standard contém todos os nutrientes necessários para uma boa nutrição e crescimento dos cães.

Premium

As rações do tipo Premium são as intermediárias. Mais indicadas para cachorros que possuem necessidades nutricionais especiais. E, justamente por isso, as rações premium são adicionadas com ingredientes de melhor qualidade.

Como você pode imaginar, as rações premium são mais caras que as rações standard. Mas o seu preço não é assim tão elevado, ficando em um meio termo entre caro e barato.

Super Premium

Se você quer o melhor tipo de ração para o seu cachorro, deve investir nas Super Premium. Elas utilizam ingredientes com ainda mais qualidade, pois todos eles são naturais. Além do mais, os fabricantes não usam corantes, transgênicos e outros compostos que podem fazer mal à saúde dos cães no longo prazo.

As rações Super Premium são praticamente unanimidades entre os veterinários. Muito devido a altíssima qualidade do alimento. Mas, obviamente, o valor das rações Super Premium é bem elevado e não é todo mundo que pode arcar com esse custo mensal.

Veterinária

Por fim, chegamos às rações veterinárias. Eles não devem ser oferecidas para qualquer cachorro, pois esse tipo de ração deve ser passada exclusivamente por um veterinário. Ela tem por objetivo tratar doenças, já que em sua fórmula elas já incluem medicamentos.

TipoStandardPremiumSuper PremiumVeterinária
Indicado paraQuem quer economizarPara cães com necessidades nutricionais especiaisPara quem quer dar a melhor alimentação para os cãesIndicado para tratar de doenças
VantagensContém todos os nutrientes necessáriosUsa ingredientes de melhor qualidadeUsa ingredientes da mais alta qualidade e naturaisContém medicamentos em sua fórmula
PreçoBarataPreço intermediárioCaraSão ainda mais caras
tabela de comparação de tipo de rações

Fórmula

É importante dar uma olhadinha nos ingredientes utilizados na preparação da ração. Eles constam na tabela nutricional. Os ingredientes usados podem variar muito de marca para marca, sem falar nos diferentes tipos de ração à venda no mercado.

Conforme você viu no tópico “Tipos de ração”, a qualidade da mesma varia muito. E, infelizmente, isso pode impactar negativamente na saúde de seu fiel cãozinho. Se você quer ter a certeza de estar proporcionando a melhor alimentação possível, sempre compre rações Premium ou Super Premium. Os ingredientes são de melhor qualidade e não são usados corantes ou compostos artificiais.

Mas se você optar pelas rações Standard, você deve redobrar a atenção com os ingredientes utilizados. Especialmente o sódio, que nas marcas mais baratas costumam aparecer  em grandes quantidades. Além disso, as rações mais baratas utilizam compostos artificiais, como corantes e aromatizantes.

Percentual de proteína

A proteína é fundamental para o bom desenvolvimento do cachorro e manutenção da sua saúde. Um cachorro filhote deve consumir uma ração com um percentual de proteína de no mínimo 25%. Já um cachorro adulto precisa consumir uma ração com um percentual mínimo de 18%.

Sabor e aroma

Como você bem sabe, os cães possuem os sentidos muito mais aguçados que os nossos. O olfato e o paladar são bons exemplos. Por isso mesmo, é bom investir em uma ração que seja atraente no que diz respeito ao sabor e também ao aroma.

Felizmente, a indústria investiu muito dinheiro para desenvolver rações com os mais variados cheiros e sabores, tais como carne, frango, salmão e cordeiro. Por isso, de tempos em tempos é interessante trocar para que o seu cachorro não enjoe do sabor. Veja quais as marcas que oferecem a maior variedade de sabores.

Outro ponto importante ao qual você deve ficar atento é se o sabor e o aroma são naturais. Muitas marcas, infelizmente, usam aromas artificiais, o que implica no uso de compostos prejudiciais à saúde do animal.

Granulação e textura

Outro motivo pelo qual é importante comprar uma ração de acordo com o porte de seu cachorro é justamente a granulação e a textura. Os fabricantes de ração já ajustam a textura e o tamanho dos grãos levando em conta o tamanho e o peso do animal.

Por exemplo, a ração destinada aos filhotes costumam ter grãos menores e mais macios, o que facilita a digestão do cãozinho. Já as rações destinadas aos cachorros de grande porte, possuem grãos maiores e mais duros, pois estimula a mastigação e preserva a dentição do animal.

Além disso, se o seu cãozinho está doente, vale a pena investir em uma ração úmida, pois é mais fácil de mastigar e de digerir. Depois, quando o seu cãozinho melhorar, você pode voltar para a ração seca.

Por que dar ração se eu posso dar restos de comida?

Muitas pessoas alimentam seus cães com restos de comida. Apesar de ser mais prático e mais barato, essa não é a prática ideal. As rações industrializadas são desenvolvidas de forma a conter todos os macro e os microelementos necessários para uma boa nutrição canina. Já os restos de comida que costumamos dar suprem apenas a necessidade calórica do cão.

Além do mais, é difícil manter uma dieta balanceada e regrada quando você alimenta seu cão com sobras de comida. O mesmo não ocorre quando você utiliza ração. Além disso, as rações industrializadas fornecem toda a quantidade necessária de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.

É claro que, de vez em quando você pode dar sim comida ou outros tipos de alimentos. Até por que é difícil resistir aquela carinha nos olhando e pedindo comida. Mas cuidado para não exagerar, pois o excesso de comida que não seja ração pode trazer problemas de saúde.

Conclusão

Temos certeza que agora você está convencido da utilidade e dos benefícios de dar ração para os seus cães, ao invés de alimentá-los com as sobras de comida. As rações vão garantir que seu pet cresça com muito mais saúde, disposição e energia para brincar e lhe dar alegria todos os dias.

E não se esqueça de comprar uma ração que seja específica para a altura e o peso de seu cachorro. E, se puder, invista nas marcas Premium ou Super Premium, para garantir a máxima qualidade na alimentação de seu doguinho. Veja o nosso ranking com o Top 10 de melhores rações e escolha a ideal para o seu cão!

Se gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos e familiares nas suas redes sociais. Dessa forma, você nos ajuda e nos incentiva a continuar produzindo artigos de qualidade como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.