dois meninos andando patinete 3 rodas

Como escolher o melhor patinete 3 rodas para o seu filho

Revisado em 29 de junho de 2020

Seu filho não se cansa de te pedir aquele patinete 3 rodas, mas você não sabe por onde começar a escolher? Para te ajudar nessa saga, listamos 5 patinetes que são destaques de compras em sites online. Além disso, separamos algumas informações e dicas para você escolher o patinete 3 rodas ideal. Ficou curioso? Confira abaixo.

O patinete 3 rodas é um item indispensável para quem deseja diversão. Além disso, é muito importante para que as crianças possam aprender a se deslocar com maior facilidade e ainda exercerem algum tipo de atividade física. Se você deseja presentear o seu filho com um patinete 3 rodas, está no caminho certo! Veja as nossas indicações de produtos e ainda acerte na escolha ao ler esse artigo.

Patinete 3 rodas: 5 produtos para presentear o seu filho

Patinete 3 rodas Bel Fix

Acompanha o desenvolvimento da criança e é feito em alumínio

Patinete 3 rodas Bel Fix

Confira o melhor preço em Amazon

Esse patinete infantil de 3 rodas, tem uma estrutura em alumínio e deck estampado. Possui duas rodas dianteiras e uma traseira, e é recomendado para três anos ou mais. Apresenta padrão de rolamento ABEC-5, com diâmetros das rodas da frente medindo 13,5 cm e traseiras com 8 cm. Contém regulagem de altura no guidão e suporta até 60 kg. Possui dimensões de 55 cm x 13,5 cm x 75 cm a 83 cm e sistemas de freios nas rodas traseiras.

Prós Contras
Material de boa qualidade Não é temático, o que pode não atrair tanto as crianças.
Ótimo custo-benefício  
Ajuste de guidão  

Patinete 3 rodas Frozen

Com design elegante, é ideal para meninas

Patinete 3 rodas Frozen

Confira o melhor preço em Amazon

É um patinete de 3 rodas da Frozen, feito em material de qualidade e possui 78 cm de altura, 60 cm de comprimento e 10 cm de largura. Suporta até 50 kg, contém freio traseiro e possui duas rodinhas traseiras e uma dianteira. Apresenta altura ajustável, é dobrável e acende luzes.

Prós Contras
Fácil de guardar e transportar Mais indicado para meninas
Ótima qualidade  
Possui leds nas rodas  

Patinete 3 rodas Bandeirante

Patinete com cestinha e anel antiderrapante nas rodas

Patinete 3 rodas Bandeirante

Confira o melhor preço em Amazon

Com anel antiderrapante nas rodas, esse patinete é indicado a partir dos 36 meses até os 5 anos. Vem com uma cestinha e possui duas rodas traseiras e uma dianteira. Possui guidão com regulagem de altura e é feito em termoplástico, que é um material bastante resistente. Suporta até os 40 kg.

Prós Contras
Bom material Há modelos que suportam pesos maiores
Produto atrativo para crianças  
Seguro  

Patinete Infantil 3 rodas Multilaser

Com base larga e antiderrapante

Patinete Infantil 3 rodas Multilaser

Confira o melhor preço em Amazon

Esse patinete 3 rodas da Multilaser contém guidão e três rodas de apoio, duas na frente e uma atrás. Possui 60 cm de altura, base mais larga e antiderrapante. É indicado para crianças acima dos 3 anos e suporta até 35 kg. É feito em alumínio e aço.

Prós Contras
Resistente Rodinhas pequenas
Fácil de montar  
Seguro  

Patinete 3 rodas com LED

Patinete com rodas em LED e textura na base

Patinete 3 rodas com LED

Confira o melhor preço em Amazon

Com rodas contendo LED e guidão com regulagem de altura, esse patinete possui textura na base, que possibilita maior segurança. É indicado para crianças acima dos 2 anos e suporta até 120 kg. Contém freio traseiro e duas rodas frontais e uma traseira.

Prós Contras
Fácil de montar Modelo mais caro da lista
Material de qualidade  
Resistente  

Tudo o que você precisa saber sobre um patinete 3 rodas

uma menina andando com patinete 3 rodas
Tudo sobre patinete 3 rodas

O que é o patinete 3 rodas?

O patinete é um brinquedo que pode ser utilizado como meio de transporte e objeto para realização de atividades físicas. Trata-se de um equipamento composto por uma base, um guidão e rodas, que podem ser duas em linha, ou conter três ou quatro. O patinete de 3 rodas pode ter diferenças com relação à distribuição de suas rodas que são posicionadas de forma triangular.

Alguns modelos possuem duas rodas traseiras e uma frontal, enquanto outros, uma traseira e duas frontais. Esses patinetes, são seguros e possibilitam que crianças menores se desloquem com maior segurança, já que a disposição de suas rodas proporciona maior equilíbrio para os pequeninos.

Seu modo de usar é bastante simplificado. Basta a criança impulsionar o brinquedo com o pé e apoiar o outro sobre a superfície da base, sendo bastante intuitivo. Há diversos modelos e tipos de patinetes disponíveis. Alguns não são recomendados para crianças pequenas, pois não são tão fáceis de se manter equilibrado.

Além dos modelos de 3 rodas, os patinetes de 4 rodas também são bastante indicados para as crianças, por possibilitarem ainda maior segurança durante as brincadeiras.

Qual é a história do patinete?

O patinete foi inventado em 1910 através do patins, após os inventores pregarem as rodas desse brinquedo em caixas de frutas e incluírem um guidão. O primeiro modelo comercializado no Brasil era feito em madeira e o material de suas rodas era fabricado de borracha.

De lá pra cá muita coisa mudou na história dos patinetes. Os modelos foram se aperfeiçoando e esses produtos começaram a ser fabricados em materiais mais leves, que facilitam ainda mais a sua utilização. As rodas também foram substituídas por matérias-primas sintéticas e outras tecnologias foram agregadas a esses produtos, como os patinetes movidos à combustível e os elétricos.

Os modelos convencionais possuem duas rodas em linha e são recomendados para adultos e crianças maiores de 6 anos. Os tipos de 3 ou 4 rodas são indicados para crianças que ainda não são capazes de manter o equilíbrio nos patinetes tradicionais.

Quais são as vantagens do patinete 3 rodas?

O uso do patinete desde a primeira infância só traz benefícios à saúde das crianças. O primeiro deles é possibilitar que os pequenos tenham mais um meio para brincar ao ar livre e praticar atividades físicas. Em um mundo cada vez mais globalizado e com o advento da internet, as crianças têm passado muitas horas diárias na frente de celulares e televisores.

Apesar de ser algo bastante comum, o uso de telas na infância deve ser equilibrado. Até o segundo ano de vida a exposição a telas é totalmente contraindicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O mesmo órgão recomenda que até os 5 anos esse período não ultrapasse uma hora e dos 6 anos até a adolescência, o tempo de exposição às telas seja de, no máximo, duas horas por dia.

Além disso, especialistas afirmam que é muito importante que a criança tenha de 3 a 4 horas por dia destinadas à realização de atividades físicas. Esses exercícios devem incluir brincadeiras que possibilitem movimentar o corpo de forma lúdica, como utilizando bicicletas, patinetes, patins, bolas e praticando esportes, como a natação, por exemplo.

Essas precauções são muito importantes para evitar danos à saúde física e mental das crianças, como a obesidade na infância, a ansiedade, o comportamento violento e possíveis transtornos relacionados ao sono e à alimentação.

Vantagens

Nesse contexto, a principal vantagem do uso de patinetes de 3 rodas, é a possibilidade de entreter as crianças sem a utilização de telas.

A segunda vantagem é a promoção de uma atividade física divertida, que é, geralmente, bastante atrativa para os pequenos. No âmbito físico, o patinete promove melhora na resistência, no fortalecimento muscular e também no condicionamento.

Outra vantagem dos patinetes, em geral, é a possibilidade de promover um fácil deslocamento. São também capazes de melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, além de estimular a noção de espaço, de causa e efeito e a concentração.

E Desvantagem?

Em contrapartida, os patinetes também podem apresentar certas desvantagens, como o seu preço que pode ser elevado dependendo do modelo e a falta de qualidade de alguns produtos encontrados no mercado.

Qual o patinete ideal de acordo com a idade?

De 2 a 6 anos, os patinetes ideais são os feitos de 3 ou 4 rodas. Nessa fase, as crianças não possuem o equilíbrio e a coordenação motora adequados para utilizar os modelos de duas rodas, por isso, o tipo de 3 ou 4 rodas são os mais indicados.

Para começar a aprender a usar o patinete, as crianças menores precisam se familiarizar com o produto e com o modo de fazê-lo funcionar. Dessa forma, não devem se preocupar em se equilibrar no brinquedo, mas sim em conhecê-lo. Os patinetes de 3 e 4 rodas são bastante estáveis e permitem que a criança aprenda o seu uso com segurança. Nessa fase, prefira os que possuam ajuste de altura no guidão, fazendo com que o objeto acompanhe o crescimento da criança.

Para crianças maiores de 5 ou 6 anos, os patinetes de duas rodas já podem ser úteis. Com essa idade, as crianças já possuem a habilidade de se equilibrar com firmeza e uma boa coordenação motora para conseguir andar, controlar e frear o patinete com segurança. Prefira os modelos com rodas macias e rolamentos rápidos, garantindo ainda maior diversão para os pequenos.

Após os 12 anos, é necessário pensar qual será a finalidade principal do uso do patinete. Os patinetes elétricos podem se utilizados nessa idade como meios de transporte, evitando a fadiga e possibilitando que a criança se desloque com segurança.

Com qual idade é adequado utilizar o patinete 3 rodas?

O patinete de 3 rodas é indicado para uso a partir dos 2 ou 3 anos. São bastante estáveis e ideais para o aprendizado dos primeiros movimentos, familiarização com o brinquedo, adquirir noção de velocidade e espaço, além de agregar maior coordenação motora e equilíbrio.

O fato de o patinete de 3 rodas só ser recomendado a partir do segundo ano de vida, não quer dizer que crianças menores não possam usar esse item. Com 1 ano e meio, o bebê pode começar a utilizar patinetes de quatro rodas, também chamados de “meu primeiro patinete”. Esses modelos minimizam os riscos de quedas, por conterem quatro apoios ao solo, e são recomendados para que os bebês conheçam esse item.

Como andar de patinete com segurança?

Como andar de patinete com segurança
Duas meninas andando de patinetes

Para ter segurança ao andar de patinete é necessário, principalmente, três fatores: Um equipamento seguro, um espaço estável e aparatos que protejam o usuário no caso de possíveis quedas.

Um produto confiável deve ser feito de bons materiais, conter travas e freios para maior segurança e ainda ser adequado para a idade da criança. Ter um espaço estável é fundamental, principal para quem está aprendendo a andar de patinete. Por isso, procure por ambientes livres de obstáculos, que sejam planos e que tenham pouca circulação de veículos e pessoas.

Os equipamentos de proteção para o usuário são fundamentais para proteger áreas sensíveis em casos de quedas. Nesse sentido, usar capacete, cotoveleira, joelheira e luvas é muito importante para minimizar os danos ocasionados por acidentes.

Além desses cuidados, utilizar um produto adequado para a idade é primordial. É importante ressaltar que a presença de um adulto é essencial para supervisionar o aprendizado. Dessa forma, incentive a criança a posicionar um pé sobre a base e a impulsionar o brinquedo com o outro. Oriente também quanto ao uso do freio e do guidão.

Quanto custa um patinete 3 rodas?

O valor de um patinete de 3 rodas pode variar de R$ 100,00 até uns R$ 700,00. A justificativa para essa diferença nos preços está relacionada à qualidade do material fabricado, às funcionalidades que alguns patinetes podem agregar e ainda a itens adicionais e extras que compõem alguns kits com patinetes de 3 rodas.

Os patinetes 3 rodas listados neste artigo possuem valores, até o momento da escrita, que variam de R$ 139,99 a R$ 299,22. São itens de qualidade e que estão em uma média interessante de preço. Por isso, são ótimas alternativas para compra.

Onde comprar um patinete 3 rodas?

Um patinete 3 rodas pode ser encontrado em lojas que vendem artigos infantis, redes de supermercados e de grandes marcas. A maioria dessas lojas possibilita muitas vantagens para pagamento e várias opções, agregando maior versatilidade no momento de quitar a compra.

A principal vantagem de comprar nessas lojas físicas é poder verificar todos os itens do produto “com os próprios olhos”. Esse benefício é, sem dúvidas, muito importante para garantir a compra de um produto de qualidade e adequado a sua necessidade. Contudo, comprar virtualmente pode agregar outras vantagens ainda maiores.

Vantagens de compra online

Grandes marcas que possuem lojas físicas também estão estabelecidas no mundo virtual e, com isso, as vantagens na forma de pagamento costumam ser as mesmas. A facilidade em comprar online é mais um benefício. A compra por esse meio pode ser feita de qualquer lugar, permitindo aos indivíduos que residem distantes dos grandes centros a possibilidade de comprar os mais variados produtos.

Mesmo pra você que mora na região urbana, comprar online pode ser muito vantajoso, pois permite que a aquisição seja feita na comodidade do seu lar. Além disso, as lojas online possuem uma variedade muito superior de itens, o que garante a compra de um produto mais adequado e que tenha as características ideais para a sua necessidade.

Outro ponto positivo da compra online é a possibilidade de comparar o valor do produto nas mais diversas lojas existentes na internet. Esse fato, com certeza, permitirá uma grande economia.

Para aqueles que ainda acham difícil confiar na qualidade dos itens vendidos na internet, a maioria dos sites de vendas disponibilizam as avaliações de compradores reais do produto desejado. Ou seja, é possível verificar o que cada usuário acha do produto antes de você adquiri-lo.

Se você ainda possui dúvidas sobre qual modelo comprar e quais características que você deve priorizar no produto, busque por resenhas como esta. Dessa forma, você encontrará algumas sugestões de produtos e ainda contará com um guia de compra que te auxiliará a escolher o melhor modelo para a sua situação.

Quem leu este review também gosta:

Como comprar o melhor patinete 3 rodas pela internet

guia de compra online

Para adquirir o patinete 3 rodas ideal é necessário pesquisar por algumas informações com o objetivo de efetuar uma compra adequada. Muitas dessas características não estão claras nos anúncios online. Entretanto, é possível perguntar ao vendedor cada uma delas, garantindo que você adquirirá o patinete 3 rodas correto e ideal para a sua necessidade. Veja abaixo algumas informações que você deve pesquisar ou solicitar antes da compra.

Verifique o tamanho e peso máximos suportados

Para que o produto seja utilizado com maior segurança, é primordial verificar o tamanho e peso máximo suportados. Por isso confira o peso da sua criança e o do item desejado antes de efetuar a compra. A questão da altura máxima também é importante, pois um produto muito pequeno pode causar danos posturais à criança.

Patinetes muito altos também inviabilizam a utilização por crianças pequenas. Para garantir a compra de um produto durável e que acompanhe o crescimento da criança, opte pelos modelos que possuam o guidão ajustável.

Veja o diâmetro e a disposição das rodas

Como já dito, o patinete de 3 rodas pode ter dois tipos distintos dependendo da disposição de suas rodas. Os com duas rodas dianteiras são mais adequados para as crianças menores e ainda iniciantes no esporte. Essa característica confere ainda maior segurança e equilíbrio para os pequenos se divertirem. Já os com duas rodas traseiras podem ser úteis para aqueles que já são familiarizados com o brinquedo.

O diâmetro das rodas também é uma peculiaridade interessante a ser avaliada. As rodas finas permitem às crianças realizarem mais manobras que as rodas grossas. Por isso, se seu filho for do tipo radical, prefira as rodas finas. Para passeios e deslocamentos, as rodas de 12 cm são as ideais. Se o seu filho é mais experiente, poderá optar por rodas com 10 cm que a diversão será garantida!

Certifique-se que o ABEC é o ideal

O termo ABEC se refere ao padrão utilizado para definir os rolamentos. Quanto menor esse número, mais lento é o patinete. Por isso, os modelos com ABEC-1 são os mais adequados para iniciantes no esporte. O valor do ABEC pode chegar até o 5 e é recomendado para crianças mais experientes e familiarizadas com o patinete 3 rodas.

Escolha entre um manual ou motorizado

Os modelos manuais são os tradicionais que necessitam de um impulso do pé para funcionarem. Esses são os mais recomendados para crianças de até 9 anos. São mais baratos e indicados para brincar e se exercitar.

Os motorizados podem ser elétricos ou dependentes de gasolina, e chegam até os 50 km/h. Por esse motivo, é imprescindível a utilização por crianças maiores e que já tenham experiência com o produto.

Pesquise se o guidão é ajustável

O guidão do patinete 3 rodas pode ser ajustável ou fixo. Os do tipo fixo não possibilitam regulagem de altura, já os ajustáveis são reguláveis e podem ser modificados de acordo com o crescimento da criança.

Para garantir a compra de um produto que seja durável e bastante aproveitado pela criança, prefira os patinetes com guidão ajustável.

Verifique a largura da plataforma

A largura da plataforma é uma característica importante de ser avaliada, principalmente para patinetes 3 rodas. Quanto maior for a largura da plataforma, maior estabilidade e equilíbrio o produto possuirá. Por isso, para crianças menores e iniciantes, prefira patinetes com a plataforma mais larga.

Entenda o sistema de trava

As travas são itens de segurança essenciais e que são muito importantes nos patinetes de 3 rodas, indicados para crianças. Esses sistemas garantem que o produto não irá se fechar ou abrir acidentalmente durante a utilização e transporte. Componentes como esse também devem estar presentes na estrutura do guidão, quando esse for ajustável.

Os sistemas de trava são muito importantes para impedir que acidentes aconteçam pelo fechamento ou abertura abrupta do equipamento, que pode ocasionar o desequilíbrio e a queda ou até outros danos mais graves.

Conclusão

Comprar um patinete 3 rodas pode ser um desafio para muitos pais. Esse fato é explicado pela quantidade de itens que devem ser avaliados para adquirir o produto ideal. Esperamos que com esta resenha você já tenha definido as características do patinete de 3 rodas mais adequado para o seu filho.

Este artigo foi útil para você? De alguma forma, ele pode ajudar outras pessoas também. Por isso, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a escolher o patinete de 3 rodas mais adequado às necessidades deles.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *