O arroz é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Seja no almoço ou no jantar, branco ou parboilizado, esse grão está sempre presente em nossos pratos. Mas mesmo que você já esteja acostumado a prepará-lo no seu dia a dia, ainda pode ser difícil acertar o ponto e fazer aquele arroz soltinho que todo mundo ama, não é verdade?
Porém, com a chegada das panelas elétricas de arroz, você tem a certeza de sempre ter aquele arroz perfeito e, o melhor, com pouco esforço e economia de tempo. Sem falar que muitas panelas elétricas não fazem apenas arroz, mas também sopas, legumes no vapor e algumas são capazes até de preparar doces!
No mercado a variedade de panelas elétricas de arroz é enorme. Marcas como Britânia, Mondial, Oster e Philco são as mais populares entre os consumidores. Assim, pode ser meio complicado escolher a melhor panela elétrica para você. Mas não se preocupe, com este guia você conseguirá, a partir de agora, escolher a melhor panela para as suas necessidades e as da sua família. Preparado? Então, primeiro, confira um ranking com 5 ótimas opções para você comprar hoje mesmo.
Sumário
- Ranking: Top 5 melhores panelas elétricas de arroz em 2023
- Panela elétrica de arroz: Tudo o que você precisa saber
- Guia de compra: Como escolher a melhor panela elétrica de arroz
- Conclusão
Ranking: Top 5 melhores panelas elétricas de arroz em 2023
Abaixo, confira uma lista de 5 panelas elétricas de arroz de ótima qualidade e que com certeza vão tornar mais prático o seu dia a dia na cozinha. Afinal de contas, tempo é o nosso bem mais valioso, não é mesmo?
05. Mondial Bianca Rice 4
O melhor custo x benefício do mercado!

Veja o produto em
A panela elétrica Mondial Bianca Rice 4 oferece um dos melhores custos x benefícios do mercado. Ela custa pouco mais de R$ 100 e traz muitas vantagens. Por exemplo, ela tem uma capacidade de 4 xícaras de arroz, o que é mais do que suficiente para uma família de 4 pessoas.
Além disso, ela é super econômica e não gasta muita energia. Com um gasto de apenas 0,35 kWh, você não terá nenhuma surpresa na conta de luz. Mas isso não impede que a Bianca Rice 4 cozinhe o seu arroz rapidamente.
Por fim, essa panela elétrica de arroz é muito leve e tem o cabo de energia removível. Assim você pode levá-la diretamente para a mesa de jantar. Ela tem um design bem delicado e feminino, o que pode agradar muitas mulheres. Para esta panela elétrica de arroz ser perfeita, só faltava a vaporeira mesmo. No entanto, basta ver as avaliações nos sites de compras para constatar de que se trata de uma excelente escolha.
04. Oster Unique 6028
Uma panela elétrica de arroz multiuso e com função refogar

Veja o produto em
Esse modelo de panela elétrica da Oster é multiuso e tem até a função refogar. Ou seja, antes de colocar o arroz na panela, você coloca antes o alho e a cebola para dourar e dar aquele gostinho a mais ao arroz. Assim você não precisa refogar o arroz separadamente. Isso significa mais praticidade e economia de tempo.
E por ser uma panela multiuso, você não fica limitado apenas ao arroz. Mas também poderá fazer cuscuz, sopas, diversos tipos de massas e até mesmo brigadeiro! Dentre as outras vantagens que podemos citar deste modelo, estão a tampa de vidro, que facilita ver como está ficando os alimentos, cabo elétrico removível e ainda uma incrível capacidade de 7 xícaras de arroz!
Esta panela é capaz de preparar uma quantidade muito grande de comida. Ideal para famílias muito grandes. Infelizmente, esse modelo também não acompanha vaporeira.
03. Oster Facile 4723
Uma panela elétrica pequena para você que mora sozinho ou que não tem filhos

Veja o produto em
Mas se você prefere uma panela elétrica de arroz que seja pequena, indicamos a Oster Facile 4723. Ela tem capacidade para apenas 3 xícaras de arroz. Assim, é um modelo ideal para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos.
Mas apesar de ter uma capacidade baixa, isso não significa que essa panela é de má qualidade. Ela conta com muitas vantagens. Dentre elas podemos citar o cabo de energia removível, potência de 350W, que é capaz de cozinhar rápido o arroz, tampa de vidro móvel e também a vaporeira, que serve para cozinhar alimentos no vapor, como legumes.
02. Britânia PA12 Prime
Panela elétrica de alta potência e capacidade

Veja o produto em
Essa panela elétrica de arroz da Britânia, a PA12 Prime, é uma das maiores que você encontrará à venda no mercado. Ela tem uma capacidade de 12 xícaras de arroz! Ela é tão grande que pode ser usada até mesmo para fazer arroz para pequenas festas e reuniões sociais.
A sua potência de 900W também impressiona. Mas não é para menos. Para uma quantidade tão grande de arroz, é necessário mesmo uma potência alta para cozinhar tudo rapidamente. Entretanto, tenha em mente que se o uso desta panela elétrica for constante, ela pode aumentar muito o valor da sua conta de luz.
Esse modelo da Britânia é capaz de preparar vários tipos de arroz, desde o branco até o parboilizado, sem falar nos risotos. Ela também possui uma vaporeira, para cozinhar alimentos no vapor. Infelizmente, nem tudo é perfeito. Essa panela não possui cabo de energia removível.
01. Philco PH10 Visor Glass
Panela elétrica de arroz com visor de vidro para fácil acompanhamento do preparo

Veja o produto em
O grande diferencial desta panela elétrica da Philco é que ela possui um visor de vidro. Assim você poderá saber como estão os alimentos sem precisar abrir a panela. Mas note que este é apenas um visor de vidro e não uma tampa removível, como acontece em outros modelos. Se você abrir a tampa, o cozimento é interrompido.
A PH10 Visor Glass tem capacidade para 10 xícaras de arroz e possui uma potência de 700W. Assim, se você tem família muito grande, essa panela é capaz de preparar uma quantidade de alimentos suficiente para todo mundo. E o arroz também é cozido rapidamente, graças à sua alta potência.
Por fim, este modelo é um dos poucos com capacidade de 10 xícaras que permite remover o cabo de energia. Ah! Quase esqueci de comentar que esta panela também acompanha vaporeira.
Panela elétrica de arroz: Tudo o que você precisa saber

Nos próximos tópicos iremos tirar as principais dúvidas sobre as panelas elétricas de arroz. Por exemplo: como elas funcionam? Quais os seus prós e contras? Será que só dá para fazer arroz nelas? Essas e outras dúvidas serão respondidas agora.
O que é uma panela elétrica de arroz?
É um utensílio doméstico que visa facilitar o preparo do arroz. Ao invés de você ter que usar um fogão e gás de cozinha, basta colocar o arroz na panela e ligar na energia elétrica para que a “mágica aconteça”.
As panelas elétricas de arroz são mais práticas de usar e fazem menos sujeira. Além de prepararem um arroz mais rapidamente. Alguns modelos também podem ser usados para o preparo de outros tipos de comida, como veremos mais na frente. Para resumir, as panelas elétricas podem facilitar muito a sua vida na cozinha.
Como uma panela elétrica de arroz funciona?
O funcionamento de uma panela elétrica é, de fato, bem simples. Em primeiro lugar, ela precisa ter um revestimento térmico, para que o calor gerado no interior da panela não passe para o exterior. Isso também é por questão de segurança, diminuindo as chances de qualquer acidente acontecer.
Dentro do recipiente há um sistema de calefação embutido e, lógico, uma panela antiaderente e uma tampa, que pode ser de plástico ou de vidro. Ainda no interior da panela há um termostato, que é uma espécie de termômetro ativado por uma mola. Através do termostato é que você pode monitorar e controlar a temperatura.
Quando a panela é ligada na tomada, o calor começa a passar para o recipiente interno. Daí os alimentos no interior vão sendo cozidos em um ritmo lento, porém constante, em seu próprio caldo. A vantagem disso é que eles mantém as suas propriedades naturais e ficam mais frescos.
Cada modelo de panela tem as suas características, mas, no geral, o funcionamento básico é esse mesmo. Algumas têm mais botões, outras têm maiores potências, algumas outras possuem tampas removíveis e assim por diante. Mas todas passam pelo mesmo processo descrito acima.
Quais as vantagens e desvantagens de uma panela elétrica de arroz?

A principal vantagem de uma panela elétrica de arroz é a praticidade. Já que você não precisará usar um fogão e nem gás de cozinha para preparar alguns alimentos. Basta colocar os alimentos na panela, ligar na tomada e esperar o tempo necessário.
Alguns modelos de panelas mais potentes conseguem cozinhar o arroz em poucos minutos, deixando-os no ponto ideal. Assim, se você estiver com pressa, uma panela elétrica também pode ajudar nesses aspecto.
A sujeira causada por uma panela elétrica também é bem menor e mais contida. Assim fica muito mais fácil limpar tudo depois de preparar o almoço ou o jantar. Algumas panelas têm tampas removíveis, o que facilita ainda mais a limpeza.
Porém, uma das desvantagens é que elas consomem uma quantidade de energia considerável. Se você por acaso adquirir um modelo de alta potência e o usar com frequência, pode se preparar para um aumento no valor de sua conta de energia.
Posso preparar outros tipos de alimentos?
Os modelos mais baratos de panelas elétricas permitem preparar apenas arroz mesmo. Mas desembolsando apenas um pouco mais de dinheiro, é possível comprar uma panela elétrica que permite preparar outros tipos de arroz, como integral, branco e parboilizado.
Existem ainda outros modelos que permitem preparar uma gama maior de alimentos, como massas, doces, pudim, brigadeiro e até ensopados. Nesses casos, dentro da caixa da panela, a fabricante toma o cuidado de incluir um pequeno livro de receitas para que o usuário possa se inspirar e já começar a preparar os seus primeiros pratos diferenciados.
Algumas panelas elétricas também vêm com a vaporeira. Trata-se de um utensílio que permite cozer verduras e legumes apenas com o vapor da água do arroz. Assim você faz ao mesmo tempo o arroz e os legumes e verduras que usará na salada, economizando ainda mais tempo de preparo.
Preços e disponibilidade
Felizmente, para adquirir uma panela elétrica de arroz você não precisará gastar muito dinheiro. As panelas mais simples custam menos de R$ 100. Já as panelas mais caras e mais cheias de funções dificilmente ultrapassam os R$ 200, muito embora alguns modelos possam custar mais caro. Mas nada que uma boa pesquisa de preço não resolva.
Você pode encontrar as panelas elétricas facilmente em lojas de departamentos, presentes em shoppings e grandes centros comerciais. Mas hoje em dia nada mais seguro e prático do que comprar pela internet.
Você pode facilmente comparar diversos modelos e suas funcionalidades, comparar os preços e adquirir aquelas que você julgar melhor. Aqui indicamos os sites Americanas.com, Submarino e Amazon, pois são lojas que praticam preços bem competitivos e justos.
Quem leu este artigo também curtiu:
Guia de compra: Como escolher a melhor panela elétrica de arroz

Nos próximos parágrafos você irá descobrir como pode escolher a melhor panela elétrica de arroz para você e sua família. é importante considerar diversos fatores, como capacidade, potência e outras características que podem fazer a diferença.
Capacidade da panela
O primeiro ponto que você deve analisar é a capacidade da panela elétrica. Essa capacidade é medida em xícaras de arroz cru. No mercado, os modelos mais vendidos possuem uma capacidade que varia de 3 a até 10 xícaras de arroz. Embora também seja possível encontrar modelos de maior capacidade. Por exemplo, a PA12 Prime, da Britânia, suporta até 12 xícaras de arroz.
Cada xícara equivale a duas porções de arroz. Assim, para escolher o modelo ideal para você, pense na quantidade de pessoas que vão comer. Se a sua família é de 2 ou 4 pessoas, panelas com capacidades de 4 ou 6 xícaras já são suficientes.
Mas se a sua família já é muito numerosa ou você costuma receber amigos em casa com frequência, considere comprar um modelo que suporte 10 xícaras. Isso garante que você conseguirá fazer comida para todo mundo.
Potência
Quanto maior for a potência da panela elétrica, mais rápido ela consegue cozinhar o arroz e também em maior quantidade. A potência das panelas elétricas é medida em Watts (W). Assim, quanto mais Watts ela tiver, melhor.
Para panelas menores, é comum que a potência seja entre 300W e 400W. Isso já é suficiente para cozinhar de 3 a 4 xícaras de arroz rapidamente. Mas se você precisa cozinhar quantidades maiores e não pode perder muito tempo, opte pelos modelos com 700W ou 900W de potência.
Mas é bom se atentar pois quanto maior a potência, mais energia a panela vai consumir. E se o uso do acessório for muito frequente, pode ser que ela encareça bastante a sua conta de luz ao final do mês. Portanto, encontrar um meio termo aqui é o ideal.
Dê preferência para modelos multifuncionais
Quando estiver escolhendo a sua panela elétrica de arroz, sempre dê preferência para aquelas que fazem mais de uma função. Alguns modelos não cozinham apenas arroz, mas podem refogar, fazer ensopados, fazer vários tipos de massas e até mesmo doces, como o famoso brigadeiro de panela.
Opte também pelos modelos que vêm com acessórios extras. O principal deles é a vaporeira, que vai permitir a você cozinhar legumes e outros tipos de alimentos no vapor. A vantagem da vaporeira é que você consegue preparar os legumes e verduras ao mesmo tempo em que faz o arroz. Assim você tem uma boa economia de tempo.
Por fim, muitas fabricantes disponibilizam na caixa da panela um livro de receitas. Faça bom uso desse livro. Muitos deles têm receitas maravilhosas que foram pensadas para serem preparadas justamente na panela elétrica. Alguns exemplos são: arroz integral, arroz doce, risotos, doces, pudim e até brigadeiro.
Cabo elétrico removível
Esse pode parecer um detalhe bobo, mas pode ter certeza: uma panela elétrica com cabo removível é muito mais prática. Depois que você terminar o preparo do arroz, não há mais necessidade da panela ficar ligada na tomada, certo? Então, por que não remover o cabo. Felizmente, muitos modelos permitem que o usuário tire o cabo da panela. Isso permite com que você leve a panela diretamente para a mesa.
Outra vantagem disso é que a panela elétrica, mesmo quando desconectada da energia elétrica, consegue manter a temperatura de forma mais eficiente que um refratário de vidro, por exemplo.
Assim, levar a panela elétrica diretamente à mesa é a forma mais inteligente e sofisticada de fazer com que todos tenham um arroz ainda quentinho no prato. E se a panela não tem o cabo removível, você ainda pode levá-la à mesa, mas convenhamos, o cabo elétrico pendurado não deixa o cenário nada bonito ou prático. Pode ser até cômico.
Tampa de vidro removível
Outra característica que você deve prezar em uma panela elétrica de arroz é que ela tenha uma tampa de vidro removível. Se você gosta de acompanhar como está o arroz durante o cozimento, para saber se já é hora de parar ou se ainda falta muito, uma tampa de vidro é a melhor saída.
Caso você não saiba, durante o cozimento, o arroz libera muito vapor. E se por acaso você abrir a tampa muito rapidamente ou de maneira displicente, pode sofrer queimaduras leves por conta do vapor. Assim, com a tampa de vidro, você pode conferir a situação do arroz sem correr o risco de sofrer algum acidente.
Sem falar que uma tampa de vidro pode ser facilmente retirada da panela. Isso facilita na hora de lavar tanto a tampa quanto a panela. Em outros modelos, a tampa apenas se abre. Mas não pode ser totalmente destacada do corpo da panela. Isso acaba dificultando um pouco na hora de lavar.
Consumo elétrico
Quando pensamos em panela raramente associamos elas a consumo de energia elétrica, não é verdade? É mais fácil associarmos a consumo de gás de cozinha. Mas no caso das panelas elétricas de arroz, devemos levar em consideração a sua eficiência energética. Modelos maiores vão gastar mais energia e, com isso, podem encarecer bastante a sua conta de luz ao final do mês.
Se você tem o costume de fazer arroz todos os dias ou se só consegue comer o arroz feito na hora, é bom ponderar com cuidado sobre o consumo de energia das panelas elétricas. Portanto, antes de comprar a panela, verifique o consumo em kWh. Com essa informação, que é dada obrigatoriamente por toda fabricante, você consegue calcular o consumo mensal.
Mas a dica de ouro é: panelas menores têm menor potência e, por isso, gastam menos energia. Por isso pense duas vezes antes de comprar uma panela elétrica muito grande.
Voltagem
Um detalhe que muita gente ignora e que é igualmente importante é a voltagem do equipamento. No Brasil, dependendo da região e do estado, a voltagem da rede elétrica pode mudar. No Sul, por exemplo, é comum que a rede elétrica seja de 110V. Já na região Nordeste, o padrão na rede elétrica é 220V.
Infelizmente, são muito raros os modelos de panelas elétricas bivolt, ou seja, que funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Por isso, na hora de comprar veja se o modelo que você está adquirindo possui a voltagem adequada para a sua região.
Isso evitará acidentes e também a queima do equipamento. Por exemplo, se você comprar uma panela elétrica de 110V e ligá-la em uma tomada de 220V, a panela vai queimar.
Conclusão
Após ler este artigo, temos total certeza de que agora você já sabe exatamente qual tipo de panela elétrica é ideal para você e sua família. Na verdade, essa é uma decisão extremamente pessoal, pois depende do seu estilo de vida e do tamanho da sua família. A dica é escolher modelos mais versáteis e multiuso. Assim você poderá usá-la em várias situações.
Mas o importante mesmo é que, independente do modelo que você escolha, toda a sua família possa aproveitar um arroz sempre quentinho, soltinho e delicioso. Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos e familiares. Assim você nos incentiva mais ainda a produzir artigos de qualidade como esse.
Última atualização em 20 de setembro de 2022