panela de pressão

Guia de compra: panelas de pressão

As panelas de pressão são itens fundamentais em qualquer cozinha! Com ela você pode acelerar o processo de cocção de qualquer alimento. Além do mais, alguns pratos só podem ser preparados se forem feitos na panela de pressão.

No mercado, seja em lojas físicas ou pela internet, existe uma variedade muito grande de panelas de pressão. Dos mais diversos tamanhos, capacidades, pesos e marcas. Assim fica um pouco complicado saber se você está fazendo uma escolha adequada ao seu tipo de uso e rotina diária.

Por isso nós fizemos este artigo. Vamos explicar como você pode escolher a melhor panela de pressão para você.

Guia de compra: Como escolher a melhor panela de pressão

Vamos entender como você pode fazer a melhor escolha. É preciso avaliar algumas informações técnicas como o tipo de material usado, a capacidade da panela, se há algum dispositivo de segurança e assim por diante.

Acompanhe nos parágrafos abaixo todos os pontos importantes que você deve avaliar antes de comprar a sua nova panela de pressão.

Tipo de material

O material escolhido para a fabricação da panela de pressão é muito importante pois vai definir várias características da panela, tais como o quanto de calor ela vai reter, o seu peso, quanto tempo ela vai demorar para cozinhar um alimento e assim por diante. Existem 3 materiais comumente usados: alumínio, aço inox e multicamadas. Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles.

Alumínio

O alumínio é um dos materiais mais usados na fabricação de panelas de pressão. Esse material é um ótimo condutor de calor e, por isso, as panelas esquentam rapidamente e pegam pressão. Porém, elas também esfriam muito rapidamente. Portanto, não é o material mais indicado para quem quer manter a comida quente por mais tempo.

Além disso, o alumínio é um material que amassa facilmente. Então, se por um azar a sua panela de pressão cair, pode ser que ela fique com um amassado desagradável. Por fim, dependendo dos materiais de limpeza que você utiliza, o alumínio pode mudar de cor.

Aço Inoxidável

O aço inoxidável, popularmente conhecido como aço inox, têm como principal vantagem a durabilidade. Este material é muito resistente e dura por muitos anos. Além disso, as panelas de pressão de aço inox são ideais para o preparo de sopas e de carnes.

Como esse material demora mais para reter o calor, as carnes são cozidas gradualmente. Além disso, o interior da panela fica quente por muito mais tempo. A limpeza das panelas de pressão de aço são mais fáceis também.

Entretanto, esse tipo de material é muito pesado. Por isso, não estranhe se a sua panela de pressão for bem pesada.

Panelas Multicamadas

Nos tópicos anteriores vimos que as panelas de alumínio conseguem esquentar mais rapidamente. E as panelas de aço inox mantém o calor por mais tempo e são mais resistentes. E se a gente unisse o melhor dos dois mundos? É o caso das panelas multicamadas.

Ela possui esse nome pois é feita por duas camadas de aço inox com uma camada de alumínio no meio. Por causa disso essa panela consegue esquentar rápido e também manter o calor por mais tempo de maneira uniforme. Esse é o melhor tipo de panela e também o mais caro.

Capacidade

Uma particularidade interessante das panelas de pressão é que sempre elas parecem ser bem grandes e caber muita comida. Mas quem cozinha já há algum tempo sabe que você nunca deve encher uma panela de pressão. Você deve usar, no máximo, apenas 2 terços dela.

Por isso que a impressão que temos é que sempre tem pouca comida na panela de pressão. Por isso, a nossa recomendação é que você sempre opte por comprar panelas maiores. Mas fique atento para essa dica importante.

Conte quantas pessoas moram na sua casa. Suponhamos que seja 3. Nesse caso você deve comprar uma panela de pressão de 4 litros. Se for 4 pessoas a capacidade da panela deve ser de 5 litros. E assim por diante. Sempre aumente um litro para cada membro da família.

Dispositivos de segurança

As panelas de pressão podem causar medo em muita gente. Sim, elas são bem perigosas e se não forem usadas da forma correta podem causar acidentes graves, envolvendo até mortes nos casos mais graves. Porém, ano após ano, as fabricantes adicionam novos dispositivos de segurança.

Esses dispositivos de segurança envolvem travas de segurança para a tampa, fixadores para manter a tampa bem fechada e não deixar vazar pressão e também formas de aliviar a pressão se a válvula de escape entupir. A maioria das panelas de pressão tradicionais contam com até 5 dispositivos de segurança. Dessa forma o seu uso fica mais seguro.

Ajustes de pressão

Se você acha que panela de pressão é tudo igual e que todas exercem a mesma pressão interna se enganou. Cada panela de cada fabricante possui uma pressão interna diferente. Por isso que algumas receitas dão certo em uma marca de panela e outras não.

Por isso você deve dar preferência para as panelas que possuam ajuste de pressão. Trata-se de um seletor onde você define qual será a pressão interna da panela. Assim você ganha mais versatilidade e poderá cozinhar diversos tipos de pratos, desde feijão até risotos. Todos cozinhados de maneira adequada.

Média de preços

Assim como outros utensílios de cozinha, o preço das panelas de pressão varia bastante. Porém, a média de preço dos modelos mais vendidos varia entre R$ 150 e R$ 400. Claro, é possível achar panelas de pressão mais baratas e também mais caras. Tudo depende da profundidade do seu bolso.

É melhor uma panela de pressão tradicional ou elétrica?

Sempre ocorre essa dúvida na cabeça de quem está pesquisando. Será que eu devo comprar uma panela de pressão tradicional ou investir um pouco mais em um modelo elétrico? Pois bem, neste tópico vamos tentar dirimir um pouco essa dúvida.

A panela de pressão tradicional tem a vantagem de ser mais barata. Além disso, ela ainda funciona muito bem. Basta saber usar. Ela possui uma válvula que libera a pressão à medida que o alimento é cozido. e quando a tampa está pronta para ser aberta um pino levanta. Dessa forma você sabe que pode abrir a panela com segurança.

Além disso, elas são mais versáteis, visto que, se você quiser, pode usá-la como uma panela comum, sem ser na pressão. Em geral, o material da panela de pressão é bem resistente.

Já as panelas de pressão elétricas, apesar de mais caras, trazem mais praticidade e rapidez na hora de cozinhar. Em primeiro lugar pois você não vai precisar de fogão e nem de gás. Basta ligá-la em uma tomada. E vários modelos podem ser levados diretamente à mesa, já que você pode tirar completamente o fio de energia.

Além disso elas contam com diversas funções que facilitam sua vida, como visor digital, programação de cocção e assim por diante. Portanto, cabe a você avaliar qual dos modelos melhor vai atender a sua família.

Conclusão

Temos certeza absoluta que após esse artigo você não tem mais qualquer tipo de dúvida sobre as panelas de pressão. Vimos que é importante verificarmos qual o material da panela e a sua capacidade. Pois isso influencia diretamente na quantidade e no tipo de comida que poderemos preparar.

Se gostou desse artigo, pedimos por favor que compartilhe nas suas redes sociais e com seus amigos e parentes. Dessa forma você nos ajuda e nos incentiva mais ainda a continuar produzindo artigos de qualidade como esse.

Sobre casamelhor.com