Os notebooks com processador Core i7 são desenvolvidos para aqueles usuários que exigem alta performance, rapidez e potência de seus computadores. Eles conseguem rodar com facilidade praticamente qualquer programa e alguns modelos são otimizados para jogos, sendo capazes de executar os games com gráficos de última geração.
Há no mercado uma variedade muito grande de notebooks com Core i7 e, por isso, pode ser difícil escolher uma opção que valha realmente a pena e que irá atender todas as suas necessidades. Pensando nisso nós resolvemos preparar este guia, que irá auxiliá-lo a escolher o melhor notebook Core i7 para você.
E, como se não bastasse, ao final do artigo você ainda confere um ranking com os 10 melhores notebooks Core i7 que você pode comprar hoje mesmo na internet! E então, preparado? Desejamos uma ótima leitura!
Sumário
- Como escolher o melhor notebook Core i7 para você
- Ranking: Top 10 Melhores Notebooks com Core i7
- Conclusão
Como escolher o melhor notebook Core i7 para você

A quantidade de modelos e opções de notebooks com Core i7 à venda no mercado é bem grande. Por causa disso, pode ser um desafio escolher o modelo ideal para você. Mas, seguindo as dicas recomendações abaixo, não tem como dar errado. Saiba agora como escolher o melhor notebook Core i7 para você.
Geração do processador Core i7
O primeiro processador Core i7 foi lançado em 2009. De lá pra cá já se vão mais de 10 anos! A Intel fez melhorias e evoluiu o seu processador. Todo ano a Intel lança uma nova geração de seus processadores, melhorando a arquitetura interna, a quantidade de memória cache e a velocidade dos núcleos. Portanto, o Core i7 de 2009 é totalmente diferente (e inferior) ao Core i7 de 2019, por exemplo.
Atualmente o Core i7 está na sua 10ª geração, mas os notebooks equipados com estes processadores ainda são raros. A nossa dica, nesse caso, é sempre optar por um modelo que tenha um processador core i7 de 8ª ou 9ª geração. Eles ainda são atuais e muito bons. Vários modelos possuem preços acessíveis.
Como saber qual a geração do processador?
Todo processador tem um nome padronizado. São 4 dígitos seguidos por uma letra. Pegue como exemplo o processador Core i7-9250U. O primeiro dígito indica qual a geração do processador. Neste o caso o primeiro dígito é o “9”, portanto, este processador é de 9ª geração.
Os 3 dígitos restantes indicam quão potente aquele processador é dentro de sua família. Por exemplo, o Core i7-9250U é mais lento que o Core i7-9260U. Como eu sei disso? Pelos 3 últimos dígitos. Quanto maior esse número for, mais rápido ele será.
O que significam as letras no final do nome do processador?
Cada letra significa que o processador foi desenvolvido com uma característica principal. As letras são estas: K, G, U, T, H, Y, Q, S e X. Veja o que cada uma delas significa abaixo:
- G: Significa que a placa de vídeo é integrada e não dedicada (menor desempenho em jogos);
- H: Significa que a placa de vídeo é dedicada e, portanto, tem um maior desempenho para jogos;
- K: Significa que você pode fazer overclock, ou seja, forçar o aumento da velocidade do processador;
- Q: Sigla para Quad-Core, ou seja, 4 núcleos;
- S: Significa que o processador tem uma melhor performance;
- T: Consumo de energia eficiente;
- U: Baixo consumo de energia (menos do que o modelo T);
- Y: Significa que o processador consome ainda menos energia;
- X: Processadores com a maior performance possível.
Entendendo todas as siglas e os números, conseguimos saber que tipo de processador foi instalado no notebook e, assim, ter uma boa ideia de seu desempenho. Os mais comuns são com a letra U e H, pois visam menos consumo de energia.
Memória cache

A quantidade de memória cache de um processador também é super importante para o seu desempenho. Quanto mais memória cache, mais rápido será o processador. A memória cache é super rápida e fica localizada bem próxima do processador, o que também aumenta a velocidade com que ela chega aos núcleos de processamento.
A memória cache armazena as instruções e comandos que o processador realiza com mais frequência. Quanto mais memória cache, mais instruções e comandos ela pode armazenar, facilitando a vida dos núcleos de processamento.
Os processadores Intel Core i7 contam com um mínimo de 8 MB e um máximo de 12 MB de memória cache. Se puder, sempre opte pelos modelos com mais cache. Infelizmente, a memória cache é cara e quanto maior for a quantidade, mais caro será o processador.
Memória RAM
A memória RAM também é fundamental para definir a velocidade do notebook. Quanto mais memória RAM mais rápido o notebook será. Se você tiver uma alta quantidade de memória RAM poderá abrir mais programas ao mesmo tempo sem que o notebook trave. Além disso, eles serão executados mais rápido também.
O mínimo que você deve aceitar de memória RAM em um notebook Core i7 são 8 GB. Isso é o mínimo para qualquer notebook decente. Porém, se você usa o notebook para trabalhar com edição de vídeos, edição de imagens ou gosta de jogar games pesados, opte pelos modelos com 16 GB de RAM.
Tela (Tamanho e resolução)

A maioria dos notebooks com Core i7 possuem telas de 15.9 polegadas. O que varia bastante é a resolução. Os modelos mais baratos têm apenas resolução HD. Já os mais caros usam o Full HD, que tem muito mais definição e são ótimos para o consumo de filmes, séries, vídeos no YouTube e jogos.
Se você não pretende assistir filmes e nem jogar no notebook, uma tela HD já suficiente. Mas se você pretende consumir conteúdo em alta resolução, então é importantíssimo que a tela seja Full HD, pois ela apresenta um maior nível de detalhes e nitidez.
Os notebooks com tela 4K existem mas ainda são extremamente caros e talvez não compense o investimento. Ainda mais por que a quantidade de conteúdo 4K disponível na internet é bem baixa se comparada com os conteúdos em Full HD.
Placa de vídeo
A placa de vídeo é um item importantíssimo se você pretende jogar no notebook ou trabalhar com programas de edição de imagem e vídeo, como Photoshop e Adobe Premiere.
No caso dos notebooks encontramos modelos com placa de vídeo integrada e com placa de vídeo dedicada. Se você não pretende jogar, pode comprar um notebook com placa de vídeo integrada. Elas são menos potentes mas são mais do que suficientes para as tarefas básicas.
Mas se você pretende jogar com frequência ou trabalha com programas pesados, se faz necessário comprar um notebook Core i7 com placa de vídeo dedicada. Elas são mais rápidas, potentes e dão conta de rodar gráficos 3D complexos. As mais comuns são da linha GeForce Mx, GTX ou RTX. Essas duas últimas são muito potentes.
Armazenamento
O armazenamento nos notebooks podem ser encontrados de duas formas: através de um HD (disco rígido) ou de um SSD (disco de estado sólido). O HD, também chamado de disco rígido, é a forma mais comum de armazenamento nos notebooks. A sua principal vantagem é o amplo espaço de armazenamento e também o seu baixo custo.
A maioria dos modelos, ultimamente, já são equipados com HDs de 1 TB. Isso é ótimo para armazenar fotos, vídeos, filmes, séries e instalar um monte de programas sem se preocupar com o espaço livre.
Entretanto, a desvantagem dos HDs é que eles não são tão rápidos. Por possuírem partes mecânicas, eles demoram até um tempo considerável para acessar os arquivos salvos e também para escrever arquivos novos no disco.
Os SSDs são pelo menos 10 vezes mais rápidos que os HDs. Isso ocorre pois eles não possuem partes móveis nem mecânicas. São compostos por chips de memória Flash, semelhantes às memórias RAM e, portanto, bem mais rápidas.
A melhor maneira de você aumentar a velocidade de um notebook é instalando um SSD nele. O Windows abre muito mais rápido, bem como todos os programas e jogos instalados. Mas, a sua desvantagem é o alto preço por gigabyte.
No mercado os notebooks com SSD de 128 GB já custam bem caro. Modelos com mais espaço, como 256 GB são ainda mais caros e inacessíveis para a maioria da população. Por isso, se você preza por velocidade e desempenho, opte por um notebook com SSD. Mas se você quer mesmo é espaço, compre um modelo com HD.
Alguns modelos também usam armazenamento híbrido. Ou seja, possuem um HD de 1 TB e um SSD de menor capacidade, em geral, 128 GB, que deve ser usado para a instalação do Windows e demais programas.
Portas e conexões
A quantidade e o tipo de portas e conexões que o notebook possui também podem ser diferenciais. Quanto mais portas e conexões, melhor! Verifique se o notebook Core i7 que você está pensando em comprar possui, pelo menos, as seguintes entradas listadas abaixo:
- 2 portas USB;
- 1 porta HDMI;
- 1 porta RJ-45 (para o cabo de internet);
- Leitor de cartão de memória;
- Entrada para fone de ouvido;
- Conexão Wi-Fi;
- Conectividade Bluetooth.
Quanto mais portas USB o notebook tiver, melhor. Dessa forma você pode conectar diversos periféricos sem se preocupar com a falta de espaço. Veja também se pelo menos uma das portas USB é no padrão 3.0, que é bem mais rápido e consegue transferir arquivos com mais velocidade.
Bateria
Outro item que deve ser analisado com cuidado é a autonomia da bateria. Consulte no site da fabricante qual a autonomia estimada. Lembrando que dependendo do seu perfil de uso, a duração pode ser maior ou menor. Se você usar a tela com o brilho no máximo é claro que a bateria vai acabar mais rápido.
Ranking: Top 10 Melhores Notebooks com Core i7
Abaixo você pode conferir uma lista com os 10 melhores notebooks Core i7 que você poderá comprar hoje mesmo na internet! Tivemos o cuidado de só listar opções realmente interessantes e de grande performance.
10. Samsung Expert X50
Notebook Core i7 da Samsung com melhor preço!

Veja o produto em
O Samsung Expert X50 – modelo NP350XBE-XH3BR – é um dos notebooks com Core i7 da Samsung que possui o melhor preço: pouco mais de R$ 3 mil! O processador core i7 é de 8ª geração (8565U) com 8 MB de cache e uma frequência que varia entre 1.8 GHz e 4.6 GHz.
Ele conta ainda com 8 GB de memória RAM e um HD de 1 TB com rotação de 5.400 RPM. Portanto, é um pouco lento. A tela tem 15.6 polegadas com resolução HD (1366 x 768 pixels) e película antirreflexo.
E para completar o pacote, temos ainda uma placa de vídeo dedicada. Trata-se da GeForce MX110, que vem com 2 GB de memória de vídeo GDDR5. Portanto, esse notebook da Samsung é capaz de rodar jogos intermediários ou jogos de última geração com os gráficos no médio.
Prós | Contras |
---|---|
Processador Core i7 de 8ª geração | Tela com resolução HD |
8 GB de RAM | HD com baixa rotação |
HD de 1 TB | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Placa de vídeo dedicada | |
Bom custo x benefício |
09. Dell Inspiron I15
Notebook Dell com novo design

Veja o produto em
A Dell já é bastante conhecida por fabricar notebooks de alta qualidade. E este novo modelo da série 3000 ganhou um novo design e tem uma excelente configuração de hardware. O processador core i7 é de 8ª geração (8565U) e trabalha nas frequências de 1.8 GHz até 4.6 GHz, sendo bastante veloz. Ele tem ainda 8 MB de memória cache.
Este notebook Dell tem ainda 8 GB de memória RAM DDR4, uma tela de 15,6 polegadas com resolução HD. A tela é revestida de uma película antirreflexo, que melhora a visibilidade mesmo em dias muito ensolarados.
Mas os grandes destaques desse notebook Dell são o seu HD e placa de vídeo. O HD tem 2 TB de espaço! Com 2 TB você consegue guardar uma quantidade absurda de arquivos sem se preocupar com espaço livre. E a placa de vídeo dedicada é a AMD Radeon 520 com 2 GB de memória de vídeo. Assim, esse notebook é capaz de rodar jogos com gráficos no médio.
Prós | Contras |
---|---|
Processador Core i7 de 8ª geração | Tela de resolução HD |
8 GB de RAM | Disco rígido de baixa rotação |
Tela de 15.6 polegadas | |
HD de 2 TB | |
Placa de vídeo dedicada | |
Roda jogos intermediários | |
Bom custo x benefício |
08. ACER Aspire A515-52G-79H1
Notebook com amplo espaço de armazenamento e a velocidade do SSD

Veja o produto em
O principal atrativo desse modelo de notebook da Acer é que ele vem com um HD de 1 TB (5400 RPM) e também um SSD de 128 GB. Dessa forma, você conta com o amplo espaço de armazenamento da HD e também a velocidade do SSD. O recomendado aqui é que você instale o Windows e os programas no SSD e os demais arquivos no HD.
Além disso, esse notebook da Acer também traz um processador Core i7 de 8ª geração (8565U), 8 GB de RAM e uma placa de vídeo um pouquinho superior: GeForce MX 130 com 2 GB de memória GDDR5. Por fim, a tela tem 15.6 polegadas com resolução HD e a tecnologia ComfyView, que melhora a visualização das imagens na tela.
Prós | Contras |
---|---|
HD de 1 TB | Preço um pouco elevado |
SSD de 128 GB | Tela com resolução HD |
Processador Core i7 de 8ª geração | |
Placa de vídeo dedicada (2 GB) | |
Tela de 15.6 polegadas |
07. Asus Vivobook
Notebook com placa de vídeo potente

Veja o produto em
A fabricante taiwanesa Asus também é bastante conhecida por produzir notebooks de alta qualidade. E o Asus Vivobook – modelo X512FJ EJ228T – se destaca pela placa de vídeo GeForce MX230 com 2 GB de memória GDDR5. Esse modelo de notebook tem uma boa capacidade de rodar jogos com gráficos no máximo.
Além disso, ele é equipado com o processador Core i7 de 8ª geração (8565U), 8 GB de memória RAM e um HD de 1 TB (5400 RPM). Por fim, gostaríamos de mencionar a tela de 15.6 polegadas com resolução Full HD. Isso é ótimo para você assistir filmes, séries e vídeos do YouTube em alta resolução.
Prós | Contras |
---|---|
Processador core i7 de 8ª geração | HD de baixa rotação |
8 GB de memória RAM | Preço elevado |
Placa de vídeo dedicada e potente | |
HD de 1 TB | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD |
06. Lenovo Ideapad S145
Notebook com SSD de 512 GB

Veja o produto em
O Lenovo Ideapad S145 – modelo 81S9000EBR – tem como grande diferencial o armazenamento em SSD de 512 GB. Com isso, a maioria dos usuários não vão sofrer com a falta de espaço e nem com a lentidão dos HDs tradicionais.
Além disso, esse modelo vem com 12 GB de RAM! Essa quantidade toda garante ainda mais velocidade ao dispositivo. Com isso você conseguirá abrir vários programas ao mesmo tempo e várias abas no navegador sem travamento algum.
Por fim, gostaríamos de citar ainda a sua tela de 15.6 polegadas com resolução Full HD, o que a faz perfeita para assistir filmes e séries em alta resolução. Ah! E não podemos esquecer também da placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110 de 2 GB de memória GDDR5. Com certeza, este é um dos melhores notebooks que você poderá comprar.
Prós | Contras |
---|---|
SSD de 512 GB | Nada |
12 GB de RAM | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD | |
Placa de vídeo dedicada |
05. Dell Gaming G5
Um competente notebook gamer

Veja o produto em
A família Gaming G5, da Dell, é bem grande! Mas aqui neste tópico iremos falar do modelo G5-5590-m20p. Ele tem um processador Core i7 de 9ª geração (9750H), 8 GB de memória RAM DDR4 e um armazenamento duplo: HD de 1 TB e SSD de 128 GB. A vantagem é que você fica com um amplo espaço de armazenamento e ainda conta com a extrema velocidade do SSD.
Mas o seu principal destaque mesmo é a placa de vídeo dedicada. Estamos falando da ótima GeForce GTX 1660 Ti com 6 GB de memória DDR6. Esta placa é capaz de rodar os principais jogos com a qualidade máxima. A tela tem um tamanho de 15.6 polegadas com resolução Full HD e, como bônus, o teclado é retroiluminado.
Prós | Contras |
---|---|
Processador Core i7 de 9ª geração | Preço elevado |
8 GB de memória RAM | HD de baixa rotação |
HD de 1 TB | |
SSD de 128 GB | |
Placa de vídeo dedicada e top de linha | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Teclado retroiluminado | |
Resolução Full HD |
04. Acer Predator Helios 300
Um dos notebooks gamers mais procurados e elogiados

Veja o produto em
O Acer Predator Helios 300 – modelo PH315-52-748U – é um dos notebooks gamers mais procurados e elogiados do mercado. E não é para menos! Sua configuração de hardware é de cair o queixo!
Ele vem com um processador Core i7 de 9ª geração (9750H). Este processador tem 6 núcleos de processamento e 12 MB de memória cache. Além disso, ele traz 16 GB de memória RAM e 2 formas de armazenamento: HD de 1 TB e SSD de 128 GB. Assim você conta com um amplo espaço para guardar seus arquivos e também com a velocidade do SSD para instalar o Windows e demais programas.
A Placa de vídeo também é um belo diferencial. É a GeForce GTX 1660 Ti com 6 GB de memória GDDR6. Essa placa é capaz de rodar qualquer jogo com as configurações máximas! E, para acompanhar, a tela tem 15.6 polegadas com resolução Full HD. Além disso, o painel é IPS e tem uma taxa de atualização de 60 Hz, o que beneficia ainda mais os games.
Prós | Contras |
---|---|
Processador core i7 de 9ª geração | HD de baixa rotação |
16 GB de RAM | Preço elevado |
HD de 1 TB | |
SSD de 128 GB | |
Placa de vídeo dedicada e top de linha | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD | |
Taxa de atualização de 60 Hz |
03. Lenovo Legion Y540
Melhor notebook gamer da Lenovo

Veja o produto em
O Lenovo Legion Y540 é uma bela atualização do notebook Lenovo Ideapad L340. Ele traz ainda mais poder de processamento. Ele também vem equipado com um processador Core i7 de 9ª geração (9750H), tem 16 GB de memória RAM DDR4 e um sistema de armazenamento duplo: HD de 1 TB e SSD de 128 GB. O legal é que o SSD usa o padrão PCIe+, que é ainda mais rápido!
A placa de vídeo também não decepciona, sendo uma GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória GDDR6. Ela consegue executar qualquer jogo na qualidade máxima. Por fim, este notebook gamer também tem um teclado retroiluminado e um teclado numérico incluso.
Prós | Contras |
---|---|
Processador Core i7 de 9ª geração | Preço elevado |
16 GB de RAM | |
HD de 1 TB | |
SSD de 128 GB no padrão PCIe+ | |
Placa de vídeo dedicada e de alta performance | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD | |
Teclado retroiluminado | |
Teclado numérico |
02. Samsung Odyssey
Segunda geração ainda melhor e mais potente

Veja o produto em
A segunda geração do notebook gamer Samsung Odyssey surpreendeu bastante. Ele tem um sistema de refrigeração ainda mais eficiente. Isso é necessário para comportar toda a potência deste notebook.
Assim como outros modelos citados nesta lista, ele tem um processador core i7 de 9ª geração (9750H), 16 GB de memória RAM e sistema de armazenamento duplo: HD de 1 TB e SSD de 256 GB. Ou seja, é o dobro dos modelos anteriores. A placa de vídeo usada é uma GeForce GTX 1650 com 4 GB de memória GDDR5. É uma placa bem competente e capaz de rodar todos os jogos sem problemas.
A tela também tem 15.6 polegadas com resolução Full HD e película antirreflexo. E como não podia deixar de ser, encontramos aqui também um teclado retroiluminado no padrão ABNT2.
Prós | Contras |
---|---|
Sistema de refrigeração aprimorado | Preço elevado |
Core i7 de 9ª geração | HD com baixa rotação |
16 GB de memória RAM | |
HD de 1 TB | |
SSD de 256 GB | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD | |
Teclado retroiluminado |
01. Avell C65 MUV RTX
Um dos notebooks gamers mais potentes da atualidade

Veja o produto em
O notebook Avell C65 é um verdadeiro monstro de processamento e qualidade gráfica. Não é à toa seu preço é tão salgado. Ele vem equipado com o mesmo processador Core i7 de 9ª geração dos modelos anteriores (9750H), também possui 16 GB de memória RAM DDR4 e tem um SSD de 512 GB. Ou seja, configuração excelente!
A tela tem 15.6 polegadas com bordas super finas e uma taxa de frequência de 144 Hz, o que é ótimo para dar mais fluidez aos games. Em especial aos jogos mais frenéticos, como de tiro em primeira pessoa. A placa de vídeo é uma GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória GDDR6. De fato, estamos diante de uma máquina muito potente e por isso merece nosso primeiro lugar!
Prós | Contras |
---|---|
Processador Core i7 de 9ª geração | Preço muito elevado |
16 GB de RAM | |
16GB de memória RAM DDR4 | |
SSD de 512 GB | |
Placa de vídeo dedicada e top de linha | |
Tela de 15.6 polegadas | |
Resolução Full HD | |
Bordas ultra finas |
Quem leu este ranking também leu:
Conclusão
Depois desse artigo, temos certeza que agora você está completamente apto para comprar um notebook Core i7 que melhor atenderá às suas expectativas. Pode seguir qualquer uma das 10 recomendações que fizemos em nosso ranking que você não irá se decepcionar, já que todos os produtos são de extrema qualidade.
Se gostou deste artigo, por favor, compartilhe com seus amigos, familiares e em todas as suas redes sociais. Assim você nos incentiva a produzir ainda mais artigos completos e de qualidade como esse.
Última atualização em 16 de setembro de 2022