teclado mecânico

Top 10 melhores teclados mecânicos para gamers em 2020

Revisado em 4 de junho de 2020

Teclados mecânicos são bastante usados por gamers, jornalistas e escritores pois eles são mais confiáveis, robustos, duráveis, personalizáveis e rápidos. Apesar de serem substancialmente mais caros que os teclados comuns (de membrana), os teclados mecânicos trazem inúmeras vantagens para seus usuários. De fato, quem experimenta trabalhar e jogar em um teclado mecânico, nunca mais quer voltar para um teclado de membrana.

No Brasil, a principal marca que comercializa teclados mecânicos é a Razer, que é bastante focada no público gamer, que exige alta-performance e rapidez. Mas também existem outras marcas competentes nesse ramo, como HyperX, CoolerMaster, Logitech e outras. Nos próximos parágrafos iremos contar tudo o que você precisa saber sobre teclados mecânicos e um ranking com os 10 melhores modelos do mercado! Tudo isso para você fazer uma boa escolha!

Por que o Teclado Mecânico é uma Ótima Opção?Top 10 melhores teclados mecânicos para gamers

Os teclados mecânicos têm diversas vantagens em relação aos teclados comuns, também chamados de membrana. Em primeiro lugar, cada tecla possui um mecanismo de acionamento independente. Assim, caso haja problema com uma tecla específica, basta trocá-la. Já nos teclados de membrana, é preciso trocar toda a membrana interna do mesmo para resolver o problema. O resultado disso é que muitas vezes o usuário fica com problema na tecla por um longo tempo até precisar trocar o teclado inteiro.

Os teclados mecânicos também são mais rápidos. Por possuírem sistemas de acionamento independentes, chamados de switchs, eles executam os comandos muito mais rapidamente. E isso representa uma vantagem e tanto em jogos online, especialmente em FPS e MMORPG.

Além disso, eles emitem aquele satisfatório som de “click” ao pressionarmos suas teclas. Para muitas pessoas isso é uma vantagem, mas para outras ele pode acabar sendo barulhento demais. Dependendo do switch, o teclado mecânico pode ser mais ou menos barulhento.

Outra vantagem é a durabilidade. Teclados mecânicos, em geral, são construídos com materiais mais resistente e duráveis. Assim, não é surpresa nenhuma se o seu teclado, se bem cuidado, durar cerca de 10 anos. Mas a robustez também acarreta em aumento de peso do teclado. Por essas e outras que os teclados mecânicos são melhores que os teclados de membrana.

Como Escolher o Teclado Mecânico IdealComo Escolher o Teclado Mecânico Ideal

Confira agora o que você deve analisar antes de comprar o seu teclado mecânico. É importante avaliar bem itens como o tipo de switch usado, se tem teclado numérico, se está no padrão ABNT, dentre outros.

Preste Atenção no Tipo de Switch Usado no Teclado

Switch é o mecanismo de acionamento da tecla, composto por molas e propulsores que aumentam o tempo de resposta e precisão do clique. Os “Switches” transformam a pressão do seu dedo em impulsos elétricos que serão interpretados pelo computador. Existem diversos tipos de switch, cada um com suas particularidades, vantagens e desvantagens. Conheça cada um deles agora.

Switch Red (Vermelho)Switch Red (Vermelho)

O switch vermelho é o mais confortável e leve de todos. Ele quase não oferece resistência ao toque do dedo e também não emite nenhum sinal sonoro de clique. Por esse motivo, este é o switch preferido dos gamers, que passam longas horas jogando no computador. Isso por que ele não é tão cansativo e tem um bom tempo de resposta.

O switch vermelho possui uma trajetória linear, ou seja, ele percorre uma linha reta no ato de acionamento da tecla. Esse também é um dos motivos pelos quais ele é mais leve e não emite sinal sonoro ou tátil de acionamento da tecla. Portanto, se você procura um teclado mecânico para jogar seus games preferidos, dê preferência aos switches vermelhos, como o Cherry MX Red.

Swicth Blue (Azul)Swicth Blue (Azul)

O switch azul é o total oposto do switch vermelho. Ele é mais pesado, ou seja, apresenta maior resistência ao toque do dedo e também é o mais barulhento. O seu conjunto de molas e propulsores proporcionam o feedback tátil e sonoro. Assim, o usuário sabe exatamente quando uma tecla foi acionada. Ele emite aquele famoso barulhinho de digitação. Tem gente que ama e gente que odeia.

Para ambientes que exijam um pouco mais de silêncio, como bibliotecas e escritórios, este não é um teclado adequado. E se você jogar por longas horas, o switch azul é mais pesado e pode tornar a sua jogatina mais cansativa.

Switch Brown (Marrom)Switch Brown (Marrom)

Digamos que o switch marrom é o meio termo entre o vermelho e o azul. Ele é mais pesado que o vermelho, porém mais leve que o azul. E não emite o mesmo barulho que os switches azuis. A maioria das pessoas que compram o seu primeiro teclado mecânico optam pelo switch marrom justamente por ele ser o meio termo, tornando a transição menos dificultosa.

Ele é bom tanto para digitar textos mais longos como para passar muito tempo jogando seus jogos favoritos.

Switch Black (Preto)Switch Black (Preto)

Se os swicthes marrons são para os iniciantes, os switches pretos são para os mais experientes e acostumados com os teclados mecânicos. Eles também são bem pesados, oferecendo mais resistência ao clique e proporcionam um feedback tátil de quando a tecla é acionada. Assim, ele confere precisão e agilidade na digitação.

Portanto, se você é rápido no teclado e consegue digitar muitas palavras por minuto, os teclados mecânicos com switch black são os mais indicados, pois eles realmente são muito rápidos. Porém, saiba que para jogos ele pode ser bem casantivo.

Conexão Com Fio ou Sem Fio?

Basicamente, os teclados mecânicos possuem três tipos de conexões. A PS/2, que é mais antiga e mais difícil de ser encontrada. A USB, que é a mais comum de todas e a Wireless, que dispensa o uso de fios e traz mais organização para a sua mesa.conexão usb

Hoje em dia é bem raro encontrar teclados mecânicos com conexão PS/2, que já está caindo em desuso e é mais lenta. A conexão mais comum é a USB 2.0, que é rápida e confiável. Porém, se você quiser deixar sua mesa mais organizada, opte pelos teclados com conexão wireless, ou seja, eles não têm fio e são alimentados via pilha ou bateria. Mas eles costumam ser mais caros.

Portanto, se você não se importar com fios e quiser pegar um teclado mais baratinho, opte pelo que tem conexão USB. Já se você quiser deixar seu ambiente de trabalho mais organizado e não se importa em desembolsar alguns reais a mais, procure pelos teclados mecânicos wireless/sem fio.

Teclado Numérico

O quesito teclado numérico também é questão de gosto e necessidade. Se você quer comprar um teclado mecânico para jogar, então não faz muito sentido que ele tenha um teclado numérico, pois só ocuparia mais espaço na mesa e deixaria o teclado mais pesado.

Agora, se você trabalha com textos e planilhas, o teclado numérico se faz extremamente necessário e agiliza bastante o seu trabalho. Portanto, avalie essa característica antes de comprar o seu.

Retroiluminação Deixa o Seu Teclado Ainda Mais BonitoRetroiluminação

A maioria dos teclados mecânicos, mesmo os mais baratinhos, possuem teclas retroiluminadas. Ou seja, elas contam com uma iluminação de LED que pode variar de uma cor única ou de todo o conjunto RGB de cores.

Existem teclados que apenas brilham em uma única cor. Existem outros que permitem a personalização da retroiluminação, ou seja, você escolhe qual a cor que irá acender. E os teclados mais caros ainda permitem que você configure a movimentação da luz. Na prática, a retroiluminação só é útil mesmo para jogar ou trabalhar a noite sem precisar acender a luz do cômodo e para impressionar os amigos.

Função Macro é Fundamental e Facilita Muito a Vida Tanto de Quem Joga Quanto de Quem Escreve

Alguns teclados mecânicos possuem a função macro. Mas o que é isso? São teclas que não possuem uma função pré-determinada, cabendo ao usuário definir qual a função que ela vai executar.

Por exemplo, imagine que em um jogo de MMORPG você precise executar várias ações rapidamente e que, para isso, você precise usar várias combinações de teclas. Com a função Macro, você pode configurar que uma tecla específica execute a ação que antes exigia uma combinação de 2 ou mais teclas. Isso economiza tempo e esforço.

No caso de quem trabalha redigindo textos, as teclas macro servem para salvar funções que você realiza com frequência, tais como Copiar, Colar, Salvar, dentre outras.

Anti-Ghosting e N-Key Rollover São Funções Desejadas em Qualquer Teclado Mecânico

Alguns tipos de jogos são bem movimentados e exigem que você pressione mais de uma tecla ao mesmo tempo. Em teclados comuns isso pode ocasionar erros de interpretação do computador, onde ele acha que você apertou uma tecla que na verdade não apertou. Esse erro é chamado de Ghosting. Porém, alguns teclados mecânicos possuem a função “Anti-Ghosting”, que evita justamente que esse tipo de erro aconteça.

Uma outra função interessante é a “N-Key Rollover”, que permite que um número bem elevado de teclas sejam pressionadas e reconhecidas ao mesmo tempo. Assim, tanto a função Anti-Ghosting quanto a N-Key Rollover conferem mais confiabilidade ao teclado mecânico. Para jogadores profissionais, essas funções são muito importante e não podem ficar de fora de um bom teclado mecânico. Mas se você não é um jogador profissional, talvez elas não façam tanta diferença assim no seu dia a dia.

Se Você Escreve Muitos Textos Procure por Teclados Mecânicos no Padrão ABNT

O padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são bastante usados nos teclados brasileiros. Isso por que ele dedica uma tecla específica para o “Ç”. Porém, muito teclados mecânicos, em especial os gamers, não vem no padrão ABNT. Se você quer simplesmente jogar, isso não será problema nenhum.

Porém, se você é um jornalista ou escritor e escreve diariamente, a presença do padrão ABNT pode ser mais cômoda e facilitar o seu dia a dia. Portanto, se esse é o seu caso, opte sempre por um teclado mecânico no padrão ABNT.

Top 10 Melhores Teclados Mecânicos para Comprar Online

Agora que você já sabe o que deve analisar antes de comprar o seu próximo teclado mecânico (ou o primeiro), veja agora uma lista com os 10 melhores teclados mecânico para comprar online!

10

DUCKY CHANNEL Teclado Mecânico Gamer One TKL

Teclado Mecânico Compacto e de Qualidade

DUCKY CHANNEL Teclado Mecânico Gamer One TKL

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Abrindo a nossa lista, começamos com o Gamer One TKL, da Ducky Channel. Este é um teclado mecânico bem compacto, já que ele não tem o teclado numérico à direita. Assim, ele tem dimensões menores e pode ser mais facilmente acomodado na sua mesa. Ele ainda conta com as funções Anti-Ghosting e Macro.

Ele usa o Switch vermelho, portanto, é ótimo para jogos e não faz tanto barulho. Porém, ele tem algumas desvantagens, como não ter o padrão ABNT e também não ter retroiluminação. É um teclado mecânico básico mas que funciona muito bem, especialmente para gamers.

  • Switch – Vermelho
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Não
  • Retroiluminação – Não
9

LOGITECH Teclado para Jogos G413 Carbon

Simples mas Eficiente

LOGITECH Teclado para Jogos G413 Carbon

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O G413 Carbon, da Logitech, tem um design bem simples e minimalista, sem muitas firulas. Ele possui teclado numérico e uma discreta retroiluminação em vermelho, que só ilumina a inscrição das teclas. O switch utilizado foi desenvolvido pela própria Logitech e se chama Romer-G, entregando um desempenho sólido para os jogadores.

Como pontos negativos, este teclado não vem com iluminação RBG e não está no padrão ABNT. Mas, em contrapartida, ele tem as funções Macro e Anti-Ghosting.

  • Switch – Logitech Romer-G
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, pressionamento simultâneo de até 26 teclas
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, em vermelho
8

CORSAIR Teclado Mecânico para Jogos Strafe RGB MK.2

30% mais silencioso que os demais teclados mecânicos

CORSAIR Teclado Mecânico para Jogos Strafe RGB MK.2

Confira o produto em:

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O teclado mecânico Corsair Strafe RGB MK.2 vem equipado com switches Cherry MX Silent, resultando numa jogatina de altíssima performance com o maior silêncio possível em um teclado mecânico. Ele é até 30% mais silencioso que os switches azuis, mas sem comprometer a velocidade.

Ele ainda possui um apoio de pulso destacável, que ajuda a combater lesões por esforço repetitivo. Mas, se sua mesa for muito pequena, ainda é possível remover esse apoio. Ele ainda conta com teclado numérico e teclas multimídia.

O padrão ABNT também não é uma opção neste teclado, mas temos uma evolução. Ele possui retroiluminação RGB, deixando seu teclado mais bonito e com muitas cores. Essa iluminação é configurada via software, que vem junto do teclado.

  • Switch – Cherry MX Silent
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
7

LOGITECH Teclado Mecânico Sem Fio para Jogos G613

Conexão Bluetooth e autonomia de 18 meses

LOGITECH Teclado Mecânico Sem Fio para Jogos G613

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E a Logitech aparece mais uma vez em nossa lista com o teclado mecânico G613. Ele também usa o switch Romer-G, que é ótimo para jogos. Porém, o diferencial deste teclado é a sua conexão sem fio. Ele se conecta ao computador por meio do Bluetooth. Desta forma, sua mesa pode ficar um pouco mais organizada e clean. Além disso, se você quiser jogar um pouco mais longe da tela, pode se distanciar até 10 metros.

Para funcionar ele necessita de 2 pilhas AA, que têm uma ótima autonomia. De acordo com a fabricante, as pilhas podem durar até 18 meses, ou seja, 1 ano e meio! Mas, para isso, foi preciso abrir mão de um sistema de retroiluminação. Assim, com este teclado, você abre mão da beleza e do design em prol do conforto e da praticidade.

  • Switch – Logitech Romer-G
  • Conexão – Bleutooth
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, com 6 teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Não
6

COOLERMASTER Teclado Mecânico Gamer MasterKeys Pro M RGB

Excelente tanto para gamers quanto para profissionais da escrita

COOLERMASTER Teclado Mecânico Gamer MasterKeys Pro M RGB

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Este teclado mecânico da Cooler Master tem como diferencial as suas dimensões compactas mas sem abrir mão do teclado numérico. Aqui ele une o melhor dos dois mundos: um tamanho reduzido e o teclado numérico. Além disso, ele ainda oferece retroiluminação RGB!

No quesito switch, que é o item que mais importa, o MasterKeys Pro M RGB usa o Cherry MX Silver, que é uma variação do switch vermelho, que explicamos no tópico “Como Escolher”. Assim, ele é perfeito para jogadores, já que suas teclas são leves e ele não emite o feedback sonoro comum em teclados mecânicos. E, como um bônus a mais, ele ainda traz o padrão ABNT. Assim, este teclado acaba por ser excelente tanto para gamers quanto para profissionais da escrita.

  • Switch – Cherry MX Silver
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Sim
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
5

LOGITECH G810 Orion Spectrum

12 teclas dedicadas para a função macro e retroiluminação com mais de 16 milhões de cores

LOGITECH G810 Orion Spectrum

Confira o produto em:

Americanas.com.br

E na quinta posição temos mais um teclado da Logitech. A empresa brasileira vem fazendo um ótimo trabalho neste ramo de mercado e não é à toa que ela aparece mais uma vez em nosso ranking. O teclado G810 Orion Spectrum possui retroiluminação RGB, com mais de 16 milhões de cores disponíveis! E via software você consegue controlar vários efeitos e cores.

Ele também conta com a função Anti-Ghosting, permitindo que várias teclas sejam pressionadas ao mesmo tempo. Em se tratando de um teclado mecânico da Logitech, ele usa o switch Romer-G que, como já mencionamos, é excelente para os gamers de plantão. As teclas F1 a F12 são totalmente configuráveis, servindo como atalhos macro para diversos jogos. Infelizmente, ele não vem no padrão ABNT.

  • Switch – Logitech Romer-G
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, teclas F1 a F12
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
4

HYPERX Teclado para Jogos Multimídia Alloy Elite RGB

Durabilidade é o sobrenome deste teclado

HYPERX Teclado para Jogos Multimídia Alloy Elite RGB

Confira o produto em:

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O teclado mecânico Alloy Elite, da HyperX, tem diversas características interessantes. Pra começar ele usa o switch vermelho, o que é uma ótima notícia para jogadores profissionais. Este switch é o mais leve de todos e o menos barulhento. Além disso, ele vem com um apoio de pulso que permite que o usuário fique longos períodos utilizando sem sentir dor no pulso.

E um belo diferencial deste teclado mecânico são as teclas multimídia e uma roda no canto superior direito que ajusta o volume com precisão! O HyperX Alloy Elite é feito em aço, assim você pode ter certeza que este teclado é muito durável (e também pesado). A retroiluminação também está presente com uma vasta gama de cores. E este teclado ainda possui uma faixa luminosa exclusiva que dá um charme a mais para este teclado que gamer nenhum bota defeito!

  • Switch – Vermelho
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
3

RAZER Blackwidow Chroma V2

Um dos teclados mecânicos mais conhecidos do mercado

RAZER Blackwidow Chroma V2

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Razer é uma conhecidíssima fabricante de periféricos gamer e é claro que ela não poderia ficar de fora de nossa lista! Ocupando a terceira posição se encontra o Blackwidow Chroma V2, um dos melhores teclados mecânicos gamer que você pode comprar. Este teclado da Razer também é feito em metal, aumentando consideravelmente a sua durabilidade.

Para você ter uma ideia da durabilidade deste teclado, cada tecla suporta até 80 milhões de toques! Ele conta também com retroiluminação RGB com mais de 16 milhões de cores, que são totalmente configuráveis através do programa Synapse. A função Anti-Ghosting também se faz presente. Infelizmente, ele não é compatível com o padrão ABNT.

  • Switch – Razer (Proprietário)
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
2

CORSAIR Rapidfire K70

Possui tudo que um teclado mecânico top de linha necessita

CORSAIR Rapidfire K70

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Em segundo lugar está o Rapidfire K70, da Corsair. Este teclado mecânico também preza pela durabilidade e conta com todas as características que um teclado mecânico top de linha possui: retroiluminação RGB com 16 milhões de cores, possibilidade de configurar até mesmo a intensidade das luzes, função anti-ghosting, botões macro programáveis, teclas multimídia e apoio emborrachado.

Ele é equipado com os switches Cherry MX que, dependendo do modelo, pode ser tanto o azul, vermelho ou marrom. Infelizmente, ele não possui compatibilidade com o padrão ABNT.

  • Switch – Cherry MX (Azul, Vermelho ou Marrom)
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB
1

RAZER Teclado Optomecânico Gamer Huntsman Elite

Na velocidade da luz

RAZER Teclado Optomecânico Gamer Huntsman Elite

Confira o produto em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O principal diferencial do primeiro lugar da nossa lista é justamente o seu switch. Ele é chamado de switch optomecânico, que é exclusivo da Razer. Ele capta o acionamento da tecla por meio de um sensor óptico, ou seja, com a luz. Assim, o tempo de resposta é o menor possível, o que é excelente para qualquer tipo de jogador profissional.

A retroiluminação também é um recurso forte do Razer Huntsman Elite, já que ele possui LEDs até em sua base. E nem preciso dizer que é tudo configurável através do programa Synapse. Ele ainda tem um apoio de pulso para ajudar aqueles que passam longas horas à frente do computador não desenvolverem nenhum problema crônico nas mãos. De fato, este é um dos melhores, senão o melhor teclado gamer que você pode comprar.

  • Switch – Optomecânico (exclusivo Razer)
  • Conexão – USB
  • Anti-Ghosting – Sim, pressionamento de até 10 teclas
  • Padrão ABNT – Não
  • Função Macro – Sim, mas sem teclas dedicadas
  • Teclado Numérico – Sim
  • Retroiluminação – Sim, RGB

Quem leu esse ranking também curtiu:

Conclusão

Após ler tudo o que você precisa saber para escolher um teclado mecânico perfeito para você e dar uma olhada em nossa ranking com 10 excelentes opções, temos certeza que agora ficou muito mais fácil escolher um teclado mecânico para chamar de seu. Fique de olho no tipo de switch e nas características extras que ele oferece.

Seja você um gamer casual, profissional ou alguém que trabalha com a escrita, ter um teclado mecânico facilita o dia a dia no trabalho, proporciona mais velocidade, confiabilidade, robustez e a garantia de que você não precisará trocar tão cedo de teclado!

One comment

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *