cachorro grande, banho, bolha

Top 10 melhores shampoos para cachorro para comprar em 2020

Revisado em 22 de julho de 2020

Entre tantos itens, que tem importância para o seu cachorro, o shampoo deve estar na lista. Os Shampoos para cachorro usados no banho, tem tanta importância, que além de deixar um cheiro maravilhoso no seu cachorro, também pode ajudar a dar brilho e maciez aos pelos dos cachorros.

A notícia boa, é que existem shampoos específicos para cachorros, hoje você vai conhecer os melhores tipos de shampoos e como você deve escolher cada produto, de acordo com o pelo do seu cachorro.

Como escolher o melhor shampoo para cachorro?Como escolher o melhor shampoo para cachorro?

Antes que você escolha o melhor shampoo para o seu cachorro, é preciso analisar bem a pele e o pelo do seu cachorro. Além disso, é importante verificar se o cachorro tem algum tipo de alergia a este tipo de produto.

O shampoo para cachorro, tem a finalidade de cuidar dos pelos, e também é um produto que ajuda a remover o excesso de oleosidade, sujeira e pele morta do seu cachorro.

Atualmente existem vários tipos de shampoos para cachorro. São shampoos para cachorro de pelos longos, curtos, escuros ou brancos, hidratantes ou anti-pulgas. Tem também os shampoos medicamentosos para caso o seu cachorro precise de tratamento dermatológico.

Sendo assim, para escolher o melhor tipo de shampoo, você precisa ter bom senso e conversar se possível com o médico veterinário de sua confiança.

O shampoo correto para o seu cachorro, com certeza pode fazer toda a diferença no brilho, textura e saúde na pelagem do seu animal de estimação.

Shampoo para cachorro com pelos longos

Cachorros com pelos longos, sem sombra de dúvidas precisam de mais cuidado, dos que os cachorros com pelos curtos. O shampoo mais adequado para este tipo de pelagem deve ter duas características importantes: Fluidez para espalhar com facilidade e agentes condicionadores, pois eles hidratam e facilitam o desembaraço dos pelos. Dependendo da pele do cachorro, recomenda-se o uso adicional do condicionador ou até uma máscara hidratante.

Shampoo para cachorro com pelos curtos

Os cachorros com pelos curtos, partindo deste ponto de vista, dão menos trabalho. O banho normalmente é mais rápido e prático, e o shampoo não necessita de ter em sua composição a ação condicionadora. O mais importante neste caso, é que o shampoo promova a limpeza sem irritar a pele do animal. Sendo assim, a escolha deverá ser feita com base na aceitação do seu cachorro.

Shampoo para cachorro com pelos escuros

Esse tipo de shampoo para cachorro com pelos escuros, foi desenvolvida na intenção de preservar a coloração escura do animal por mais tempo, protegendo assim os fios e dando mais brilho. Além de tudo isso, a composição deste tipo de produto foi feita com o cuidado de não agredir a pele e também o pelo do cachorro.

É muito normal que esses tipos de shampoo para cachorro tenham melaninas vegetais escuras, assim como o silicone. Com o uso contínuo deste tipo de produto, os pelos do seu cachorro tendem a ficar mais macios, limpos, com brilho intenso e com uma cor mais evidente.

Shampoo para cachorro com pelos claros

cachorro grande, banho, bolha

O Shampoo para cachorro com pelos claros, dependendo da marca, pode apresentar características diferentes. Por exemplo, existem produtos que possuem branqueador óptico ou com agentes clareadores.

Os shampoos para cachorro com branqueadores ópticos tem propriedades que realçam a brancura dos pelos. Se o seu cachorro tem pelos brancos com algumas partes de pelos escuros, esse tipo de shampoo óptico não afetará as partes mais escuras dele.

Além disso, esse shampoo óptico costuma ter em sua composição silicone, perolizante, água purificadora, fragrância e agentes tensoativos. Essas substâncias em conjunto, proporcionam no cachorro pelos mais brancos e brilhantes.

Outros tipos de shampoo por exemplo, possuem em sua composição ingredientes Água de Coco, que também retira dos pelos aquele aspecto amarelado e queimado do sol. Usar outro tipo de shampoo, pode não beneficiar a brancura dos pelos e o brilho, então procure produtos que realmente tenham essas indicações.

Shampoo para cachorro com ação condicionadora

Como já falamos no início deste artigo, esse tipo de shampoo é indicado para cachorros com pelos longos ou até médios.

Todavia muitos cachorros de pelos curtos também podem ter uma pelagem mais áspera ou seca, então neste caso o uso de shampoo para cachorro com condicionador pode ajudar para que o cachorro tenha uma maciez e hidratação maior em seu pelo.

Shampoo para cachorro com hidratante

O shampoo para cachorro com hidratante serve para nutrir a pele e também os pelos. Muitos cachorros tem a pele e os pelos secos, isso pode ocorrer devido a genética, alergias ou até problemas hormonais.

O fato é que o shampoo para cachorro com hidratante vai amenizar os efeitos negativos da secura, que podem ser devido a vários fatores, como: Falta de brilho no pelo, descamação e prurido intenso.

Shampoo para cachorro com ação anti pulgas

tomar banho com shampoo para cachorro

Os shampoos para cachorro com ação anti pulgas, são bem eficazes em casos de infestações. Entretanto, é bom que você saiba, que mesmo assim algumas pulgas sobrevivem, inclusive no ambiente onde o cachorro vive, e podem infectar novamente.

Os shampoos anti pulgas normalmente são a base de produtos que são derivados de piretróides ou organofosforados, que são substâncias que servem para matar as pulgas e que podem intoxicar o cachorro.

Normalmente nestes casos, é bom que se o cachorro estiver com pulgas, você comunique o veterinário, pois além de usar o shampoo, pode ser que haja a necessidade de algum remédio via oral, já que eles possuem uma composição segura e eficaz contra as pulgas.

Shampoo Medicamentoso

Assim como nós humanos ficamos doentes, os cachorros também ficam, e sofrem de distúrbios dermatológicos. Esses distúrbios podem ser de origem alérgica, fúngica ou bacteriana, e para isso, pode ser que o seu animal precise usar um shampoo terapêutico como tratamento.

O veterinário é quem irá prescrever este tipo de shampoo, na intenção de ajudar na recuperação de um determinado quadro.

Normalmente esse tipo de shampoo é vendido em farmácias ou Pet Shops, e devem ser usados com frequência enquanto o animal estiver realizando o tratamento.

É importante lembrar, que neste caso em específico, seja respeitado o intervalo e o tempo de banho que o médico veterinário irá prescrever. Olhe sempre a bula deste tipo de shampoo, ela contém informações que devem ser levadas em consideração.

Nunca medique um cachorro por conta própria, o veterinário sempre deve estar ciente, pois você pode acabar causando danos maiores à saúde do seu cachorro!

Shampoo clareador para cachorros

No bloco de shampoo para cachorros com pelos claros, houve um destaque para produtos que são específicos para eles, mas existe também no mercado um shampoo específico para clarear os pelos do seu cachorro. Esse tipo de shampoo protege contra os raios UVA e UVB.

Ele é feito especificamente para quem deseja deixar os pelos bem brancos, ele é indicado para cachorros de todas as idades e raças, sejam eles de pelagens claras ou mistas. Assim como o shampoo para cachorros de pelos claros, o shampoo clareador também tira as manchas amareladas que o seu cachorro pode ter devido a alta exposição solar.

O diferencial deste tipo de shampoo clareador, é que ele não dá alergia no cachorro, devido a sua composição à base água, e além de tudo não arde os olhos do seu cachorro, a única sinalização é com relação ao uso, indica-se que no mínimo haja um intervalo de 10 dias entre os banhos, pois o produto remove a camada de gordura que protege a pele dos pets, e por isso ele pode ficar vulnerável a fungos.

Posso usar shampoo de humanos no meu cachorro?usar shampoo de humanos no meu cachorro

Essa dúvida normalmente surge em nossa mente, se podemos ou não usar o shampoo que usamos em nós, no nosso cachorro. A resposta é: Melhor não. E porquê?

Os shampoos que nós humanos usamos, tem um pH mais ácido do que o shampoo para cachorro, isso se dá, pois, a pele do cachorro não precisa deste item em dose tão alta. Além disso, o shampoo para humanos tem muitas fragrâncias e aditivos cosméticos que podem acabar agredindo a pele do cachorro.

Sendo assim, usar o shampoo destinado para o uso humano no cachorro, pode secar a pele dele e até causar algum tipo de irritação ou coceira na pele do animal.

Top 10 melhores shampoos para cachorro para comprar em 2020

A gente sabe que em pleno século XXI, a internet é aliada para compra de produtos, sem que você precise sair do conforto da sua casa. Então se você gostou das dicas de shampoos para cachorro de acordo com cada tipo de pelo, então separamos aqui os 10 melhores tipo destes produtos, e você poderá escolher o que mais se adequa ao seu animal!

10. Shampoo Petlab Para Cães Pelos Longos ConfreiShampoo Petlab Para Cães Pelos Longos Confrei

Veja o produto em Americanas

Os produtos Petlab visam a saúde e o bem-estar do animal, eles desenvolvem produtos de uso veterinário de alta qualidade, com tecnologias que proporcionam higiene, beleza, saúde e bem estar para os nossos cachorros.

O shampoo Petlab para cachorro com pelos longos, é feito com extrato glicólico de confrei que foi cuidadosamente selecionado e combinado com o D-Pantenol, que é uma provitamina do ácido pantotênico (Vitamina B5), ele dá maior proteção e nutre a pele, além de controlar a oleosidade excessiva.

Ele proporciona um penteado mais fácil, diminui a quebra dos pelos e deixa eles mais fortes, macios e brilhosos.

9. Shampoo Beeps Pet Society Pelos Curtos 2 em 1Shampoo Beeps Pet Society Pelos Curtos 2 em 1

Veja o produto em Magazine Luiza

A Pet Society já está no mercado há 15 anos, é uma das marcas que é reconhecida pela sua qualidade, os seus produtos são referência quando falamos em Higiene, embelezamento e saúde do cachorro. Eles atendem a todas as exigências do MAPA (Ministério da Agricultura), no que se refere em cuidados com animais.

O Shampoo Beeps Pet Society é indicado para cachorros com pelos curtos, ele é prático, e bastante fácil de aplicar, o diferencial dele é que ele é 2 em 1, então além de agir como shampoo ele ainda com o poder do condicionador com cheiro de melancia. Ele é indicado para cachorros com mais de 4 semanas de vida. 

8. Petlab Extractos Shampoo Cães Com Pelos Escuros HennaPetlab Extractos Shampoo Cães Com Pelos Escuros Henna

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

Novamente a marca Petlab com um produto de qualidade, este é indicado para cachorros com pelos escuros, a Henna é uma planta, e o seu extrato é colorante e tonificante natural.

Este shampoo tonifica e realça o brilho dos pelos do seu cachorro, e o melhor é que é de forma natural. A henna melhora o processo de pentear o seu cachorro, e atrelada a agentes umectantes ela aumenta a maciez dos pelos. 

7. Shampoo Sanol KDog Tonalizante para Cães e Gatos de Pelos Clarosshampoo para cachorro Tonalizante para Cães

Veja o produto em Amazon

A KDog é uma linha de higiene e beleza que foi desenvolvida especialmente para os Pets. Ela utiliza as mais altas tecnologias nas suas fórmulas, com embalagens modernas ela nos traz o que existe de melhor para o seu animal de estimação.

O Shampoo Sanol KDog é indicado para cachorros e até gatos de pelos claros, ele além de ser shampoo é também tonalizante, o que deixará os pelos mais macios, perfumados e embelezados.

6. Shampoo com condicionador para Cachorro Sanol 2 em 1shampoo para cachorro Sanol 2 em 1

Veja o produto em Americanas

O shampoo com condicionador tem ação dupla, ele serve para cachorros com pelos longos e médios. Ele tem a queratina vegetal que tonifica e hidrata o pelo do seu animal, dando uma sensação de bem-estar.

A fórmula tem uma perfumação ideal, que é misturada com essências especiais. A fragrância é de Notas de citrus e Capim Limão. 

5. Shampoo Beeps Hidratante Estopinha Pet SocietyEstopinha Pet Society

Veja o produto em Magazine Luiza

Novamente a marca Pet Society com um produto para o seu cão que tem a pele e os pelos secos, esse produto além de ter os benefícios do shampoo, também age hidratando, tanto a pele como os pelos do seu cachorro.

Ele é indicado para cachorros, tem em sua composição o extrato de aloe vera e tem cheiro de ameixa. Ele deixa o pelo mais macio e fofo, e por ter o extrato de aloe vera ele hidrata em conjunto de forma profunda. Não há restrição com relação a cor dos pelos. 

4. Shampoo Anti Pulgas E Carrapatos Mundo Animal Pulgoff C Para Cães Shampoo para cachorro Anti Pulgas

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

A marca Mundo Animal está no mercado desde 1985, e é uma das principais marcas de produtos que garantem o bem-estar não somente dos cachorros, mas também dos gatos, aves e roedores. Ele possui componentes exclusivos para hidratar a pele e diminuir irritações.

Esse shampoo é recomendado para cachorros com idade a partir de 4 semanas de vida. Ele é feito a base de Carbarilla e Permetrina, é recomendado um banho a cada 10 dias, lembrando que ele é específico para Pulgas e Carrapatos. Então consulte o médico veterinário antes de usar.

3. Shampoo Terapêutico Para Dermatite de Cachorros PetyDermylShampoo Terapêutico Para Dermatite de Cachorros PetyDermyl

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

O Pet Dermyl Shampoo Dermatológico é indicado para cachorros que necessitam de tratamento dermatológico. Ele trata e previne Dermatites, piodermites das dobras, foliculites superficiais, impetigo e seborreia. Ele é um Shampoo para cachorro medicamentoso, ou seja, somente deve ser usado em casos de tratamento, devidamente orientado pelo médico Veterinário.

Este produto remove a oleosidade e a sujeira, deixa os pelos macios, cheirosos e brilhantes. O tratamento de doenças dermatológicas tem alguns efeitos colaterais, como por exemplo o ressecamento.

E esse efeito compromete a saúde do cachorro, sendo assim, o Pet Dermyl shampoo terapêutico dermatológico, ajuda você a conseguir um excelente efeito sem o desconforto colateral, isso se dá pela sua composição, que é exclusiva, Gel à base de Peróxido de Benzoíla e essências de frutas cítricas. Essa composição proporciona ao mesmo tempo a remoção da oleosidade e da sujeira, e evita o efeito colateral.

2. Shampoo Neutro KDog para CãesShampoo Neutro KDog para Cães

Veja o produto em Amazon

A marca KDog realmente é bem indicada quando se trata de shampoo para cachorros, essa composição é neutra, suave e delicada, este produto pode ser usado para qualquer tipo de pelo e pele, devido ser neutro ele não causa nenhum risco a saúde do cachorro.

O shampoo Neutro possui uma fórmula especial, ele proporciona uma limpeza profunda, e o melhor, não agride a pelagem do seu cachorro. E claro, vai deixar os pelos macios e vai facilitar no momento de pentear o seu cachorro. 

1. Shampoo Clareador Tudo Pet Para CãesShampoo para cachorro Clareador Tudo Pet Para Cães

Veja o produto em Amazon

A Savana está no mercado desde 2010, é conhecida como uma das maiores importadoras do Brasil. A Savana tem uma linha completa e diferenciada de produtos e acessórios para animais domésticos.

A fabricação é própria, e um destaque vai para o Shampoo Clareador para cachorros. Esse shampoo pode ser usado em Cachorros e Gatos, com o branqueador óptico, ele acentua os tons claros e brancos das pelagens dos cachorros e dos gatos, e além de tudo isso, limpa e hidrata de forma simultânea, o que resulta em um pelo brilhoso e macio.

Quem gostou desta artigo também leu:

Características de um bom shampoo para cachorroCaracterísticas de um bom shampoo para cachorro

Como vimos até aqui, escolher um shampoo para o seu cachorro, é mais do que escolher um produto de higiene para que ele fique cheiroso, mas sim também fazer a escolha correta. Sendo assim, para que sua escolha seja assertiva, temos alguns passos que você pode seguir, e você deverá levar em conta as características que são importantes neste momento de escolha.

Apenas use shampoos veterinários

Novamente, o shampoo para cachorro deve ser de uso veterinário, ou seja, não é recomendado que você utilize no seu animal os produtos que nós humanos usamos.

Muitas empresas do ramo, tem investido muito dinheiro em pesquisas, a fim de oferecer opções específicas no nosso mercado, opções que vão melhorar consideravelmente a pele e o pelo dos animais. Não arrisque a saúde do seu cachorro com outros produtos, que não sejam de origem animal.

Ph Neutro

É extremamente importante que o pH do shampoo para cachorro seja neutro, pois como falamos no artigo, ele evita o ressecamento e outros problemas dermatológicos.

Analise as necessidades do cachorro

Escolher um shampoo adequado é o mais importante para a saúde e para o conforto do seu cachorro, você precisa então observar bem o tipo de pele e pelos do seu cachorro.

É importante saber se o cachorro tem alergia, se tem excesso de oleosidade. Sempre converse com o médico veterinário de sua confiança, assim a escolha será segura e certeira.

Busque as opiniões sobre o produto

A internet é o melhor lugar para se pesquisar opiniões sobre determinado produto, então use essa ferramenta a seu favor. Busque em blogs, sites, comunidades, procure o máximo de informações sobre o shampoo e o que as pessoas que já usaram tem como recomendação.

Sempre leia o rótulo do produto

É extremamente importante ler o rótulo do shampoo para cachorro, você precisa conhecer os componentes, verificar se existe a presença de algum ingrediente restritivo ou algo do gênero. Algumas composições podem ser prejudiciais para o cachorro, como por exemplo: Corantes, perfumes, conservantes e álcool. Então fique alerta, a saúde do animal em primeiro lugar.

Conclusão

Como vimos neste artigo, o uso do shampoo para cachorros vai muito além de simples higiene ou somente perfumar o seu animal. São inúmeros benefícios que os shampoos especializados para cachorro trazem a saúde do seu animal de estimação. Lembrando mais uma vez, que não devemos usar produtos destinados para humanos, pois podem trazer riscos para a pele e para o pelo do seu cachorro, devido a diferença de produtos químicos.

Sendo assim, você que pretende ter um novo membro na família, ou até mesmo você que já tem o seu cachorro, esperamos que as dicas tenham ajudado no processo de escolha do melhor shampoo para o seu cachorro. Lembre-se, antes de iniciar qualquer uso de produto, o ideal é que você converse com o seu médico Veterinário, para que não haja nenhum risco à saúde do seu cachorro. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *