Como escolher shampoo para cabelos oleosos
Beleza e Perfumaria

Top 10 melhores Shampoo para Cabelos Oleosos para comprar em 2020

Em um país quente como o Brasil, muitas mulheres sofrem com os cabelos oleosos. O fato é que qualquer pessoa está sujeita a sofrer com este incômodo, que deixa os fios com aparência suja e pesada mesmo com pouco tempo após a lavagem. A boa notícia é que existem formas de driblar o problema em casa, apenas escolhendo o shampoo adequado. Quer saber como? Continue lendo o artigo e confira uma lista exclusiva com os top 10 melhores shampoos para cabelos oleosos.

O que são cabelos oleosos?

cabelos oleosos

A oleosidade capilar é um problema visível e que pode ser motivo de constrangimento para muitas pessoas. No entanto, ao contrário do que alguns podem pensar, cabelos oleosos não são sinônimo de falta de higiene.

Quando as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo produzem mais gordura do que o normal, isso inevitavelmente passa para aos fios, dando a eles uma aparência úmida e pesada. Na maior parte dos casos, esta é uma condição genética, porém os maus hábitos também podem criar ou agravar o quadro. Fatores hormonais, tais como a puberdade, também podem ser estopim para a oleosidade capilar.

Principais causas da oleosidade capilar

Existem hábitos que podem, definitivamente, tornar a oleosidade capilar ainda mais intensa ou até mesmo fazê-la surgir em pessoas que nunca sofreram com o problema antes. Quando isso acontece, o fator estético não é a única preocupação que você terá: cabelos oleosos estão mais propensos à queda, caspa e infecção por fungos.

Confira agora quais são as principais causas não genéticas da oleosidade capilar e saiba como evitá-las:

  1. Alterações hormonais

Além da puberdade, as alterações hormonais podem surgir em diversos momentos da vida, como na gravidez ou na menopausa. O uso de anabolizantes ou pílulas anticoncepcionais também pode ser um agravante para o problema. Quando o sistema endócrino está em desequilíbrio, isso também pode levar a um aumento na produção de sebo e, consequentemente, à oleosidade.

  1. Excesso de estresse

Poucas pessoas sabem, mas dentre os vários malefícios do estresse no organismo, a oleosidade capilar pode ser uma delas. Isso porque durante momentos de tensão e nervoso, as glândulas sudoríparas passam a trabalhar mais intensamente, bem como as glândulas sebáceas. O resultado é um cabelo visivelmente mais oleoso, sem brilho e enfraquecido.

  1. Alimentação inadequada

Se você tem uma alimentação rica em gorduras e carboidratos e pobre em nutrientes, isso pode ser uma das causas da sua oleosidade capilar. Aliás, a pele do rosto também sobre com uma dieta inadequada, resultado em maior produção de óleo, além do surgimento de cravos e espinhas.

Ademais, uma dieta pobre em nutrientes também pode ser a causa da oleosidade nas madeixas. Para um cabelo visivelmente saudável, forte e menos oleoso, é fundamental apostar em alimentos ricos em vitamina A, zinco, colágeno e, principalmente, vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde capilar.

  1. Lavar os cabelos com água quente

Assim como a ausência de lavagem pode ser um agravante para a oleosidade, lavar com água demasiadamente quente também é. Segundo os especialistas, isso acontece, pois, o calor da água remove a oleosidade natural dos fios, fazendo com que as glândulas se esforcem para repor a gordura eliminada.

O calor também pode ser um vilão para quem utiliza o secador muito próximo ao couro cabeludo. Na hora de lavar os fios, prefira água de morna a fria e mantenha uma distância aproximada de 30 cm do secador.

  1. Aplicar produtos diretamente sobre o couro cabeludo

Os produtos cosméticos são um grande auxílio na tarefa de manter os cabelos fortes e saudáveis. No entanto, aplica-los diretamente sobre o couro cabeludo é um grande erro e pode levar à oleosidade. Itens como condicionadores, máscaras de tratamento e óleos reparadores possuem ingredientes oleosos que podem pesar os fios e adicionar oleosidade. Outro problema é o entupimento dos folículos capilares, que pode levar à queda.

A menos que a aplicação sobre o couro seja expressamente recomendada na embalagem, como no caso nos tônicos, aplique-os somente do meio para as pontas.

  1. Uso de produtos inadequados

Todos os esforços da indústria de cosméticos para criar um produto para cada tipo de cabelo não são em vão. Cada fio possui uma necessidade e contrariar isso é um grande erro, que pode levar a diversos problemas como quebra, queda, enfraquecimento e oleosidade capilar.

Cabelos crespos, por exemplo, são naturalmente mais secos e precisam de uma maior carga lipídica em seus produtos, a fim de hidratar e reduzir o frizz. Utilizar um produto como esse em um cabelo liso certamente resultaria em fios opacos, pesados e bastante oleosos.

Como escolher shampoo para cabelos oleosos?

Como escolher shampoo para cabelos oleosos

Como você pode perceber, os produtos que você aplica sobre os fios tem grande influência sobre a saúde dos mesmos. Assim, ao passo que podem causar a oleosidade, eles também podem ajudar a eliminá-la, deixando os fios mais leves e livres de sebo. Para isso, basta saber escolher os produtos corretos, a começar pelo shampoo.

Os shampoos fazem muito mais do que eliminar impurezas – eles ajudam re-estabelecer a hidratação dos fios, devolver a massa perdida com os danos do dia a dia e eliminar o excesso de oleosidade.

Contudo, para que um shampoo cumpra sua função de eliminar o óleo de forma duradoura, e não somente no dia da lavagem, é importante que ele promova uma limpeza profunda, porém delicada, de modo que não incentive o efeito rebote. Veja agora algumas dicas de como escolher o melhor shampoo para cabelos oleosos:

De olho da aparência

Shampoos transparentes são melhores do que os perolados ao se tratar de cabelos oleosos, que que possuem maior poder de limpeza e deixam o cabelo com textura mais leve e solta.

Atenção ao rótulo

Ler o rótulo é essencial ao escolher um shampoo para cabelos oleosos que seja realmente bom. Em geral, ingredientes botânicos limpam e hidratam o cabelo na medida ideal, promovendo equilíbrio e frescor. Alguns desses componentes são: gengibre, chá verde, carvão, mentol, entre outros.

Cheirinho de limpeza

Quem disse que cabelos oleosos não merecem produtos cheirosos? Existem muitas marcas disponíveis, cada uma com suas fragrâncias incrivelmente deliciosas. A dica aqui é testar e escolher a sua favorita.

Preço não é tudo

Nem sempre o shampoo mais caro é o melhor para cabelos oleosos, no entanto, o mais barato pode também não ser. Não se prenda ao preço para fazer a sua escolha. Pesquise muito e fique atento às promoções – você pode encontrar shampoos excelentes com descontos incríveis na internet se souber procurar.

Top 10 melhores shampoos para cabelos oleosos para comprar em 2020

1. Elseve Hydra Detox Anti-OleosidadeElseve Hydra Detox Shampoo Anti Oleosidade 400ml

O Hydra-Detox, da Elseve, promete eliminar as impurezas e hidratar os fios ao mesmo tempo. O shampoo é transparente e tem na composição essência verde e alga azul, que promovem sensação de frescor imediato. Quando desenvolvido pela marca, a ideia foi trazer os cuidados com a pele para os cabelos, através de uma limpeza profunda, porém delicada. O resultado, segundo a Elseve, são 48 horas de sensação de cabelos limpos e hidratados.

Confira o produto em Submarino

2. Bio Extratus Botica Arnica para Cabelo Oleoso

Bio Extratus Botica Arnica para Cabelo Oleoso

 

A BioExtratus surgiu em 1989, levando produtos de alta qualidade com ativos naturais a preço acessível. A linha Botica para cabelos oleosos tem como principal componente a arnica, que combate a oleosidade e estimula o crescimento. A fórmula conta, ainda, com oliva, tutano de bambu e vitamina B5, proporcionando hidratação e força na medida certa.

Combater o excesso de oleosidade, equilibrar a oleosidade natural dos fios.

Confira o produto em Magazine Luiza

3. Truss Therapy para Cabelos Oleosos

Truss Therapy para Cabelos Oleosos

 

Fundada em 2003, a Truss está entre uma das melhores marcas do mercado, com linhas tanto de uso profissional quanto caseiro. A linha Therapy promete uma verdadeira terapia completa para os fios, deixando-os livres de caspa, oleosidade, diminuindo a queda e estimulando o crescimento. Segundo a marca, o cabelo fica limpo, purificado e com até 75% menos oleosidade. Entre seus ativos estão arnica, urtiga, pimenta, ginseng e outros.

Confira o produto em Magazine Luiza

4. Head & Shoulders Remoção da Oleosidade

Head & Shoulders Remoção da Oleosidade

 

Criada em 1961, a Head &Shoulders ficou mundialmente famosa pela eficiencia de seus produtos anti-caspa. Hoje a marca oferece uma linha completa de tratamento para cabelos com diferentes necessidades. Diferentemente da maioria dos shampoos para cabelos oleosos, este é leitoso e espesso, com alto poder anti-oleosidade. A linha Remoção da Oleosidade possui Ph balanceado e promove cabelos limpos e soltos de maneira duradoura.

Confira o produto em Amazon

Confira o produto em Submarino

5. Amend Equilibrium Raiz & PontasAmend Equilibrium Raiz & Pontas

A Amend é uma marca 100% brasileira, fundada em 1994, que se tornou uma das mais utilizadas pelas brasileiras. Entre seus produtos estão cremes hidratantes, tinturas, descolorantes e também os shampoos para cabelos oleosos. Pensando em uma das principais dificuldades das mulheres que sofrem com a oleosidade, a Amend desenvolveu a linha Equilibrium, que remove a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas. Entre seus ativos estão gengibre, kümmel e Flor de Laranjeira, responsáveis pela sensação de limpeza e frescor.

Confira o produto em Amazon

6. Acquaflora Equilíbrio OleosidadeAcquaflora Equilíbrio Oleosidade

A Aquaflora surgiu em 2003 e hoje conta com uma linha completa de cuidados para os mais diferentes tipos de cabelos. Com o objetivo de proporcionar um cuidado de SPA em casa, a linha Equilíbrio aposta em ativos naturais, como a Pitanga e a Acerola, para remover a oleosidade e dar sensação refrescante ao couro cabeludo. A fórmula também é enriquecida com vitaminas e aminoácidos que hidratam e restauram os fios, preservando a hidratação e maciez das pontas.

Confira o produto em Amazon

Confira o produto em Submarino

7. Phytoervas Controle De OleosidadePhytoervas Controle De Oleosidade

A Phytoervas é uma marca de produtos para cuidado capilar mundialmente reconhecida pelo uso de ativos naturais em suas fórmulas, com soluções para crescimento, força, queda, oleosidade e muito mais. O shampoo para cabelos oleosos da Phytoervas tem como princípio ativo o gengibre, que limpa suavemente e doa brilho aos fios. O produto também é indicado para quem faz no e lowpoo, já que é livre de sulfatos, corantes e parabenos.

Confira o produto em Amazon

Confira o produto em Submarino

8. Seda Pureza RefrescanteSeda Pureza Refrescante

A Seda está entre uma das marcas populares mais utilizadas pelos brasileiros, visto seu preço baixo e alta qualidade dos produtos. A linha Pureza Refrescante tem promove limpeza profunda e frescor imediato, através de compostos como o chá verde, capim limão e tangerina, além de vitamina C e E. O resultados são cabelos limpos, frescos e livres de oleosidade por mais tempo.

Confira o produto em Magazine Luiza

9. Eudora Siáge Controla a OleosidadeEudora Siáge Controla a Oleosidade

Criada em 2011 a Eudora é uma empresa relativamente nova, que vem apostando fortemente na indústria de cosméticos e produtos para cabelos. A linha Siáge oferece tratamento completo para os fios e seus diferentes tempos. O controle de oleosidade é garantido através de um cabelo solto e leve por muito mais tempo. O shampoo para cabelos oleosos é transparente e fluido, enriquecido com vitamina E, e promete fios livres de oleosidade por até 8 horas.

Confira o produto em Submarino

10. Haskell Jaborandi Regulador da OleosidadeHaskell Jaborandi Regulador da Oleosidade

Com uma linha completa de cuidados para os fios, a Haskell é figura garantida nas perfumarias de todo o Brasil. A linha Jaborandi tem como propósito regular a oleosidade, combater a queda e dar brilho aos fios. Esse efeito é garantindo com a ajuda os extratos de carqueja e cavalinha, Ph neutro e vitaminas, que proporcionam uma limpeza intensa e delicada, ao mesmo tempo.

Confira o produto em Submarino

Conclusão

Se você deseja fios verdadeiramente saudáveis, escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo é fundamental. Os shampoos são muito mais do que apenas um item de limpeza – eles ajudam a cuidar dos fios e atenuar problemas como a queda e a oleosidade dos fios.

Os shampoos para cabelos oleosos unem ciência e natureza para proporcionar uma limpeza profunda e delicada para cabelos, sejam eles lisos, cacheados ou crespos. Existem inúmeras marcas disponíveis, e graças à internet conhecer novos produtos e compra-los com preços incríveis ficou muito mais fácil.

Mas, lembre-se que apenas usar um shampoo anti-oleosidade não é o suficiente para eliminar por completo o problema: é preciso lavar regularmente, evitando água demasiadamente quente e jamais aplicar produtos diretamente sobre o couro cabeludo. Caso a oleosidade permaneça ou esteja acompanhada de coceira, descamação, caspa ou queda dos fios, é essencial procurar a ajuda de um profissional qualificado para identificar as causas e recomendar tratamento.

Quem leu este review também gosta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *