usar melhor Rádio Comunicador walktalk

Top 10 Melhores Rádios Comunicadores 2021: Baofeng, Motorola, Multilaser, Intelbras

Última atualização em 12 de julho de 2021

Descubra no artigo de hoje, como você quais são os melhores rádios comunicadores da atualidade, e o que deve ser avaliado na hora da compra.

Conhecido também como Walk Talk, o rádio comunicador pode ser utilizado tanto como uma ferramenta de trabalho, como também como um meio de comunicação pessoal.

É sabendo a finalidade que o aparelho terá para você que definirá as melhores opções de modelos na hora da compra. É exatamente por isso, que no artigo de hoje, listamos algumas informações importantes para te ajudar a decidir pelo melhor, além do top 10 da atualidade.

Porque você deve comprar um Rádio Comunicador?

Esses aparelhos não se limitam ao uso profissional, como muitos pensam, ele pode ser utilizado em viagens, como acampamentos ou lugares remotos em que a comunicação por celular é difícil ou nem existe.

Essa é uma ferramenta muito importante para a comunicação nesse último cenário, já que seus recursos extras podem salvar vidas, como é o caso do sinal SOS e Alertar Climáticos.

É exatamente por isso, que é vital que você escolha o seu rádio comunicador de acordo com a finalidade que ele terá, apenas assim você fará uma aquisição útil.

Dito isso, vamos conhecer os melhores rádios comunicadores da atualidade.

Ranking: Top 10 melhores rádios comunicadores 2021

Selecionamos as melhores opções em Walk Talk. Aqui você verá modelos perfeitos para facilitar a comunicação em sua empresa, assim como opções ideais para as aventuras ao ar livre.

Selecionamos grandes marcas como: Baofeng, Motorola, Multilaser e Intelbras, todas com o peso da qualidade e referência do mercado.

Além disso, poderá também conhecer os diferenciais de cada um, e assim não errar na hora da compra.

10

Rádio Comunicador Baofeng Uv-82

Melhor em Praticidade

Rádio Comunicador Baofeng Uv-82

  • Alcance: 5 km
  • Duração da bateria: 12 horas com bateria
  • Funções extras: Função alarme, Lanterna, Rádio FM

Com funções que o tornam prático, o Uv-82 não poderia ficar fora da nossa lista. Ele garante uma comunicação rápida entre profissionais sem dificuldades, com apenas um apertar de botão.

Seus 128 canais vão garantir facilidade para o seu dia a dia. A função alarme é ideal para lembretes. Sua lanterna é prática em quedas de luz, ou ambientes escuros no período da noite.

Seu alcance é mediano de 5 km, mas ideal para comércios e empresas no geral. Sua bateria é aceitável, com suas 12 horas de duração e carregamento facilitado por usb.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

9

Rádio Comunicador MOTOROLA T470BR

Melhor em design

Rádio Comunicador MOTOROLA T470BR

  • Alcance: 35 km
  • Duração da bateria: 12 horas com bateria
  • Funções extras: Resistente às intempéries, Função de chamada de grupo, Alerta VibraCall.

Esse é um modelo que atrai inicialmente pelo design, e ao analisarmos ele com mais atenção percebemos que ele tem bem mais que uma “carinha bonita”. O T470BR é ideal para uso profissional.

Seja com chuva, sol, vento ou qualquer outra intempérie seu aparelho resistirá, ela é bem robusto e tem um alcance de até 35 km, além de bateria de 12 horas, que pode ser prolongada com o uso de pilhas.

Conta com a função de chamada em grupo, para que você se comunique com várias pessoas ao mesmo tempo, além da função vibracall, para que seu uso seja discreto em ambientes específicos. Sem dúvida, uma ótima opção!

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

8

Radio Comunicador Baofeng UV-6R

Melhor em praticidade

Radio Comunicador Baofeng UV-6R

  • Alcance: 6 km
  • Duração da bateria: 10 horas com bateria
  • Funções extras: Aviso SOS, Rádio FM, Lanterna, Aviso de bateia fraca.

Outra opção que a marca Baofeng oferece. Esse é um rádio comunicador extremamente prático, já que oferece 128 canais para conversação limpa e sem ruídos. Sua bateria de até 10 horas, pode chegar até 2 dias dependendo do uso.

Sua lanterna e aviso SOS, dão ao produto ainda mais atrativos e segurança para seus usuários. A rádio FM presente no UV-6R vai te ajudar a passar o tempo, nas horas de maior tédio.

O alerta de bateria fraca, te ajuda a nunca ficar na mão e sem comunicação. No geral é um bom modelo, e pode ser uma ótima aquisição para quem busca uma solução para o trabalho ou lazer.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

7

Rádio Comunicador Multilaser RE020

Melhor para quem quer algo simples

Rádio Comunicador Multilaser RE020

  • Alcance: 8 km
  • Duração da bateria: 10 horas com bateria
  • Funções extras: Não informado

Essa é uma opção bem básica, mas que entrega exatamente o que promete: ótima comunicação em distâncias de até 8 km, de forma limpa e sem grandes ruídos.

O RE020 da Multilaser conta com 16 canais, e uma bateria boa que pode chegar até 10 horas de conversação. Tem um bom tamanho que se ajusta facilmente ao seu dia a dia, além de ser super leve.

É uma ótima opção para quem quer algo básico, já que a única função que possui é a comunicação através dos canais de rádio.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

6

Rádio Comunicador Baofeng Uv-5R

O melhor em Custo Beneficio

Rádio Comunicador Baofeng Uv-5R

  • Alcance: 12 km
  • Duração da bateria: 3 horas com bateria
  • Funções extras: Rádio FM, Lanterna, Alerta de Emergência.

Essa é uma opção para quem busca qualidade e preço em um só produto. Isso por que ele apresenta um bom alcance e possui funções extras úteis, ideal para ser utilizado em sítios, ou residencias.

O ponto de atenção fica na bateria que com uso intenso dura cerca de 3 horas, o que pode ser suficiente para alguns, enquanto que para outros não. No entanto, possui a função economia de bateria, que pode ser útil.

No geral, é um bom aparelho, que pode atender aqueles que precisam de uma opção mais básica, e que não querem investir tanto.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

5

Rádio Comunicador Intelbras, RC 4002

Melhor para o dia a dia

Rádio Comunicador Intelbras, RC 4002

  • Alcance: 20 km
  • Duração da bateria: 10 horas com bateria
  • Funções extras: Não informado

Essa é uma opção um pouco mais básica, mas que ainda assim consegue entregar boa qualidade aos seus usuários. O RC 4002 pode ser utilizado tanto para fins comerciais, como para pessoais.

Possui 26 canais e 121 subcanais. Sua bateria pode durar até 10 horas, mas se preferir pode prolongar com o uso de pilhas. Possui a facilidade de ser compatível com fones P1.

É razoavelmente leve e compacto. Seu uso não exige alto conhecimento, já que possui funcionalidades simples e práticas, além de possui a qualidade inquestionável da Intelbras.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

4

Rádio Comunicador Motorola Talkabout T460

Melhor para o ar-livre

Rádio Comunicador Motorola Talkabout T460

  • Alcance: 56 km
  • Duração da bateria: 23 horas com pilha
  • Funções extras: Lanterna, Alerta de Emergência, A prova de Intempéries.

Seja na floresta ou na montanha, o T460 vai ser o seu melhor amigo! Com alcance de até 56 km você se sentirá mais seguro, mesmo em condições não favoráveis.

Não se preocupe com as chuvas e os ventos, já que o modelo é a prova de intempéries. Com sua bateria você terá até 10 horas de duração, ou se preferir opte pelas pilhas para utilizar por até 23 horas.

Conta com 22 canais e 121 códigos de privacidade, o que dá a você a chance de criar 2.662 de combinações diferentes. Uma opção completa para os mais radicais e exigentes.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

3

Rádio Comunicador Motorola T400

Moderno e completo

Rádio Comunicador Motorola T400

  • Alcance: 56 km
  • Duração da bateria: 8,5 horas com bateria / 21 horas com pilha
  • Funções extras: Lanterna, Alerta de Emergência, A prova de Intempéries.

O T400 começa se destacando por seu incrível alcance de 56 km. O modelo ainda conta com proteção contra respingos de água, economia de bateria, redutor de ruídos e alerta de bateria e emergência.

A bateria pode ser utilizada por até 8,5, mas você também pode optar pelo uso de pilhas que vão garantir até 21 horas de uso. O recurso Ivox Hands-Free, garante que você utilize o rádio comunicador sem precisar das mãos.

É uma boa opção para grandes empresas, ou para quem não abre mão de um aparelho completo e moderno.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

2

Rádio Comunicador Motorola T600BR

Melhor para vários cenários

Rádio Comunicador Motorola T600BR

  • Alcance: 35 km
  • Duração da bateria: 9 horas com bateria / 23 horas com pilhas
  • Funções extras: A prova d’água, Lanterna, Alarme de emergência, Vibracall,

Essa sem dúvida é uma das opções mais completas da nossa lista. Isso porque esse é um rádio comunicador que possui longo alcance, podendo chegar a até 35 km, e ainda aguenta imersão de até 1 metro na água por até 30 minutos, além de repelir chuvas mais intensas.

Sua bateria pode durar por até 9 horas, mas se precisar por mais tempo, pode optar pelo uso de pilhas. Sua lanterna em conjunto com o alarme de emergência garantem sua segurança em qualquer lugar que esteja.

O modelo conta ainda com 26 canais limpos, livres de ruídos. A função vibracall permite seu uso discreto em momentos específicos, além do seu tamanho que se encaixa em qualquer lugar.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

1

Kit de 4 Radio Comunicador Walk Talk Baofeng Bf-777s Talkabout 

Melhor da categoria, ótimo custo benefício

Radio Comunicador Walk Talk Baofeng Bf-777s Talkabout 

  • Alcance: 4 km
  • Duração da bateria: 10 horas
  • Funções extras: Remoção de ruídos, alerta de pouca bateria e alerta de emergência.

Ao acessar as avaliações dos consumidores você vai entender o por que o  Baofeng Bf-777s é o melhor da categoria. O alcance prometido pela marca é de até 4 km, mas existem relatos de consumidores que realizaram a comunicação em até 7km.

A bateria também é outro diferencial, é de Lítio com capacidade 1.500Ah, que garante até 10 horas de uso intenso, ou até 24 horas de uso baixo a moderado. Os canais disponíveis são limpos, e permitem uma comunicação sem ruídos, graças a tecnologia de redução de ruídos, presente nesse modelo.

Conta com alerta de pouca bateria, e alerta de emergência, fazendo desse um modelo perfeito tanto para uso pessoal, como profissional. É também o preferido entre os consumidores.

Veja a melhor oferta em amazon:

Menor Preço

Como escolher um Rádio Comunicador?

Como escolher um Rádio Comunicador?
walktalk

Após apresentarmos as melhores opções em rádio comunicador do mercado, é preciso entender o que você deve avaliar no momento da compra, afinal o que se deve levar em consideração? O que vai pesar na hora da decisão?

Listamos pontos importantes que você deve se atentar, e assim de fato escolher um modelo que vai ser útil para sua necessidade. Veja quais são:

Atente-se ao alcance

Esse é um ponto importantíssimo, já que é ele que vai deixar claro sobre a distância que as pessoas que se comunicarão pelo rádio podem estar. É importante destacar que a distância máxima informada pelos modelos pode e vão variar de acordo com o ambiente que esteja.

Por exemplo, obstáculos como árvores, paredes, portas, e até condições climáticas podem reduzir o alcance do seu aparelho. Por isso, é importante verificar junto as informações do fabricante de quanto é essa variação, para avaliar se vai te atender.

Normalmente, os melhores aparelhos garantem alcances bem altos, mesmo com obstáculos. Por isso, atente-se!

Observe a bateria

Se o uso do rádio comunicador for para atividades de longa duração, a bateria deve ser um ponto com peso alto na hora da escolha do aparelho. Isso por que de nada vai adiantar escolher uma opção barata, mas que vai te deixar na mão antes de finalizar suas atividades.

Da mesma forma, você não precisa investir em um modelo com bateria de alta duração, se o uso será esporádico e rápido. Normalmente os rádios com maiores capacidades de bateria, possuem um valor um pouco mais elevado, mas que valem a pena sem dúvida.

Se o uso for para comércios e empresas no geral, ou seja, para trabalho, os que possuem bateria de longa duração são a melhor escolha. Agora, se a finalidade for lazer, você pode optar por uma bateria intermediaria.

Funções Extras

Aqui chegamos a um ponto que deve ser observado com atenção. Isso porque algumas pessoas investem em um aparelho com tudo que se possa imaginar, mas não usam nem um terço das funções.

Para evitar que você compre algo além do precisa, avalie quais funções extras serão úteis para você, e defina o escolhido como aquele que de fato as possui.

É claro que nada impede que você compre o mais completo mesmo que não utilize todas as funções, esse é um ponto principalmente para quem quer economizar, já que quanto mais funções, maior será o investimento.

Qualidade do Microfone

Lembre-se, você está comprando um rádio comunicador, o que quer dizer que a comunicação precisa ser limpa e clara. Por isso, os microfones são pontos importantíssimos, por que são eles que captaram a mensagem.

Existem modelos que possuem funções especificas para eliminar os ruídos e deixar a mensagem limpa, tanto em termos de ruídos externos, como os dos próprios canais.

Além disso, o tamanho do microfone também interfere na qualidade da captação da voz. Analise bem o modelo que pretende comprar, e garanta que a marca investiu em qualidade do microfone.

Observe se existe a necessidade de Licença

Esse é um ponto que a maioria esquece de observar e apenas após a compra se dão conta que o modelo adquirido necessita de uma licença para uso, aí começa a dor de cabeça.

Isso porque existem alguns rádios comunicadores que exigem uma licença que é dada pela Anatel para que seu uso aconteça. Os modelos da Baofeng, por exemplo, exigem essa licença.

Algumas lojas e vendedores já providenciam esse processo na hora da compra, mas é bem raro, na maioria das vezes esse processo deve ser feito totalmente pelo comprador.

Se você não quiser realizar esse trâmite, pode optar por modelos mais simples, como os da Motorola, Multilaser e Intelbras. Como dito logo no início, tudo vai depender da sua necessidade.

Leia também: Top 10 melhores repetidores WiFi

Rádio comunicador Amador ou Profissional?

Existem duas categorias de rádios comunicadores: os profissionais e os amadores.

No caso dos amadores, possuem uso simplificado, comunicação simples e dispensam a necessidade da licença da ANATEL, precisando apenas que esteja homologado pelo vendedor, sendo essa uma exigência.

Enquanto os amadores usam o sistema de rádio analógico, os profissionais utilizam o digital. A facilidade do analógico, é o fato de que sua implementação é bem fácil, e a transmissão da voz é realizada por ondas de rádio.

No caso do digital, a qualidade é bem superior do áudio, o que é um bônus. No entanto, ainda sim, existem os profissionais que usam o analógico, mas implementam recursos para “limpar” os canais.

No fim, você deve avaliar novamente a finalidade do seu uso, para aí então escolher por aquele que irá melhor te atender.

Conclusão

Como você pôde observar no review de hoje, existem muitas opções disponíveis no mercado quando o assunto é rádio comunicador, ou walk talk se você preferir.

De fato são muitos modelos que o mercado oferece, e isso pode acabar confundindo na hora da compra. É exatamente por isso, que você deve conhecer todas as características que mencionamos aqui, e que devem ser levadas em consideração antes de escolher por um.

Entenda que ao optar por um modelo que não atenda sua necessidade, vai acabar se frustrando por não ter algo que de fato precisa, e ainda ter desperdiçado dinheiro.

Então, pergunte-se: como vou utilizar o rádio comunicador? Com a resposta, você saberá quais funções precisará e assim, saberá quais modelos são os mais indicados.

Esperamos ter ajudado, mas se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, será um prazer te ajudar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *