A maioria das pessoas, quando decide cuidar da pele, compra hidratante, tônico facial, esfoliante, maquiagens diversas, tudo para deixar a pele radiante. O que muitas delas na verdade não sabem é que tudo isso pode ir literalmente pelo ralo sem o uso diário do protetor solar. Não é papo de dermatologista. A falta de proteção adequada é uma das principais causas de doenças de pele do Brasil e do mundo. Quer saber tudo sobre o protetor solar e como escolher o mais adequado para o seu tipo de pele? Então, continue lendo o artigo.
Sumário
- Como surgiu o protetor solar?
- A importância do protetor solar
- Como escolher e comprar protetor solar?
-
Top 10 melhores protetores solares para comprar em 2023
- 10. L’Oréal Paris Solar Expertise Toque Seco FPS 60
- 9. Neutrogena Sun Fresh FPS 70
- 8. Cenoura E Bronze Loção FPS 50
- 7. Nivea Protetor Solar Facial Toque Seco Antissinais FPS 60
- 6. Sundown Protetor Solar FPS 60
- 5. La Roche-Posay Protetor Solar Facial com Cor – Anthelios Airlicium FPS 70
- 4. Mantecorp Skincare Episol Protetor Solar Color FPS 70
- 3. Isdin Fotoprotector Fusion Water Color FPS 50
- 2. Bioré Protetor Solar UV Bright Milk FPS 50
- 1. Profuse Ensolei Extreme Color Protetor Solar Gel Creme FPS 90
- Conclusão
Como surgiu o protetor solar?

A história do protetor solar não é tão clara e pelo menos três inventores são associados à sua criação. O que se sabe com total certeza é que a preocupação com os efeitos do sol sobre a pele e as tentativas de minimizar os danos remonta de muitos séculos atrás. Há registros que, há mais de 7 mil anos a.C. os homens já utilizavam recursos naturais, como óleo de amêndoas e extratos vegetais, para proteger a pele dos danos causados pelo astro rei.
O protetor solar como conhecemos hoje foi criado em 1944, por Benjamin Greene, que observou os diversos danos ocasionados pelos raios ultravioletas em soldados que retornavam do combate, durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar se ter sido um grande passo para a época, o produto ainda estava longe de se parecer com as loções hoje comercializadas. Isso porque o produto era vermelho e muito espesso, funcionando muito mais como uma barreira física aos raios solares.
Após muito estudo e modificações, a fórmula do Sr. Green encontrou pela frente alguns fortes concorrentes, como a Coppertone, que patenteou o produto e se tornou líder de vendas no segmento nos anos 50.
Desde essa época, os protetores solares nunca pararam de evoluir. Como resultado de muito estudo tecnologia avançada, as loções se tornaram cada vez mais leves e eficazes, adaptando-se aos diversos tipos de pele (sensíveis, oleosas, albinas, negras, etc.).
Hoje, é possível uma ampla gama de produtos com fator de proteção solar embutido, como cremes de tratamento, hidratantes faciais, bases e corretivos, além dos famosos protetores solares com cor. Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: proteger a pele contra os danos causados pelo sol é o primeiro passo para uma cútis jovem e bonita, por muito mais tempo.
A importância do protetor solar

Em um país como o Brasil, com sol praticamente o ano inteiro, proteger-se da incidência direta dos raios solares sobre a pele é de suma importância. Aliás, muita gente não sabe, mas mesmo em dias extremamente nublados o uso do produto é indispensável, afinal, o sol ainda está lá, mesmo que encoberto.
É fato que o sol pode deixar marcas visíveis na pele, como manchas e queimaduras. No entanto, o grande perigo está, justamente, nos danos que não podem ser percebidos à primeira vista.
Um destes danos é o câncer de pele, que em 90% dos casos é fruto da exposição irresponsável ao sol. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), são detectados anualmente 180 mil novos casos da doença, o que corresponde a mais de 30% de todos os diagnósticos de cânceres no país.
Contudo, esta é apenas a ponta mais alta e afiada do iceberg. Está provado que as queimaduras solares, que ocorrem quando a pele fica vermelha e dolorida, são fruto de danos profundos causados às células. Essa lesão é cumulativa, ou seja, uma vez feita não pode ser revertida, e a longo prazo pode ser a causa para rugas, melasmas, flacidez, queratoses e o temido envelhecimento precoce.
Portanto, a importância do protetor solar vai muito além de evitar um bronzeamento indesejado ou a vermelhidão pós-sol. Trata-se de uma questão importante de saúde e, por isso, o protetor solar deve fazer parte da rotina diária (nada de usar só na praia, combinado?!) de autocuidado de homens e mulheres, sem distinção.
Como escolher e comprar protetor solar?

Comprar protetor solar parece simples, não é mesmo? No entanto, basta dar uma lida do rótulo da embalagem e da descrição do produto para que tudo se torne um grande e confuso quebra-cabeças.
Mas, calma! Se você também não sabe como escolher protetor solar ou ainda não encontrou o queridinho para a sua pele, essas dicas lhe cairão como uma luva. Portanto, seja qual for a sua dúvida, você certamente sairá deste artigo sabendo exatamente como e qual protetor solar comprar. Confira!
Conheça sua pele

Nenhuma pele é igual a outra. Ainda que tenham tonalidades parecidas, ou até mesmo pertençam à uma mesma família, a pele possui diversas particularidades que a tornam única, portanto, a escolha do melhor protetor solar para comprar partirá deste quesito.
Para isso você deverá fazer uma autoanálise sincera da sua pele. É seca ou oleosa? Jovem ou madura? Possui tendência a acne? Possui manchas ou pontos sensíveis? É clara ou escura? Acredite, responder a estas questões já é metade do caminho na escolha do seu protetor.
Leia o rótulo – FPS (fator de proteção solar)

Tudo o que você precisa saber sobre um protetor solar está no rótulo. Ao comprar protetor solar online ou em loja física, a primeira informação que você deve observar é o FPS (fator de proteção solar) – quanto mais alto, maior o nível de proteção.
Pessoas muito brancas devem sempre optar por FPS mais altos, acima de 50. O mesmo serve para peles sensíveis ou em tratamento químico ou por medicação. Além disso, observe no rótulo informações quanto ao produto ser ou não hipoalergênico, o que é importante para pessoas com pele sensível.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS 30 é o mínimo recomendado para uso diário, inclusive para as peles negras, que devido ao alto nível de melanina, são menos suscetíveis às queimaduras e aos danos causados pelo sol.
Escolha a textura ideal

Diferentemente de quando o protetor solar foi inventado, na década de 40, hoje é possível encontrá-lo em diversas versões e texturas, adaptando-se a qualquer tipo de pele.
Em geral, peles mais secas e/ou maduras, tem melhor adaptação aos protetores solares em creme ou loção, que devolvem viço e naturalidade à tez. Por outro lado, peles oleosas e/ou acneicas devem preferir protetores nas texturas gel, gel-creme, fluido ou sérum, que possuem toque seco e não-oleoso, tornando-se mais confortáveis ao toque.
Adapte sua rotina
Para que o protetor solar faça, de fato, parte da sua rotina, é preciso que ele seja prático e fácil de usar em diversas situações. Se você não tem tempo para aplicar diversos produtos sobre a pele de manhã ou não quer carregar muitos itens na bolsa para retoque, prefira os protetores multiuso, como os cremes hidratantes com FPS.
Já para quem não abre mão da maquiagem, há um grande leque de produtos com FPS, de bases à batons, facilitando a rotina corrida sem abrir mão da saúde e – é claro, da beleza.
Top 10 melhores protetores solares para comprar em 2023
Agora que você já sabe tudo sobre protetores solares, está pronto para escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu tipo de pele. Nessa lista separamos os 10 melhores protetores solares, ou seja, os mais bem avaliados pelos consumidores, para diversas ocasiões. Assim, seja para usar no dia a dia ou para tirar alguns dias de férias na praia, o seu protetor solar está aqui. Confira:
10. L’Oréal Paris Solar Expertise Toque Seco FPS 60

O Protetor Facial L’Oréal Solar Expertise possui textura gel-creme, que garante toque seco e sem brilho, não deixa a pele oleosa e tem rápida absorção, proporcionando uma agradável sensação de leveza e suavidade ao toque.
Entre os componentes estão: Activa, Cell Regenerador, Vitamina E, Mexoryl SX e XL. O produto pode ser encontrado com FPS a partir de 30, ajudando a prevenir o envelhecimento e os danos causados pelo sol.
- Marca: L’Oréal
- FPS: 60
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
9. Neutrogena Sun Fresh FPS 70

O Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh conta com uma fórmula de fácil absorção, além de não deixar a pele oleosa, hidratar e proteger contra os danos causados pelo sol. Isso acontece graças à tecnologia Helioplex, que protege a pele dos raios UVA e UVB, responsáveis pelo câncer de pele e pelo envelhecimento da tez.
Como diferencial, este protetor pode ser utilizado tanto no corpo quanto no rosto. Outra de suas vantagens é que ele é resistente a água e ao suor, podendo ser utilizado com tranquilidade na praia, na academia ou no trabalho.
- Marca: Neutrogena
- FPS: 70
- Facial: Sim. Rosto e corpo, 2 em 1
- Recomendar para Pele Oleosa: Não
Confira o produto em:
8. Cenoura E Bronze Loção FPS 50

A Cenoura e Bronze é uma das marcas de maior tradição em protetores solares brasileiros. O protetor solar em loção proporciona alta proteção contra os raios UVA e UVB. Também por isso ele é indicado para pessoas de pele sensível, protegendo até as camadas mais profundas da pele.
Segundo a marca, sua ação protetora é imediata, garantindo segurança e tranquilidade ao se expor ao sol. Por conta da vitamina E e do colágeno, o produto cria uma barreira de proteção adicional, nutrindo e preservando a saúde da pele. Como seu grande diferencial, o produto possui antioxidantes, que cuidam da pele e previnem os sinais do envelhecimento.
- Marca: Cenoura e Bronze
- FPS: 50
- Facial: Sim.
- Recomendar para Pele Oleosa: Não
Confira o produto em:
7. Nivea Protetor Solar Facial Toque Seco Antissinais FPS 60

O Protetor Solar Facial Nivea foi desenvolvido especialmente para a pele delicada do rosto. Com textura leve e rápida absorção, a fórmula possui tecnologia oil-free (formula livre de óleos) e é resistente a água e ao suor.
O resultado é mais proteção e segurança para a pele. Outra grande vantagem é que, além de não ser oleoso, ele ajuda a controlar a oleosidade natural sem ressecar graças à presença do pantenol.
- Marca: Nivea
- FPS: 60
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
6. Sundown Protetor Solar FPS 60

Além do alto fator de proteção solar, esse protetor não precisa ser repassado, tornando-o muito mais prático para um agradável dia de praia ou piscina. Isso porque sua fórmula é capaz de prolongar a proteção contra os raios UVA e UVB durante todo o tempo que estiver na pele.
Contém a tecnologia Foto-Estável na sua fórmula, diminuindo os riscos de alergia e irritação, sendo indicado até mesmo para peles mais sensíveis. O produto conta, ainda, com a presença de vitamina E, que garante pele hidratada por até 4 horas.
- Marca: JOHNSON-JOHNSON
- FPS: 60
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
5. La Roche-Posay Protetor Solar Facial com Cor – Anthelios Airlicium FPS 70

O protetor solar AntheliosAirlicium é indicado para peles oleosas, acneicas e com sensibilidade ao sol. Por ser gel-creme, tem textura leve e com rápida absorção, não obstruindo os poros e garantindo toque seco e suave sobre a pele. Ademais, o FPS 70 garante alta proteção, sendo indicado até mesmo para as peles ultraclaras e/ou sensíveis.
Possui a tecnologia exclusiva MexorylXl E Sx, e conta com água termal La Roche-Posay em sua fórmula, hidratando e prevenindo contra a ação dos radicais livres. Também Possui Sílica, Octocrileno e Propilenoglicol, que garantem pele seca e protegida o dia inteiro.
Esta versão possui cor, ajudando a uniformizar a pele e esconder imperfeições. Assim, o produto pode substituir a base do dia a dia, proporcionando mais praticidade e aumentando o custo-benefício.
- Marca: L’OREAL
- FPS: 70
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim (O mais recomendado produto para pele oleosa)
- Textura ultraleve
Confira o produto em:
4. Mantecorp Skincare Episol Protetor Solar Color FPS 70

Na busca por praticidade em meio a correria do dia a dia, os protetores solares com cor são grandes aliados. O Episol Color protege e tonaliza a pele ao mesmo tempo, disfarçando manchas e linhas de expressão enquanto protege dos efeitos nocivos do sol.
Assim que é aplicado sobre a pele o protetor já passa a agir, protegendo a pele contra os raios ultravioleta e também da luz artificial. A fórmula é leve e não-oleosa, entregando toque seco e acabamento matificado, além de ser hipoalergênico.
- Marca: Episol
- FPS: 70
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Não
Confira o produto em:
3. Isdin Fotoprotector Fusion Water Color FPS 50

O protetor solar facial Isdin também pode ser usado como base, uniformizando e adaptando-se ao tom da pele, deixando um efeito mais bonito e natural. Por conta da tecnologia Safe-Eye, ele não arde os olhos, além de ser resistente a água e ao suor.
Para deixar a pele viçosa e livre de oleosidade, este protetor possui textura leve e fluida, tornando-se mais agradável ao toque. Além disso o FusionWater Color conta com a presença de ácido hialurônico e vitamina E, que proporcionam hidratação potente e inibem a ação dos radicais livres.
- Marca: Isdin
- FPS: 50
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
2. Bioré Protetor Solar UV Bright Milk FPS 50

Há tempos os protetores solares asiáticos figuram entre os melhores do mundo, devido à sua textura ultraleve e toque seco, com alto fator de proteção. Outro diferencial é sua altíssima resistência a água e ao suor, devendo ser removido com um demaquilante. Sua cor levemente rosada visa equilibrar o tom amarelado das peles asiáticas, o que também funciona muito bem para as brasileiras.
Sua fórmula contém sílica e talco, garantindo uma pele livre de oleosidade, além de ácido hialurônico, que mantém a pele hidratada e com aparência viçosa.
- Marca: Biore
- FPS: 50, P++++
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
1. Profuse Ensolei Extreme Color Protetor Solar Gel Creme FPS 90

O Profuse Ensolei Extreme Color pode ser usado com base, deixando a pele protegida e uniforme. Além disso, ele possui ação antioxidante e antiglicante, por conta da união entre a carcinina e da vitamina E, prevenindo o envelhecimento e melhorando a aparência da pele. Outra vantagem é sua tecnologia Color Adapt, adequando-se a qualquer tom de pele.
Este protetor solar possui fator de proteção 90, um dos maiores do mercado, deixando a pele livre dos efeitos nocivos do sol. Também por isso, é altamente recomendado para peles sensíveis, muito claras ou que passaram ou estão passando por algum tipo de tratamento dermatológico.
- Marca: Ada Tina
- FPS: 90
- Facial: Sim
- Recomendar para Pele Oleosa: Sim
Confira o produto em:
Conclusão
Faça chuva ou faça sol, manter a pele protegida dos danos do sol é fundamental. Aliás, até mesmo as luzes artificiais, como celulares, notebooks e lâmpadas frias podem causar danos progressivos e irreversíveis a cútis, antecipando o envelhecimento e ocasionando manchas permanentes.
Neste artigo você aprendeu como funcionam os protetores solares e seus principais componentes, bem como a escolher o melhor produto para o seu tipo de pele. Agora, não há mais desculpas para não se cuidar, hem?!
Quem leu esta avaliação também gosta:
Última atualização em 25 de fevereiro de 2023