uma panela elétrica de pressão na mesa em cozinha

Top 10 Melhores Panelas de Pressão Elétrica para Comprar em 2021

Última atualização em 22 de janeiro de 2021

Hoje em dia o tempo é o nosso bem mais valioso e, portanto, com a correria do dia a dia e os diversos compromissos que temos, são poucas as pessoas que têm tempo para cozinhar do jeito tradicional. É aí que entram as panelas de pressão elétrica, que adicionam praticidade e ajudam a economizar tempo na cozinha!

Panelas de Pressão Elétrica

Elas podem preparar feijões, carnes e outros alimentos. No mercado temos diversas marcas que fabricam boas panelas de pressão elétrica, como é o caso da Electrolux, Mondial, Philco e Walita. No meio de tantas opções, pode ser difícil escolher a melhor panela de pressão para te auxiliar na cozinha. Foi por isso que nós preparamos esse artigo!

Nos próximos parágrafos você verá quais as vantagens de uma panela de pressão elétrica, quais características você deve ficar atento antes de comprar a sua e, claro, um super ranking com as 10 melhores panelas de pressão elétrica que você pode comprar na internet hoje mesmo! E aí, preparado? Então vem com a gente!

08 Vantagens das Panelas de Pressão ElétricaPanelas de Pressão Elétrica - vantagens

Antes de você aprender a como escolher a melhor panela de pressão elétrica e que atenderá todas as suas necessidades, vamos falar um pouquinho sobre as principais vantagens deste utensílio doméstico:

  1. Elas têm designs estilosos e cores muito bonitas. Assim, além de ser uma peça super útil no seu dia a dia, ela ainda pode deixar a sua cozinha ainda mais bonita, combinando até mesmo com a decoração do restante da casa;
  2. O gás de cozinha está cada vez mais caro, não é mesmo? Em alguns estados o botijão custa mais de R$ 100. Pois é, as panelas de pressão elétrica não usam gás;
  3. Não espalha o cheiro da comida pela casa. Mas, se a comida for muito boa, isso deixa de ser uma vantagem e vira um problema, não é mesmo?;
  4. Elas são muito mais práticas que as panelas de pressão tradicionais. Por exemplo, elas desligam automaticamente;
  5. Por liberar pouco vapor, o sabor, aroma e propriedade natural dos alimentos são preservados;
  6. Ela conta com vários dispositivos de segurança que impedem que qualquer acidente aconteça;
  7. Sabe aquele chiado irritante que a panela de pressão faz? Então, a versão elétrica é bem silenciosa;
  8. Permite a preparação de diversos pratos, tanto doces como salgados. No YouTube mesmo você encontra dezenas de receitas deliciosas!

E aí, curtiu as vantagens da panela de pressão elétrica? Então vamos agora descobrir como escolher a melhor para você e sua família!

Como Escolher a Melhor Panela de Pressão Elétrica

A escolha de uma boa panela de pressão elétrica envolve analisar fatores como capacidade, potência da panela, itens de segurança e funções diversas, como o cronômetro para desligamento automático. Veja agora no que ficar de olho.

Cabo de Alimentação RemovívelCabo de Alimentação Removível

Essa característica pode até parecer boba à primeira vista, mas é ótima! Dê preferência para panelas de pressão que tenham o cabo de alimentação elétrica removível. Dessa forma, você pode levar a panela à mesa, sem precisar sujar outro recipiente para colocar a comida.

Essa função é útil também na hora de guardar a sua panela de pressão elétrica. Basta retirar o cabo, enrolá-lo de maneira adequada e guardar na gaveta. Isso também ajuda a preservar o tempo de vida útil do cabo.

CapacidadeCapacidade da panela elétrica

A capacidade da panela de pressão elétrica é medida em litros (L). No mercado temos opções que variam de 3 a 6 litros de capacidade. Mas isso não quer dizer muita coisa, pois a panela não pode ser preenchida por completo. É preciso deixar uma margem de segurança.

Mas uma dica bem útil para escolher a capacidade é saber o número de pessoas para as quais você cozinha. Por exemplo, digamos que você cozinhe todo dia para 3 pessoas. O ideal é escolher uma panela de 4 litros. Então, para escolher a capacidade ideal siga a fórmula: Número de pessoas que vão comer + 1.

Mas vamos supor que você more sozinho mas cozinhe de uma vez só o suficiente para a semana toda. Então nesse caso escolha uma panela de 6 litros, pois são 5 dias na semana + 1. De qualquer maneira, qualquer maior a capacidade da panela de pressão elétrica, melhor. Dê preferência para as maiores.

FunçõesFunções disponíveis

Cada modelo de panela pressão tem as suas características e funções distintas. Mas veja abaixo quais as funções mais comuns e que você deve dar preferência na hora da compra.

  • Ajuste de Nível de Pressão

Alguns modelos de panela de pressão elétrica permitem que você configure o nível de pressão. São 3 níveis: baixo, médio e alto. Assim, dependendo do ponto que você quer do alimento, você muda essa configuração.

Vamos imaginar que você queira uma carne mais mole. Configure o nível de pressão para alto. Mas se você quiser uma carne mais ao ponto, você pode deixar o nível de pressão em médio. Tudo vai depender do tipo de comida que você vai preparar. Panelas de pressão elétrica com essa função são mais versáteis e práticas.

  • Ajuste de Tempo Máximo

Toda panela de pressão permite ajustar o tempo de preparo da comida. O que muda de uma para outra é o tempo máximo que é permitido programar. Os modelos mais simples permitem um ajuste de, no máximo, 30 minutos. Já os mais completos chegam a até 2 horas!

Quanto maior for o ajuste de tempo máximo, melhor e mais versátil será a panela de pressão elétrica. Para ficar em um meio termo, os modelos que até 60 minutos de tempo máximo já são versáteis o suficiente.

  • Fritar e Refogar

Tá pensando que as panelas de pressão elétricas só servem para cozinhar? Pensou errado! Alguns modelos também permitem que a pessoa frite e refogue os alimentos. Por exemplo, você pode primeiro refogar o alho e a cebola e só depois acrescentar o arroz que será cozido na pressão.

  • Receitas Pré-Programadas

A maioria das panelas de pressão elétrica já vem, no seu painel, com um misto de receitas pré-programadas. Por exemplo, para cozinhar frango leva X minutos. Para cozinhar carne leva Y minutos. Para cozinhar feijão leva Z minutos.

Quanto mais receitas pré-programadas a panela de pressão elétrica tiver, melhor, pois já agiliza o seu trabalho. É só colocar a comida na panela e ajustar o tempo de acordo com o indicado no painel.

  • Timer

Essa função é muito boa! Não confunda ela com o ajuste de tempo do cozimento. Sabe aqueles alimentos que exigem ficar de molho por tantas horas antes de serem levados ao fogo? Ou então os grãos, como arroz e feijão, que ficam de molho um tempo antes de começarem a serem cozidos? Então, algumas panelas de pressão permitem que você diga a hora que ela deve começar a funcionar.

Então você coloca o alimento de molho na panela, pra ele inchar ou pegar o sabor do sal e demais temperos e, na hora indicada, a panela liga automaticamente e começa a cozinhar o alimento. Fantástico, não!? Essa função serve também para deixar os alimentos quentinhos pra quando você chegar do trabalho só se servir!

Potência

A potência é outro item importantíssimo e é medida em Watts (W). Entenda que quanto maior a potência, mais rápido o alimento será cozido. E quanto menor a potência, mais tempo ele vai levar para ficar pronto.

Portanto, a dica aqui é bem simples: escolha a panela de pressão elétrica de maior potência. Para panelas com menos de 5 litros, opte por aquelas que têm, no mínimo, 800W de potência. Já para panelas acima de 5 litros, 900W já é o suficiente para dar conta do recado.

SegurançaSegurança

Chegamos agora em um tema de fundamental importância em qualquer panela de pressão elétrica. É inegável que as versões elétricas são mais seguras, devido aos seus dispositivos de segurança. Os principais modelos do mercado contam com 6 a 10 dispositivos de segurança.

Dentre eles, podemos citar a alça anti-térmica, que não esquenta durante o preparo. Uma cobertura que impede que a válvula de pressão seja bloqueada e a panela exploda; controle de pressão e de temperatura máxima; desligamento automático ao fim do tempo de preparo. Além disso, outros recursos de segurança envolvem travar a tampa automaticamente e uma válvula de segurança dupla.

Verifique quais os dispositivos de segurança da panela de pressão elétrica antes de comprar.

Tipo do PainelTipo do Painel

Os painéis (displays) das panelas de pressão elétricas podem ser analógicos ou digitais. Os modelos analógicos são encontrados nas panelas mais baratas. Os digitais, por sua vez, nas panelas mais caras.

A vantagem do painel digital é que ele não quebra com o tempo e, em geral, possuem mais opções de configuração de preparo. Já os painéis analógicos, compostos por botões e dials que giram, podem quebrar com o uso, o que exige uma reposição de peça, o que nem sempre é possível. Além disso, os painéis analógicos têm menos opções de configuração.

Top 10 Melhores Panelas de Pressão Elétrica para Comprar

Para facilitar ainda mais a sua vida, nós preparamos com muito carinho um ranking com as 10 melhores panelas de pressão elétrica que você pode comprar na internet. Veja qual delas atende todas as suas expectativas.

10

Panela Multi Gourmet Bioceramic Oster

Panela Multi Gourmet Bioceramic Oster
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E para abrir a nossa lista dos 10 melhores escolhemos a Multi Gourmet Bioceramic, da Oster. Ela é uma panela elétrica que vem com 10 funções pré-programadas, para você preparar vários tipos de alimentos, como arroz, sopas, massas e refogar e cozinhar os alimentos no vapor.

Como o próprio nome deixa claro, ela tem um revestimento cerâmico e antiaderente que, de acordo com a fabricante, cozinha os alimentos até 20% mais rápido, preservando o sabor natural e aroma! Além disso, é 4 vezes mais resistente a riscos.

A potência desta panela elétrica é de 900W e a sua capacidade, conforme informado pela fabricante, é de 10 xícaras. E quando o cozimento terminar, ela emite um aviso sonoro para avisar você. E você ainda pode separar a panela para servir à mesa.

  • Capacidade – 10 xícaras (equivalente a 2,5 litros)
  • Potência – 900W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Não
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – Não informado
  • Segurança – Aviso Sonoro
  • Funções – 10 receitas pré-programadas – Revestimento  cerâmico antiaderente – Panela destacável
9

Panela de Pressão Philco 4L

Panela de Pressão Philco 4L
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Esta panela de pressão da Philco é um dos modelos mais básicos que você verá por aqui. Ela tem 4 litros de capacidade e uma potência de 800W. A cuba é removível, para facilitar a limpeza. Ela também tem revestimento antiaderente.

Ela conta com 4 dispositivos de segurança, tais como controle interno de temperatura que desliga a panela automaticamente se ela superaquecer, travamento da tampa em caso de pressão interna elevada; desligamento automático da panela, dentre outras.

O painel é analógico e conta com apenas 5 receitas pré-programadas. Ela tem luzes que indicam o funcionamento e o aquecimento. Ela tem a função de aquecimento, ou seja, quando o cozimento termina, ela mantém os alimentos quentes mesmo desligada. E, por fim, o seu cabo de energia é removível.

  • Capacidade – 4 litros
  • Potência – 800W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Analógico
  • Programação de Preparo – Não informado
  • Segurança – 5 dispositivos
  • Funções – 5 receitas pré-programadas – Revestimento  antiaderente – Cuba removível – Função Aquecer – Refogar
8

Mondial Pratic Cook PE09

Mondial Pratic Cook PE09
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A panela de pressão Pratic Cook PE09 é toda feita de aço inox e tem uma cuba removível, que facilita bastante na hora da limpeza, já que você pode tirar e colocar no lava-louças. O Timer desta panela de pressão permite que você programe o cozimento de um alimento com até 24 horas de antecedência.

Ela tem capacidade de 4 litros e uma potência de 800W. No seu painel digital encontramos 6 funções pré-programadas, como carnes, feijão, refogar, arroz, sopa e legumes. Ela ainda conta com a função reaquecer. No quesito segurança, ela oferece 5 dispositivos de segurança, dentre eles válvula de segurança dupla, tampa e alça térmica e ergonômica, o que evita que elas também aqueçam.

  • Capacidade – 4 litros
  • Potência – 800W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Não
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 5 dispositivos
  • Funções – 6 receitas pré-programadas – Cuba removível – Função Aquecer – Refogar
7

Arno PP01

Arno PP01
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Talvez uma das poucas desvantagens da Arno em relação às outras panelas que estão acima dela nesta lista seja o seu painel analógico. Mas veja só, ela com 5 litros de capacidade e 100W de potência! É uma senhora panela de pressão elétrica!

Ela oferece 6 dispositivos de segurança e 7 receitas pré-programadas, o que é um número inferior aos primeiros lugares desta lista. Outro ponto negativo seja o Timer, que é de apenas 60 minutos. Em outros modelos ele chega a ser de 24 horas! Ela tem ainda as funções de aquecimento e um cabo removível.

  • Capacidade – 5 litros
  • Potência – 1000W
  • Ajuste de tempo máximo – 60 minutos
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Analógico
  • Programação de Preparo – Não informado
  • Segurança – 6 dispositivos
  • Funções – 7 receitas pré-programadas – Função Aquecer – Refogar
6

Britânia Panela de Pressão Digital

Britânia Panela de Pressão Digital
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Essa panela de pressão da Britânia é feita em aço escovado e permite que você faça vários tipos de pratos, dentre eles sopa, carne, feijão, arroz e muitos outros. A sua capacidade é de 5 litros, o suficiente para cozinhar para 4 pessoas. Já a potência é de 900W.

Temos ainda um painel digital com vários funções, tais como aquecimento e 7 tipos de receitas pré-programadas. O timer dessa panela de pressão digital da Britânia é de 24 horas. Ou seja, você pode configurar para ela ligar até 24 horas antes! Além disso, o seu cabo de alimentação pode ser removido.

Por fim, ela conta com 5 dispositivos de segurança, a saber: controle interno de temperatura, válvula de controle de pressão, tampa que trava automático quando a pressão ainda está alta, pés antiderrapantes e alça antitérmica na tampa e nas laterais.

  • Capacidade – 5 litros
  • Potência – 900W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 5 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 7 receitas pré-programadas
5

Walita Viva Digital RI3136

Walita Viva Digital RI3136
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A panela de pressão Viva Digital RI3136, da Walita, é uma das mais bonitas que você verá por aqui. Inclusive, a sua cor é exclusividade da empresa. Você pode programar o Timer dela para até 24 horas! O seu painel digital exibe um total de 11 receitas pré-programadas, dentre elas arroz, feijão, carne bovina, porco, peixe, frango e até pudim!

Quanto à segurança, a Walita Viva Digital tem 8 dispositivos de segurança. A cuba tem capacidade para 5 litros e uma potência de 900W. Ela ainda pode ser removida, o que facilita bastante a limpeza, não é mesmo? Além disso, o cabo de alimentação dessa panela é removível. Esse modelo é um das melhores panelas de pressão elétrica.

  • Capacidade – 5 litros
  • Potência – 900W
  • Ajuste de tempo máximo – 60 minutos
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 8 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 11 receitas pré-programadas – Refogar – Aquecer – Cuba removível
4

Mondial Digital Master Cooker PE-39

Mondial Digital Master Cooker PE-39   
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Esta panela de pressão da Mondial é muito parecida com a da Britânia, mas superior em alguns aspectos. Ela tem 5 litros de capacidade e uma potência de 900W. O seu painel também é digital, mas a vantagem é que ela possui 15 receitas pré-programadas, além das funções de manter aquecido e de refogar.

Porém, como desvantagem temos que o seu cabo não é removível, o que é uma pena, pois esta panela de pressão é linda! Ela também oferece 5 dispositivos de segurança e uma programação de preparo de até 24 horas! Para a sua segurança temos uma dupla válvula que impede que a pressão interna ultrapasse o limite máximo.

A cuba é removível e pode, inclusive, ser levada ao lava-louças, o que aumenta ainda mais a praticidade.

  • Capacidade – 5 litros
  • Potência – 900W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Não
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 5 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 15 receitas pré-programadas – Refogar – Cuba removível
3

Midea Liva Panela Elétrica De Pressão

Midea Liva Panela Elétrica De Pressão
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Se você quer uma panela de pressão elétrica que permita cozinhar para toda a família, a Midea Liva PPA71 pode ser a solução. Ela tem capacidade de 6 litros e 1000W de potência! Além disso, ela é recheada de funções interessantes, como ajuste de nível de pressão. São 3 ajustes: suave, ao ponte e forte. Assim você deixa a comida no seu ponto preferido.

Ela oferece também 9 dispositivos de segurança, para que não haja acidente de jeito nenhum na sua casa. Ela é feita de aço inoxidável e escovado, com revestimento antiaderente. O seu timer pode ser programado para até 24 horas de antecedência.

Em seu painel digital encontramos várias funções, inclusive a de fritar e refogar. O cabo de energia pode ser removido, de forma que você pode levar esta panela à mesa. Seu único ponto negativo é que ela traz apenas 5 receitas pré-programadas, enquanto outros modelos oferecem mais que o dobro disso.

  • Capacidade – 6 litros
  • Potência – 1000W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 9 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 5 receitas pré-programadas – Refogar – 3 níveis de pressão – Cozimento lento – Fritar
2

Philco Digital PPV

Philco Digital PPV
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Philco Digital PPV também possui uma capacidade de 6 litros e potência de 1000W. O que significa que você pode preparar alimentos para toda a sua família. Com essa panela de pressão elétrica, você pode cozinhar vários tipos de alimentos. Em seu painel digital, encontramos 14 receitas pré-programadas, dentre elas arroz, feijão, músculo, sopa, peixe, carne de panela e muitas outras.

No que diz respeito à segurança, ela tem 6 dispositivos de segurança, dentre os quais gostaria de destacar o controle interno de pressão, que desliga a panela assim que a pressão interna fica muito alta. Além disso, a tampa é travada sempre que a pressão estiver em níveis elevados.

Gostaria de destacar ainda a cuba removível e antiaderente, bem como o cabo de alimentação elétrica que também pode ser retirado. Assim você pode servir a comida na mesa diretamente da panela.

  • Capacidade – 6 litros
  • Potência – 1000W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 6 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 14 receitas pré-programadas – Refogar – Fritar – Cuba removível e antiaderente
1

Electrolux Chef Digital PCC20

Electrolux Chef Digital PCC20 
Confira o menor preço em:

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Esta panela de pressão elétrica é uma das mais completas, modernas e com melhor custo x benefício que você encontrará no mercado. Ela tem capacidade para 6 litros e uma potência de 1000W. Ou seja, ela pode fazer comida para a família inteira!

O seu painel é digital e muito completo, oferecendo um total de 15 funções pré-programadas! Com essa panela de pressão elétrica você pode não só cozinhar, mas aquecer, refogar e definir até 3 níveis de pressão, para deixar a comida no ponto mais saboroso.

Além disso, ela tem um cabo de alimentação removível e 10 dispositivos de segurança, para não correr o risco de algum acidente acontecer. Podemos citar o travamento automático da tampa, controle de pressão, válvula de alívio de pressão, fusível térmico, aviso sonoro, cobertura anti-bloqueio da válvula de pressão e muitos outros! Sem dúvida alguma, uma das mais completas do mercado.

  • Capacidade – 6 litros
  • Potência – 1000W
  • Ajuste de tempo máximo – Não informado
  • Cabo de alimentação removível – Sim
  • Tipo de Painel – Digital
  • Programação de Preparo – 24 horas
  • Segurança – 10 dispositivos de segurança
  • Funções – Manter aquecido – 15 receitas pré-programadas – Refogar – 3 níveis de pressão – Cozimento lento

Quem leu este ranking também gosta: 

Conclusão

Sem dúvida nenhuma, depois desse artigo ficou muito claro as vantagens de se usar uma panela de pressão elétrica. E também ficou muito mais fácil escolher, já que ensinamos todos os itens que você deve analisar antes da compra, bem como fizemos um ranking com os melhores produtos.

Agora é só escolher a panela de pressão elétrica que seja ideal para você e começar a fazer pratos deliciosos para a sua família!

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 117

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 Comentários

  1. Ótima reportagem, mas gostaria de deixar uma observação: o cabo de alimentação da Walita Viva Digital é removível. Eu tenho uma.

  2. Gostaria de saber o material interno que fica em contato com a comida? Menciona numa das panelas o revestimento antiaderente, seria o teflon? Alguma delas é de inox ou tem algum material que não corra o risco de soltar nos alimentos?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *