suplemento de vitamina - multivitaminico

Top 10 melhores multivitamínicos para comprar em 2021 (Optimum, Vitgold, Centrum, Gnc)

Última atualização em 15 de março de 2021

Os multivitamínicos estão entre os itens mais comprados nas farmácias físicas e digitais de todo o mundo. Consumido em larga escala pela população brasileira, eles podem melhorar significativamente as condições de saúde, com apenas uma dose diária. No entanto, para que isso ocorra é importante consumi-los corretamente, com parcimônia e sempre sob a orientação de um especialista. Quer saber mais sobre essas pequenas cápsulas de saúde? Então, continue lendo o artigo.

O que são e para que servem os multivitamínicos?para que servem

Multivitamínicos são o nome popular para os suplementos alimentares à base de vitaminas. Em sua composição eles reúnem diversas vitaminas e minerais essenciais para o organismo normalmente encontrados nos alimentos.

O fato é que apesar de estes nutrientes serem encontrados em frutas, legumes, vegetais, carnes, entre outros, ingerir a quantidade recomendada diariamente é bastante raro e difícil. Assim, para suprir a carência nutricional e trazer uma série de benefícios à saúde, os multivitamínicos podem ser indicados.

Em alguns casos, os complexos multivitamínicos também podem ser indicados para tratar doenças, como anemia, desnutrição, distúrbios digestivos ou até mesmo dar suporte ao organismo durante a gestação e a amamentação.

No entanto, é importante dizer que o multivitamínico não é nenhum milagre. Para que estes cumpram seu objetivo, é importante inseri-los em uma dieta equilibrada e igualmente rica em nutrientes. Além disso, não são as cápsulas as grandes responsáveis por seus benefícios, mas os diversos ingredientes nela presentes.

Também é válido dizer que nem todos os multivitamínicos são iguais. Felizmente, graças aos avanços da ciência e tecnologia, hoje é possível encontrar diversas marcas de suplementos alimentares para necessidades específicas, como para mulheres, idosos, atletas, entre outros. Com tantas opções disponíveis, é importante saber escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso, e é isso que vamos te ensinar neste artigo.

Os benefícios de consumir multivitamínicosbenefícios

Os multivitamínicos são os suplementos alimentares mais utilizados no mundo. Por conta de seu baixo custo e do fácil acesso à compra, sua popularidade aumentou exponencialmente nos últimos anos. Consequentemente, muitas pessoas passaram a consumi-lo por senso comum, sem saber ao certo para que servem e/ou qual o mais indicado.

A maior parte deles reúne quase todas as vitaminas recomendadas para o organismo. Contudo, existem outros que são focados em nutrientes específicos, como vitamina C, vitamina A, vitamina D, complexo B, entre outros.

Eles estão disponíveis em diversas formas, como cápsulas, comprimidos, xaropes, gomas mastigáveis e suplementos multivitamínicos em pó. A forma como ele se apresenta impacta diretamente em sua dose e absorção, reforçando a importância de ler o rótulo antes de iniciar o consumo.

Sabe-se que o corpo precisa de diversos nutrientes para funcionar adequadamente. Apesar disso, nem sempre uma dieta equilibrada é o suficiente para suprir a dose mínima indicada, e é aí que entram os multivitamínicos.

Tentamos diariamente encontrar o equilíbrio entre a saúde, a mente, o trabalho e a família. Tentamos nos alimentar bem, praticar atividades físicas e dormir melhor. E, tentamos enfrentar as dificuldades sem se estressar. Ainda assim, mesmo quando você dá o seu melhor, nem sempre é possível dar conta de todas as demandas e um impulso extra se faz necessário.

Nessas condições, os multivitamínicos fornecem uma série de benefícios à saúde. Dentre eles, podemos citar:

1. Mais energia para as tarefas do dia a dia

Quando o corpo são possui o estoque de vitaminas e minerais suficientes para executar as tarefas do dia a dia, um sintoma comum é o cansaço e a fadiga, já que o corpo passa a trabalhar mais para responder aos comandos. Assim, tomar multivitamínicos ajuda a devolver a sua energia, proporcionando mais ânimo do início ao fim do dia.

2. Melhor performance durante as atividades físicas

Assim como no item anterior, um corpo com carência nutricional não consegue entregar boa performance durante as atividades físicas, sejam elas de resistência ou de força. Além disso os multivitamínicos favorecem a recuperação e o crescimento muscular.

3. Estimula a função cerebral

Diversos estudos mostram que consumir multivitamínicos diariamente pode ajudar a elevar o nível de memória em adultos. Além disso, parece haver uma relação íntima entre a carência nutricional e problemas como a depressão e o mal humor, algo que pode ser resolvido com o consumo destes suplementos.

4. Preserva a saúde ocular

A degeneração macular relacionada à idade e a catarata são algumas das principais causas de cegueira no mundo. Segundo pesquisas, consumir multivitamínicos, principalmente por conta da vitamina A, pode ajudar a diminuir a progressão da doença, preservando a saúde dos olhos.

5. Reduz o estresse e a ansiedade

As vitaminas e minerais do seu multivitamínico podem ajudar a reduzir os sintomas do estresse e da ansiedade. O corpo utiliza as vitaminas do complexo B para converter os alimentos em energia, manter o sistema nervoso funcionando adequadamente e produzir os hormônios de prazer e bem-estar.

Estes são apenas alguns dos benefícios gerais que podem ser obtidos com o consumo dos multivitamínicos. Mas, para compreendê-lo mais a fundo é preciso analisar o benefício de cada uma de suas vitaminas e minerais individualmente.

Top 10 melhores multivitamínicos para comprar em 2021

Se você sente que não está entregando o seu melhor nas tarefas simples do dia a dia, não consegue se concentrar ou sentir-se disposto pela manhã ou sente fadiga intensa ao praticar atividades físicas, um multivitamínico pode ajudar a repor as necessidades do seu organismo.

O fato é que existem muitas marcas e fórmulas diferentes do mercado, o que dificulta a escolha do multivitamínico ideal. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores multivitamínicos do mercado, em diferentes faixas de preço, para necessidades específicas de homens e mulheres.

Vale a pena conferir.

Os 5 melhores multivitamínicos para homens

5. Multivitamínico Opti-men (90 tabletes) – Optimum NutritionOptimum Nutrition

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O multivitamínico Opti-men da Optimum Nutrition é considerado, na concepção de muitos, um dos melhores suplementos a base de vitaminas do mundo. Ele é importado dos Estados Unidos, e chega ao Brasil com sua fórmula original.

O Opti-men é dividido em blends: blend de vitaminas e minerais, blend de aminoácidos, blend de vitalidade, blend de fitoterápicos e blend de enzimas.

Seu grande diferencial, no entanto, está na quantidade de ingredientes, que passa do 75, e as doses cavalares dos mesmos. Para se ter ideia, este multivitamínico contém uma dose contém 300 mg de vitamina C, que equivale a 5 vezes a necessidade diária de um adulto. Este excesso, porém, não deve ser motivo de preocupação, já que a vitamina C ingerida em excesso e não absorvida pelo organismo é eliminada através da urina.

Este multivitamínico completo e potente é muito recomendado na nutrição esportiva, ajudando no ganho de energia e massa muscular, recuperação, digestão por conta das enzimas, na terapia para regularizar os hormônios (TPC) e principalmente na parte imunológica.

A sugestão de uso, é de 3 tabletes por dia, onde um frasco seria suficiente para um mês de uso.

4. Multivitaminico Mega Men (180 Caps) – GncMultivitaminico Mega Men (180 Caps) - Gnc

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

O multivitamínico Mega Men da Gnc foi desenvolvido especialmente para homens. Seu objetivo é suprir as necessidades diárias de nutrientes, especialmente daqueles que praticam atividades esportivas, visto que estas exigem alto desempenho do corpo e do organismo de modo geral.

O Mega Men também é dividido em blends:

Blend de vitaminas e minerais:

Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K, Vitamina B1, Vitamina B2, Niacina, Vitamina B6, Ácido Fólico, Vitamina B12, Biotina, Ácido Pantotênico, Cálcio, Iodo, Magnésio, Zinco, Selênio, Copper, Manganês, Cromo e Molibdênio.

Blend de Aminoácidos:

L-Carnitina, L-Glutamina, L-Metionina, L-Taurina

Blend de frutas e vegetais:

Brócolis, Tomate, Sabugueiro, Saw Palmetto, Açaí, Casca de Laranja, Semente de Abóbora, Cranberry, Blueberry, Romã, Folhas de Espinafre e Uva.

Ácido Alfa-lipóico, Chá Verde, Camellia Sinensis, Colina, Inositol, Sílica, Boro, Lutemax 2021, Licopeno, Zeaxantina e Vanádio.

Seu grande diferencial é o blend de frutas e vegetais, todas em extratos em pó, muitas delas conhecidas por serem ricas em nutrientes e auxiliar no emagrecimento e na diminuição da retenção de líquidos.

É recomendado o consumo de duas cápsulas do multivitamínico ao dia, tornando um frasco o suficiente para três meses de uso consecutivo. O Mega Men um grande complemento para a saúde do organismo, auxiliando também na performance nos treinos e no ganho de massa muscular durante o período de uso.

3. Multivitamínico Polivitamínico Vitapure (60 tabletes) – Integral MédicaMultivitamínico Polivitamínico Vitapure (60 tabletes) – Integral Médica

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O multivitamínico e polivitamínico Vitapure vem com 60 tabletes, sendo que apenas 1 ao dia já repõe 100% da necessidade diária de 12 vitaminas e 7 minerais.

Dentre suas vitaminas estão: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B12, Biotina e Ácido fólico.

Sendo os minerais: Zinco, Manganês, Molibdênio, Cromo, Iodo, Selênio e Cobre.

Com o uso consecutivo, um frasco é suficiente para 60 dias de uso, fortalecendo o organismo para o dia a dia e os treinos de força e/ou resistência.

Além disso, ele possui 0,3 gramas de fibra, e nada de gordura, glúten ou carboidrato. Adquirir todas essas vitaminas e minerais diariamente é praticamente impossível, além de demandar uma ingestão muito grande e variada de alimentos, tornando o multivitamínico uma alternativa viável.

2. Multivitamínico Esportivo (90 caps) – Dux NutritionDux Nutrition

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O Multivitamínico Esportivo da marca Dux Nutrition oferece 100% da necessidade diária de 12 vitaminas e 5 minerais, em apenas 1 cápsula. Assim, 90 cápsulas, ingeridas de maneira consecutiva, são suficientes para 3 meses de uso.

Em sua composição estão:

Vitaminas: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina B12, Niacina, Biotina, Ácido Pantotênico e Ácido fólico.

Minerais: ferro, Zinco, Cromo, Selênio e Cobre.

A grande vantagem deste multivitamínico é seu custo benéfico, pode ser adquirido por um preço baixo em relação aos demais, além de possuir maior rendimento. Portanto, se você já segue uma dieta rica em vitaminas e minerais, e precisa apenas complementar a sua ingestão diária de nutrientes, esta é uma ótima opção.

1. Complete Vitamin Minerals (100 Tabs), Atlhetica NutritionAtlhetica Nutrition

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O multivitamínico Complete Multi-Vit da Athletica Nutrition tem em sua composição 12 vitaminas e 8 minerais, todos com 100% da sugestão diária de consumo, exceto no caso do Cálcio e do Magnésio, que tem 25% da quantidade diária recomendada para consumo.

Dentre as vitaminas estão: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D3, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina B12, Niacina, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico, Biotina.

Os minerais Cálcio, Magnésio, Zinco, Manganês, Molibdênio, Cromo, Selênio, Cobre completam a fórmula.

A sugestão de uso diário é de 1 tablete ao dia. Considerando que um frasco do multivitamínico possui 100 tabletes, tomando de forma consecutiva, esse produto é suficiente para 100 dias (mais de 3 meses), representando um excelente custo benéfico.

Os 5 melhores multivitamínicos para mulheres

5. Multivitamínico Womens Ultra Mega (180 tabletes) – GncMultivitamínico Womens Ultra Mega (180 tabletes)

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O Multivitamínico Womens Ultra Mega da Gnc, que também conta com uma versão específica para homens, desenvolveu uma fórmula cuidadosamente pensada para as necessidades das mulheres.

O resultado é um dos suplementos a base de vitaminas para mulheres mais completos do mercado. Confira a tabela:

Vitamina A Biotina Cromo Folha de espinafre
Vitamina C Ácido Pantotênico Molibdênio Pele de uva
Vitamina D Cálcio Brócolis Ácido alfa-lipóico
Vitamina E Ferro Tomate Folhas de chá verde
Vitamina B1 Iodo Sabugueiro Colágeno
vitamina B2 Magnésio Açaí Ácido hialurônico (AH)
Niacina Zinco Casca de laranja Colina
Vitamina B6 Selénio Morango Inositol
Ácido fólico Cobre Mirtilo pumace Sílica
Vitamina B12 Manganês Romã Boro
Licopeno Zeaxantina Astaxantina Vanádio
Lutemax luteína 2021      

Ele traz em sua composição, mais de 40 ingredientes, sendo sugerido o consumo de 2 tabletes ao dia. Assim, um frasco é suficiente para três meses de uso consecutivo.

4. Multivitamínico Opti-Women (120 tabletes) – Optimum NutritionOptimum Nutrition

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O Multivitamínico Opti-Women da Optimum Nutrition, foi desenvolvido especialmente para as mulheres, e contém mais de 40 ingredientes, entrando do hall de um dos mais completos do mercado.

Além de ajudar no ganho de massa magra, este multivitamínico auxilia na saúde do cabelo, unhas e pele. Também controla e ameniza os sintomas da TPM, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Em sua composição podemos destacar:

Vitaminas: Vitamina A, vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).

Minerais: Cálcio, Ferro, Iodo, Magnésio, Zinco, Selênio, Cobre, Manganês, Cromo e Molibdênio.

A orientação é que seja consumido 2 tabletes ao dia. Deste modo, sendo consumido consecutivamente, um frasco será suficiente para 2 meses de uso.

3. Multivitamínico True Multi Woman com Coenzima Q10 (90 tabletes) – True SourceTrue Source

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O Multivitamínico True Multi Woman, da True Source, foi desenvolvido especialmente para a saúde feminina, e conta com 3 blends especiais para elas:

  • True Bone Blend: desenvolvido para ajudar na saúde dos ossos, evitando problemas como a osteoporose.
  • True Hair Blend: ajuda na saúde e beleza dos cabelos.
  • E, True Antioxidant Blend: colabora para melhorar a beleza da pele, adicionando viço, firmeza e elasticidade.

Porém, o grande diferencial desse multivitamínico é a Coenzima Q10, também é conhecida como ubidecarenona, que é de suma importância para o organismo, por estar presente em todas as células. A ubidecarenona é produzida naturalmente pelo organismo, porém, muitas vezes em quantidade insuficiente, reforçando a necessidade da suplementação.

A sugestão de uso é de 2 comprimidos ao dia, com o franco sendo suficiente para 45 dias de uso consecutivo.

2. Century Multi Sênior Mulher (100 comprimidos) – VitgoldVitgold

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O multivitamínico Sênior Mulher da Century, tem sua fórmula desenvolvida para as mulheres com mais de 50 anos de idade. É um multivitamínico bastante completo e rico em nutrientes essenciais.

Seu grande destaque, no entanto, fica para a alta concentração de vitamina D (cerca de 25 mcg, que equivale a 500% da recomendação média diária), que é essencial para a saúde dos ossos, naturalmente fragilizada com a idade.

Dentre as vitaminas estão: Vitamina A, luteína, vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).

Minerais: Cálcio, Ferro, Iodo, Magnésio, Zinco, Selênio, Cobre, Manganês, Cromo e Molibdênio.

A sugestão de uso é de 1 comprimido por dia, sendo suficiente para um mês de consumo diário.

1. Centrum Mulher (60 comprimidos) – CentrumCentrum

Confira a melhor oferta em:

Amazon

Americanas

Submarino

O multivitamínico Centrum Mulher, é um dos mais populares no mercado brasileiro. A versão para as mulheres é bem parecida com a versão tradicional, porém, com algumas alterações que beneficiam os interesses femininos, como auxiliar na saúde e beleza das unhas, cabelo e pele, além de dar mais energia para o dia a dia e melhorar a imunidade.

Vitaminas: Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido Pantotênico, Vitamina B6, Ácido Fólico, Vitamina B12, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina, Biotina, Vitamina K.

Minerais: Cálcio, Cobre, Cromo, Ferro, Iodo, Magnésio, Manganês, Molibdênio, Selênio, Zinco.

A sugestão de uso é de 1 comprimido ao dia, onde um frasco é suficiente para um mês de uso consecutivo.

Quem leu esta resenha também gosta:

Multivitamínicos são tudo o que sua saúde precisa?Multivitamínicos são tudo o que sua saúde precisa

Tomar as vitaminas e suplementos certos pode ajudar a preencher lacunas de nutrientes e beneficiar muito sua saúde. Mas, para isso, é importante que você tenha uma visão clara sobre quais nutrientes o seu corpo precisa.

Com um acompanhamento médico próximo e um exame detalhado sobre as carências nutricionais é possível saber exatamente quais nutrientes estão faltando, bem como os que já estão em níveis adequados, evitando uma superdosagem.

Embora os multivitamínicos sejam um ótimo complemento para uma dieta saudável, é impossível determinar que essa seja uma boa saída para todos. Isso porque cada indivíduo possui necessidades únicas e qualquer generalização é contraindicada.

A saúde nunca deve ser abordada a partir de um panorama único. Por esse motivo, um multivitamínico pode não tratar completamente de problemas de saúde, como má digestão, incapacidade de adormecer ou exercer recuperação.

Ademais, existem muitos suplementos que podem melhorar necessidades específicas de saúde. Por exemplo, os ácidos graxos ômega-3 podem apoiar a saúde das pessoas com triglicerídeos altos, outros podem evitar a má formação fetal ou, ainda, curar a deficiência de ferro no sangue.

Neste sentido, tomar várias vitaminas personalizadas para suas necessidades é melhor do que tomar um multivitamínico, mas encontrar um suplemento específico e uma rotina de vitaminas pode ser difícil e demorado.

Assim, a fim de melhorar as condições de saúde e prezar pelo bom funcionamento do organismo, adotar o consumo de multivitamínicos é uma alternativa plausível.

Quais são as principais vitaminas e como elas agem no organismo

multivitamínico

As vitaminas se enquadram em duas categorias: lipossolúvel e hidrossolúvel.

As vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K – se dissolvem na gordura e podem ser armazenadas pelo corpo. Já as vitaminas solúveis em água, como a C e as vitaminas do complexo B (como vitaminas B6, B12, niacina, riboflavina e folato) precisam se dissolver na água antes que seu corpo possa absorvê-las. Também por isso, estas são podem ser retidas pelo organismo.

Qualquer vitamina C ou B que seu corpo ingerida e não absorvida é eliminada, principalmente através da urina, o que reforça a necessidade da sua suplementação diária.

Enquanto as vitaminas são substâncias orgânicas (produzidas por plantas ou animais), os minerais são elementos inorgânicos que vêm do solo e da água e são absorvidos pelas plantas ou consumidos pelos animais.

O corpo humano precisa de quantidades maiores de alguns minerais, como o cálcio, essencial para o desenvolvimento ósseo. Outros minerais como cromo, cobre, iodo, ferro, selênio e zinco também são necessários, porém em menores quantidades.

Veja abaixo quais são as principais vitaminas essenciais para o organismo e como elas agem individualmente:

Tabela das principais vitaminasTabela das principais vitaminas

Vitamina A

ajuda a formar e manter dentes, ossos, tecidos moles, membranas mucosas e pele saudáveis.

Vitamina B6

também é chamada de piridoxina. A vitamina B6 ajuda a formar glóbulos vermelhos e a manter a função cerebral. Esta vitamina também desempenha um papel importante nas proteínas que fazem parte de muitas reações químicas no corpo. Quanto mais proteína você ingere, mais piridoxina seu corpo necessita.

Vitamina B12

como as outras vitaminas B, é importante para o metabolismo. Também ajuda a formar glóbulos vermelhos e a manter o sistema nervoso central.

Vitamina C

também chamada de ácido ascórbico, é um antioxidante que promove o fortalecimento do sistema imunológico. Ela também ajuda o corpo a absorver o ferro e é essencial para a saúde dos tecidos.

Vitamina D

também é conhecida como “vitamina do sol”, uma vez que é produzida pelo organismo após a exposição a ele. Dez a quinze minutos de sol, três vezes por semana, são suficientes para produzir a necessidade de vitamina D do corpo para a maioria das pessoas. A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio e manter níveis adequados de cálcio e fósforo no sangue.

Vitamina E

é um antioxidante também conhecido como tocoferol. Ajuda o corpo a formar glóbulos vermelhos e a metabolizar a vitamina K.

Vitamina K

é necessária porque, sem ela, o sangue não coagula. Alguns estudos sugerem que é importante para a saúde óssea.

Biotina

é essencial para o metabolismo de proteínas e carboidratos, além de contribuir positivamente com a saúde dos cabelos e unhas.

Niacina

membro do completo B que ajuda a manter a pele e os nervos saudáveis. Também tem efeitos redutores de colesterol em doses mais altas.

Folato

trabalha com vitamina B12 para ajudar a formar glóbulos vermelhos. É necessário para a produção de DNA, que controla o crescimento dos tecidos e a função celular. Qualquer mulher grávida deve ter folato suficiente, responsável por evitar malformações congênitas.

Ácido Pantotênico (vitamina B5)

é essencial para o metabolismo dos alimentos. Também desempenha um papel na produção de hormônios e colesterol.

Riboflavina (vitamina B2)

trabalha com as outras vitaminas do complexo B. É importante para o crescimento do corpo e a produção de glóbulos vermelhos.

Tiamina (vitamina B1)

ajuda as células do corpo a transformar carboidratos em energia. Conseguir carboidratos suficientes é muito importante durante a gravidez e a amamentação. Também é essencial para a função cardíaca e células nervosas saudáveis.

Colina

ajuda no funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. A falta de colina pode causar problemas ao fígado.

Carnitina

ajuda o corpo a transformar ácidos graxos em energia.

Quem deve tomar multivitamínicos?Quem deve tomar multivitamínicos?

Qualquer pessoa cuja carência nutricional seja comprovada, através de exame de sangue ou qualquer outro capaz de detectar tal falha, pode consumir o suplemento multivitamínico como forma de suprir essa necessidade.

Existem diversos problemas que podem ser causados pela carência de vitaminas e minerais, como a queda de cabelos, unhas quebradiças, fadiga constante, falta de apetite, apatia, fraqueza, baixa imunidade, entre outros.

Os suplementos podem ser especialmente indicados em casos específicos, como:

  • Pessoas com mais de 50 anos
  • Mulheres na menopausa
  • Gestantes e lactantes
  • Crianças abaixo do peso
  • Adeptos de dieta vegana
  • Entre outros.

Esperamos que este artigo te ajudou entender melhor como escolher multivitamínicos para a sua saúde. O que se acha dos produtos recomendados para você? Deixe seu comentário.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *