Mouse Gamer

Top 10 Melhores Mouses Gamer para Comprar em 2020 (Razer, Logitech)

Última atualização

Quem gosta de jogar por várias horas a fio ou participa do cenário competitivo de jogos online (eSports) não abre mão de um bom mouse gamer. Diferentemente dos mouses comuns, eles trazem diversas funções interessantíssimas, como botões programáveis, ajuste de peso, DPI elevado e outras. Essas e outras funções podem ser a diferença entre ganhar ou perder.

No mercado, a marca que mais se destaca nesse segmento é a Razer, por isso, separamos uma seção especial apenas para ela. Mas há outras marcas que fazem ótimos mouses gamers, como é o caso da HyperX, Logitech e outras. Nos próximos parágrafos você aprenderá a escolher o seu mouse gamer ideal e ainda verá uma lista com as melhores opções do mercado. Preparado? Então vamos lá!

Qual a diferença entre um mouse comum e um mouse gamer?diferença entre um mouse comum e um mouse gamer

Antes de falarmos sobre as características dos mouses gamer, vamos entender um pouco a diferença entre os mouses comuns e os gamers. Resumidamente falando, os mouses comuns são projetados apenas para trabalho e uso básico. Possuem apenas 3 botões e poucas opções de configuração. Basicamente, a sua única função é apontar e clicar.

Porém, os mouses gamers são desenvolvidos para melhorar o desempenho dos jogadores em qualquer tipo de jogo. Alguns modelos contam com mais de 10 botões configuráveis. Outros permitem ajustar até mesmo o peso do mouse! Sem falar nas especificações técnicas mais avançadas, como DPI, velocidade de rastreamento e diversas opções de personalização e configuração que deixam o uso muito pessoal.

Existem mouses gamers voltados apenas para quem joga FPS (jogos de tiro em primeira pessoa). Por exigirem mais precisão, eles têm um DPI e uma velocidade de rastreamento bem elevados. Já outros modelos são pensados para os jogadores de MMORPG e, por isso, contam com vários botões configuráveis.

Portanto, a diferença principal entre um mouse comum e um gamer, é que o primeiro é feito apenas para uso doméstico e básico. Já o segundo tem por objetivo aumentar o seu desempenho em jogos, especialmente no cenário competitivo onde qualquer milésimo de segundo importa.

Como escolher o melhor mouse gamer

Agora que você já sabe as vantagens e a importância de um bom mouse gamer, vamos explicar as principais características deles e como você pode escolher o melhor modelo de mouse gamer para você.

Com fio ou Sem fioCom fio ou Sem fio

Ao fazer a sua pesquisa sobre mouses gamers, perceberá que a maioria deles são com fio. Isso acontece porque com o fio, a latência, ou seja, o tempo que o sinal viaja do mouse para o computador é bem baixa, quase inexistente. Além disso, o fio também serve para alimentar eletricamente o periférico, eliminando a preocupação com carga da bateria ou troca de pilhas.

Os mouses sem fio, porém, têm um tempo de latência maior e podem sofrer interferência de outros dispositivos wireless, como roteadores, telefones, smartphones e por aí vai. Além disso, o jogador deverá recarregar o mouse periodicamente ou trocar as pilhas com certa frequência. A vantagem de mouses sem fio é a praticidade, já que você terá um fio a menos em sua mesa.

DPIDPI

DPI é uma sigla em inglês que significa “Pontos Por Polegada (Dot Per Inch). No caso dos mouses gamers, DPI se refere a sensibilidade do sensor óptico. Imagine que um mouse tenha um DPI de 1000. Assim, uma polegada é dividida em mil partes. Portanto, quanto maior o DPI, mais preciso é o ponteiro do mouse.

Assim, podemos dizer que o DPI influencia diretamente a velocidade e precisão do aparelho. A vantagem de ter um mouse com DPI muito alto, acima de 3.000, é que você precisará mover menos o mouse para alcançar os botões que você deseja. Isso evita que você se canse rapidamente.

Porém, DPIs um pouco menores  favorecem mais a alta precisão e, em geral, são os que os jogadores profissionais (pro players) preferem. Sendo assim, o ideal é que você escolha um mouse com DPI configurável. Dessa forma você pode escolher o valor do DPI a depender do jogo que você for jogar. Para FPS prefira DPIs altos. Mas para RPG opte por DPIs um pouco mais baixos.

Frequência de resposta

Para o mouse se comunicar com o processador ele emite vários relatórios. Assim, quanto maior a frequência com que ele emite os relatórios, mais rápidos os seus movimentos e cliques serão interpretados pelo processador. A taxa de emissão de relatórios é chamada de “Frequência de Resposta” e medida em Hz.

A maior frequência de resposta que encontramos atualmente nos mouses gamers é de 1.000 Hz. Portanto, a dica é que você procure por um mouse com essa frequência ou o mais próximo disso. A frequência de resposta é especialmente importante em jogos de tiro em primeira pessoa, já que você está o tempo inteiro se movimentando, mirando e atirando. Por isso, quanto maior a frequência, mais vantagem você terá sobre o oponente.

Alguns mouses permite configurar também a frequência de resposta. Caso você encontre algum modelo com essa opção de configuração, também é uma boa ideia adquiri-lo.

Iluminação RGB

Iluminação RGB

A iluminação RGB é praticamente uma marca registrada dos acessórios e periféricos gamers. E com os mouses não podia ser diferente. Muitos deles contam com algum tipo de iluminação LED, alguns com várias cores e esquemas complexos.

Apesar de serem muito bonitos esteticamente, as luzes não influenciam em nada no seu desempenho. Portanto, seja cauteloso nesse aspecto. Mas, se dinheiro não for problema para você, escolha o mouse que tiver o maior número de luzes e os mais variados esquemas de apresentação. Tudo pode ser configurado via aplicativo.

Memória internaMemória interna

Alguns modelos de mouses gamers contam com memória interna de alguns MB. Mas por que uma memória interna é importante? Você já deve ter percebido que esse tipo de mouse mais profissional conta com várias configurações diferentes: DPI, IPS, Frequência de resposta e por aí vai.

Sem a memória interna, caso você leve o mouse para ser conectado em outro computador, todas essas configurações são perdidas. E você precisa fazer tudo de novo! Mas com a memória interna você pode salvar as suas preferências e manter o mouse com a sua configuração personalizada mesmo jogando no computador de outra pessoa.

PegadaIluminação RGB

Não adianta o mouse ter um zilhão de funções e não ser confortável. Se você comprar um mouse que não for confortável, logo você se sentirá cansado, seu desempenho no jogo vai diminuir e você pode até desenvolver problemas no pulso. Mas para escolher um mouse confortável, você precisa saber qual o seu tipo de pegada, ou seja, qual a forma que você segura o mouse? Existem 3 tipos:

Fingertip (Ponta dos dedos)

Se você é do tipo que segura o mouse com a pontinha dos dedos, compre o do tipo Fingertip. Eles são menores, mais compactos e mais leves.

Claw

A pegada Claw é daquelas pessoas que seguram o mouse com a ponta dos dedos e a palma da mão. Para esse tipo de pegada, escolha um mouse do tamanho médio.

Palm

Mas se você tem mãos grandes e gosta de encaixar o mouse na sua mão, você tem uma pegada do tipo Palm. Para essa pegada o tipo de mouse adequado são os maiores. Dessa forma você terá um uso mais confortável.

Peso

Saiba que o peso também influencia bastante no seu desempenho como jogador. Mouses mais leves, com menos de 100 gramas, proporcionam movimentos mais rápidos e uma menor tensão nos braços e nos ombros. Assim você consegue jogar por mais tempo sem se cansar tanto.

No entanto, mouses gamers mais pesados também têm suas vantagens. Eles oferecem a possibilidade de você fazer movimentos mais precisos e não derrapam com tanta facilidade na mesa ou no mousepad.

O peso ideal do mouse depende do tipo de jogo que você estiver jogando. Por isso, prefira os mouses gamers com ajuste de peso. Assim você consegue controlar esse fator dependendo do jogo que você for rodar.

Quantidade de botõesQuantidade de botões

Alguns modelos de mouses gamers possuem vários botões laterais. Esses tipos de mouses são muito usados por jogadores profissionais de MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game). Nesse tipo de jogo é comum o player precisar ativar várias funções ao mesmo tempo, como ataque, defesa, uso de magias, curas e dar comandos aos seus personagens e ao time.

Assim, um mouse com muitos botões laterais facilita a jogatina. Isso por que cada botão pode ser configurado para uma ação específica. Então, ao invés de você ter que usar uma combinação de teclas para ativar determinada magia, basta apertar um botão no mouse e pronto. Você ganha tempo e melhora suas habilidades no jogo.

Claro que com uma quantidade maior de botões você vai precisar de um tempo para se acostumar com todos. Mas nada que algumas horas de prática não resolva.

Velocidade de rastreamentoVelocidade de rastreamento

A velocidade de rastreamento é também chamada de IPS (Inches Per Second) ou “Polegadas por Segundo”. Essa característica diz respeito à velocidade máxima que o mouse consegue rastrear seus movimentos.

Assim, mouses com IPS baixo não conseguirão acompanhar seus movimentos caso você o mova rapidamente. Já mouses com IPS alto conseguem acompanhar movimentos rápidos, gerando uma movimentação suave do ponteiro na tela. Portanto, dê preferência para mouses com IPS entre 150 e 300. Quanto maior esse número, melhor.

Top 5 Melhores Mouses Gamer da Razer para comprar em 2020

Agora que nós já detalhamos a fundo as qualidades mais importantes de um mouse gamer, vamos partir para um ranking com os melhores produtos. A Razer é uma fabricante renomada e que produz diversos modelos de mouses com extrema qualidade! Confira agora os 5 melhores mouses da Razer que você pode comprar online.

5

Razer Abyssus V2Razer Abyssus V2

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O Abyssus V2 foi desenvolvido para todos os tipos de pessoas, por isso nós costumamos dizer que este é o mouse mais democrático da Razer. Ele foi feito para ambidestros e é adequado para todos os tipos de pegadas.

O sensor óptico tem 5.000 de DPI e um IPS (velocidade de rastreamento) de 100. Outra característica bacana é que as suas laterais são emborrachadas, melhorando ainda mais a pegada e evitando que ele escorregue na sua mão. Ele tem conectividade por cabo, iluminação RGB e 4 botões programáveis.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – 5.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (3 cores)
  • Memória Interna – Não
  • Pegada – Todos os tipos de pegadas e para ambidestros
  • Peso – 111 gramas
  • Quantidade de botões – 04
  • IPS – 100
4

Razer Mamba Elite

Razer Mamba Elite
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Os mouses Razer são conhecidos pelo seu sensor óptico extremamente avançado, o Razer 5G. E não poderia ser diferente no Mamba Elite. Ele proporciona um incrível DPI de 16.000 e IPS de 450. Só com isso já dá pra ver como ele é rápido. Mas, para completar, ele ainda é bem leve, pesando apenas 96 gramas.

Ele tem ainda 9 botões programáveis totalmente independentes, com switches mecânicos que suportam 50 milhões de toques. Ele tem memória interna e armazenamento na nuvem, para você não perder de jeito nenhum as suas configurações. E, para quem é destro, este é um dos mouses com melhor ergonomia do mercado, servindo praticamente em todas as pegadas.

Além disso, ele ainda conta iluminação RGB com mais de 16 milhões de cores. Seu preço bem elevado é, com certeza, justificado em face de todos os benefícios que ele traz para seus usuários.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – 16.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Todos os tipos de pegadas
  • Peso – 96 gramas
  • Quantidade de botões – 09
  • IPS – 450
3

Razer Lancehead Tournament

Razer Lancehead Tournament
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O Razer Lancehead Tournament é outro modelo que usa o avançadíssimo sensor Razer 5G, com DPI de 16.000 e IPS de 450. Ou seja, este é um mouse perfeito para eSports.

Ele conta com 9 botões programáveis, todos eles com switches mecânicos que suportam até 50 milhões de cliques. O seu design é bem discreto mas também bonito. E ele tem um formato ambidestro, o que é ótimo, já que qualquer pessoa conseguirá usar sem problemas.

Por fim, ele tem conectividade com fio. Mas existe uma versão sem fio no mercado, só que bem mais cara. Ele conta ainda com memória interna, inclusive com salvamento na nuvem. Dessa forma você não fica sem as suas configurações e personalizações.

  • Conexão – Com fio (mas existe uma sem fio)
  • DPI – 16.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim (inclusive salva na nuvem)
  • Pegada – Todos os tipos de pegadas e ambidestro
  • Peso – 109 gramas
  • Quantidade de botões – 09
  • IPS – 450
2

Razer Naga Trinity

Razer Naga Trinity - mouse gamer razer
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Este talvez seja o mouse gamer mais flexível do mercado. O seu principal diferencial está nas placas laterais intercambiáveis. Ele vem com 3 placas laterais: uma com 2 botões, outra com 7 botões e a terceira com 12 botões! Todos programáveis! Então, não importa o jogo que você for jogar, sempre haverá uma configuração adequada e totalmente personalizável.

O sensor óptico é o Razer 5G, com DPI de 16.000 e IPS de 450, sem falar na frequência de resposta de 1.000 Hz. Como já falamos, ele pode ter até 19 botões totalmente programáveis. Ele oferece também iluminação RGB com mais de 16 milhões de cores para a roda de rolagem, logotipo e botões laterais.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – 16.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Claw ou Fingertip
  • Peso – 118 gramas
  • Quantidade de botões – Até 19
  • IPS – 450
1

Melhor mouse gamer Razer – DeathAdder Elite

Razer DeathAdder Elite - melhor mouse gamer razer
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Este é, talvez, um dos melhores e mais tradicionais mouses já feitos pela Razer. Ele traz diversas características e configurações de ponta mas sem custar o olho da cara. Ele usa o incrivelmente preciso sensor Razer 5G, com DPI de 16.000 e precisão de 99,4%. A sua velocidade de rastreamento (IPS) é de 450 também.

Ele conta ainda com 7 botões programáveis, memória interna, frequência de resposta de 1.000 Hz e iluminação RGB. A sua conexão é com fio e o tipo de pegada é mais adequada para Claw ou Fingertip, já que ele não é um mouse tão grande e tão pesado. Mas, sem dúvida alguma, este é um dos melhores mouses gamers que você pode comprar e com um custo x benefício imbatível!

  • Conexão – Com fio
  • DPI – 16.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Claw ou Fingertip
  • Peso – 107 gramas
  • Quantidade de botões – 07
  • IPS – 450

Top 5 Melhores Mouses Gamers (de outras marcas) para comprar em 2020

Bom, já vimos os 5 melhores mouses gamers da Razer, conceituada fabricante de periféricos gamer. Mas e as outras marcas? Confira 5 delas a seguir!

5

Mouse gamer Steelseries Rival 300

Steelseries Rival 300
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

Para abrir a nossa lista começamos com um mouse simples mas bem completo. O Rival 300, da Steelseries, tem um DPI variável de 200 até 12.000, 6 botões programáveis com switches de alto desempenho e que suportam até 30 milhões de cliques.

Por ser um pouco maior e mais pesado, este mouse é adequado para quem tem as pegadas Claw ou Palm, ou seja, para players de mãos grandes. Além disso, ele tem iluminação RGB também.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – De 200 a 12.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Claw ou Palm
  • Peso – 130 gramas
  • Quantidade de botões – 06
  • IPS – 200
4

Cooler Master MasterMouse Pro L

Cooler Master MasterMouse Pro L
Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Cooler Master é uma fabricante de periféricos bem conhecida também pela qualidade de seus produtos. No caso do MasterMouse Pro L, ele é perfeito para qualquer tipo de pessoa, seja destro ou canhoto. Ele é simétrico dos dois lados. Ele conta com 8 botões programáveis, que estão dispostos do lado esquerdo e direito.

Além disso, as suas placas laterais são destacáveis. O que significa que você pode trocar por outras com mais aderência ou que ofereçam uma melhor pegada. O mesmo vale para a “conha” do periférico.

O sensor óptico proporciona um DPI variável, que vai de 200 até 12.000. A qualidade de construção é outro ponto interessante, já que o seu cabo é de nylon trançado e o conector USB banhado a ouro, o que melhora a transmissão de energia.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – De 200 a 12.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Claw ou Palm
  • Peso – 99 gramas
  • Quantidade de botões – 08
  • IPS – 250
3

Corsair Dark Core

Corsair Dark Core
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

O mouse gamer Dark Core, da Corsair, impressiona logo de cara pelo seu design arrojado e futurista, lembrando mais uma nave espacial. Ele tem conectividade Bluetooth de baixa latência e frequência de 2.4 Ghz. Isso significa que, apesar de não ter cabo, tem a mesma velocidade dos mouses de cabo.

Ele ainda traz a tecnologia de carregamento sem fio para qualquer suporte de carregamento Qi, o que traz mais comodidade e praticidade. O sensor óptico é de 16.000 DPI, o que gera uma ótima velocidade e precisão em qualquer tipo de jogo.

Por fim, ele tem duas pegadas laterais intercambiáveis, que permitem uma personalização da pegada. Inclusive, ele tem um descanso para o polegar que melhora a experiência de uso. Ele conta ainda com 9 botões programáveis e perfis de usuário, já que ele também oferece memória interna. Sem dúvida, é um mouse gamer bem arrojado e completo que você não se arrependerá de adquirir.

  • Conexão – Sem fio (Bluetooth)
  • DPI – 16.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim (16 milhões de cores)
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Claw ou Palm
  • Peso – 127 gramas
  • Quantidade de botões – 09
  • IPS – 250
2

Zowie FK2

Zowie FK2
Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

À primeira vista o Zowie FK2 pode parecer inferior aos outros mouses mencionados acima. Mas a verdade é que, por trás de seu design super discreto temos um mouse equilibrado e que tem a preferência de muitos jogadores profissionais de eSports. Ele tem um sensor óptico muito preciso, com DPI de 3.200. Por ser voltado para jogadores de FPS, ele é perfeito.

Além dos 3 botões tradicionais dos mouses, ele conta com 2 botões programáveis, o que para jogadores de FPS é suficiente (um para recarregar e outro para trocar para arma secundária).

O FK2 é bem leve, o que permite que os jogadores movimentem a mira com precisão e rapidez. Ele conta ainda com memória interna e pesa apenas 85 gramas. Talvez o único “defeito” deste mouse gamer é não ter iluminação RGB. Se você é jogador de jogos de tiro em primeira pessoa, com certeza vai curtir muito o Zowie FK2.

  • Conexão – Com fio
  • DPI – 3.200
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Não
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Universal
  • Peso – 85 gramas
  • Quantidade de botões – 05
  • IPS – Não informado
1

Mouse gamer Logitech G903

Logitech G903 - melhor mouse gamer
Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

E para fechar a nossa lista, temos mais um mouse sem fio de alto desempenho. Trata-se do G903, da Logitech. Ele tem conectividade Bluetooth e uma bateria que dura 32 horas! Além disso, é muito fácil recarregar este mouse gamer. Basta plugar o cabo e continuar usando que ele se recarrega mesmo durante o uso.

Ele traz 11 botões programáveis, um número bem elevado e que deve agradar bastante os jogadores de MOBA/RPG. Quanto ao DPI, ele tem um máximo de 12.000. Por ser um mouse grande e pesado (110g), ele é mais recomendado para quem tem mãos grandes, com pegadas do tipo Claw ou Palm. Por fim, ele tem iluminação RGB, memória interna e design arrojado.

  • Conexão – Sem fio (Bateria dura 32 horas)
  • DPI – 12.000
  • Frequência de resposta – 1.000 Hz
  • Iluminação RGB – Sim
  • Memória Interna – Sim
  • Pegada – Palm ou Claw
  • Peso – 110 gramas
  • Quantidade de botões – 11
  • IPS – 400

Conclusão

Depois de todas essas dicas e desse ranking super completo, temos certeza de que você conseguirá fazer uma excelente escolha para o seu próximo mouse gamer. Fique atento para quesitos como DPI, tipo de pegada e quantidade de botões programáveis.

Por ser um objeto que você usa todo dia, várias horas por dia, é importante analisar com bastante cuidado os candidatos à compra, de forma que você não faça uma aquisição equivocada e acabe se arrependendo da compra no futuro. E pode contar sempre com a gente para novas dicas e sugestões de compra.

Leia também: 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *