Top 10 melhores mamadeiras para comprar em 2021 (Avent, NUK, Lillo)

Revisado em 6 de janeiro de 2021

A mamadeira é um item primordial em um enxoval de bebê. Apesar de a amamentação ser amplamente recomendada pelos órgãos de saúde e exclusivamente até os 6 meses de vida das crianças, as mamadeiras são essenciais caso haja alguma condição que afete e impossibilite a mãe de amamentar.

Além disso, com o crescimento dos bebês, é comum que a mãe retorne às atividades profissionais. Dessa forma, a mamadeira é uma das alternativas que possibilita ao cuidador alimentar a criança na ausência da mãe, seja com leite materno ordenhado ou fórmula infantil. Para sanar todas as suas dúvidas sobre mamadeiras, acompanhe a leitura.

Tudo o que você precisa saber sobre mamadeirasTudo o que você precisa saber sobre melhores mamadeiras

Amamentar é o sonho de muitas mulheres. Ter o seu filho nos braços e poder prover tudo o que ele necessita é recompensador. Contudo, isso não é realidade para muitas mães que precisam recorrer ao uso das mamadeiras ou outros meios para alimentar os seus filhos. Graças às inovações, há diversos tipos e modelos disponíveis e adequados para cada necessidade. Leia mais para entender.

Tipos de mamadeiras

As mamadeiras podem ser classificadas de acordo com a sua capacidade e outras funcionalidades que trazem maior conforto para a mãe e o bebê no momento da utilização. Veja os principais tipos abaixo.

Volume

Geralmente, a capacidade das mamadeiras varia de 50 ml até 330 ml. As menores são comumente utilizadas para ingestão de água e outros líquidos de quantidade inferior, já as maiores são destinadas ao consumo da fórmula infantil ou leite materno ordenhado.

Os volumes das mamadeiras também são importantes para verificar o quanto bebê está mamando. Enquanto para bebês mais novos é melhor utilizar as mamadeiras com tamanho menor, a partir dos 3 meses já é aconselhado usar os recipientes com maior capacidade.

Com curvatura

Mamadeiras com curvatura são úteis para facilitar a descida do leite e promovem a autonomia do bebê ao se alimentar, através de seu design que permite maior segurança ao manipular.

Com válvulas anticólicas e antirrefluxo

Essas válvulas são importantes para evitar que o bebê engula ar enquanto ingere o leite na mamadeira. Dessa forma, é possível minimizar as cólicas, os gases e o refluxo nos pequenos.

Com bocal largo

São opções interessantes, pois possibilitam que a limpeza e esterilização sejam feitas com maior facilidade e praticidade.

Tampa antivazamento

Essas tampas são muito eficientes para prevenir qualquer vazamento, caso a mamadeira vire por algum motivo.

Alças removíveis

As alças são importantes para conceder maior autonomia para as crianças durante o uso da mamadeira. Por serem removíveis, são indicadas para todas as fases do bebê.

Materiais usados para fabricar mamadeirasMateriais usados para fabricar mamadeiras

Plástico

As mamadeiras de plástico são as mais comumente utilizadas pelos pais. Com diversas características e maior praticidade para serem carregadas, esse tipo de mamadeira é a primeira escolha de muitas famílias.

Silicone

Outra alternativa é a mamadeira feita de silicone que apresenta um material mais maleável. É mais uma ótima opção, entretanto, depende muito do gosto dos pais e do bebê.

Vidro

As mamadeiras de vidro são boas alternativas, já que possibilitam a manutenção da temperatura do líquido por mais tempo e são mais fáceis de limpar. Contudo, têm a desvantagem de serem facilmente quebráveis.

Aço inox

Material bastante utilizado em mamadeiras térmicas. Apesar de não muito comum, é uma boa opção para quem deseja manter a temperatura do líquido sempre ideal.

Tipos de bicosTipos de bicos das mamadeiras

Universal

É o tradicional, redondo e mais comumente encontrado.

Ortodônticos

São bicos mais estreitos no local onde a criança morde e curvados na ponta, imitando a abocanhadura natural do bebê.

Ortodônticos simétricos

São semelhantes ao anterior, porém, suas laterais são iguais na ponta, podendo ser utilizado de ambos os lados.

Que se assemelham ao seio materno

Esses bicos são importantes para as mães que ainda amamentam e têm receios de o bebê desmamar por conta do uso da mamadeira. São parecidos anatomicamente com o seio materno e alguns modelos possibilitam que o fluxo também seja similar à amamentação.

Tamanho dos bicosTamanho dos bicos melhores mamadeiras

O tamanho dos bicos pode variar de acordo com o fabricante das mamadeiras. Veja os mais comuns.

Tamanho 1

Indicado para recém-nascidos até um mês de vida.

Tamanho 2

Recomendado a partir do primeiro mês do bebê.

Tamanho 3

Indicado para bebês maiores de 3 meses.

Tamanho 4

A indicação desse bico é para bebês maiores, de 6 meses ou mais.

Tamanho Y

Recomendado para bebês acima de 9 meses.

Slot Cut

É um tipo de bico que possui fluxo variável. O cuidador pode definir o tamanho ideal no momento da alimentação do bebê.

Furos dos bicos

um bebê mamadeira, leite formula

Pequeno

Indicado para as fases 1 e 2 e é recomendado para líquidos mais ralos e de menor consistência, como chás e água.

Médio

Também indicado para as duas primeiras fases, permite que o líquido seja um pouco mais consistente. Pode ser usado para ingestão de leites e sucos.

Grande

Indicada para as fases 1 e 2, possibilita a ingestão de líquidos mais viscosos como sucos mais densos e fórmula com engrossantes.

Materiais usados para fabricar os bicos

Silicone

O silicone é o material mais utilizado na fabricação de bicos hoje em dia. É mais macio que o látex e menos agressivo à arcada dentária do bebê.

Látex

Material utilizado por muitos anos na fabricação de bicos artificiais para bebês. Contudo, está atualmente em desuso, pois possui tendência à deformação rápida e alterações significativas à arcada dentária da criança.

Tipo de fluxo

Lento

Com um furo, é indicado para os recém-nascidos que sugam mais devagar e se cansam facilmente durante a alimentação.

Médio

É recomendado a partir dos 3 meses e, comumente, possui dois furos.

Rápido

É indicado para bebês com 6 meses ou mais e costumam ter 3 furos.

Como escolher a melhor mamadeiracomo escolher melhor mamadeira

Opte por uma mamadeira livre de Bisfenol A

O Bisfenol A (BPA) é um composto muito usado na fabricação de plásticos. Quando presente em recipientes que são comumente utilizados em altas temperaturas, o BPA pode contaminar o alimento contido no interior do frasco, ocasionando malefícios à saúde. O BPA em altas doses está relacionado a incidências de câncer de mama e próstata.

Dê preferência aos modelos com bicos ortodônticos e de silicone

Os bicos de silicone são os mais recomendados, pois são mais macios e menos agressivos à arcada dentária das crianças. Além disso, se deformam com menor facilidade conforme sua utilização. Os modelos ortodônticos são os ideais e mais saudáveis para a arcada dentária da criança por mimetizar a abocanhada natural do bebê.

Atente-se ao tamanho do bico específico para cada idade

Muitos modelos de mamadeiras já são comercializados com diversos bicos específicos para cada fase do bebê. Contudo, antes de adquirir o seu produto é preciso pesquisar qual o tipo ideal para a idade do seu filho e verificar se está incluído com a mamadeira. Caso não esteja, a maioria das marcas comercializa esses componentes separadamente.

Procure por materiais de qualidade

A qualidade é sempre fundamental, por isso, escolher produtos de marcas conhecidas é importante para garantir um atendimento ao consumidor mais satisfatório e também a utilização de matérias-primas confiáveis em sua produção.

Escolha o volume adequado

As mamadeiras são comercializadas em diversas capacidades e ainda há muitos kits disponíveis com dois ou três modelos de volumes distintos. Antes de adquirir um produto é importante considerar qual o tipo de líquido que será usado mais comumente, a quantidade e a idade do seu filho, já que quanto maior o bebê, maior o volume de fórmula ou leite materno ingerido.

Considere os recursos extras

Verifique a importância de recursos extras como válvulas antirrefluxo, bico ortodôntico, alças removíveis, tampas antivazamentos, boca larga, etc. Cada um desses casos dependerá da sua rotina e das especificidades de cada bebê e família.

Top 10 melhores mamadeiras para comprar em 2021

10. Kuka Big Naturalmelhores mamadeiras Kuka

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

A mamadeira Big Natural da Kuka é um produto que tem como principais características o bico de silicone com formato ortodôntico e sua alça removível que facilita a manipulação da mamadeira pela criança, concedendo maior autonomia no momento da alimentação. Para as mães que desejam aliar praticidade e qualidade, essa mamadeira é a ideal.

  • – Bico ortodôntico
  • – Alça removível

9. Kuka Premium bico ortodônticoKuka Premium bico ortodôntico

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

O modelo premium da Kuka é produzido em polipropileno, prometendo maior facilidade no momento da higienização pela capacidade de não reter restos alimentares. Além disso, possui bico de silicone ortodôntico e é resistente à fervura. É uma ótima opção para quem preza pela qualidade de um produto premium.

  • – Higienização mais prática
  • – Bico ortodôntico

8. Super Evolution LilloSuper Evolution Lillo

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

A mamadeira Super Evolution da Lillo apresenta o frasco mais largo, o que facilita a higienização interna do recipiente. Esse modelo conta com um bico de silicone e possui tampa antivazamento que pode ser acoplada na parte inferior da mamadeira, evitando que se perca durante o uso.

  • – Bico de silicone
  • – Tampa antivazamento
  • – Maior praticidade para higienização

7. Chuca mamadeira de vidroChuca mamadeira de vidro

Confira o menor preço em:

Americanas

Submarino

Uma opção para as mamães que preferem as mamadeiras em vidro, a Chuca apresenta um bico de silicone fisiológico, semelhante ao bico do seio materno. Além disso, por ser de vidro, mantém a temperatura por mais tempo.

  • – Feita em vidro
  • – Bico de silicone fisiológico

6 . Step Up ChiccoStep Up Chicco

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Essa opção da Chicco é a única que contém bicos evolutivos, adaptados perfeitamente para a capacidade de sucção de cada fase do bebê. Além disso, possui o formato do bico inclinado, permitindo que o bebê esteja sempre na posição adequada na hora de se alimentar.

  • – Bico de silicone inclinado
  • – Bico evolutivo

5. MAM First BottleMAM First Bottle

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Para os recém-nascidos, a mamadeira First Bottle da MAM é uma ótima alternativa. Possui tampa antivazamento que também serve como copo dosador, além de um bico de silicone e fluxo lento, ideal para os bebês mais novinhos. Apresenta a boca larga para facilitar a limpeza e também um sistema de ventilação que permite esterilizar a mamadeira e o bico em conjunto, trazendo maior agilidade nesse processo.

  • – Bico de silicone com fluxo lento
  • – Tampa antivazamento, podendo ser usada como copo medida
  • – Boca larga
  • – Maior praticidade durante a esterilização

4. Dr Browns Optionsmelhor mamadeira Dr Browns Options

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Outra opção para as mães que não dispensam as mamadeiras de vidro, a Dr Browns Options é uma alternativa excelente. Com válvula anticólica e antirrefluxo, além de um design que contém boca larga, esse produto alia os benefícios em minimizar a ingestão de ar com a facilidade de uma limpeza mais prática.

  • – Produzido em vidro
  • – Válvula antirrefluxo e anticólica
  • – Boca larga
  • – Bico de silicone arredondado semelhante ao seio materno

3. NUK Essencemamadeira NUK Essence

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Para as mães que buscam maior funcionalidade, a mamadeira Essence da NUK é uma ótima alternativa. Com bocal largo, bico que se adapta ao palato do bebê e válvula anti-cólica, o produto é amplamente recomendado por profissionais e possui grande aceitação entre mães e bebês.

  • – Bico oral Fit NUK Original Shape
  • – Válvula Anticólica
  • – Frasco com bocal largo

2. Medela Calmamamadeira Medela Calma

Confira o menor preço em:

Amazon

A Calma da Medela é uma das mamadeiras que mais se assemelham à amamentação. O seu uso permite que o bebê tenha controle total sobre o fluxo através da sucção, impedindo que o conteúdo do recipiente pingue. Essa opção é uma ótima alternativa para as mães que têm receios de que o bebê desmame por conta da mamadeira.

  • – Bico Calma projetado para alimentação mais próxima do natural

1. Avent Pétalaum dos melhores mamadeiras Avent Pétala

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

A Avent Pétala é uma das preferidas das mães. Por conter o bico de silicone mais largo, o modelo se assemelha ao seio materno, o que dificulta o desmame precoce. Além disso, conta com um sistema anticólica que previne a ingestão de ar durante a sua utilização. Apresenta limpeza simplificada e a qualidade de uma marca conhecida mundialmente.

  • – Bico pétala
  • – Sistema anticólica
  • – Limpeza mais prática

Quem leu esta resenha também gosta:

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre mamadeiras, é possível fazer uma escolha mais consciente e atenta às suas necessidades. Siga nossas dicas e avalie o produto ideal para você e seu bebê.

Informações adicionais e úteis:

Como realizar a limpeza e esterilização de forma adequadalimpeza e esterilização

A esterilização das mamadeiras deve ser feita sempre que o produto for novo. Para isso, basta cobrir a mamadeira e o bico com água e fervê-la por 5 minutos no fogão. O procedimento também pode ser feito em micro-ondas, mas lembre-se de utilizar recipientes adequados para esse equipamento.

As mamadeiras devem ser descartadas após 6 meses de uso ou se apresentarem sinais de desgastes, como mudanças na coloração dos bicos.

Muitos profissionais recomendam que a esterilização das mamadeiras e bicos seja feita diariamente durante o primeiro ano de vida das crianças. Contudo, outros estudiosos afirmam que esses procedimentos podem ser um exagero, já que uma limpeza com água e sabão logo após a utilização já é o suficiente para eliminar todos os agentes patogênicos. De qualquer forma, há alguns pequenos cuidados que devem ser aplicados durante a higienização das mamadeiras, veja quais são.

Enxágue logo após o uso

Enxaguar a mamadeira logo após a utilização é essencial para evitar a proliferação de bactérias. Mesmo que o produto não seja lavado logo em seguida, retirar os resíduos alimentares previne os riscos de contaminação.

Utilize utensílios específicos

É importante usar ferramentas próprias destinadas à limpeza das mamadeiras, pois proporcionam uma higienização mais adequada e segura. Além disso, é preciso destinar esses utensílios somente para essa finalidade, evitando utilizá-los em outras atividades.

Desmonte completamente a mamadeira

Ao realizar a limpeza e esterilização é importante desmontar completamente a mamadeira. Esse procedimento possibilita uma higienização eficiente, já que todas as partes do produto ficarão expostas e passíveis de serem limpas.

Melhores marcas de mamadeiras

mamadeira

No quesito mamadeira, há muitas marcas renomadas que disponibilizam qualidade e praticidade para as mães. Veja abaixo algumas delas.

Avent

Foi a primeira empresa a utilizar bicos de silicone inodoros e patentear inovações relacionadas à área de alimentação infantil. É uma companhia renomada por fazer parte da rede Philips e muito recomendada pela maioria dos pais.

NUK

A NUK é uma empresa que tem como missão criar produtos que promovam o desenvolvimento dos bebês. Fundada por odontopediatras, a companhia visa oferecer linhas que atendam às características fisiológicas das crianças nos primeiros meses de vida e, para isso, alia expertise na área e inovação.

Lillo

A Lillo faz parte do grupo Newell Brands, empresa líder de consumo em diversos países, e conquistou muitos prêmios mundialmente como a marca mais lembrada e a campeã de vendas. Oferece inúmeros produtos de qualidade para alimentação de bebês, incluindo acessórios e itens para amamentação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *