filhos brincando com brinquedos educativos no chão sala de estar

Top 10 melhores brinquedos educativos para comprar online em 2021

Última atualização em 6 de março de 2021

Se você está em busca de brinquedos educativos para o seu pequeno, não deixe de ler este texto antes de comprar um produto pela internet. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre os melhores itens e ainda contará com um guia para fazer uma compra mais assertiva. Entenda melhor com a leitura!

Os brinquedos educativos são uma ótima maneira de presentear as crianças. Através deles é possível se divertir e, ainda, adquirir e desenvolver novas habilidades de forma agradável e lúdica. Sendo assim, investir nesse tipo de produto é uma forma de acrescentar no aprendizado, estimulando o desenvolvimento dos pequenos.

brinquedos educativos e meninos e meninas
Meninos e meninas brincandos com brinquedos educativos juntos no chão

É muito importante que a criança seja estimulada de acordo com sua idade, capacidade de assimilação e habilidades, por isso, os brinquedos educativos são uma ótima alternativa de estímulo já que são indicados conforme a idade e a necessidade de aprendizado da criança naquela fase da vida.

Sendo assim, se você já se convenceu que comprar um brinquedo educativo é a melhor opção para o seu filho, listamos abaixo algumas das melhores opções de compra para que você possa escolher dentre os produtos mais vendidos e bem avaliados do mercado.

Além disso, separamos algumas dicas para que você considere antes de comprar o brinquedo educativo ideal para o seu pequeno.

Ficou curioso? Acompanhe a leitura para entender melhor.

Top 10 melhores brinquedos educativos para comprar pela internet

Quando pensamos nas crianças, sempre queremos agradar com os melhores produtos, não é mesmo? Por isso, fizemos uma lista com as opções mais compradas e com boas avaliações, que são destaques nos maiores sites de vendas. Evidenciamos aqui, as características de cada item, além dos prós e contras para que você faça uma escolha consciente. Veja abaixo!

Prancha de seleção pequena Carlu brinquedos

Ideal para o aprendizado das formas

Prancha de seleção pequena Carlu brinquedos

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Esse produto é muito importante para ensinar as formas de maneira lúdica e divertida. Feito em MDF, possui uma base com pinos fixos de madeira e 16 peças, sendo quatro de cada forma geométrica, como quadrados, triângulos, retângulos e círculos. Com cores diversas, também pode ser útil para o entendimento da distinção de cores.

É recomendado a partir do terceiro ano, quando a criança já possui habilidades motoras e cognitivas o suficiente para diferenciar as formas e cores, além de ser capaz de realizar o encaixe de forma efetiva. Dessa forma, esse item é um ótimo passatempo educativo para o seu filho.

Prós

Contras

16 peças Nada
Auxilia no aprendizado das formas  
Possui cores diversas  
Ideal para crianças acima de 3 anos  
Desenvolve habilidades motoras e cognitivas  

Potinhos Empilhar e Rolar Fisher Price

Desenvolve habilidades de empilhar, encaixar e rolar

Potinhos Empilhar e Rolar Fisher Price

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Esses potinhos são ideais para estimular o empilhar, encaixar e rolar, habilidades importantes que podem ser incentivadas a partir do sexto mês, quando a criança já consegue se sentar sem apoio. Contendo 10 xícaras coloridas e empilháveis, vem ainda com um smile que pode ser colocado dentro de qualquer xícara ou no topo da torre.

Com numerações, as xícaras podem ser também agrupadas para formar bolas e rolar. Tal item é importante para promover a estimulação de habilidades motoras finas e introduzir conceitos como as cores, contagem, tamanho e formas. É adequado para crianças de até 36 meses.

Prós

Contras

Estimula habilidades de empilhar, rolar e encaixar Nada
Ideal a partir dos 6 meses  
Indicado para a aprendizagem de conceitos  
Recomendado até os 36 meses  

Brincando de Engenheiro Xalingo

Possibilita montagens infinitas e estimula a criatividade

Brincando de Engenheiro Xalingo

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Esse é um brinquedo bastante tradicional que acompanha gerações. Com possibilidade de infinitas montagens, permite estimular a criatividade dos pequenos, além de desenvolver o aspecto motor fino e cognitivo. Feito em madeira reflorestada e tinta atóxica, possui vários formatos, possibilitando o desenvolvimento do pensamento lógico e noções de espaço.

É indicado para crianças com idade acima dos três anos e é adequado até os nove anos. Pode ser indicado para promover maior interação entre a criança e seus amigos, permitindo aos pais também participarem da brincadeira. Um ótimo item para desenvolver a imaginação dos pequenos.

Prós

Contras

Permite infinitas montagens Nada
Estimula a criatividade e imaginação  
Desenvolve a motricidade, noção de espaço e raciocínio lógico  
Indicado a partir dos 3 anos  

Cubo Didático Merco Toys

Estimula a habilidade de encaixe e o aprendizado de diversos conceitos

Cubo Didático Merco Toys

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Contendo formas, letras e números, esse cubo é ideal para estimular a habilidade de encaixe, além de ser bastante útil para desenvolver o aprendizado de conceitos como a diferenciação de formas, aprendizado do alfabeto, números e variadas cores.

Estimula a coordenação motora e o lado cognitivo da criança, sendo indicado a partir do sexto mês, quando o bebê já possui a capacidade de se sentar sem apoio. É recomendado até o sétimo ano. Por isso, é um brinquedo educativo para diversas idades.

Prós

Contras

Estimula o aprendizado de conceitos Nada
Ideal para o desenvolvimento motor e cognitivo  
Possui formas, cores, números e letras variados  
Indicado dos 6 meses até os 7 anos  

Mesa Play Time Cotiplás

Estimula a coordenação motora e distinção de cores e formas

Mesa Play Time Cotiplás

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Essa mesa é um ótimo presente para crianças a partir de um ano e meio, já que nessa idade os bebês conseguem ficar de pé para brincar. Possuindo diversos brinquedos que estimulam variadas habilidades, é bastante útil para a coordenação motora grossa e fina, além de estimular a diferenciação de cores, formas e o aprendizado de causa e efeito.

Possui telefone, blocos para encaixe, engrenagens e itens deslizantes que também podem ajudar a estimular a criatividade e o brincar de faz de conta. Indicado até os três anos.

Prós

Contras

Estimula a coordenação motora Nada
Ideal para o aprendizado de conceitos  
Desenvolve a criatividade e o faz de conta  
Indicado a partir de um ano e meio  

Brincando com letras e números Xalingo

Ideal para aprendizado das letras e números

Brincando com letras e números Xalingo

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Com 72 peças em madeira, esse item é ideal para crianças acima de 4 anos. Com letras e números, é possível familiarizar a criança com esses conceitos, além de ensinar sobre contagem, formação de sílabas e das primeiras palavras. Ideal para os primeiros passos para o soletrar e aprendizado da contagem.

Com esse jogo é possível desafiar as crianças a montarem frases, auxiliar na identificação dos traçados das letras maiúsculas e minúsculas, ajudar na ordenação das letras, além de possibilitar a identificação dos numerais. Por isso, é um item muito útil durante a fase de alfabetização.

Prós

Contras

Ideal a partir dos 4 anos Nada
Auxilia no processo de alfabetização  
Ajuda na identificação dos números  
Familiariza a criança com esses novos conceitos  

Aramado Borboleta Carlu Brinquedos

Indicado para o desenvolvimento cognitivo e motor

Aramado Borboleta Carlu Brinquedos

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Confeccionado em madeira, MDF e arame, esse produto é indicado para crianças a partir de um ano e meio. É ideal até os três anos e possibilita o desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva, além do aprendizado de cores e formas. É composto por três circuitos e 19 peças de formas diversas e coloridas.

Seu arame é resistente e pintado com tinta atóxica. Possui base com rodinhas laterais e uma borboleta no centro, por onde passam dois dos circuitos. Apesar de ser indicado para crianças a partir de um ano e seis meses, para utilização por pequenos até os três anos é importante ter sempre a supervisão de um adulto.

Prós

Contras

Possibilita o desenvolvimento motor e cognitivo É necessária a supervisão constante de um adulto
Estimula o aprendizado de cores e formas  
Ideal a partir de um ano e meio  
Indicado até os 3 anos  

Tangram Brincadeira de Criança

Brinquedo educativo ideal para desenvolver o raciocínio lógico e a concentração

Tangram Brincadeira de Criança

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Com 62 peças e feito em madeira, esse brinquedo é ideal para crianças de 4 até 7 anos. Nessa fase, é muito importante desenvolver o raciocínio lógico e a concentração, e o tangram é uma ótima maneira para estimular essas áreas de forma lúdica e divertida.

O tangram incentiva a resolução de problemas, estimula a criatividade e também é útil para melhorar a noção espacial. Sem dúvidas, é um ótimo brinquedo educativo para presentear crianças maiores.

Prós

Contras

Desenvolve o raciocínio lógico e coordenação Nada
Estimula a resolução de problemas e criatividade  
Ajuda a melhorar a noção espacial  
Ideal para crianças de 4 a 7 anos  

Quebra-cabeça Toyster Brinquedos

Estimula a habilidade motora e o raciocínio lógico

Quebra-cabeça Toyster Brinquedos

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Indicado a partir de um ano e seis meses, esse quebra-cabeça possui peças mais grossas, que possibilitam uma manipulação mais eficiente pelas mãozinhas pequeninas dos bebês. Além disso, estimula a habilidade motora, percepção visual e o raciocínio lógico desde os primeiros anos de vida.

Possui uma embalagem com tampa e fundo, muito fácil de abrir e fechar, possibilitando que a criança brinque por si só, sem muita interferência de um adulto. No entanto, para crianças com idade abaixo dos três anos é necessário que haja uma supervisão para utilização dos produtos, minimizando os riscos de acidentes.

Prós

Contras

Estimula a habilidade motora Necessita de supervisão para uso com crianças menores
Auxilia na percepção visual  
Desenvolve o raciocínio lógico  
Indicado a partir de um ano e seis meses até os 3 anos  

Baby Mix Calesita

Auxilia no aprendizado de causa e efeito

Baby Mix Calesita

Confira a oferta em Amazon:

Melhor preço

Possibilitando brincar com animais distintos, leão e girafa, esse produto é ideal para os bebês desenvolverem o aprendizado sobre causa e efeito. Ao apertar o brinquedo, as bolinhas giram, o que facilita essa compreensão. Além disso, estimula a habilidade motora, já que será necessário pressionar o item para vê-lo em ação.

Indicado a partir dos nove meses, vem com um baby mix, além de três argolas, que são úteis para o desenvolvimento da coordenação motora fina, e duas cabeças de animais, para estimular a criatividade e imaginação do pequeno.

Prós

Contras

Estimula o aprendizado de causa e efeito Nada
Desenvolve a coordenação motora  
Auxilia na criatividade e imaginação  
Indicado a partir dos 9 meses  

Quem leu este artigo também gostou:

Como comprar os melhores brinquedos educativos para o seu filho

4 crianças brincando com brinquedos educativos

Apesar de já conhecer as melhores opções de compra, nem sempre escolher pelo item ideal é tão simples assim. Dessa forma, para te ajudar a optar pelo brinquedo educativo mais adequado, separamos algumas dicas para que você faça uma escolha mais assertiva. Entenda com a leitura!

Classificação etária

um criança brincando sozinho
idade x brinquedo educativo

Para que a criança aproveite inteiramente o produto, é importante que a classificação etária seja respeitada. Além disso, alguns brinquedos possuem partes pequenas e pontiagudas que podem ser arriscadas para crianças menores de três anos. Dessa forma, se certifique sempre de comprar um brinquedo de acordo com a idade da criança.

Até os cinco meses, os brinquedos educativos mais indicados são os chocalhos e mordedores. Móbiles mais neutros e calmos, brinquedos com sons sem muitos estímulos, além de superfícies com texturas podem ser ótimas alternativas nessa fase.

Dos seis meses até um ano é interessante buscar por opções que possuam espelhos, guizos, engrenagens, brinquedos de encaixar e empilhar, além de alternativas que emitam sons ao apertar botões.

De um a dois anos, é possível optar por brinquedos que estimulem os diversos órgãos dos sentidos, bem como opções de empurrar e puxar, e montar e desmontar.

De dois aos três anos, bolas, carrinhos, bonecas e jogos de profissões podem ser boas alternativas de presentes.

Dos três anos aos quatro, é possível optar por instrumentos musicais, quebra-cabeças, bicicletas e jogos de montar e desmontar mais complexos.

Dos quatro aos seis anos, brinquedos que ensinam sobre alguns conceitos matemáticos e o alfabeto podem ser ótimas opções.

A partir dos seis anos, jogos de tabuleiro, patins, skates, brinquedos de memória e quebra-cabeças mais complexos são boas alternativas.

Tabela relacionando classificação etária e indicação de brinquedos

Idade Indicação de brinquedos
Até os 5 meses Chocalhos, mordedores, móbiles e brinquedos com sons e cores
De 6 meses a 1 ano Brinquedos com espelhos, guizos, engrenagens. Itens de empilhar e encaixar
De 1 a 2 anos Brinquedos de empurrar e puxar, opções de montar e desmontar
De 2 a 3 anos Bonecas, carrinhos, brinquedos de profissões
De 3 a 4 anos Instrumentos musicais, quebra-cabeças, jogos de montar e desmontar mais complexos
De 4 a 6 anos Brinquedos que ensinam conceitos matemáticos e o alfabeto
A partir de 6 anos Jogos de tabuleiro, bicicletas, patins, skates, jogos da memória, quebra-cabeças mais complexos

Habilidades desenvolvidas

dois bebês brincandos juntos

Antes de optar por um brinquedo educativo, é interessante também pensar em qual habilidade será explorada com esse item. De acordo com a idade, algumas habilidades são importantes de serem estimuladas, veja e entenda.

Até os seis meses, é essencial explorar os sentidos dos pequenos, por isso, é importante procurar por itens coloridos e que contenham músicas. Produtos com texturas também são ótimas opções.

Aos seis meses, a criança já é capaz de se sentar sem apoio, por isso, até o primeiro ano é possível explorar a capacidade motora, incentivando o bebê a engatinhar, andar, além de desenvolver o lado motor fino.

Com um ano é interessante continuar estimulando o desenvolvimento da coordenação motora fina através de giz de cera e papel, massinhas, além de incentivar o encaixe e o empilhar. O aprendizado de conceitos como cores e formas podem também ser iniciados nessa fase.

Aos dois anos a criança deve começar a desenvolver o seu lado imaginativo. Dessa maneira, é importante procurar por brinquedos que incentivem o faz de conta e a criatividade dos pequenos.

A partir dos três anos, desenvolver noções musicais é uma ótima alternativa. Além disso, o desenvolvimento intelectual também já pode ser estimulado através de brinquedos que contenham letras e números.

Tabela relacionando habilidades desenvolvidas de acordo com a idade

Habilidades Idade
Explorar os sentidos Até os 6 meses
Estimular a coordenação motora e o aprendizado de conceitos básicos De 1 a 2 anos
Incentivar o lado imaginativo, criativo e o brincar de faz de conta De 2 a 3 anos
Desenvolver habilidades musicais e conceitos matemáticos A partir dos 3 anos

Segurança

Quando se trata de crianças, segurança deve ser a primeira característica a ser pensada. Por isso, antes de adquirir um brinquedo educativo, busque pelo selo de certificação do Inmetro.

Esse selo garante a aprovação dos produtos após passar por diversos testes. Dessa forma, é possível adquirir um produto seguro e adequado para a idade do seu filho.

Por que é importante comprar brinquedos educativos?

mãe e filho brincando juntos brinquedo em casa

Os brinquedos educativos são bastante úteis para estimular diversas habilidades dos pequenos, de acordo com a idade e sua capacidade intelectual. São elementos importantes que fazem com que a criança desenvolva e aprenda variados conceitos de forma simples, prática e lúdica.

Sendo assim, os brinquedos educativos podem ser boas opções não só para brincadeiras em casa, mas também nas escolas, podendo ser utilizados como atividades complementares do conteúdo com o intuito de promover um aprendizado mais eficiente.

Principalmente na educação infantil, é muito importante que as crianças aprendam através de brincadeiras. Por isso, utilizar brinquedos educativos pode ser uma ótima maneira para ensinar de forma assertiva.

Através desses itens é possível incentivar a linguagem da criança, além de desenvolver aspectos motores grossos e finos, e sua capacidade intelectual. Para cada habilidade a ser desenvolvida, há um brinquedo ideal. Por isso, não deixe de pesquisar e procurar pelos mais adequados à idade do seu pequeno!

Conclusão

Comprar brinquedos educativos é uma ótima maneira para estimular e desenvolver as habilidades das crianças de uma maneira mais divertida. Sendo assim, o aprendizado é feito de forma mais eficiente.

Há diversos brinquedos disponíveis que são capazes de estimular as crianças a aprenderem de acordo com sua idade e capacidade cognitiva. Dessa forma, há uma infinidade de produtos que podem ser adquiridos para essa finalidade.

No entanto, nem sempre escolher pelo item ideal é algo tão simples. Com isso, evidenciamos neste artigo algumas ponderações que você deve fazer antes de comprar um brinquedo educativo.

Além disso, separamos para vocês uma lista com os melhores brinquedos educativos para comprar pela internet. Caso você ainda não tenha optado por nenhum dos nossos destaques, retorne ao top 10 e faça sua escolha! Os valores e a disponibilidade dos produtos podem ser alterados e é possível que você acabe perdendo essa oportunidade.

Sendo assim, se este artigo te auxiliou de alguma forma, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Além de nos incentivar, você estará ajudando os seus amigos a optarem pelos melhores brinquedos educativos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *