duas Máquinas de Lavar Brastemp 12 kgs

Top 9 Melhores Máquinas de Lavar Brastemp para Comprar em 2021

Última atualização em 18 de janeiro de 2021

As máquinas de lavar Brastemp, juntamente com a geladeira e o fogão, fazem parte do grupo de eletrodomésticos indispensáveis para qualquer casa. É a chamada “Linha Branca”. Afinal de contas, ninguém mais hoje em dia quer perder tempo e ter trabalho lavando as roupas manualmente.

Neste segmento, uma das marcas que se destaca é a Brastemp, líder de mercado e que fabrica modelos de altíssima qualidade e de diferentes tamanhos e funcionalidades. Neste artigo você vai aprender como escolher a melhor máquina de lavar para a sua casa e ainda verá um ranking com as 9 melhores máquinas de lavar Brastemp que você pode comprar na internet hoje mesmo!

Máquina de lavar vs. Lava e Seca

Melhores Máquinas de Lavar Brastemp

Antes de começarmos é importante salientarmos que neste artigo nós iremos falar apenas das máquinas de lavar. Não iremos incluir no ranking máquinas do tipo “Lava e Seca”. A diferença principal entre esses dois eletrodomésticos é que a máquina de lavar apenas lava e centrifuga a roupa. Ou seja, você precisa estendê-las no varal para que elas sequem.

Já as máquinas do tipo “Lava e Seca”, como o próprio nome deixa claro, além de lavar também seca as roupas. Então elas já saem da máquina prontas para serem passadas. Essa vantagem a mais se reflete no preço, já que as máquinas “Lava e Seca” são bem mais caras que as máquinas de lavar comuns.

Como escolher a melhor máquina de lavar Brastemp

Nos próximos parágrafos você aprenderá a como escolher a melhor máquina de lavar, ou seja, aquela que atende todas as necessidades de sua família quando o assunto é a lavagem de roupas. Vamos lá?

Capacidade

Capacidade

A capacidade das máquinas de lavar é medida em Kg.. Quanto maior, mais roupas cabem dentro dela. No caso da Brastemp ela possui máquinas com no mínimo 8 Kg e no máximo 15 Kg.

Para escolher uma máquina de lavar com capacidade ideal, leve em consideração quantas pessoas moram na sua casa. Se você mora sozinho ou apenas com o seu cônjuge, máquinas pequenas, de até 10 Kg dão conta do recado. Agora se a família é maior, com 3, 4 ou mais pessoas, dê preferência para as máquinas maiores, de 11 Kg para cima.

Considere também o estilo de vida de cada membro da família. Se tem alguém que pratica muitos esportes ou atividades físicas e, por isso, suja muitas roupas, uma máquina maior também atenderá melhor as suas necessidades.

Abertura Superior ou Frontal?Abertura Superior

As máquinas de lavar possuem, basicamente, 2 tipos de abertura de tampa: superior e frontal. Qual é o melhor?

Abertura Superior

Este é o tipo de abertura mais comum nas máquinas de lavar do Brasil. Nesse caso, a tampa da máquina abre para cima. As vantagens da abertura superior é que a máquina pode ser mais compacta, ocupando menos espaço. Os modelos com abertura superior também são mais baratos.

Além disso, a abertura superior deixa a área da frente para livre circulação, seja de pessoas ou de objetos na cozinha/lavanderia. Uma outra vantagem desse tipo de abertura é que ela é melhor para idosos ou pessoas com problemas na coluna. Como não é necessário se abaixar para colocar ou tirar a roupa da máquina, os idosos conseguem usar com mais facilidade.

Mas a abertura superior também tem seus defeitos. Nessa configuração a máquina de lavar usa um eixo vertical de lavagem, que limpa as roupas por meio do turbilhonamento ou agitação. Estes dois métodos causam atritos entre as roupas, resultando na remoção das manchas.

Entretanto, tanto o turbilhonamento quanto a agitação são mais agressivos às roupas. Por isso, pense bem antes de colocar uma blusinha com tecido mais sensível. Ela pode sair da máquina inutilizada para uso. Por fim, esses 2 métodos de lavagem utilizam mais água, o que acaba deixando a conta mais cara.

Vantagens

  • Máquinas mais compactas
  • Espaço frontal livre
  • Preço mais baixo
  • Melhor tipo de máquina para idosos

Desvantagens

  • Agride mais as roupas
  • Gasta mais água

Abertura Frontal

Já as vantagens das máquinas de lavar com abertura frontal é que elas usam um eixo de lavagem horizontal, limpando as roupas por meio de atrito e tombamento. Estes métodos não agridem tanto os tecidos. Então você pode colocar roupas mais leves e frágeis.

Mas a principal vantagem desta configuração é que ela gasta até 3 vezes menos água para lavar a mesma quantidade de roupa. Dessa forma, a sua conta de água pode vir até mais baixa!

Mas as desvantagens envolvem o tamanho da máquina, que acaba deixando-as mais largas e robustas. Portanto, certifique-se de ter bastante espaço na lavanderia/área de serviço. Além disso, para colocar as roupas dentro da máquina, é preciso se abaixar. E isso dificulta um pouco o uso para pessoas mais velhas ou com problemas na coluna.

Por fim, as máquinas com abertura frontal precisam ter a área da frente livre, por motivos óbvios. Assim, elas acabam precisando de um espaço maior na lavanderia. Bem maior do que outros eletrodomésticos. Sem falar no fato de que esses modelos são bem mais caros.

Vantagens

  • Método de lavagem que agride menos as roupas
  • Gasta até 3x menos água

Desvantagens

  • As máquinas são mais largas (precisam de mais espaço);
  • A pessoa precisa se agachar para colocar as roupas dentro
  • São mais caras

CentrifugaçãoCentrifugação

A função Centrifugar é super importante em qualquer máquina, pois ela tira o máximo possível de água das roupas. Para sabermos se uma máquina de lavar tem uma centrifugação boa ou não, basta olhar o RPM (Rotações Por Minuto). Quanto maior o RPM, mais rápido o cesto de roupas gira e mais água ele consegue remover.

Um número bom é 650 RPM. Nessa quantidade de rotações a máquina já consegue remover uma boa parte do excesso de água. Existem máquinas com até 1.400 RPM, mas elas são bem caras. Isso porque quanto maior o RPM, mais cara é a máquina. Por isso, escolha uma máquina cuja centrifugação seja de mais ou menos 650 RPM.

Consumo de Energia

O consumo de energia é outro item importante na sua avaliação. No Brasil todos os eletrodomésticos são avaliados pelo INMETRO e pelo PROCEL, que dão um selo de classificação energética. Esse selo varia de “A” até “E”, sendo que “A” indica um baixo consumo de energia e “E” um alto consumo de energia.

É óbvio que você deve dar prioridade para as máquinas de lavar com classificação energética “A”. Dessa forma você garante que a máquina não vai aumentar demais a sua conta de luz no final do mês.

Tamanho da máquina de lavar

Levar em conta o tamanho da máquina de lavar (altura, largura e profundidade) também é fundamental para fazer uma boa compra. Afinal de contas, você não vai querer comprar uma máquina de lavar super completa mas, quando for instalar na sua casa, ela não caber na sua cozinha ou área de serviço. Imagine quão frustrante será ter de devolver a máquina.

Por isso, antes de fechar a compra, veja as dimensões da máquina de lavar e veja se ela cabe no espaço que você reservou para ela. Assim você evita dores de cabeças.

Programas de Lavagem e Funções ExtrasProgramas de Lavagem e Funções Extras

Este talvez seja um dos itens mais importantes. Verifique com atenção quais os programas de lavagem que a máquina possui e quais funções extra ela oferece. Veja se a máquina traz programas de lavagens para diferentes tipos de tecidos, como tecidos leves e pesados. Observe os ciclos de lavagem, quantidade de enxágue, etc.

O mesmo se dá com as funções extras. Algumas máquinas contam com um filtro coletor de fiapos. Ele recolhe os fiapos das roupas, ajudando na limpeza interna. Já outros modelos de máquina de lavar permitem reaproveitar a água usada na lavagem para que você possa lavar um cômoda da casa ou lavar o banheiro, por exemplo.

Existem máquinas de lavar até com conexão Wi-Fi, para que você possa configurar os ciclos de lavagem diretamente do celular, mesmo que não esteja em casa. Resumindo, a dica aqui é olhar atentamente quais os programas de lavagem e funções a máquina possui. Escolha aquela que atenda todas as suas necessidades.

Voltagem

Por último, verifique a voltagem da máquina de lavar. No Brasil as redes elétricas utilizam 2 voltagens: 110V ou 220V. Ou seja, alguns estados usam 110V e outros usam 220V. Portanto, compre uma máquina de lavar que tenha a mesma voltagem da sua região. Se você mora em São Paulo, por exemplo, compre máquinas de 110V. Mas se você mora no Ceará, compre máquinas de 220V.

Existem alguns modelos, um pouco mais raros, que são bivolt. Isso quer dizer que eles funcionam tanto nas redes elétricas de 110V quanto de 220V. Por isso, tenha muita atenção neste fator.

Top 4 Máquinas de Lavar com até 11 Kg

Agora que você já sabe como escolher a sua máquina de lavar Brastemp, chegou a hora de você ver quais são os 4 melhores modelos com até 11 Kg de capacidade. Vamos lá?

04. Brastemp BWJ09AB – 9 Kg (Preço médio: R$ 1.200)Brastemp BWJ09AB

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

Começamos nossa lista com uma máquina de 9 Kg, ideal para famílias pequenas. Os diferenciais desta máquina de lavar é que ela tem o Ciclo Tira Manchas, que é mais eficiente na remoção das manchas mais profundas. Além disso, ela enxágue duplo, que remove com mais eficiência resíduos de sabão.

Você pode configurar também a máquina de acordo com a sujeira da roupa. Ela tem 3 níveis: Pouco suja, Suja e Muito suja. E você também pode colocar suas roupas mais delicadas, pois há um ciclo de lavagem chamado de “Delicado”. Neste modo a máquina faz movimentos de agitação mais suaves, tanto na lavagem quanto na centrifugação.

  • Capacidade – 9 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 103 cm | Largura: 57 cm | Profundidade: 57 cm
  • Programas de lavagem – Ciclo Tira Manchas/ Enxágue Duplo/ 3 níveis de sujeira/ Ciclo Delicado
  • Bivolt – Não

03. Brastemp BWJ11AB – 11 Kg (Preço médio: R$ 1.500)Brastemp BWJ11AB

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

Essa máquina de lavar é semelhante ao modelo anterior, mas com algumas funções extras. Ela tem 11 Kg de capacidade e inclui também o ciclo Tira Manchas, o Enxágue Duplo e o Ciclo Delicado, para roupas com tecidos mais frágeis.

Como novidade podemos citar a função Turbo Performance, que deve ser usada em roupas muito sujas. Ela ainda conta com a função Enxágue Amaciante, que no último ciclo de enxágue deixa as roupas imersas por mais tempo. Assim o amaciante age com mais eficiência e deixa as roupas macias e cheirosas.

No total, são 5 programas de lavagem com 4 níveis de água e 2 enxágues. O mais legal que você pode avançar as etapas, caso queira mais rapidez ou entenda que uma determinada etapa não é tão necessária para deixar sua roupa cheirosinha. Devido a maior capacidade, a BWJ11AB tem dimensões maiores.

  • Capacidade – 11 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 105 cm | Largura: 62 cm | Profundidade: 61 cm
  • Programas de lavagem – Ciclo Tira Manchas/ Enxágue Duplo/ Turbo Performance/ Ciclo Delicado/ Diluição Anti-Mancha
  • Bivolt – Não

02. Brastemp BWK11AB – 11 Kg (Preço médio: R$ 1.600)Brastemp BWK11AB

Confira a melhor oferta:

Americanas

Submarino

O modelo BWK11AB é bem semelhante ao modelo anterior, já que também conta com 5 programas de lavagem e 4 níveis de água. As funções Turbo Performance, Enxágue Extra e Avançar etapas também estão presentes.

Estes são os 5 programas de lavagem: Extra Rápido, Delicado, Tira Manchas, Especial e Dia a Dia. Se quiser eliminar sujeiras mais profundas, use a função Turbo Performance, que dá maior movimentação e mais atrito. Já o enxágue extra permite até 3 enxágues numa mesma lavagem. Mas, caso esteja com pressa, pode avançar qualquer uma das etapas de lavagem.

Basicamente, a única diferença entre a BWJ11AB e a BWK11AB é no painel, que no segundo modelo é mais digital e tem menos botões giratórios.

  • Capacidade – 11 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 102 cm | Largura: 62 cm | Profundidade: 64 cm
  • Programas de lavagem – Ciclo Tira Manchas/ Enxágue Duplo/ Turbo Performance/ Ciclo Delicado/ Diluição Anti-Mancha
  • Bivolt – Não

01. Brastemp BWG11AR – 11 Kg (Preço médio: R$ 2.000)Brastemp BWG11AR

Confira a melhor oferta:

Amazon

Mas se você está em busca de uma máquina de lavar mais completa e com capacidade de 11 Kg, temos o modelo BWG11AR. Ela é feita de aço inox e é muito bonita. Além de ser muito útil ainda dará um toque de sofisticação na sua cozinha.

O seu diferencial são as funções Fast Fill e Fast Cycle. O Fast Fill enche o cesto da máquina até 3 vezes mais rápido! E o Fast Cycle, segundo a fabricante, é o ciclo de lavagem mais rápido do mercado! Então se você não tem muito tempo para lavar suas roupas, esta é a máquina ideal!

Há ainda a função Smart Mix, que mistura o amaciante e o sabão antes de colocá-lo na água. Isso evita o surgimento de manchas nas roupas causadas pelo contato com estes produtos em alta concentração. Podemos falar também da função Extra Seca, que adiciona um tempo de centrifugação de mais 8 minutos e diminui o tempo que a roupa fica no varal.

  • Capacidade – 11 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 104 cm | Largura: 62 cm | Profundidade: 69 cm
  • Programas de lavagem – 05 (Pesado/Cama e banho/Dia a dia/Delicado/Rápido); 04 enxágues; Fast Fill; Fast Cycle; Smart Mix; Extra Seca
  • Bivolt – Não

Top 5 Máquinas de Lavar com até 15 Kg

Sua família é grande e você precisa de uma máquina maior? Não tem problema. Veja abaixo 5 modelos com capacidade de até 15 Kg!

05. Brastemp BWK12AB – 12Kg (Preço médio: R$ 1.500)Brastemp BWK12AB

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

Começamos nossa segunda lista com uma máquina de 12 Kg que tem alguns diferenciais interessantes. Por exemplo, ela tem o ciclo Tira Manchas Advanced, que consegue remover até 40 tipos de manchas diferentes porque utiliza água fria com alternância de agitação da máquina. Você vai conseguir tirar até mesmo manchas de gordura e canetinha.

Outro ciclo presente nesta máquina que não tem nas outras citadas anteriormente é o Ciclo Edredom, que permite que você lave roupas de cama, toalhas, calças jeans e até mesmo edredons, que são bem pesados. Há também o Ciclo Antibolinhas, que evita a formação de bolhas na roupa e as deixam com aparência de novas por mais tempo.

Por fim, gostaríamos de citar o Enxágue Antialérgico, que remove completamente os resíduos de sabão e amaciante. Além disso, o seu design é bem bonito, com painel de acabamento inteiriço, cesto de Inox e tampa de vidro temperado.

  • Capacidade – 12 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 107 cm | Largura: 63 cm | Profundidade: 71 cm
  • Programas de lavagem – 12 (Tira Manchas Advanced/ Ciclo Edredom/ Ciclo Antibolinhas/ Enxágue Antialérgico)
  • Bivolt – Não

04. Brastemp BWR12AB – 12 Kg (Preço médio: R$ 1.900)Brastemp BWR12AB

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

O modelo de lavadora BWR12AB tem alguns diferenciais importantes com relação ao modelo anterior. O principal deles é que ela é capaz de usar água quente. E por isso ela tem o Ciclo Tira Manchas Pro, que varia a temperatura da água e as condições de agitação. Com isso ela consegue remover mais de 40 tipos de manchas, como gordura, canetinha e desodorante, sem danificar o tecido.

Esta máquina tem 10 programas de lavagem de ciclo comum e outros 10 programas com o Ciclo Antibolinhas, que previne a formação de bolhas no tecido. Isso deixa a roupa com aparência de nova por muito mais tempo. Estão presentes também o Ciclo Edredom, para a lavagem de peças pesadas, o Enxágue Antialérgico e 5 níveis de água!

O cesto da BWR12Ab tem acabamento de aço Inox, portanto, é bem resistente. Há também o Soft Close, que fecha a tampa de maneira suave, sem causar aqueles impactos que dão a impressão de que vai quebrar o vidro da tampa. Essa máquina possui uma versão Titanium, com uma cor diferenciada e mais elegante. Porém, essa versão é um pouco mais cara.

  • Capacidade – 12 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 107 cm | Largura: 63 cm | Profundidade: 71 cm
  • Programas de lavagem – 12 (Tira Manchas Advanced Pro/ Ciclo Edredom/ Ciclo Antibolinhas/ Enxágue Antialérgico/ Água Quente/ Soft Close)
  • Bivolt – Não

03. Brastemp BWK14AB – 14 Kg (Preço médio: R$ 1.700)Máquinas de Lavar Brastemp BWK14AB

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

O modelo BWK14AB tem praticamente os mesmos recursos das máquinas de lavar citadas anteriormente neste ranking. A principal diferença é mesmo a capacidade, de 14 Kg. Com esta capacidade você pode lavar uma grande quantidade de roupas de uma vez só. Portanto, esta máquina é ótima para quem lava roupa com frequência ou tem família grande.

Ela conta com os recursos Ciclo Tira Manchas Advanced, Ciclo Edredom, Ciclo Antibolinhas e Enxágue Antialérgico. Todas essas funções já foram explicadas nos tópicos anteriores. Em relação ao 4º lugar desta lista, ela só não tem a água quente.

  • Capacidade – 14 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 107 cm | Largura: 63 cm | Profundidade: 71 cm
  • Programas de lavagem – 12 (Tira Manchas Advanced Pro/ Ciclo Edredom/ Ciclo Antibolinhas/ Enxágue Antialérgico)
  • Bivolt – Não

02. Brastemp BWN15AT – 15 Kg (Preço médio: R$ 2.300)Máquinas de Lavar Brastemp BWN15AT

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

Mas se o que você precisa mesmo é de tamanho e alta capacidade de lavagem, vamos falar das máquinas de lavar com 15 Kg! A BWN15AT é uma excelente máquina. Vendida na cor Titanium, essa máquina ficará linda na sua cozinha.

De diferente ela tem o Ciclo Edredom Especial, que consegue lavar edredons até do tamanho King Size sem perder a potência. Ela conta também com o Enxágue Antialérgico, que remove totalmente os resíduos de sabão e amaciante que por ventura fiquem na roupa. Há ainda um ciclo que preserva a tonalidade da cor dos tecidos. É o Ciclo Cores Mais Vivas!

E, por fim, ela tem um ciclo especial para as roupas íntimas e leves. A máquina mantém a performance da lavagem mas sem agredir ou prejudicar os tecidos de suas roupas íntimas. Por ter uma alta capacidade, certifique-se de ter um bom espaço na sua lavanderia ou área de serviço, pois esta máquina não é das menores.

  • Capacidade – 15 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 700 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 107 cm | Largura: 66 cm | Profundidade: 73 cm
  • Programas de lavagem – Ciclo Edredom Especial/ Enxágue Antialérgico/ Ciclo Cores Mais Vivas/ Ciclo Roupas Íntimas e Leves
  • Bivolt – Não

01. Brastemp BWD15A9 – 15 Kg (Preço médio: R$ 2.650)Máquinas de Lavar Brastemp BWD15A9

Confira a melhor oferta:

Amazon

Americanas

Submarino

A máquina BWD15A9 é uma das melhores que você pode adquirir da Brastemp. Com alta capacidade de lavagem (15 Kg), você consegue lavar até mesmo edredons grandes e pesados, como os King Size. Isso é possível graças ao Ciclo Edredom Especial.

Ela conta com diversos programas de lavagem, tais como: Enxágue Anti-alérgico; Dia a dia; Cama e banho, Ciclo Delicado e Roupa de bebê. Ou seja, um ciclo para cada tipo de roupa e tecido.

Essa máquina vem com a exclusiva tecnologia Double Wash, que permite que você lave dois tipos de roupas ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode colocar roupas pesadas e delicadas; ou roupas brancas e coloridas e lavar ao mesmo tempo, sem manchar. Isso é possível por causa do segundo cesto, que você acopla acima do cesto principal (e maior).

Em um cesto ficam as roupas coloridas e no cesto secundário as roupas brancas. Cada cesto tem o seu ciclo de água e o seu próprio sabão. Ou seja, uma lavagem não interfere na outra. Devido a isso decidimos colocar esta máquina no topo da nossa lista!

  • Capacidade – 15 Kg
  • Tipo de abertura – Superior
  • Rotação do Motor – 750 RPM
  • Classificação Energética – A
  • Dimensões – Altura: 107 cm | Largura: 67 cm | Profundidade: 73 cm
  • Programas de lavagem – Ciclo Edredom Especial/ Enxágue Antialérgico/ Dia a dia/ Cama e banho/ Ciclo Delicado/ Roupa de bebê/ Tecnologia Double Wash
  • Bivolt – Não

Conclusão

Temos absoluta certeza que agora, depois de ler este artigo, você está 100% apto para escolher a melhor máquina de lavar Brastemp para a sua família. E caso não queira perder tempo pesquisando, basta escolher um dos modelos indicados em nosso ranking, que todos são de ótima qualidade!

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a escolher uma boa máquina de lavar. Em caso de dúvidas, você pode sempre retornar aqui para reler o artigo.

Talvez tem interesse: 

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *