uma maquina de lavar e seca, armário

Máquina de lavar: As melhores opções para comprar online

Última atualização em 9 de março de 2021

Está procurando uma máquina de lavar, mas não faz ideia do melhor modelo e nem como comprar a opção adequada para você? Neste artigo você conhecerá as melhores opções de máquinas de lavar para comprar em 2021 e ainda receberá dicas de como escolher a alternativa adequada a sua necessidade.

A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que agrega muita praticidade ao lar. Com a principal função de garantir que as roupas estejam sempre limpas, esse item é indispensável para quem tem um cotidiano corrido e que não possui tempo suficiente para lavar suas roupas à mão. Além disso, executa tal tarefa com muita eficiência, fazendo com que o usuário não tenha o esforço braçal de lavar diversas peças manualmente.

Muitas tecnologias têm sido investidas nesse âmbito, trazendo para os consumidores diversas possibilidades de modelos, tamanhos, capacidades e funções que facilitam ainda mais a vida de quem utiliza esses equipamentos. Com tanta variedade disponível, muitas pessoas ficam confusas ao ter de optar pelo modelo adequado a sua condição.

Se você é um desses que deseja comprar uma máquina de lavar, mas não sabe quais são as melhores opções disponíveis na internet, acompanhe a leitura e encontre a ideal para a sua casa.

Máquina de lavar: Top 5 melhores para comprar pela internet

A máquina de lavar é um item essencial para quem deseja trazer maior praticidade para a rotina diária. Com ela é possível lavar as roupas com muita facilidade e pressionando poucos botões. Quer conhecer um pouco mais sobre os melhores modelos de máquinas de lavar conforme as avaliações de seus usuários? Veja a nossa lista abaixo.

Melhor máquina de lavar de 16kg

Melhor máquina de lavar de 16kg

Electrolux LPR16 16kg

Confira o melhor preço em Amazon

Essa máquina de lavar Electrolux com capacidade para até 16 kg, e dimensões de 102 cm de altura, 66 cm de largura e 73 cm de profundidade é uma ótima alternativa para quem deseja lavar muitas roupas eficientemente e de uma vez só. Possui diversas funções, como dispenser autolimpante, turbo agitação, reutilização de água e limpeza do cesto. Com abertura superior, é automática e econômica.

Vantagens

  • Silenciosa
  • Acabamento de qualidade
  • Espaçosa
  • Diversas opções de lavagem

Desvantagens

  • Modo de enxágue normal muito rápido
  • Demora para encher

Melhor máquina de lavar compacta

Melhor máquina de lavar compacta

Electrolux LT09E 8,5Kg

Confira o melhor preço em Amazon

Mais uma máquina de lavar Electrolux na nossa lista, mas dessa vez em uma versão compacta. Com dimensões de 104 cm de altura, 54 cm de largura e 61 cm de profundidade é um modelo pequeno de 8,5 kg que atende bem às famílias menores. Automática, com abertura superior e funções, como a turbo centrifugação e reutilização de água, é um ótimo produto produzido por uma marca renomada.

Vantagens

  • Silenciosa
  • Múltiplos níveis de água
  • Compacta
  • Centrifugação eficiente

Desvantagem

  • Trepidação quando em funcionamento

Uma máquina de lavar lava e seca

Samsung WD4000 11kg

Samsung WD4000 11kg

Confira o melhor preço em Amazon

Quem não tem uma máquina de lavar dessas sabe a tristeza que é precisar usar aquela peça de roupa e vê-la suja dentro do cesto. Com essa máquina de com opção lavar lava e seca, esses problemas são resolvidos por meio de seu modo 59’ Lavar + Secar, que possibilita a lavagem e secagem da peça em menos de uma hora.

Com 60 cm de largura, 85 cm de altura e 65 cm de profundidade e capacidade de 11 kg, é um modelo lava e seca que apresenta diversas funcionalidades como pré-lavagem, lavagem intensiva e dispenser sempre limpo. De abertura frontal, é econômica e uma ótima opção para quem não possui um amplo espaço para secar suas roupas.

Vantagens

  • Prática
  • Silenciosa
  • Fácil de manusear
  • Moderna

Desvantagem

  • Manual pouco explicativo

Opção de máquina de lavar de 8kg

Opção de máquina de lavar de 8kg

Consul CWB08AB 8Kg

Confira o melhor preço em Amazon

Essa máquina de lavar Consul com capacidade para 8kg e dimensões de 101 cm de altura, 56,9 cm de largura e 66,5 cm de profundidade, apresenta funções que possibilitam um menor desperdício de água e sabão em pó. Com abertura superior, é econômica e ótima para famílias pequenas ou espaços reduzidos.

Vantagens

  • Silenciosa
  • Eficiente
  • Compacta
  • Variadas opções de lavagem

Desvantagem

  • Pode não atender a famílias maiores

Melhor máquina de lavar Brastemp

Brastemp BWJ11AB 11Kg

Brastemp BWJ11AB 11Kg

Confira o melhor preço em Amazon

Essa máquina de lavar Brastemp 11kg, tem dimensões de 105 cm de altura, 62 cm de largura e 61 cm de profundidade, contando com funções como ciclo antimanchas, turbo performance e enxágue amaciante. É automática, de abertura superior e econômica.

Vantagens

  • Eficiente
  • Durável
  • Espaçosa
  • Silenciosa

Desvantagem

  • Fio elétrico curto

Se preferir a marca Brastemp, então, deve ler também:

Agora que você já conhece as opções mais buscadas e bem avaliadas na internet, entenda um pouco mais sobre esse eletrodoméstico que é tão útil no dia a dia. Acompanhe!

Tudo o que você precisa saber sobre a máquina de lavar

roupas e toalhas na mesa perto de uma maquina de lavar roupa

A máquina de lavar é um eletrodoméstico essencial, principalmente para aquelas pessoas que passam o dia inteiro fora de casa. Ela é uma aliada quando o assunto é manter as roupas lavadas sem precisar “colocar a mão na massa”, já que todo o ciclo de lavagem poderá ser feito por meio do apertar de um botão.

Mas você sabe o que são esses produtos, como funcionam e suas características principais? Se deseja sanar essas dúvidas, prossiga com a leitura.

O que é a máquina de lavar?

A máquina de lavar é um eletrodoméstico que tem como função lavar as roupas. Para efetuar a lavagem, esses equipamentos utilizam a água, proveniente da rede de abastecimento, e o sabão em pó, que deve ser adicionado em um compartimento específico para ele. Pode conter outros dispensers destinados ao amaciante e também ao alvejante, por exemplo.

É um compartimento que se enche de água e realiza movimentações mecânicas com o objetivo de retirar a sujeira presente nas roupas.

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de lavar?

A principal vantagem da máquina de lavar é a praticidade que ela proporciona. Antes de sua invenção, grande parte do tempo era destinado à lavagem de roupas, fora o esforço que todo esse trabalho requer. Com as máquinas automáticas, essa tarefa se tornou muito facilitada, pois basta inserir as roupas nesses equipamentos, adicionar o sabão em pó e selecionar o modo de lavagem.

Após o ciclo, as peças já estão adequadas para serem estendidas ou até prontas para usar, como nos casos das máquinas lava e seca. Além da agilidade no processo e maior conveniência no dia a dia, esses equipamentos são eficientes na sua função e contêm diversos modelos e tipos que se enquadram aos mais variados espaços e outras necessidades do usuário.

Uma das desvantagens da máquina de lavar é o seu alto custo, mesmo as mais baratas apresentam um valor mais elevado com relação à maioria dos eletrodomésticos. Além disso, podem envolver outros gastos que a tornam um produto caro, como os custos com energia elétrica, uso da água e utilização do sabão em pó.

Graças às novas tecnologias, muitas máquinas de lavar vêm apresentando funções com o objetivo de minimizar esses desperdícios, contudo, essas inovações podem encarecer ainda mais o produto.

Quais são os principais tipos de máquinas de lavar?

Automática

A lavagem nesse modelo de máquina de lavar pode ser feita de uma forma mais personalizada pelo usuário, permitindo a escolha do ciclo e outras características pertinentes ao modo de lavar.

Semiautomática

Esse modelo é mais limitado que o anterior e, geralmente, a quantidade de água é definida manualmente. Entretanto, é mais econômica e barata.

Lavar e secar

Para quem reside em locais pequenos e dispõe de pouco espaço para estender as roupas, esse modelo pode ser a solução. Com possibilidade de lavar e secar as roupas, permitindo que estejam adequadas para usar, esse tipo de máquina de lavar é um dos modelos mais tecnológicos disponíveis para compra.

Mini lavadora

Essas máquinas de lavar suportam uma pequena quantidade de roupas e são indicadas para lavar roupas íntimas ou peças menores. Sua principal vantagem é a possibilidade de colocá-la em espaços reduzidos.

Tanquinho

Não são automáticas, por isso, é necessário que o usuário abra e feche a torneira para encher o equipamento, além de ser preciso esvaziar a máquina após o ciclo. Em compensação, é um dos produtos mais baratos do mercado.

Centrífuga

São equipamentos menores, porém com maior capacidade de centrifugação que as lavadoras comuns. Apesar de sua vantagem na centrifugação, não suporta uma capacidade muito grande de roupas, não sendo adequada para famílias maiores.

Quais são as funcionalidades que uma máquina de lavar pode apresentar?

Além dos tipos distintos, as máquinas de lavar podem possuir diferenciais em suas funções, tornando-as ainda mais versáteis e apropriadas para aplicações específicas. Veja abaixo as funcionalidades principais que uma máquina de lavar pode ter.

Funções básicas

As funções básicas de uma máquina de lavar incluem a lavagem, o enxaguar e a centrifugação A primeira funcionalidade é responsável por efetuar a limpeza utilizando um sabão específico, além de outros componentes como o amaciante e alvejante, por exemplo. O enxágue é feito com água limpa e a centrifugação ocorre para retirar a água em excesso, fazendo com que as roupas sequem mais rapidamente quando estendidas.

Funções de acordo com o tecido

As máquinas de lavar mais modernas disponibilizam ciclos específicos para determinados tipos de roupas, como as delicadas, as de algodão, os jeans e até modos que incluem a lavagem de sapatos e tênis.

Funções de acordo com o nível de sujeira

Há as funções que permitem lavar de forma mais pesada ou leve, conforme o nível de sujeira que as roupas se encontram. Em geral, o modo de lavar pesado, gasta mais energia por necessitar de maior eficiência da máquina e ainda usar ciclos mais longos para realizar uma limpeza adequada.

Função adiar a lavagem

Nessa função é possível programar a lavagem para um horário que seja mais conveniente ao usuário.

Função esterilizar

Além de realizar a esterilização, são capazes de remover manchas difíceis e são especialmente importantes para lavar as roupas de bebês.

Função tira-manchas

É capaz de remover manchas difíceis utilizando, na maioria das vezes, água a uma temperatura mais elevada.

Função lava rápido

É importante para quem deseja fazer uma lavagem com maior agilidade, entretanto, nem sempre as roupas ficarão tão bem lavadas ao utilizar esse ciclo.

Função passa fácil

É uma função comumente encontrada nas máquinas lava e seca e permite que as roupas saiam desse equipamento mais esticadas, possibilitando que o passar com o ferro seja facilitado.

Função amaciante

Possibilita que as roupas fiquem de molho por um tempo maior, fazendo com que estejam macias e cheirosas.

Função inteligente

Determinados modelos apresentam essa opção que faz com que o nível de água e o modo de lavagem se enquadre à quantidade e o tipo de roupa destinada à higienização.

Função lava tênis

Muitas máquinas de lavar possibilitam a lavagem de tênis e sapatos através de opções que agregam maior praticidade e permitem a utilização desse equipamento para tal finalidade de maneira segura.

Função Multitemperatura

Alguns modelos dispõem dessa tecnologia que promove o aquecimento da água, permitindo que a eliminação de bactérias e a remoção de manchas sejam feitas com maior facilidade.

Como efetuar a limpeza de uma máquina de lavar?

A higienização da máquina de lavar deve ser feita de forma regular para evitar que resquícios de sabão em pó, e fiapos ou pelos provenientes das roupas previamente lavadas, grudem, manchem e danifiquem outras peças. O ideal é que a limpeza seja feita mensalmente na área interna e mais corriqueiramente na parte externa, para que não haja a acumulação de poeira.

Os manuais de instrução costumam detalhar especificamente como a limpeza deve ser realizada, contudo, a maioria das máquinas apresenta uma higienização comum.

Externamente, é possível utilizar um pano úmido com sabão neutro. Após isso, basta retirar o excesso de água e sabão com um pano, além de secar com outro material seco. Na parte interna, é indicado usar alvejantes ou água sanitária para efetuar a higiene, sendo recomendado despejar esses itens diretamente no cesto. Algumas máquinas possuem funções específicas para a limpeza desse equipamento, nas que não dispõem dessas possibilidades, basta selecionar o ciclo mais longo.

O filtro de fiapos também deve ser higienizado, sendo preciso retirá-lo de dentro do equipamento e lavá-lo em água corrente, pode ser necessário o auxílio de uma escova para fazer desse processo mais eficiente.

Qual o valor de uma máquina de lavar?

Capacidade da máquina de lavar Recomendada para Faixa de preços
7 kg a 9 kg  famílias pequenas, de até três pessoas <R$1000 em média
10 kg as casas que possuem até quatro pessoas R$1000-R$1300
12 kg ou 15 kg famílias maiores ou que costumam receber visitas de forma recorrente >R$ 1300+ em média

A máquina de lavar é um item muito diversificado e que pode ser encontrado em variados tipos. Por isso, seu preço também é muito diferente de um modelo para o outro. Enquanto os tanquinhos são os tipos mais baratos, as máquinas lava e seca, por exemplo, são as que apresentam os preços mais elevados.

Além disso, a capacidade máxima que a máquina de lavar suporta também é um importante fator que pode elevar o seu preço. Sendo assim, quanto maior for a quantidade de quilos que uma máquina de lavar comporta, maior será o seu preço com relação ao mesmo modelo.

As funcionalidades também são características que agregam valor às máquinas de lavar. Equipamentos com as funções mais básicas costumam ser mais em conta do que os que possuem tecnologias mais avançadas e que trazem maior praticidade.

Neste artigo, o valor das máquinas de lavar apresentadas variaram de R$ 1000,00 até R$3300,00 aproximadamente. Contudo, há muitos outros tipos mais baratos e mais caros dos que os demonstrados aqui, e tudo irá depender das características e da praticidade que a máquina de lavar terá para oferecer.

Onde adquirir uma máquina de lavar?

As máquinas de lavar podem ser adquiridas tanto no ambiente virtual como em lojas físicas, e ambos possuem suas vantagens e desvantagens. As lojas físicas são mais indicadas para quem se sente mais seguro ao ver os produtos com os próprios olhos, mas apresentam a desvantagem de ter que se deslocar ao local e ainda conterem menor variedade de modelos disponível.

Já o ambiente virtual permite que o indivíduo navegue por diversas lojas, pesquise pelo melhor custo-benefício e entenda cada peculiaridade do produto utilizando poucos cliques. Fora a grande variedade de modelos disponíveis e a possibilidade de verificar as avaliações dos usuários antes de realizar a compra.

Nesse quesito, as lojas virtuais são mais práticas e apresentam muitas facilidades e modos de aquisição, como utilização de cartões de crédito, débito e até boleto, permitindo o parcelamento do item em diversas vezes dependendo do meio escolhido para o pagamento. Alguns sites disponibilizam ainda o frete gratuito.

Como comprar a melhor máquina de lavar online?

uma maquina de lavar e seca, armário

Adquirir uma máquina de lavar pode não ser uma das tarefas mais simples, principalmente pela variedade de tipos, modelos e funcionalidades que esses equipamentos apresentam. Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas que vão te auxiliar a fazer uma compra mais consciente e adequada ao que você precisa. Vem com a gente!

Atente-se ao espaço disponível

Antes de optar por um modelo de máquina de lavar é preciso se atentar ao tamanho disponível para alocar esse equipamento. Por isso, verifique as dimensões do produto que deseja adquirir e compare ao espaço disponível em sua residência. Dessa forma, é possível escolher uma máquina de lavar com um tamanho adequado.

Verifique a capacidade máxima

A capacidade de uma máquina de lavar é avaliada pela quantidade de quilos que a lavadora comporta. Esses equipamentos podem ter variados tipos de carga máxima suportada, o que atende às muitas necessidades de seus consumidores. Para famílias pequenas, de até três pessoas, as máquinas com capacidade de 7 kg a 9 kg podem atender de forma adequada.

Já as lavadoras de 10 kg são recomendadas para as casas que possuem até quatro pessoas, enquanto as com capacidade de 12 kg ou 15 kg são indicadas para famílias maiores ou que costumam receber visitas de forma recorrente.

A capacidade da máquina pode interferir nas suas dimensões e também no seu preço. Por isso, verifique qual a real necessidade do seu lar antes da compra.

Busque pelo modelo ideal

Como já citado, há muitos tipos de máquinas de lavar, além de alguns modelos, como os que possuem abertura frontal ou superior. Geralmente, as máquinas com abertura frontal são mais eficientes, pois utilizam da força gravitacional para desempenhar melhor a sua função.

Contudo, a maioria das máquinas mais comumente encontradas possui a abertura superior, sendo mais baratas que o outro modelo. As máquinas de lavar também podem ser de tipos diversos, apresentando variadas peculiaridades quanto ao modo de funcionamento e facilidades que agregam.

Procure por funcionalidades

As funcionalidades da máquina de lavar são importantes por tornarem o uso desse equipamento mais prático. Essas características facilitam a lavagem de determinados tipos de peças, além de simplificar outras tarefas como a retirada de manchas e o ato de passar a roupa. É essencial verificar quais funções a máquina disponibiliza antes de realizar a compra, atentando-se às necessidades que serão supridas por esse equipamento.

Avalie a classificação energética

A economia de energia é um fator importante a ser avaliado ao comprar uma máquina de lavar. Como é um eletrodoméstico de uso rotineiro, é crucial procurar por funcionalidades que evitem o desperdício de luz e ainda possibilitem uma melhor eficiência energética. Para isso, procure sempre pela classificação do Procel e dê preferência para os equipamentos avaliados com a letra A.

Além disso, algumas lavadoras possuem a opção de lavagem com água fria, o que possibilita um menor gasto de energia. Há também a função de modo econômico, que pode ser vantajosa ao se lavar roupas que não estão muito sujas. Então, se você deseja economizar durante o uso da sua máquina de lavar, procure também por essas funcionalidades.

Conclusão

A máquina de lavar é um equipamento que possui diversos tipos e modelos disponíveis, com vantagens e desvantagens para cada um deles. No entanto, são itens muito importantes que trazem maior praticidade ao lar. Podem apresentar variadas funcionalidades que facilitam ainda mais o seu uso.

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre esse eletrodoméstico, quais são os principais modelos, seus tipos e funcionalidades, onde encontrar esses produtos, como higienizá-los e ainda contou com um guia de compra que te auxiliará a escolher o melhor modelo para a sua necessidade.

Por isso, caso você precise comprar uma máquina de lavar e tem alguma dúvida em qual equipamento escolher, siga as nossas dicas, procure por avaliações online e opte pelo melhor produto para a sua casa.

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *