Mala de Viagem

Guia de compra: Mala de Viagem

Viajar é uma delícia, até hoje nunca conheci uma pessoa que não goste de aproveitar alguns momentos de descanso, conhecer novos lugares. Mas toda viagem exige planejamento, e um dos planejamentos é a escolha da melhor mala de viagem,afinal existe um modelo ideal para cada ocasião.

Para que você não fique na indecisão sobre qual a melhor opção para sua necessidade, preparamos também um guia de compra que vai ajudar na sua escolha.

Guia de Compra Completo: Como escolher Mala de Viagem

Escolher uma mala de viagem é algo que precisa ser feito com atenção, afinal estamos falando de um produto em que a ideia é ficar o máximo de tempo possível com você.

Você precisa se atentar ao material, tamanho, duração da sua viagem, quais as funções que a mala possui e o design.

Como prometido inicialmente, reunimos alguns pontos que devem ser analisados antes da sua escolha.

Avaliando cada um deles você terá certeza de que de fato estará levando a melhor mala de viagem para casa, sem risco de arrependimentos.

Atenção ao Material

O material é um dos pontos fundamentais na hora da escolha, por que é ele que irá ditar a durabilidade da sua mala.

No mercado existe uma grande variedade, mas o destaque maior vai para as que são feitas de materiais rígidos e as de tecido.

Para você entender a diferença, além dos prós e contras vamos explicar sobre cada um desses matérias:

Material Rígido: Resistência Contra Impactos e Impermeabilidade

Os materiais rígidos utilizados para a fabricação de malas são três: ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), Policarbonato e Polipropileno.

No caso do polipropileno a vantagem é que ele é bem leve e possui alta resistência a impactos, mas tem a desvantagem de poder se danificar com a exposição aos raios UV.

O policarbonato resiste a altas temperaturas e tem uma altíssima resistência a impactos, e tende a não se deformar com facilidade.

O porém é que as malas que são fabricadas com esse material acabam sendo mais pesadas, e o preço reflete bem na sua qualidade, sendo bem mais alto.

No caso das malas de ABS elas possuem uma gama bem maior de cores, e costumam se destacar bastante por seu design e são bem mais baratas.

Em comparação com os demais materiais acaba sendo menos resistente aos raios UV e a impactos.

Mas assim como todos os outros matérias mencionados tem a grande vantagem de ser impermeável. O que significa proteção dos seus pertences em dias de chuva.

Outro ponto de destaque para as malas feitas de matérias rígidos é que elas agregam mais segurança no transporte de itens delicados, como vidro, eletrônicos, etc.

Material de Tecido: Preços mais Acessíveis

O material de tecido mais utilizado é o poliéster, por ser uma opção barata e resistente.

Por serem maleáveis tornam bem mais fácil organizar tudo dentro da mala. Além de na grande maioria oferecerem um grande número de bolsos, o que facilita bastante.

Diferente das malas fabricadas em matérias rígidos, as de tecido não arranham ou racham, o que é um bônus.

No caso do tecido o que vai ditar sua qualidade é a quantidade de deniers. Aqueles que possuem 400 deniers, por exemplo, podem ser considerados tecidos fortes.

Quanto maior for a quantidade de daniers mais forte será a mala.

O ponto negativo dessa mala é que elas não sem impermeáveis, o que significa que em dias chuvosos pode acabar molhando seus pertences.

Além disso, tendem a sujar com muito mais facilidade e é mais difícil de higienizar.

O Tamanho ideal da Mala

De nada adianta comprar uma mala que não vai comportar todos os seus pertences, você precisa saber qual o tamanho mais adequando para a quantidade de coisas que irá transportar.

Saber a duração da viagem é fundamental para avaliar a quantidade de espaço que vai precisar.

O número de pessoas na viagem também interfere, por exemplo, se for compartilhar a mala com seu companheiro(a) uma mala de bordo não será suficiente, a não ser que vocês passem pouquíssimos dias no local.

Veja algumas dicas para escolher baseado no tamanho:

A mais assertivas são as de tamanho Médio

É comum que o tamanho das malas sejam medidos através de litros, mas existem as marcas que indicam com P, M e G. Mas, isso varia de empresa para empresa.

Para você poder se basear, as malas pequenas costumam ter de 25 a 45 litros, as médias 45 a 90 litros, enquanto as grandes de 90 a 130 litros.

Uma forma de avaliar o tamanho ideal é através do tipo de viagem que pretende fazer.

Veja, viagens a trabalho tem uma duração de 3 dias em média, sendo suficiente uma mala de bordo, a não ser que o destino seja de temperaturas amenas, nesse caso uma mala maior será necessário devido ao volume que os casacos fazem.

Se você mesmo para poucos dias, costuma levar muitos pertences como sapatos e acessórios talvez a mala de bordo (P) não seja o bastante, podendo optar pela média.

As malas médias inclusive podem comportar pertences para até 10 dias.

Inclusive esse tamanho de mala (M) é considerado coringa, por serem fáceis de carregar e serem capazes de atender a vários tipos de viagens.

O único, porém é que precisam ser despachadas, o que pode acabar gerando um custo adicional em sua viagem.

Fique de Olho nas Regras das Companhias Áreas

Antes de embarcar você precisa conferir quais são as regras ativas na companhia aérea no que diz respeito ao peso e medidas da mala.

Essa é uma forma de se prevenir de possíveis cobranças adicionais, já que o normal é que em voos nacionais não tenha a opção de despacho gratuito.

E mesmo que você pague por um despache de bagagem caso sua mala não atenda as especificações de peso e medidas você será cobrado pelo excesso.

A única mala que comumente está inclusa no preço da passagem é a de mão, mas também possui especificações de peso e dimensão.

Não esqueça que aparelhos eletrônicos como celular, dinheiro, documentos e joias devem ficar na bagagem de mão.

Mas para sua segurança veja sempre junto a companhia sobre suas regras.

Prefira as que possuam o Cadeado TSA

Garantir a segurança das malas é algo que se faz indispensável em qualquer viagem.

E os cadeados tradicionais não são os mais indicados para garantir essa proteção, já que em caso de fiscalização de bagagem a PF (Policia Federal) precisará quebrá-lo para que possa abrir sua bagagem.

Foi exatamente por conta dessas situações que a TSA (Transportation Security Administration) desenvolveu seu próprio cadeado.

Trata-se do cadeado mais seguro do mundo, que possui uma combinação de códigos e uma chave mestra.

Se você precisar passar por uma fiscalização, tudo o que a PF fará é abrir com a chave mestra, sem precisar danificar seu cadeado.

Para que você possa trancar e abrir sua mala tudo o que precisa fazer é definir uma senha de 3 dígitos.

Por isso, prefira as malas que possuam esse tipo de cadeado.

Observe se o Zíper é Duplo

As malas que possuem zíper comum podem ser abertas com facilidade apenas com um objeto pontudo.

Para evitar esse tipo de situação as principais marcas optam por um zíper duplo, que acaba prevenindo possíveis furtos.

Os zipes duplos prometem também uma resistência 41 vezes maior que um zíper comum.

Na hora de escolher veja se a mala possui zíper duplo, assim você tem a certeza de mais um item de segurança na sua escolha.

As Malas com 8 rodas são Mais Resistentes

As malas apresentam as opções de 2, 4 ou 8 rodas. As mais tradicionais e antigas possuem duas rodas.

Elas são bem mais práticas de transportar em áreas irregulares, mas na maioria das vezes são bem pesadas e possuem uma resistência inferior.

Para que você tenha uma viagem tranquila, cômoda e sem esforço o ideal é optar pelas que possuem 4 ou 8 rodas.

Elas são bem mais resistentes e são capazes de se mover na vertical, o que quer dizer que você não precisa recliná-las, assim você não sente o peso da mala enquanto anda.

Contudo, se você realmente poder escolher, escolha as que possuam 8 rodas.

Apesar de parecerem bastante com as de 4 rodas, essas contam com 2 rodinhas em cada canto da mala, e não uma.

Apenas essa diferença que parece miníma, proporciona mais leveza a mala, além de mobilidade e resistência.

Se ela a mala possuir o giro 360° melhor ainda, por que elas podem se movimentar em todas as direções sem que as rodas sejam sobrecarregadas.

Sobre casamelhor.com