Neste artigo, iremos abordar as dúvidas mais comuns para os fãs de smartwatches e smartbands. Quando você faz as compras online, lê as resenhas ou assiste TV, você pode encontrar as frases: resistente à água, à prova d’água, repelente de água, e, IP67 ou IP68.
Esses termos são importantes para você quando está em busca de produtos eletrônicos. Especialmente para dispositivos portáteis e vestíveis. Você sabe quais são as diferenças entre IP67 e IP68?
O que significa quando um produto é chamado de à prova d’água? Será que vai sobreviver a uma queda em uma piscina? Você pode submergir seu smartwatch na água? Vamos tirar as suas dúvidas.
Resistente à água vs à prova d’água
Antes de começarmos explicar as diferenças deles nas etiquetas dos produtos eletrônicos, vamos conhecer os significados deles:
- Resistente a água: Um eletrônico com esta especificação foi projetado para não estragar facilmente pelo contato com a água, ele não vai permitir que a água passe tão facilmente para o interior do equipamento.
- Repelente a água: O produto tem um acabamento resistente, mas ele não é impermeável água.
- À prova d’água: Normalmente coberto por um material (como uma solução com borracha), evita a permeação da água no interior do equipamento, logo ele é considerado impermeável.
Compreender estes termos básicos pode ser muito importante para você manter seus eletrônicos e gadgets seguros, ou então para comprar um dispositivo que atenda às suas necessidades.
Tem eletrônicos completamente à prova d’água no mercado?
Não existe nenhum dispositivo ou eletrônico completamente a prova d’água no mercado! Todo smartwatch, alto-falante portátil, caixa de som, celular, GPS ou qualquer outro eletrônico que esteja marcado como à prova d’água, estará rotulado como resistente a água, de acordo com os parâmetros especificados pelo fabricante.
Até mesmo os produtos rotulados 100% a prova d’água, sempre terão algum limite.Pois, quando estes gadgets ficam sujeitos a pressão da água por um determinado tempo, todos acabam falhando, sendo que, alguns são mais resistentes que outros.
Veja a seguir mais informações sobre como estas classificações influenciam na usabilidade.
- À prova d’água: Ter um produto classificado como impermeável, significa que você pode deixa-lo submerso a água, mas não por muito tempo. Em teoria o dispositivo deveria permanecer impermeável a água, mas, na verdade, após algum período, o escudo de proteção vai ceder e algumas gotas acabam entrando para dentro do eletrônico.
- Repelente a água: Quando um produto é repelente de água, significa que ele foi tratado com revestimento de nanofilme por dentro ou por fora, ou ambos. Se um dispositivo tiver esta especificação, ele tem a capacidade de repelir a água, e tornar o eletrônico hidrofóbico (reação molecular capaz de repelir a água “para fora”). Não é um produto a prova d’água, embora consiga manter a água fora do seu interior, mas não é indicado para ficar submerso.
- Resistente a água: Isto significa que o dispositivo é eficiente para impedir a entrada de água dentro do eletrônico, mas a resistência não é de 100%. Entretanto, este é o nível mais baixo de proteção a água, por isso, antes de comprar um produto com esta especificação, verifique como eles definem resistência a água.
Para entender melhor como é definida a resistência a água, veja esta explicação mais detalhada.
Entendendo melhor a classificação de “resistente a água”
Existem basicamente duas formas de classificar o nível de resistência a água de um eletrônico. A classificação de atmosferas (ATM) e a classificação de IP (proteção de ingresso).
Classificação ATM

O ATM indica em que profundidade um dispositivo é seguro, cada ATM é igual a 10 metros de resistência a pressão estática da água, então quanto maior o ATM, melhor.
1 ATM (10 metros) – Possui resistência à chuva e respingos, não é adequado para tomar banho ou nadar.
3 ATM (30 metros) – O eletrônico com 5 ATM terá resistência a chuva, salpicos de água, submersão acidental. Não deve ser utilizado para nadar.
5 ATM (50 metros) – Este equipamento terá resistência a chuvas, salpicos de água, submersão acidental, banho, natação e mergulho superficiais. A maioria dos smartwatches e smartbands tem classificação de resistente a água de 5ATM.
10 ATM (100 metros)–Com 10 ATM você terá resistência a chuva, respingos de água, submersão acidental, banho, natação e mergulho. Não é indicado para mergulho em águas profundas ou esportes aquáticos em alta velocidade.
20 ATM (200 metros) – Chuvas, respingos, submersão acidental, banho, natação, mergulho em superfícies rasas e esportes aquáticos. Não suporta mergulho em águas profundas.
Infelizmente, não existe um método universal para avaliar dispositivos, que seja completamente seguro e confiável, o uso prático de um dispositivo pode variar de uma marca para outra. Antes de utilizar seu dispositivo para tomar um banho de piscina, verifique o site do fabricante e veja as recomendações da empresa para o uso do produto.
Classificação IP

As classificações de proteção internacional (classificação IP), foram criadas pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), para se referir à quantidade de água, sujeira ou umidade que um produto ou eletrônico é capaz de suportar, sem estragar. As classificações podem variar de 0 a 6 para poeira e sujeira, e de 0 a 8 para a água.
O primeiro dígito de uma classificação, indica quando o dispositivo suporta estar exposto a partículas e líquidos sólidos, neste caso a classificação máxima é de 6. Já para os líquidos, a classificação máxima de resistência é 8, e está descrita no segundo dígito numérico da classificação.
Por exemplo, se a classificação de um dispositivo for IP68, significa que ele deixa muito pouco pó e sujeira entrar, e suporta ficar submerso em água por algum tempo. Isto porque ele tem a classificação máxima nas duas avaliações.
O número 6 do IP68, indica que a resistência a sujeira é de 6, é a mais alta classificação, já o 8 do IP68, indica que ele tem classificação máxima de resistência a água.
Em todas as classificações o primeiro dígito numérico depois do IP é a resistência a sólidos e poeira, que vai de 0 a 6. E, da mesma forma, em todas as classificações, o último número, ou segundo digito numérico depois do IP, é sempre referência a resistência de líquidos, que vai de 0 a 8.
Proteção contra sólidos – pó e sujeira
- 0 (Zero): Sem nenhuma proteção contra contato de qualquer tipo de objeto.
- 1 – Eficaz contra entrada de objetos maiores que 50 milímetros. Resiste a superfícies grandes como as costas das mãos, mas a proteção contra contato é muito baixa.
- 2 – Eficaz contra entrada de objetos maiores que 12,5 milímetros. O objeto fica protegido de dedos ou objetos do mesmo tamanho.
- 3 – Eficaz contra entrada de objetos maiores que 2,5 milímetros. Fica protegido contra a entrada de ferramentas, fios grossos entre outros.
- 4 – Eficaz contra entrada de objetos maiores do que 1 milímetro. Indica que existe proteção contra a entrada de objetos do tamanho de parafusos, a maioria dos fios, entre outros.
- 5–Protegido contra a poeira. Nesta classificação, existe proteção contra a poeira, mas não completamente, já que caso o dispositivo fique exposto a muita poeira e sujeira, por um longo período, é possível que isto interfira em seu funcionamento.
- 6 – Impede a entrada de poeira (ou “poeira estanque”). Um dispositivo com esta classificação tem capacidade de suportar grandes quantidades de poeira e sujeira, sem ter seu funcionamento alterado por isto.
Proteção contra líquidos
- 0 (zero): Sem proteção
- 1- Protege contra gotas na vertical: Isto significa que o eletrônico será capaz de resistir a uma chuva sem ventos (as gotas chegam completamente na vertical), por até 10 minutos, com até 1 milímetro de chuva por minuto. Então podemos dizer que na classificação 1, o equipamento vai resistir a uma chuva fraca, sem ventos e no máximo por 10 minutos.
- 2- Protege contra gotas que caiam a uma inclinação de até 15 graus: Isto significa dizer que uma chuva com um pouco de vento não altera o funcionamento. Ou também significa, que o objeto pode ser inclinado até 15 graus da posição comum, em chuva fraca sem que seu funcionamento prejudicado.
- 3– Protege contra água pulverizada: Este equipamento é resistente a água que vem de diversas direções até uma inclinação de 60 graus.
- 4–Protege contra salpicos de água: Um pequeno salpico de água, em qualquer direção, não afetará o funcionamento do dispositivo.
- 5–Protege contra jatos de água: A água que venha em direção ao dispositivo por um bico de até 6,3 milímetros não causará danos.
- 6 – Protege contra jatos de água mais potentes: Água que venha em qualquer direção ao dispositivo, com um dico de diâmetro de até 12,5 milímetros não causará danos ao funcionamento.
- 7 – Protege em imersão até um metro de profundidade: Com um relógio desta classificação, você pode imergir em água de até um metro por até 30 minutos.
- 8– Protege em imersão de mais de um metro: O dispositivo é resistente a imersão em água, nas condições especificadas pelo fabricante.
E quando a classificação vem com um “X” no lugar do número?
Pode acontecer da classificação do produto ser, por exemplo: IPX4 ou IP4X, neste caso o que significa o “X”? Um código IP com “X” nos diz que o dispositivo não foi testado naquele quesito.
Se o “X” vem no primeiro dígito numérico – por exemplo: IPX8 –, significa que o dispositivo não foi testado para sólidos (poeira e sujeira). Já se o “X” vem no último dígito, significa que o dispositivo não foi testado para umidade ou líquidos.
IP67 vs IP68
Proteção contra sólidos–IP67 vesus IP68: ambos são classificados como completamente protegidos contra a poeira.
Proteção contra líquidos – IP67: tem proteção durante imersão de até 1 metro de profundidade, por até 30 minutos. Inclusive salpicos de água, banho de chuveiros e um breve mergulho acidental.
IP68: tem proteção contra imersão de mais de um metro de profundidade, o produto pode ser hermeticamente fechado ou, se a água entra não causa danos.
Quem leu este artigo também gosta:
Conclusão
Enfim, neste artigo você descobriu qual a diferença entre um produto a prova d’água e um que seja resistente a água. Além disso, você também conseguiu entender um pouco melhor como funcionam as classificações de resistência a água e a poeira, saber isto pode ser muito útil para você decidir qual é o melhor wearable para você.
Gostou do artigo? Comente conosco sua opinião e compartilhe com os amigos as informações!
Última atualização em 17 de junho de 2022