Gravador externo de CD/DVD

Guia de compra: Gravador externo de CD/DVD

Você já deve ter notado que os notebooks estão cada vez mais finos. Um dos motivos para isso é que praticamente todas as fabricantes removeram de seus notebooks os leitores de CD/DVD. Com isso, eles conseguiram diminuir bastante a espessura de seus produtos, deixando-os mais leves e mais fáceis de transportar.

Mas, como se faz quando precisamos usar algum CD ou DVD? Uma alternativa para isso é usar um drive externo, também chamado de leitor ou gravador externo de CD/DVD. Esse acessório tem como função primordial ler e gravar CDs e DVDs. Mas, ao invés de ficar dentro do notebook, ele é ligado a uma porta USB.

Para esse artigo, como é de costume, preparamos uma lista com as 10 melhores opções que você pode comprar pela internet. Além disso, você vai entender quais as principais características que deve ficar de olho antes de finalizar a sua compra. E então, preparado? Vamos começar!

Guia de compra: Como escolher o melhor drive externo de CD/DVD

Agora que você já conhece os 10 melhores modelos de gravadoras externas que consegue comprar online, vamos entender o que você deve levar em conta antes da compra. Saber do que se trata as especificações técnicas ajuda a diferenciar os bons produtos dos produtos ruins. Então vamos começar!

Funções de Leitura e Gravação

É importante que você fique atento a esse ponto antes de realizar a compra. Basicamente, a função principal de um gravador externo de CD/DVD é justamente ter a capacidade de ler e gravar nessas mídias físicas.

E sim, a grande maioria dos modelos ofertados pelo mercado consegue ler e gravar em CDs e DVDs dos mais diversos tipos. Porém, alguns modelos só conseguem ler e gravar em CDs. Quanto aos DVDs, eles só conseguem reproduzir o conteúdo.

Portanto, se você tem a intenção de gravar DVDs, se certifique de que o modelo que você está pensando em comprar realmente tem a capacidade de gravar em DVDs.

Velocidade de leitura e gravação

As gravadoras externas de CD/DVD possuem velocidades distintas para lê o conteúdo na mídia ou para gravar este conteúdo. Logo quando surgiram as primeiras gravadoras, no começo dos anos 2000, cada modelo tinha velocidades bem diferentes.

Mas, hoje em dia, o mercado meio que adotou como padrão as seguintes velocidades máximas:

  • CD: Velocidade de leitura e gravação de 24x (máxima);
  • DVD: Velocidade de leitura e gravação 8x (máxima).

Mesmo assim, recomendamos que quando você for gravar algum CD ou DVD, não use as velocidades máximas. Isso por que a chance de ocorrer algum erro durante a gravação aumenta. Portanto, ao invés de usar 24x para CDs, use 12x. Ou ao invés de usar 8x para DVDs, use 4x.

Dessa forma você garante uma maior confiabilidade no momento da gravação, evitando erros e fazendo a sua mídia física durar mais anos.

Plug & Play

A tecnologia Plug & Play é uma verdadeira benção para o mundo da tecnologia. Antigamente, para usar qualquer novo acessório em um computador, você precisava desligar a máquina, instalar o acessório, depois ligar novamente e então instalar os drivers e os programas necessários.

Em outras palavras, você levava alguns bons minutos para usar um novo acessório periférico. Mas hoje em dia, com o advento da tecnologia Plug & Play, basta conectar na porta USB, esperar alguns segundos e já começar a usar seu novo “brinquedo”.

Felizmente, praticamente todas as gravadoras de CD/DVD externas disponíveis no mercado são Plug & Play. Mesmo assim, é bom ficar de olho antes de fazer a compra, não é mesmo? Essa informação se encontra na caixa do produto.

Dimensões e peso

As gravadoras à venda nas lojas virtuais variam de peso e de tamanho. Aqui a dica mais importante é dar preferência para os modelos slim, pois eles são mais finos e mais leves. Alguns modelos slim têm uma espessura de apenas 1,3 centímetros! Já outros pesam apenas 200 gramas. Assim fica muito mais fácil e cômodo transportá-los na bolsa ou na mochila.

Mas se o modelo que você for comprar não for slim ele pode ser bem grosso e pesar mais de meio quilo! Portanto, a nossa recomendação é que você sempre dê preferência para as versões slim das gravadoras. O preço não costuma aumentar muito.

Funções extras

Por fim, fique atento às funções extras que as gravadoras podem oferecer. Basicamente, alguns modelos vendidos na internet acompanham um CD de instalação que trazem de brinde alguns programas que podem ser úteis na hora de você fazer gravações nas mídias físicas.

São programas que te auxiliam a fazer gravações em mídias virgens, que te auxiliam a fazer regravações em mídias que já tenham algum conteúdo gravado ou até mesmo a fazer uma gravação criptografada, aumentando a segurança de seus dados.

Alguns modelos também trazem nesses CDs de instalação programas que ajudam a fazer um backup completo do computador, ou pelo menos dos arquivos mais importantes. Por isso, antes de finalizar a sua compra, dê uma olhada nos programas adicionais que vêm com o CD de instalação.

Conclusão

Na era dos computadores e notebooks cada vez mais finos, uma gravadora externa de CD e DVD pode ser muito útil! Elas servem para fazer formatações, para entrar na BIOS do sistema e resolver algum problema específico ou simplesmente reproduzir os seus CDs e DVDs favoritos.

Sobre casamelhor.com