melhor gin

Guia de compra: Gin

Muito popular nos anos 70 e 80, por um bom tempo o gin ficou conhecido como uma bebida de pessoas mais velhas, porém nos últimos anos ele reconquistou seu espaço.

O primeiro gin do qual se tem conhecimento foi produzido em meados do século XVII, na Holanda. O interessante sobre essa história é que essa bebida não surgiu para ser apreciada durante jantares ou eventos sociais, mas sim como uma forma de tratamento para doenças renais.

Isso ocorreu porque um dos principais ingredientes dessa bebida é o Zimbro, uma fruta bastante conhecida pelos seus benefícios para os rins. A finalidade terapêutica do gin não durou muito e nem rendeu bons resultados. Por outro lado, o seu sabor conquistou o paladar de muitas pessoas.

Graçasa isso, hoje o gin está entre as bebidas mais escolhidas para consumo, é usado na produção de diversos coquetéis e é desenvolvido com diferentes compostos. É por conta disso que existem opções suaves, fortes, adocicadas, agridoces e até mesmo cítricas.

Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor gin

Quem não é um grande conhecedor de bebidas pode ficar realmente confuso no momento de escolher um gin para adquirir. Para fazer uma compra acertada diversos fatores devem ser levados em consideração como o tipo de gin, seu teor alcoólico e até mesmo as notas usadas na sua produção.

Abaixo vamos te explicar um pouco mais sobre essa bebida e te mostrar cada uma das caraterísticas mais marcantes sobre ela.

A História

Por mais que o gin tenha surgido na Holanda, o país que é a maior referência nessa bebida é a Inglaterra. Ela foi a responsável por criar a formulação que é usada até hoje no momento de produzir esse produto.

Foi inclusive por causa dos ingleses que essa bebida se popularizou. Na época em que o gin chegou na Inglaterra ele passou a ser muito ingerido por soldados britânicos. Quando esse soldados retornavam para suas casas acabavam levando consigo o gin, o que disseminou a bebida.

Foi a partir de um decreto da realeza que o povo britânico passou a produzir em grande escala esse tipo de bebida alcoólica e com o passar dos anos ela ganhou o mundo.

Os períodos de glória para o gin foram entre a década de 70 e 80, passados esses anos ele deixou de fazer tanto sucesso. Porém, graças a sua sofisticação nos últimos tempos seu consumo aumentou.

O gin mais popular do mundo é o inglês London Dry, que é mais seco e não tem nenhuma adição de açúcar. Inclusive, esse é o mais usado para criar coquetéis, como o bastante conhecido gin tônica.

Componentes do gin

Tradicionalmente o gin leva em sua composição ingredientes como zimbro, que é o mais fundamental, cereais neutros e diversas ervas e temperos como coentro, anis e cardamomo.

Além desses componentes é possível encontrar também nessa bebida frutas como limão, laranja, morango e uva. Há ainda a possibilidade de adicionar açúcar ou não na receita.

É essa mistura tão rica de compostos que faz com que sejam criadas bebidas com sabores tão distintos.Graças a isso, existem opções secas, suaves, adocicadas, agridoces e cítricas.

Principais tipos de gin

Com a popularização do gin surgiram diversos tipos dessa bebida, que buscam agradara todos os paladares e combinar com as mais variadas ocasiões. Ele é dividido em cinco grupos principais, que são classificados de acordo com a família aromática no qual os ingredientes presentes em sua composição estão. São eles:

  • Clássico: O gin clássico tem a predominância do sabor do zimbro e recebe um toque leve cítrico e picante. Esse é um tipo de gin mais seco, costumeiramente chamado de London Dry Gin, e que combina com todos os tipos de coquetéis.
  • Cítrico: Como o próprio nome diz, esse tipo de gin tem uma composição rica em notas aromáticas cítricas. Dessa forma, é comum ver nessa bebida ingredientes como laranja, limão e tangerina.
  • Herbal: Um pouco mais fresco, o gin herbal é produzido com a inclusão de ervas como hortelã, alecrim, manjericão e tomilho.
  • Especiado: Na composição desse tipo de gin há uma inserção de especiarias, tal como, coentro, canela, cardamomo, pimenta e muito mais. A partir delas pode-se ter um sabor mais picante ou não.
  • Floral: É possível ainda produzir gin com adição de flores, fazendo com que surja o tipo floral. Nesse é bastante comum encontrar jasmin, rosas, flor de uva e cassis.

Teor alcoólico do gin

O gin é uma bebida muito comparada com o whisky, por ser mais forte e ter uma maior presença. Isso se deve principalmente ao teor alcoólicoencontrado nele, que normalmente fica entre 37% e 50%.

Esse teor alcoólico está diretamente relacionado ao processo de produção dessa bebida. Logo que o gin é destilado ele apresenta um nível de álcool muito elevado e inapto para o consumo humano.

Para diminuir esse teor alcoólico é inserida na fórmula do produto água destilada. A quantidade no qual essa água irá ser agregada na bebida é o que determina qual será a taxa de álcool presente nela.

As opções mais leves costumam ser as que recebem notas adocicadas e florais. Essas são muito escolhidas para happy hours, festas diurnas e ocasiões no qual bebidas fortes não combinam tanto. Além disso, são uma boa opção para quem não tem uma grande resistência ao álcool.

Por outro lado, as versões com um teor alcoólico mais alto costumam ser muito apreciadas principalmente por homens. Os gins que têm um teor alcoólico entre 43%e 47% são muito comuns e populares, estando entre os mais vendidos.

A sofisticação do gin começa na garrafa

Por si só o gin é uma bebida muito sofisticada e que tem uma presença marcante. Mas isso não se deve apenas ao seu sabor e as notas aromáticas encontradas na composição desse produto.

As garrafas de gin costumam receber uma atenção especial dos fabricantes dessa bebida e fazem toda a diferença no seu visual. Um dos principais motivos para isso não é somente estético.

Ele se deve ao fato de que, assim como o whisky, o gin não perde seu teor alcoólico se exposto ao sol. Logo, as empresas têm uma maior liberdade no momento de escolher uma embalagem para a sua bebida.

É claro que a aparência não deve sobressair o sabor, mas esse é um adicional que pode ser interessante para quem coleciona bebidas, tem um bar ou quer presentear alguém.

Inclusive, muitas marcas costumam criar edições especiais de gin com garrafas diferentes, sem mudar o sabor da bebida.

Portanto, se você se importa com essa característica, saiba que é possível encontrar garrafas muito bonitas e diferenciadas de gin.

Melhores drinks com gin

Como muitas outras bebidas, o gin pode ser consumido puro ou em meio a coquetéis, que é uma das suas formas de uso mais comuns. Há uma série de drinks que podem ser criados com ele e agora vamos te ensinar a produzir os mais conhecidos.

A tradicional gin tônica

A gin tônica é o coquetel mais criado no mundo usando o gin. Há quem não abra mão de consumir um desses sempre que possível e para produzi-lo é bastante fácil e basta poucos ingredientes.

Ingredientes

  • 50ml de gin, de preferência do tipo London Dry
  • Uma rodela de limão tahiti ou siciliano
  • Um copo com gelo
  • Água tônica a gosto

Modo de preparo

Despeje o gin dentro do copo com gelo e complete com a água tônica de acordo com o gosto. Quem gosta de uma bebida mais forte deve inserir menos água e quem quer um drink mais leve deve colocar mais água.

Cosmopolitan

O cosmopolitan é um drink bastante apreciado pelas mulheres e está entre os mais consumidos. Essa é uma opção de coquetel com gin um pouco mais elaborada, pois leva ingredientes bem distintos, porém também é fácil de ser preparada.

Ingredientes

  • 30mL de gin
  • 20mL de cointreau
  • 20mL de suco de limão
  • 30mL de suco de cranberry

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes dentro de uma coqueteleira e agite bem. Quando tudo estiver bem homogêneo despeje a bebida em uma taça de Martini sem gelo.

Dry Martini

O Dry Martini é um drink que tem presença carimbada em séries e filmes. Nessas produções ele sempre é pedido por um personagem com personalidade forte e marcante, justamente por uma bebida mais seca e forte. Seus preparo é bastante simples.

Ingredientes

  • 90mL de gin
  • 10mL de vermute seco
  • Uma azeitona
  • Gelo

Modo de preparo

Coloque o gin e o vermute seco em uma coqueteleira e bata junto com cinco pedras de gelo. Após misturar bem sirva a bebida em uma taça de Martini tirando o gelo com uma peneira e finalize com azeitona.

Orange Blosson

Um pouco mais adocicado e suave, o Orange Blosson é um drink que surgiu nos Estados Unidos e que é muito apreciado no mundo. Seu grande diferencial está no suco de laranja e para criar um desses basta seguir poucos passos.

Ingredientes

  • 30 ml de gin, de preferência o London Dry
  • 30 ml de suco de laranja
  • 1 porção de xarope simples de açúcar

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira e misture bem. Em seguida sirva em uma taça de Martini.

Negroni

Um pouco menos conhecido e consumido no Brasil, o negroni é um drink italiano com um sabor que mistura doce e amargo. Para ele são usados ingredientes bem diferentes e seu preparo é bastante fácil.

Ingredientes

  • 30 ml de gin
  • 30 ml de vermute
  • e 30 ml de whisky Campari
  • 2 rodelas de laranja
  • Gelo

Modo de preparo

Em um copo coloque o gelo e uma fatia de laranja. Em seguida despeje o gin, o vermute e o whisky e misture bem. Para finalizar é só adicionar a outra rodela de laranja.

Conclusão

O gin é uma bebida que existe há muitos anos e que pode ser usada para criar drinks bastante saborosos e que agradam todos os paladares.

Fabricado com diferentes sabores e notas aromáticas, é possível encontrar essa bebida em diversos tipos, sendo que o mais comum é o gin seco e clássico. Porém, as opções cítricas, florais, especiadas e herbais também são bastante escolhidas pelos consumidores de uma boa bebida alcoólica.

Nesse artigo reunimos tudo o que há de mais importante e interessante sobre o gin.

Se esse conteúdo foi útil o compartilhe nas suas redes sociais para que ele possa ajudar outras pessoas. Isso também nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade e úteis como esse.

Atenção: A BEBIDA ALCOÓLICA PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA E, EM EXCESSO, PROVOCA GRAVES MALES À SAÚDE. A COMPRA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS. BEBA COM MODERAÇÃO.

Sobre casamelhor.com