stanley copos

Garrafas e copos Stanley contêm chumbo? são seguros?

Os copos Stanley, as populares garrafas de água apreciadas por muitos nas redes sociais e pelos consumidores aqui no brasil, estão sendo examinados devido a alegações de que os produtos contêm chumbo, substância prejudicial à saúde humana.

Sumário

Copos Stanley contêm chumbo?

copo stanley com tampa com um canudo removível
copo stanley com tampa com um canudo removível

Esses copos modernos têm ganhado destaque online por meio das redes sociais nos últimos anos. E no brasil, o calor e cerveja também impulsionam a marca. Porém, recentemente, alguns usuários compartilharam vídeos em que realizaram testes de chumbo em casa nesses copos. Nos vídeos, alguns dos testadores relataram resultados positivos para chumbo.

A empresa sediada nos EUA reconhece a presença de chumbo no produto. No entanto, ressalta que o chumbo não está presente na superfície da garrafa. Embora a Stanley tenha admitido a presença de chumbo em seus produtos, a empresa assegurou que eles são seguros e atendem aos requisitos regulatórios dos EUA.

Copos Stanley ganham fama nas redes sociais

Os copos Stanley se tornaram populares no Instagram e TikTok como garrafas de água de aço inoxidável. O copo de possui uma tampa com um canudo removível, uma alça e um corpo isolado que mantém líquidos quentes ou frios por horas. Ele também está disponível em várias cores, como jade, polar swirl, red quartz e soft rain mint.

A Stanley também fabrica outros produtos usando essa tecnologia, como canecas e copos.

Você deve se desfazer do seu Stanley?

No site da Stanley, a empresa afirma que, no caso raro de a tampa da base do produto se soltar e expor a vedação, você tem direito à garantia vitalícia da empresa.

Se o seu copo Stanley estiver mostrando sinais de desgaste ou dano, Kevin Wilkinson, professor de química ambiental na Universidade de Montreal, adverte que pode haver traços de chumbo na água que ele contém.

De acordo com o professor: o que nos preocupa é a bioacessibilidade, ou seja, o que está saindo da superfície? Se estiver coberto com outro metal ou se o chumbo estiver pacificado de alguma forma, não deveria ser um problema.

Mas o perigo reside nos recipientes mais antigos, onde a superfície foi danificada ou desgastada, ele disse.

Por que usar chumbo em produtos?

Embora o chumbo não esteja na superfície de um copo Stanley, a empresa afirmou que faz parte do processo de fabricação do material de vedação.

O chumbo tem propriedades muito interessantes para os químicos. E é um metal bastante macio. Pode ser usado para vários processos e não custa muito. Em geral, é por isso que você o encontra em muitos lugares diferentes.

Entenda os perigos do chumbo

O chumbo é um dos “metais mais tóxicos que conhecemos”, com um dos maiores riscos para os humanos.

As crianças são particularmente vulneráveis aos impactos à saúde do chumbo, pois seus corpos absorvem a toxina mais do que os adultos, de acordo com a Sociedade Canadense de Pediatria. Isso ocorre porque as crianças absorvem uma porcentagem maior de chumbo do que os adultos, e seus órgãos e sistemas em desenvolvimento são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos do chumbo. O chumbo se acumula no corpo, de modo que a exposição contínua, mesmo a níveis baixos de chumbo, pode resultar em efeitos prejudiciais no crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças.

A exposição ao chumbo pode levar a uma variedade de efeitos graves à saúde, incluindo anemia, vômitos e diarreia. Também pode causar efeitos neurodesenvolvimentais, neurodegenerativos, cardiovasculares, renais e reprodutivos, alertou a Saúde Canadá.

No Canadá, as Diretrizes para a Qualidade da Água Potável estabelecem uma concentração máxima aceitável de 0,005 mg/L (cinco partes por bilhão) para o chumbo total na água potável, medida na torneira.

Leia também: as melhores garrafas térmicas para comprar online.

Última atualização em 30 de janeiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *