O fogão, sem dúvida alguma, é um dos eletrodomésticos indispensáveis em qualquer cozinha. Porém, um fogão de 6 bocas não é para qualquer pessoa. Neste artigo iremos falar sobre todos os detalhes de um fogão de 6 bocas, tais como suas vantagens e desvantagens, para quem é indicado, preços, cuidados na instalação e outros detalhes.
Depois disso, iremos explicar como você pode fazer a melhor escolha possível. Você vai entender todas as especificações técnicas de um fogão 6 bocas. Mas antes, que tal conferir 6 ótimos modelos que você pode comprar hoje mesmo na internet?
Sumário
- Top 6 Melhores Fogões 6 Bocas para você Comprar
- Fogão de 6 bocas: Tudo o que você precisa saber
- Como escolher o melhor fogão 6 bocas
- Conclusão
Top 6 Melhores Fogões 6 Bocas para você Comprar
Veja agora 6 ótimas opções de fogões de 6 bocas que estão à venda na internet. Escolhemos modelos bem variados e das diferentes faixas de preço. Tudo para atender bem a todos os nossos leitores.
O melhor fogão 6 bocas Electrolux

Fogão de Piso Electrolux 6 bocas 76UB6 Branco Bivolt
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Características do Forno: Vidro duplo na porta
- Material/Composição: aço
- Dimensões Produto (AxLxP): 95x77x68cm
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Piso
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: 4 queimadores semi rápidos / 2 queimadores rápidos
O Fogão Electrolux 76UB6 é um fogão 6 bocas para ser instalado no piso. Ele vem com forno acoplado com porta Full Glass, ou seja, toda feita de vidro, que facilita a visualização do que tem no interior do forno. Esse modelo de fogão Electrolux tem 2 prateleiras deslizantes, o que permite assar mais de um tipo de alimento ao mesmo tempo.
Ele tem ainda botões removíveis que facilitam a limpeza do produto. Além disso, o interior do forno é esmaltado, de forma que as paredes não acumulam gordura e nem maus cheiro. Esse modelo conta ainda com acendimento automático e um sistema de segurança que corta o gás assim que o aparelho é desligado.
Dos 6 queimadores, 2 são rápidos e 4 são semirrápidos. Portanto, da marca Electrolux, este é um dos melhores fogões 6 bocas que você pode comprar.
O melhor fogão 6 bocas Consul

Fogão Consul 6 Bocas CFS6NAB
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Características do Forno: Luz
- Material/Composição: aço
- Voltagem: Bivolt
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Piso
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: 4 queimadores semi rápidos / 2 queimadores rápidos
O Consul CFS6NAB une diversas características agradáveis. Por exemplo, ele possui uma frente única, sem recortes, que facilita bastante a limpeza, já que não acumula gordura ou sujeira. O forno acoplado possui 2 tecnologias que ajudam na limpeza, a Limpa+Fácil e a Cleartec, ambas impedem que a gordura e o mau cheiro se acumulem nas paredes do forno.
O vidro interno também contribui nessa função, já que ele é vedado e impede que qualquer partícula de poeira se acumule nas frestas. O seu design é bem simples e sóbrio. A sua mesa é feita de aço inox, que deixa tudo mais bonito e ainda é fácil de limpar.
Dentre os 6 queimadores, são 4 semirrápidos e 2 rápidos. Ele também é bivolt e possui acendimento automático, luz de forno e grades removíveis.
O melhor fogão 6 bocas da Brastemp

Fogão Brastemp 6 Bocas De Embutir Com Botões Removíveis E Exclusivo Aro Protetor – BYS6NCB BIVOLT
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Características do Forno: Luz
- Dimensões Produto (AxLxP): 70x78x56cm
- Voltagem: Bivolt
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Embutir
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: 4 queimadores semi rápidos / 2 queimadores rápidos
O fogão Brastemp BYS6NCB é um dos melhores modelos que você pode encontrar na marca Brastemp, que é muito tradicional no mercado brasileiro, com mais de 50 anos de atuação. Ele é de piso e conta com forno acoplado. Ele conta com botões removíveis e um aro protetor que impede a entrada de sujeira.
As grades individuais são muito robustas e duráveis, oferecendo segurança enquanto você usa o eletrodoméstico. No forno encontramos o vidro removível Easy Open, que pode ser retirado para uma limpeza mais minuciosa.
Ainda no forno, encontramos 2 prateleiras deslizantes. Ele conta com 4 bocas semirrápidas e 2 bocas rápidas. O revestimento da msa é de aço inox, o que facilita a limpeza e dar um ar de elegância à sua cozinha. E assim como os outros modelos desta lista, ele é bivolt.
O fogão 6 bocas com forno mais potente

Fogão Consul 6 bocas cor Inox com botões removíveis e vidro interno vedado BIVOLT
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Características do Forno: Luz
- Dimensões Produto (AxLxP): 96x74x64 cm
- Voltagem: Bivolt
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Piso
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: Queimador Semi-Rápido – 1650W. Queimador Rápido – 2750W
O fogão Consul CFS6NAR Inox é um dos modelos com o forno mais potente do mercado. Ele tem uma capacidade de 96 litros, ou seja, é possível assar muita coisa nele. A sua prateleira é deslizável e ajustável, o que significa que você pode definir 3 alturas diferentes para ela. Sabe aquela forma de bolo que é muito alta e não cabe no seu forno? Aqui ela cabe!
O forno ainda conta com a tecnologia Cleartec, que impede que a gordura, fumaça e mau cheiro grudem nas paredes internas do forno. Isso facilita bastante a limpeza. Por fim, gostaríamos de citar que ele conta com acendimento automático, grades esmaltadas e duplas e uma garantia de 12 meses!
O modelo com menor preço

Fogão 6 Bocas Caribe Branco 6078 Esmaltec
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Dimensões Produto (AxLxP): 79x77x62 cm
- Voltagem: 110v ou 220v (não é Bivolt)
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Piso
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: Queimador Semi-Rápido – 1700W. Queimador Rápido – 2000W
O Esmaltec Caribe é um fogão de 6 bocas com o menor preço do mercado. Ele custa pouco mais de R$ 500. Apesar de simples ele cumpre o que promete. As 6 bocas contam com acendimento automático e há uma boa variedade de tamanhos, sendo 2 delas do tipo rápidas.
Um grande destaque desse modelo é o seu forno com 95 litros de capacidade e função autolimpante. Além disso, os botões são removíveis, o que ajuda bastante na hora de uma limpeza mais profunda.
Uma outra característica bem legal é o isolamento térmico do forno. Ou seja, se você colocar a mão na porta do forno não vai sentir o calor, pois ele está sendo retido apenas na parte interna. Isso aumenta um pouco mais a segurança deste produto. Esse modelo tem revestimento esmaltado e inox.
O modelo com melhor custo x benefício

Fogão Itatiaia Waves 6 Bocas com Acendimento automático – Bivolt
Veja o produto em
- Painel: Manual
- Características do Forno: Luz
- Dimensões Produto (AxLxP): 83x79x63 cm
- Voltagem: Bivolt
- Tipo de Fogão: Gás
- Acendimento: Automático
- Formato de instalação: Piso
- Quantidade de Bocas: 6
- Características dos queimadores: 2x 1,85kW + 4x 1,7kW de potência
O Itatiaia Waves é um modelo de fogão de 6 bocas com ótimo custo x benefício. Ele é bastante econômico no consumo do gás e os seus 6 queimadores possuem acendimento automático.
O seu forno acoplado possui 88 litros de capacidade e permite preparar vários alimentos nele. E assim como outros modelos desta lista, ele é autolimpante e bivolt, portanto, traz muita versatilidade à sua cozinha.
Fogão de 6 bocas: Tudo o que você precisa saber

Nos próximos parágrafos iremos comentar vários aspectos que você precisa conhecer antes de comprar o seu fogão de 6 bocas. Iremos responder à perguntas tais como: quais as vantagens e desvantagens desse tipo de fogão? É melhor comprar um de 6 ou 5 bocas? Para quem ele é mais indicado? Estas e outras perguntas serão respondidas agora.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem de um fogão de 6 bocas é, justamente, o número de queimadores (bocas). Com 6 queimadores disponíveis você pode preparar uma grande quantidade de alimentos e pratos ao mesmo tempo. Pode cozinhar o frango ao mesmo tempo que faz o arroz, feijão, macarrão, refoga as verduras e prepara um molho delicioso.
Em geral, um fogão de 6 bocas também tem uma capacidade maior, ou seja, as chamas são mais potentes e, por isso, os alimentos ficam prontos mais rapidamente. Por isso, esse tipo de fogão é bastante usado por quem trabalha com gastronomia. Pequenos restaurantes, lanchonetes e outros tipos de estabelecimentos se beneficiam muito das 6 bocas.
Por isso, é relativamente comum encontrar fogões de 6 bocas em versão industrial. Eles são mais robustos, mais potentes e ideal para quem quer abrir um negócio no ramo da gastronomia. Afinal de contas, atender muitos clientes exige rapidez no preparo dos alimentos.
Vantagens
- Permite preparar vários alimentos ao mesmo tempo;
- Chamas mais potentes;
- Alimentos ficam prontos mais rápido;
- Perfeitos para negócios do ramo da gastronomia;
- Possuem versão industrial.
Mas um fogão de 6 bocas também conta com algumas desvantagens. Por exemplo, eles são bem maiores que os fogões tradicionais, com 4 ou 5 bocas. Por isso, você precisa ter bastante espaço na sua cozinha para acomodá-los.
Além disso, os fogões de 6 bocas estão caindo em desuso. As fabricantes estão preferindo focar nos fogões de 4 ou 5 bocas. Por esse motivo, os modelos de fogões de 6 bocas são bem escassos, se resumindo em basicamente fogões de piso e industriais. Então, se você quiser decorar a sua cozinha, um fogão de 6 bocas não faz bem este trabalho.
Por fim, uma das principais desvantagens de um fogão de 6 bocas é que o seu preço é bastante elevado. Por ter um queimador extra e ser mais potente, as fabricantes acabam aumentando o seu preço.
Desvantagens
- Ocupam bastante espaço;
- Têm poucos modelos no mercado;
- Preços mais elevados.
Fogões de 6 bocas: pouca variedade

Em comparação com os modelos de 4 e 5 bocas, os fogões de 6 bocas possuem pouca variedade de modelos. Basicamente, só encontramos fogões 6 bocas de piso e industrial. Estes são os modelos mais comuns, sem dúvida alguma.
Já os fogões de 4 e 5 bocas, além das versões de piso, também contam com modelos de embutir, para cozinhas planejadas e os famosos cooktops que, inclusive, já escrevemos um artigo super completo sobre eles aqui:
Leia também:
- Como escolher o melhor Fogão Cooktop 5 Bocas para você
- Top 10 melhores fogões 4 bocas para comprar em 2023
A baixa variedade de fogões de 6 bocas se explica, basicamente, por que as fabricantes estão preferindo produzir mais fogões de 5 bocas e se focar mais no mercado doméstico. Abaixo você confere um pouco mais sobre cada tipo de fogão:
- Fogão de piso: É o tipo mais comum e o mais vendido. Ele é colocado no piso da cozinha mesmo e, por isso, é mais fácil de ser movido e instalado em outros lugares. Eles já vem com forno embutido;
- Fogão industrial: Como o nome já deixa claro, o fogão industrial é ideal para estabelecimentos gastronômicos, tais como restaurantes e marmitarias. Ele consegue preparar uma grande quantidade de alimentos muito rapidamente, mas não tem forno embutido;
- Fogão de embutir: Muito raro na versão de 6 bocas. Ideal para cozinhas planejadas. Uma coisa que você pode fazer é pedir para um marceneiro fazer um móvel onde você possa embutir um fogão de piso;
- Cooktop: praticamente não existem cooktops de 6 bocas à venda no mercado. Os maiores são de 5 bocas.
Fogão de 6 ou 5 bocas? Qual escolher?

A diferença entre eles pode parecer óbvia, mas ela implica em alguns fatores. Por ter um queimador a mais, o fogão de 6 bocas acaba sendo maior que o de 5 bocas. Assim, se a sua cozinha não for grande o suficiente, pode ser necessário abrir mão do modelo de 6 bocas e recorrer ao modelo com 5 bocas.
Além disso, se você vai cozinhar apenas para a família, não faz muito sentido comprar um fogão de 6 bocas. Os modelos com 5 bocas já conseguem atender uma demanda muito grande. A situação piora se você gosta de decoração e quer que o seu fogão combine com os outros eletrodomésticos da cozinha. Os fogões de 6 bocas não possuem tanta variedade de modelos e cores.
Por fim, se você não pretende cozinhar em larga escala, não faz muito sentido optar pela compra de um fogão de 6 bocas. A não ser que você goste muito de cozinhar e testar receitas diferentes. Aí nesse caso esse modelo mais robusto de fogão pode ser a solução. Mas no geral, vale mais a pena escolher o modelo de 5 bocas.
Para quem é indicado?
Sendo assim, após todas as explanações feitas anteriormente, fica claro que o fogão de 6 bocas não é para todo mundo e nem para todos os bolsos. Para começar, se a sua cozinha não for tão grande, nem cogite a possibilidade de comprar um modelo de 6 bocas. Eles só se encaixam em cozinhas bem espaçosas.
Além disso, se você não tem o hábito de cozinhar para muitas pessoas, a compra de um fogão de 6 bocas perde totalmente o sentido. Eles são mais caros, vão ocupar muito espaço e gastar mais gás de cozinha. Mesmo que a sua família seja grande, um fogão de 5 bocas consegue dar conta do recado.
A compra de um fogão de 6 bocas só é justificada quando você tem espaço suficiente na sua cozinha, quando você ama cozinhar e quer testar várias receitas diferentes ou se você faz comida para uma quantidade muito grande de pessoas, como é o caso das marmitarias.
E caso você esteja começando um negócio no ramo gastronômico, como abrindo um restaurante ou uma lanchonete, um fogão de 6 bocas pode agilizar muito a preparação dos alimentos e a entrega rápida dos pedidos. E isso é essencial para o sucesso de seu empreendimento. Caso contrário, os clientes migrarão para outros restaurantes.
Cuidados na instalação de um fogão de 6 bocas

Antes de mais nada, você vai precisar avaliar o espaço disponível para a instalação do fogão de 6 bocas, bem como o local onde ele vai ficar e a forma de instalação. O ideal é que você consiga instalar o fogão do lado do balcão onde vai cortar e preparar os alimentos. Dessa forma você ganha mais tempo e deixa a sua rotina mais ágil e prática.
Veja também onde ficarão os demais eletrodomésticos, como geladeira, microondas, máquinas de lavar, forno e assim por diante. Dessa forma você consegue planejar melhor onde colocar o fogão de 6 bocas, de forma que ele não atrapalhe o acesso aos outros eletrodomésticos.
Não esqueça de checar as dimensões do aparelho, como largura, profundidade e altura. Depois veja se o nicho que você mandou projetar está nas dimensões exatas. Não se esqueça de deixar uma folga para que ocorra a ventilação, ok? A altura é a medida que sofre mais variação. É possível encontrar fogões com 20cm de altura e outros modelos com 96cm de altura.
E, claro, veja se um eletrodoméstico tão grande como esse tem condições de passar pelas portas da sua casa, elevador do prédio e assim por diante. Afinal de contas, você não quer que ele fique preso no corredor do seu prédio, não é mesmo?
Preços e disponibilidade
Os preços dos fogões de 6 bocas variam a depender da quantidade de funções, da potência dos queimadores e se tem ou não forno. Assim, em nossas pesquisas, encontramos fogões de 6 bocas custando R$ 400 até modelos que custavam mais de R$ 7 mil. Os preços maiores, obviamente, são dos fogões industriais.
Eles são relativamente fáceis de serem encontrados à venda. Basicamente, toda grande loja de departamento possui modelos de fogões de 6 bocas disponíveis. Estamos falando de lojas como Casas Bahia, Extra, Americanas e Magazine Luiza.
Mas a maneira mais cômoda de pesquisar e comprar é, logicamente, pela internet. Por aqui você encontra muitas informações, além de muitas outras lojas confiáveis, como Amazon, Americanas.com e Submarino. Sem contar com a comodidade de comprar sem sair de casa e nem enfrentar filas.
Como escolher o melhor fogão 6 bocas

Agora que você já conhece todas as informações importantes a respeito dos fogões de 6 bocas, vamos explicar como você pode fazer a melhor escolha. É super importante avaliar itens como os tipos de queimadores, se tem ou não forno, se é fácil de limpar e assim por diante. Confira tudo em detalhes agora.
Tipos de queimadores
Os queimadores, popularmente conhecidos como bocas, podem ter diferentes tamanhos e potências. Isso serve para que você possa usar todas as suas panelas de forma adequada, desde as menores até as maiores.
Geralmente, quanto maior o tamanho do queimador, mais potente ele é e mais rápido ele finaliza a preparação dos alimentos. Comumente, os fogões de 6 bocas vem com queimadores pequenos, médios e grandes. Mas a distribuição de quantidade pode variar. s queimadores pequenos têm potência de 1500W a 200W. Já os médios possuem 2.500W de potência. Acima de 3.000W são os queimadores grandes.
Veja também se o fogão possui queimadores tripla chama. Esse tipo de queimador possui 3 anéis de fogo, que aumenta a potência da chama, distribui o calor de forma mais uniforme e termina a cocção muito mais rapidamente. Existem queimadores quadrichama e até o mega-chama, que são muito potentes também.
Há também o que nós chamamos de queimadores especiais, que são feitos para funções específicas. Por exemplo, alguns modelos trazem os queimadores de grelha, feitos exclusivamente para grelhar os alimentos. E existem também os queimadores rápidos, que servem para ferver água e leite em muito menos tempo.
Precisa de forno?

Os fogões de 6 bocas são vendidos em modelos com forno acoplado e sem forno acoplado. Nesse caso, você deve analisar a sua necessidade de ter ou não um forno. Por acaso você gosta de fazer muitos bolos? Se sim, o ideal é que você tenha um forno acoplado. Gosta de preparar frango assado, perus, lasanhas e outros tipos de alimentos que precisam ir ao forno? Então, nesse caso, o ideal é que você adquira um fogão de 6 bocas com forno.
Mas se nada disso é importante para você, então você pode comprar um fogão sem o forno. É bom que você ainda economiza mais e compra um fogão mais barato. E, se por ventura lá na frente você venha a precisar de um forno, sempre será possível comprar um forno separado.
Facilidade de limpeza
É importante também que o fogão seja simples de limpar, tanto os queimadores como o forno e a mesa. Os modelos que possuem peças removíveis, como os botões, trempes e porta do forno são os melhores de serem limpos. Basta retirar tudo e limpar cada um de maneira mais minuciosa.
O material que reveste a mesa e as paredes do forno devem ser de aço inox escovado ou do tipo cromado. Eles são muito mais fáceis de limpar, pois não acumulam muita gordura e basta passar um pano com detergente para limpar qualquer resíduo de gordura ou sujeira.
Evite os fogões que possuem superfícies porosas, pois elas são muito complicadas de serem higienizadas. A superfície porosa acumula mais gordura e torna difícil a sua remoção. E, por fim, veja se o forno é autolimpante. Esse tipo de forno possui as paredes revestidas com um esmalte especial que não retém gordura e nem cheiro.
Recursos extras
Antes de comprar o seu fogão de 6 bocas, veja quais funções e recursos extras ele possui. Por exemplo, a maioria conta com uma válvula de segurança que impede que vazamentos de gás. Ou ainda o acendimento automático, que facilita e muito o ato de acender os queimadores.
Outro recurso muito útil são as prateleiras auto-deslizantes do forno, que permitem que você mude a configuração delas dependendo do tamanho da travessa que vai ao forno. Elas também facilitam na hora de você tirar o recipiente do forno, diminuindo o risco de você se queimar.
Outras funções desejáveis mas que são mais raras é o Timer, onde você define o tempo que o fogão deve ficar ligado. Ao fim desse tempo ele desliga automaticamente. O vidro duplo na porta do forno também é interessante, pois facilita a remoção da gordura. Veja quantas prateleiras o forno possui. O mais comum são 2 ou 3.
Alguns modelos de fogões de 6 bocas possuem painéis de LED, que deixam o eletrodoméstico muito mais bonito, prático e intuitivo. Em geral, os painéis de LED também trazem receitas pré-programadas que facilitam na hora de você cozinhar alguma coisa. O ideal aqui é pesquisar a fundo. Quanto mais funções extras, melhor!
Voltagem
A maioria dos fogões, senão todos, precisam ser ligados na tomada para que alguns recursos funcionem, como o acendimento automático, a lâmpada do forno e assim por diante. Por isso é importante checar a voltagem do eletrodoméstico.
Eles são vendidos em 110V, 220V e Bivolt. Se você comprar um fogão com uma voltagem maior do que a da sua rede elétrica, ele não vai nem ligar. Já se você comprar um fogão com uma voltagem menor, corre o risco dele queimar e você até perder a garantia. O ideal mesmo é comprar fogões bivolt, que aceitam as duas voltagens. Mas eles são mais raros.
Design
Agora vamos falar um pouco sobre o design. Embora ele não afete em nada o desempenho do fogão de 6 bocas, mas o seu visual e estilo ajudam a deixar a sua cozinha mais bonita, especialmente se ele combinar com o restante da decoração.
Embora os modelos de fogões 6 bocas sejam mais escassos, ainda temos uma certa variedade. Temos o fogão branco, que é um clássico e nunca sai de moda. Mas se você faz a linha do diferentão e exclusivo, existem alguns fogões coloridos à venda no mercado. Agora se você preza por sofisticação e elegância, os modelos em aço inox são a escolha perfeita.
Conclusão
Depois de todas essas considerações, temos certeza absoluta que agora você saberá escolher o melhor modelo de fogão 6 bocas para você e sua família. Fique atento a questões como os tipos de queimadores, se você vai precisar de um forno acoplado ou não, se o modelo é fácil de limpar e assim por diante. Tudo isso fará diferença no seu dia a dia.
E lembre-se: um fogão de 6 bocas só é interessante para quem trabalha profissionalmente com comida ou para os amantes inveterados da arte de cozinhar. Leve isso em consideração antes de comprar um para você.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2023