A extensão de tomadas é um produto indispensável no dia a dia. Ela permite expandir o número de tomadas disponíveis, o que permite que diversos aparelhos e equipamentos sejam conectados ao mesmo tempo. Dessa forma, traz mais comodidade e praticidade.
Existem diversos tipos de extensões de tomadas disponíveis no mercado, que podem variar de acordo com o tamanho, formato, carga suportada e muito mais. Nesse guia vamos mostrar o passo a passo para escolher uma extensão de tomada ideal para as suas necessidades.
Sumário
- Ranking: Top 5 melhores extensões de tomada para comprar online
- Extensão de tomadas: Tudo o que você precisa saber
- Guia de compra: Como escolher a melhor extensão de tomadas
- Conclusão
Ranking: Top 5 melhores extensões de tomada para comprar online
Abaixo você confere uma lista com 5 opções de extensão de tomadas que você pode comprar hoje mesmo na internet.
RB Instalação Tomada de 30 metros
Tomada ressitente e de grande alcance

Veja o produto em
Essa extensão de tomada tem duas características principais: a primeira delas é que ela tem um comprimento de 30 metros. E a segunda é que ela é bem resistente, já que foi fabricada com materiais de altíssima qualidade.
Ela suporta correntes de 10 e 20 amperes. Por isso ela é recomendada para se conectar 2 aparelhos de alta potência. Alguns exemplos: micro-ondas, secadores de cabelo, aspiradores de pó e assim por diante.
RB Instalação Tomada de 10 metros
Extensão de tomada bem segura

Veja o produto em
Se você não precisa de 30 metros de fio, temos uma opção com 10 metros. Esse comprimento é mais do que suficiente para a grande maioria dos usuários. Este modelo também suporta equipamentos de alta potência, com correntes de 10 e 20 amperes.
Ela conta com 2 tomadas, que são bem afastadas uma da outra e inclinadas em 45 graus. Quanto à potência, ela suporta aparelhos com 2500W e 4400W. Por isso, se você quer ligar máquinas de alta potência, este modelo também é indicado.
ILUMI Tomada de 3 metros
3 tomadas numa extensão do tipo régua

Veja o produto em
Essa extensão da Ilumi suporta correntes de no máximo 20 amperes e tensão de 2.500W. Por isso, é outra extensão que permite a você ligar aparelhos de alta potência. Alguns exemplos são fornos elétricos, fritadeiras, furadeiras e até mesmo ar-condicionado! Ela conta com 3 tomadas e um alcance máximo de 3 metros.
Confira também: Filtro de linha: Os 10 melhores para comprar em 2023
Tramontina Extensão de 1,5 metro
Boa extensão de tomadas para ambientes pequenos

Veja o produto em
Essa extensão da Tramontina tem 5 tomadas e um comprimento de 1,5 metro. Ela foi feita com materiais bem resistentes. Por isso, a expectativa é de que sua vida útil seja bem grande. Em seu corpo ela tem um prensa-cabo que facilita na hora de guardá-lo. As 5 tomadas são paralelas e em 90 graus. Ela suporta no máximo 10 amperes de corrente.
Daneva extensão de tomadas de 5 metros
Para tomadas com aterramento elétrico

Veja o produto em
Essa extensão da Daneva tem um cabo elétrico com dupla isolação. Isso garante maior segurança e menor risco de acidentes. Seu cabo tem 5 metros de comprimento e pode cobrir facilmente ambientes grandes. Você pode ligar plugues de 3 pinos nela. São aqueles onde um dos pinos é o terra. Ele conta com 3 tomadas e é uma das opções mais seguras de nossa lista.
Quem leu esta avaliação também gosta:
Extensão de tomadas: Tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é uma extensão de tomadas, quais são as suas vantagens e desvantagens e como usar corretamente uma extensão? Nessa parte do guia vamos trazer diversas informações úteis sobre as extensões.
O que é uma extensão de tomadas?
A extensão de tomada nada mais é do que um aparelho com diversas tomadas, todas elas dispostas em uma mesma base. Essas tomadas possuem como objetivo permitir a conexão de diversos aparelhos e equipamentos, de forma simultânea.
Todas as tomadas da extensão são conectadas a uma tomada principal, geralmente localizada na parede do ambiente, através de um cabo extensor. Dessa forma, além de proporcionar mais conectividade, a extensão serve para aumentar o alcance da rede.
O principal objetivo da extensão, nesse sentido, é garantir que aparelhos diversos, como celulares, computadores, impressoras e qualquer outro que dependa de energia elétrica possam ser usados compartilhando uma mesma tomada principal.
Quando o ambiente é desprovido de um número adequado de tomadas, os usuários enfrentam desafios na hora de lidar com tarefas paralelas. Com a extensão de tomadas não é preciso escolher entre conectar um aparelho ou outro, uma vez que todos podem ser usados concomitantemente.
Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de extensões no mercado. Elas se diferenciam em razão das características técnicas e também estéticas, como design e tamanho.
Outros elementos que podem variar entre as opções disponíveis são: quantidade de tomadas disponíveis, comprimento do cabo extensor e tipo de pino. Com tantas opções, é preciso tomar cuidado para fazer a escolha certa na hora da compra.
Quais as vantagens e desvantagens da extensão de tomadas?

Vantagens
A extensão de tomadas é um aparelho com diversas vantagens. Ela pode ser muito útil em diversos ambientes, incluindo o ambiente doméstico, escritórios, oficinas e similares. Para lugares com poucas tomadas, a extensão é realmente indispensável.
A falta de tomadas em um ambiente pode ter diversas causas. Um dos principais motivos é a falta de planejamento na hora de construir. Quem deixa de inserir diversas tomadas em cômodos como escritórios e quartos pode se arrepender depois da conclusão da obra.
Quem utiliza um espaço locado, por sua vez, deve usar apenas as tomadas disponíveis, que podem não ser suficientes para as necessidades. Em todos esses casos, a extensão de tomadas aparece como solução e uma alternativa viável.
O melhor de tudo é que existem opções para todas as demandas, desde as mais pequenas, com poucas tomadas, até as maiores, com diversos pontos de conexão. Os cabos extensores, por sua vez, permitem conectar equipamentos que estejam longe.
Outra vantagem das extensões de tomadas é a possibilidade de ligar dispositivos como celulares, impressoras e outros aparelhos pequenos em uma mesma tomada, sem nenhum problema para a rede.
Esses são equipamentos de baixo consumo, dentro da capacidade oferecida pela rede. Logo, uma extensão pode ser usada sem nenhum inconveniente. No entanto, é sempre importante respeitar a tensão e carga máxima suportada pelo produto.
Então, podemos dizer que as principais vantagens da extensão de tomadas são o aumento do número de tomadas disponíveis, a praticidade e versatilidade e a possibilidade de estender o alcance de uma tomada, através de cabos extensores.
Desvantagens
Mas a extensão de tomadas também apresenta algumas desvantagens. Alguns equipamentos que consomem mais energia não podem ser conectados a uma extensão, seja de forma individual ou em concomitância com outros.
O uso incorreto do produto pode resultar até mesmo em acidentes, como incêndios. Isso porque a extensão não garante proteção contra a sobrecarga, o que pode gerar, inclusive, risco de curto circuito.
Dessa forma, o uso está restrito aos equipamentos de baixo consumo de energia, o que acaba sendo uma limitação do produto.Mesmo assim, a extensão de tomadas continua sendo um produto muito útil no dia a dia. Com o manuseio correto é possível obter resultados incríveis e muita comodidade.
Extensão e filtro de linha: Quais as diferenças e qual comprar?

Muitos consumidores podem confundir a extensão de tomadas com o filtro de linha. São produtos que apresentam alguns pontos em comum, mas que são bem diferentes entre si. Saber distinguir entre um e outro é fundamental no momento de fazer a compra.
As funções de um filtro de linha e de uma extensão de tomadas são as mesmas. Mas esses produtos são diferentes no que diz respeito a carga elétrica suportada e vantagens que eles oferecem.
Os filtros de linha são indicados para aqueles que buscam evitar a sobrecarga de energia em uma rede. Eles são dotados de fusíveis e disjuntores, que atuam na prevenção ao curto circuito. Podem apresentar, ainda, um sistema stand by, capaz de gerar economia de energia.
Entre esses dois produtos, a extensão é recomendada para pessoas que possuem poucas tomadas disponíveis no ambiente. O filtro de linha visa proteger os equipamentos de surtos de tensão.
Leia também:
05 dicas de segurança para usar uma extensão

A extensão para tomadas é um produto que está constantemente eletricamente carregado, por estar conectado a uma rede elétrica. Assim, é importante que o seu manuseio seja realizado seguindo os melhores padrões de segurança.
O uso irregular do produto, apesar de sua simplicidade e praticidade, pode resultar em danos a pessoas e objetos. Além de choques e descargas elétricas, incêndios e perda de aparelhos podem ser gerados.
Para conseguir os melhores resultados com uma extensão de tomadas, vale a pena seguir algumas dicas básicas de segurança. Elas foram pensadas para prevenir acidentes e incidentes com a rede elétrica, garantindo uma melhor experiência de uso.
Escolha produtos de qualidade
No momento de comprar uma extensão para tomadas é importante escolher produtos de qualidade, certificados pelos órgãos competentes. No caso da extensão, a certificação fica por conta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Mesmo entre os produtos certificados, busque por aquele que entregue mais segurança e comodidade. Quanto mais durável e resistente uma extensão, melhor o seu desempenho durante o uso.
Ligue a extensão nas tomadas corretas
Apesar de nem sempre ser possível, procure conectar a extensão em uma tomada dotada de dispositivo residual. Esse dispositivo detecta a fuga de corrente, desligando de forma automática o circuito. Assim, ajuda a evitar danos.
Além disso, é fundamental tomar cuidado ao manusear a extensão. Ao ligar equipamentos ao aparelho ou conectar a extensão na tomada da parede, segure o plugue apenas na parte plástica, evitando o contato com a parte elétrica. Dessa forma é possível evitar choques.
Mantenha a potência ideal
Um dos grandes cuidados na hora de usar uma extensão de tomada é manter a potência ideal. Cada aparelho ligado possui uma corrente elétrica diferente.
A soma entre essas correntes não deve ser maior do que a capacidade da tomada da parede, para evitar sobrecarga. Por isso é importante observar a carga máxima suportada pela extensão e sua compatibilidade com a rede.
Não use o fio da extensão embutido
O fio da extensão, caso seja embutido, deve estar sempre desenrolado. Quando estão enrolados e ligados à tomada, podem gerar incêndios e causar danos.
A exceção fica por conta dos cabos retráteis, que podem ser guardados com facilidade após o uso, para evitar a exposição prolongada do cabo e para gerar mais comodidade.
Não compre extensões no mercado paralelo
Visando economizar, muitas pessoas compram extensões de tomadas no mercado paralelo, o que é um grande erro. Os produtos comercializados de formal ilegal são produzidos a partir de fontes não confiáveis, geralmente no exterior do país.
Dessa forma, esses produtos apresentam desempenho inferior e estão sujeitos a um número maior de riscos. Em outras palavras, eles não garantem qualidade, nem segurança.
Prefira sempre produtos originais, de preferência de marcas e modelos de eficiência comprovada, que tenham sido testados e avaliados.
Preços e disponibilidade
Da mesma forma que existem diversas opções em extensão para tomadas, os preços também podem variar muito. O que determina o preço do produto são aspectos como marca, modelo, quantidade de tomadas disponíveis e tamanho do cabo extensor.
As extensões mais baratas do mercado são encontradas por valores a partir de R$10. Já as mais caras podem chegar a R$ 1.100. Essas são de qualidade superior e profissional, com dezenas de metros de comprimento.
Para o uso diário, as extensões básicas oferecem resultados de qualidade. Dessa forma não é necessário investir em produtos muito caros, uma vez que os benefícios serão os mesmos se comparado às opções mais baratas.
Com alguns metros já é possível remodelar a distribuição elétrica dentro de um ambiente, permitindo que diversos aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo. Mesmo extensões com muitas tomadas podem ser encontradas por preços convenientes.
Com relação à disponibilidade, a extensão de tomadas pode ser comprada em lojas elétricas especializadas, em lojas de departamento e algumas redes de hipermercados. O produto também pode ser comprado online, com entrega rápida no território nacional.
Quem escolhe comprar pela internet, além da praticidade, conta com a possibilidade de escolher entre mais modelos e opções. Nas lojas físicas a oferta do produto pode ser limitada, tendo em vista que cada fornecedor elege poucas marcas para revenda.
Guia de compra: Como escolher a melhor extensão de tomadas

Para comprar uma extensão de tomadas que realmente atenda aos seus interesses e necessidades, é fundamental observa alguns detalhes. Separamos aqui um guia de compra detalhado, com todas as instruções para a escolha do melhor produto.
Formato da extensão
Existem dois tipos básicos de extensão para tomadas disponíveis no mercado: formato retrátil e formato régua. Não existe formato melhor ou pior, tendo em vista que cada um conta com vantagens e desvantagens. Por isso é importante conhecer os dois antes da compra.
Tomada retrátil
A tomada retrátil oferece uma vantagem muito útil no dia a dia, especialmente para aqueles que possuem dificuldade ou até mesmo preguiça de guardar o fio.
Nesse formato, para enrolar o cabo é só girar um carretel. Dessa forma, mesmo cabos longos podem ser guardados rapidamente, evitando sua exposição prolongada.
O formato dessa extensão costuma ser redondo, de modo a otimizar o processo de retração do cabo. O fato de ser compacto e de fácil manuseio faz com que seja perfeito para uso em viagens.
Um fator negativo, no entanto, é a quantidade de tomadas, muitas vezes inferior a quantidade encontrada na extensão de tomadas do tipo régua.
Tomada régua
O grande destaque da extensão no formato régua é o grande número de tomadas disponíveis. Dessa forma, essa é a solução ideal para quem precisa ligar diversos equipamentos em uma única tomada.
Por serem finas, as extensões de tomada no formato régua ocupam pouco espaço e podem ser usadas em praticamente qualquer ambiente. Existem diversas opções no mercado, que variam de acordo com a cor, design, tamanho e número de tomadas.
Entre os modelos disponíveis está a extensão com pequenos furos, para fixação na parede. Esse recurso converte a extensão móvel em uma extensão fixa, de forma prática.
No entanto, o fio da extensão de tomadas do tipo régua fica sempre exposto. Nesse ponto, a extensão retrátil pode ser considerada mais vantajosa.
Quantidade de tomadas
Outro fator que deve ser levado em consideração no momento da compra é o número de tomadas. As opões comercializadas no país oferecem de 1 até 5 tomadas, o que é considerado uma boa quantidade.
Para determinar quantas tomadas serão necessárias, vale a pena analisar as suas necessidades. Se o foco da compra é permitir o uso de diversos aparelhos ao mesmo tempo, extensões com mais tomadas são recomendadas.
Na dúvida, vale a pena comprar uma extensão de tomadas com duas tomadas extras, além das que serão necessárias. Dessa forma é possível conectar aparelhos extras, que não estavam previstos.
Tipo de pino
O tipo de pino de uma tomada influencia em sua conectividade. Atualmente o padrão adotado no país é a tomada com 3 pinos, do 2P +T. Essa tomada, além dos dois cabos ligados diretamente à eletricidade, conta com um pino ligado ao aterramento.
Além dessa tomada, também é possível comprar extensões que suportam o modelo de dois pinos. Outra opção são as extensões de encaixe universal, adaptadas para receber qualquer tipo de pino.
Tamanho do cabo
Agora, para conseguir atender de verdade a todas as suas necessidades, o cabo da extensão de tomadas deve ser adequado.
Cabos muito pequenos podem inviabilizar a distribuição da eletricidade em um ambiente. Para ligar equipamentos que são fixos, por exemplo, isso pode ser um problema.
A boa notícia é que existem extensões de tomadas de diversos tamanhos no mercado. As opções começam em 1 metro e podem chegar a 50 metros. Nas profissionais, o tamanho é ainda maior, podendo atingir 100 metros de comprimento.
Angulação e distância das tomadas
A maioria das extensões de tomadas vendidas apresentam tomadas em 90º. Apesar de ser o formato mais tradicional, acaba sendo um dos menos interessantes. Conectar diversos aparelhos pode ser um desafio, especialmente se alguma das tomadas for grande.
Dessa forma, em uma extensão de 90º, nem sempre será possível aproveitar todas as tomadas disponíveis ao mesmo tempo.
Esse é um problema que as tomadas de 45º não apresentam. Esse ângulo é mais dinâmico, permitindo o uso simultâneo de todas as tomadas. Além disso, funciona muito bem para plugues maiores, sem impedir a conexão de outras tomadas.
Carga máxima suportada
Podem ser encontradas no mercado extensões com dois tipos de amperagem. Os produtos com 10 A são suficientes para a rede brasileira, uma vez que o país adota a voltagem de 127V ou 220V.
As extensões de amperagem 10 A foram pensadas para redes de 1270W (127V) e 2200W (220V), atendendo de forma satisfatória aos usuários em geral. Existem ainda as extensões com amperagem de 20 A, que suportam entre 2540W e 4400W.
A escolha da carga máxima suportada deve ser feita com base nos equipamentos que serão conectados e na sua rede. Não é recomendável usar adaptadores para usar aparelhos de 20 A em redes de tensões inferiores.
Para saber qual a carga necessária, basta somar a voltagem dos aparelhos que serão ligados. Para uma rede de 1270W – usada na maioria das casas, por exemplo – a soma não deve ultrapassar esse limite.
Conclusão
Agora você sabe como escolher uma extensão de tomadas ideal para atender as suas necessidades. Esse é um produto indispensável no dia a dia, para ambientes com poucas tomadas disponíveis e muitos equipamentos que precisam ser ligados ao mesmo tempo.
Como existem muitas opções de extensões para tomadas, é importante pensar bem no momento de fazer a compra. Conhecer mais sobre esse produto é o primeiro passo para fazer uma escolha com sabedoria e assertividade.
Última atualização em 27 de fevereiro de 2023