mulher mamãe e bebê em cangurus

Top 10 melhores cangurus e slings para comprar em 2021

Última atualização em 16 de setembro de 2021

Os cangurus e slings são uma ótima maneira para carregar um bebê e manter as mãos livres para exercer qualquer outra atividade. Além disso, manter os recém-nascidos bem próximos ao corpo é importante para transmitir tranquilidade ao bebê e desenvolver um vínculo mais profundo entre pais e filhos.

Tudo o que você precisa saber sobre cangurus e slingscangurus e slings

Teoria da exterogestação e os carregadores: O que eles têm em comum?

A teoria da exterogestação acredita que a gravidez, verdadeiramente, só se encerra depois dos 3 meses de vida do bebê. De acordo com o antropólogo que fundou essa teoria, o último trimestre da gestação se inicia com o nascimento e se encerra fora da barriga da mãe. Dessa forma, é preciso fazer a transição para o mundo exterior de forma lenta e gradativa.

Com isso, é importante utilizar meios que mimetizem as sensações vividas dentro do útero, fazendo com que a criança se sinta mais segura e protegida. Durante a gestação, o bebê recebia os nutrientes constantemente através do cordão umbilical, além de estar rodeado de ruídos provenientes do útero e do coração da mãe.

cangurus e slings

O recém-nascido esteve 9 meses em um ambiente apertado, em contato direto com a mãe e sendo carregado constantemente. Para ele, essas circunstâncias são o normal e qualquer condição diferente disso pode trazer sensações desfavoráveis e desconfortos ao pequeno que acaba de nascer.

Por isso, é importante utilizar artifícios que remetam à etapa gestacional. Nesse sentido, há diversas maneiras de trazer essas sensações para o bebê. Utilizar sons brancos, como secadores e aspiradores de pó podem fazer com que a criança se sinta novamente dentro da barriga da mãe.

Além disso, utilizar carregadores é uma ótima maneira de unir diversas características uterinas de uma vez só. O bebê, quando carregado, consegue escutar as batidas do coração do cuidador, como na vida uterina, e está preso em um tecido, em constante movimento, assim como no útero. Ademais, os carregadores permitem a amamentação em livre demanda, promovendo uma alimentação sem restrições ao recém-nascido.

Nesse sentido, os carregadores são aliados tanto para trazer maior praticidade às rotinas dos pais, quanto para deixar o bebê mais tranquilo e calmo. Veja abaixo um pouco mais sobre o que são os carregadores e sua importância.

O que são carregadores de bebê e sua importância

São os slings, cangurus e mei tais que permitem levar o bebê bem próximo ao corpo sem utilizar as mãos. Usados desde muito tempo, os carregadores vieram para facilitar a vida dos pais e cuidadores que precisam levar seus filhos com maior conforto e segurança. Entretanto, com o lançamento dos carrinhos de bebê, muitos pais optaram por essa inovação, deixando de lado os antigos carregadores.

De lá pra cá muita coisa mudou, principalmente após estudos que demonstraram a importância de carregar os bebês próximo ao corpo. De acordo com essas pesquisas, levar a criança dessa forma faz com que níveis hormonais maternos e paternos sejam alterados, fortalecendo o vínculo entre os pais e o bebê. Além disso, para os recém-nascidos, o ato de levá-los em carregadores remete às sensações vividas no útero, o que traz maior tranquilidade e confiança à criança.

Com a descoberta de tantos benefícios, diversas pessoas se tornaram adeptas ao babywearing, ato de levar o bebê no colo através de carregadores. Com isso, diversos produtos estão sendo disponibilizados para atender a essa demanda. Há muitos modelos e, com certeza, um deles será o ideal para você e sua família. Leia abaixo e entenda um pouco mais sobre os tipos de carregadores.

Tipos de carregadores

SlingsSlings

Os sling ou wraps são feitos em tecido e não possuem emendas. São compridos e permitem diversas amarrações. Dessa forma, é possível utilizá-los de diversas maneiras de acordo com o conforto da mãe e do bebê. Há muitos tutoriais na internet ensinando diversas formas de carregar através do sling. Pode ser bastante útil para os pais que já têm prática para realizar as amarrações de forma rápida e segura.

É um dos melhores produtos para recém-nascidos, pois o tecido se adéqua totalmente à fisiologia do bebê. Também é um dos tipos de carregadores mais baratos por ser apenas um tecido longo, sem muitos detalhes. Pode ser encontrado em diversas cores e tecidos, sendo preferível sempre os de algodão.

Vantagens

  • Diversas posições de carregamento
  • Tecido facilmente lavável
  • Ideal para todas as idades

Desvantagem

  • Menor praticidade por conta das amarrações necessárias

Slings de argolaSlings de argola

Os slings de argola são feitos de um tecido mais compacto e possuem duas argolas, permitindo carregar os bebês de lado, apoiando o tecido sobre um dos ombros. Esse tipo de sling é mais adequado para crianças que já se sentam sozinhas e é mais prático por não necessitar de amarrações. Contudo, só possibilita carregar de uma maneira.

Vantagens

  • Não necessita de amarrações
  • Facilmente lavável

Desvantagens

  • Sobrecarrega um dos ombros do usuário
  • Não recomendado para uso prolongado
  • Indicado para bebês que já sentam

Sling pouch

Apesar de pouco utilizado, o sling pouch é uma ótima alternativa para os pais que desejam obter os benefícios do babywearing. Também é indicado para bebês que já se sentam sozinhos. É recomendado para utilização mais rápida, já que não possibilita ajustes, deixando o bebê com as costas um tanto desprotegidas. Além disso, o sling pouch só permite uma posição de carregamento.

Vantagens

  • Não necessita de amarrações
  • Facilmente lavável

Desvantagens

  • Sobrecarrega um dos ombros do usuário
  • Não recomendado para uso prolongado
  • Indicado para bebês que já sentam

Mochilas evolutivasMochilas evolutivas

A mochila evolutiva é uma alternativa mais prática por não possuir amarrações. É possível fazer os ajustes nos ombros e na base. São chamadas de evolutivas, pois acompanham o desenvolvimento do bebê, podendo ser usadas a partir dos 3 meses, assim que a criança começa a segurar a cabeça de forma autônoma.

Possui as alças estruturadas e anatômicas à coluna dos pais, além de fechamento através de presilhas, facilitando a instalação. A maioria apresenta gorros e bolsos como características extras para facilitar ainda mais o carregar.

Vantagens

  • Não necessita de amarrações
  • Tecido lavável
  • O peso é dividido por ambos os ombros do usuário
  • Alças estruturadas que trazem maior conforto
  • Funcionalidades extras como gorros e bolsos

Desvantagem

  • Indicadas a partir dos 3 meses

Mei TaisMei Tais

Os Mei Tais são semelhantes às mochilas evolutivas, porém, possuem alças em tecido não estruturado e para sua instalação é necessário utilizar uma amarração simples feita através de nós.

Vantagens

  • Amarração com nós simples
  • Fácil de lavar
  • O peso é dividido por ambos os ombros do usuário
  • Funcionalidades extras como gorros e bolsos

Desvantagem

  • Indicados a partir dos 3 meses

Cangurus

Os cangurus são os carregadores mais práticos, por não necessitarem de amarrações, somente ajustes. Contudo, são os que podem ocasionar maiores riscos ao bebê se não forem ergonômicos. Além disso, são os que apresentam maiores restrições quanto à lavagem e ao armazenamento, já que são mais estruturados.

Vantagens

  • Não precisam de amarrações
  • Há modelos indicados desde os primeiros meses de vida
  • O peso é dividido por ambos os ombros do usuário
  • Funcionalidades extras como gorros e bolsos
  • Alças estruturadas que trazem maior conforto

Desvantagens

  • Menos portáteis
  • Mais difíceis de lavar

A importância de um carregador ergonômico

Além dos diversos benefícios relacionados à formação de vínculo e pertinentes à teoria da exterogestação, adquirir um carregador ergonômico é muito importante também no ponto de vista anatômico do bebê. Carregadores comuns não devem ser utilizados, pois afetam a fisiologia natural da criança, o que pode acarretar danos no desenvolvimento motor e na musculatura da coluna.

Como carregar seu bebê de forma segura

Para carregar um bebê de forma segura é muito simples. Basta adquirir um carregador ergonômico de qualidade e ajustá-lo da maneira correta. Veja abaixo quais são as características essenciais de um carregador ergonômico.

Formato da coluna

A curvatura natural da coluna da criança deve ser mantida enquanto carregada. Nesse sentido, é preciso que a coluna se mantenha no formato de “C” assim como acontecia com o bebê dentro do útero. Carregar o bebê virado para frente não é recomendado, pois afeta a postura natural dos bebês.

Apoio da cabeça

O carregador ergonômico deve proporcionar um apoio para a cabeça, já que os bebês mais novos não possuem a capacidade de segurar o pescoço sozinhos e até mesmo os mais velhos quando adormecem necessitam de um apoio nesse momento.

Altura dos joelhos e quadril

Para evitar sobrecarregar o quadril da criança, os joelhos precisam estar próximos à altura da cintura, acima do quadril. Dessa forma, é possível formar um “M” entre os dois joelhos e o quadril do bebê.

Como escolher o canguru ou slingComo escolher o canguru ou sling

Escolha um produto ergonômico

Como já citado anteriormente, para evitar possíveis problemas posturais no seu bebê e também nos pais é preciso optar por um carregador que seja ergonômico. Para isso, é preciso manter a coluna do bebê em forma de “C”, além dos joelhos acima, ou na mesma altura, da cintura e conter apoio específico para a cabeça. O carregador deve possibilitar conforto para os pais sem prejudicar a coluna ou os quadris.

Pesquise sobre o tecido

O tecido ideal pode variar de acordo com a região que você mora, se é mais fria ou quente. Contudo, os tecidos de algodão são os mais recomendados por conceder maior conforto ao bebê. Tecidos antialérgicos e com fibras naturais também são ótimas opções. Além disso, os mais elásticos devem ser evitados com crianças mais pesadas. Mães que desejam amamentar enquanto carregam devem optar por modelos mais maleáveis.

Verifique a classificação etária e de capacidade

A classificação etária e a capacidade que um carregador suporta são características que devem ser avaliadas antes de se adquirir um produto. Considere o tempo em que deseja utilizar o sling ou canguru, a idade de seu bebê e o peso. Dessa forma, é possível comprar um carregador que atenda às suas necessidades.

Procure sobre a qualidade da marca

Marcas famosas e renomadas possuem uma assistência ao consumidor mais eficiente. Além disso, os produtos costumam ter maior qualidade e demoram a se depreciar com o tempo.

Itens extras

De acordo com as suas necessidades, alguns itens específicos podem ser úteis. Por isso, antes de escolher o seu carregador ideal, verifique se ele possui as características abaixo.

Painel expansível

Cangurus com painéis expansíveis permitem que o painel seja dobrado ou expandido para oferecer maior apoio para a cabeça do bebê recém-nascido ou até dos maiores no momento da soneca.

Cinta larga

A cinta larga é importante para distribuir melhor o peso do bebê e conceder maior conforto para os pais.

Características das alças

As alças mais largas e acolchoadas são as recomendadas por proporcionarem maior comodidade a quem irá carregar o bebê.

Capuz

O capuz é uma opção importante para o proteger o bebê do sol, vento e chuva. Além disso, pode ser interessante para quem deseja maior privacidade durante a amamentação.

Bolsos

Os bolsos são itens extras importantes para aqueles que desejam carregar algum utensílio indispensável. Sua localização também é importante, pois quando dispostos na região do painel podem afetar a leveza do tecido.

Top 10 melhores cangurus e slings para comprar online em 2021

10

Sling de Argola Bebê Passeio

Sling de Argola Bebê Passeio
Confira o menor preço:

Americanas

Submarino

O sling de argolas é mais prático por não precisar de amarração. Permite carregar bebês a partir dos 2 até aos 24 meses, suportando até 20 kg. Traz mais conforto para o bebê e praticidade para a mamãe.

  • Ergonômico
  • Praticidade
  • Conforto
9

Wrap Kababy

Wrap Kababy
Confira o menor preço:

Amazon

Americanas

Submarino

Assim como todos os slings, o Wrap da Kababy permite maior contato entre os pais e filhos quando carregados. Possui o tecido em algodão e diversas amarrações possíveis.

  • Ergonômico
  • Tecido de algodão
  • Possibilidade de diversas amarrações
8

Mei Tai Evolutivo Kunu’U

canguru e sling Mei Tai Evolutivo Kunu’U
Confira o menor preço:

Americanas

Submarino

O Mei Tai da Kunu’U se diferencia da mochila evolutiva por possibilitar o ajuste através de nós simples. Permite 3 posições e é indicado dos 4 meses até os 3 anos.

  • Ergonômico
  • Facil de amarrar
  • Simples de lavar
  • Permite 3 posições
7

ChicaChila Evolutiva

ChicaChila Evolutiva
Confira o menor preço:

Americanas

Submarino

A mochila evolutiva da Chica é uma ótima alternativa para quem deseja um carregador ergonômico, de montagem simples e mais fresco. Permite carregar o bebê na frente e nas costas, além de conter capuz removível e bolso. É indicada para crianças até 18 kg e a partir dos 6 meses, quando já são capazes de sentar sem apoio.

  • Permite carregar em duas posições
  • Ergonômica
  • Alças acolchoadas e reforçadas
6

Mochila Evolutiva Lucy

kanguru e sling Mochila Evolutiva Lucy
Confira o menor preço:

Amazon

Esse carregador permite até 3 opções de carregamento, de frente, costas e lateralmente. É adequado a partir dos 3 até aos 30 meses, possuindo largura ajustável, touca destacável e bolso no cinto.

  • Ergonômica
  • Fácil instalação
  • Lavagem simples
  • 3 opções de carregamento
5

Mochila Evolutiva Jeniphysio

Mochila Evolutiva Jeniphysio
Confira o menor preço:

Americanas

Submarino

Indicada para bebês de 3 meses até 2 anos e meio ou 18 Kg, a opção da Jenipano oferece facilidade na limpeza, já que pode ser lavada à máquina, além de praticidade no uso, através de seu painel ajustável e tutorial de instalação disponível online.

  • Ergonômica
  • Higienização fácil
  • Instalação simples
4

Sling Ergobaby

canguru Sling Ergobaby
Confira o menor preço:

Amazon

Americanas

Submarino

O diferencial  do sling Ergobaby está na qualidade de seu wrap que não deforma com o uso constante, já que utiliza o material exclusivo 4d Stretch TM. É indicado desde recém-nascidos até os 14 kg e provê uma maior conexão entre os bebês e seus pais.

  • Ergonômico
  • Tecido leve
  • Possibilidade de diversas amarrações
  • Material exclusivo
3

Canguru Ergobaby 360 Cool air

cangurus e slings - Ergobaby 360 Cool air
Confira o menor preço:

Americanas

Submarino

Além de contar com 4 posições ergonômicas, a opção Cool air da Ergobaby é interessante para aqueles pais que desejam manter os seus filhos fresquinhos o ano todo. Possui assento estruturado, alças acolchoadas e ampla faixa de apoio. É recomendado para crianças até 15 kg.

  • Ergonômico
  • 4 posições de carregamento
  • Painel expansível
  • Capuz
2

Canguru ErgoBaby Adapt

cangurus e slings - ErgoBaby Adapt
Confira o menor preço:

Amazon

Americanas

Submarino

O diferencial desse canguru é a facilidade em se adaptar ao bebê em cada fase da vida. É possível utilizá-lo desde recém-nascido até os 20 kg, sem precisar alterar qualquer acessório. Pode ser usado em 3 posições e é feito com tecido respirável.

  • Ergonômico
  • Adaptável para cada idade
  • 3 posições distintas
  • Modelo mais adequado para os recém-nascidos
  • Bolsão frontal e capuz
1

Canguru Ergobaby Omni 360 All in one

cangurus e slings - Ergobaby Omni 360 All in one
Confira o menor preço:

Amazon

Americanas

Submarino

Esse canguru é excelente para aqueles pais que desejam carregar os seus filhos por um bom tempo. É indicado a partir do primeiro mês de vida, até os 36 meses ou 20 kg. É ergonômico e ajustável conforme a idade. Possui painel expansível que permite o apoio da cabeça do bebê e 4 posições diferentes para uso.

  • 4 posições de utilização
  • Ergonômico
  • Ajustável
  • Painel expansível
  • Bolsa e capuz destacáveis
  • Ajuste fácil

Conclusão

Como já citado, os carregadores são muito importantes para trazer mais praticidade no dia a dia e, além disso, promover um vínculo mais próximo entre pais e filhos. Por isso, antes de escolher um carregador, opte por um ergonômico e que não traga riscos à sua saúde e de seu bebê. Siga as nossas dicas e esteja consciente da melhor escolha!

Leia também:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *