brinquedos para bebê e crianças

Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças para comprar em 2020

Revisado em 20 de abril de 2020

A indústria de brinquedos para bebê e crianças oferecem a você, pai e mãe, uma gama de opções divertidas e educativas. E apesar dessa grande variedade e diversidade que tem no Brasil é preciso saber escolher conforme a sua faixa etária, nível de aprendizagem, entre outros critérios.

Em sua maioria, essas empresas e lojas oferecem brinquedos de entretenimento a fim de que esses momentos sejam lembrados com alegria. Há também aqueles mais voltados ao ensino onde o bebê e a criança tem a oportunidade de aprender o alfabeto, números, cores enquanto brinca.

Talvez, você lembre de sua infância com carinho, pois os brinquedos sempre fizeram parte da existência de qualquer adulto. Não tem como esquecer!melhores brinquedos para bebês

E como era maravilhoso esses momentos em que você estava com os seus pais, amigos compartilhando essas travessuras. Embora você fosse pequeno (a), mas a lembrança fica gravada! É tão bom, não é verdade?

No entanto, alguns brinquedos precisam ser bem selecionados, pois há alguns que apresentam riscos à segurança. E ainda há outros não adequados para determinadas idades. Por isso, é importante obedecer a indicação do fabricante quanto a faixa etária no rótulo do brinquedo.

E para ajudar você a obter mais esclarecimentos quanto a qual brinquedo escolher, leia os nossos seguintes conteúdos:

  • Tipos de brinquedos no mercado
  • Quais os brinquedos ideais para diferentes idades?
  • Como escolher brinquedos para bebê e crianças?
  • Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças

Ao descobrir o que cada tópico esclarece você perceberá a importância e o cuidado de selecionar brinquedos que tragam benefícios ao seu filho (a). Então, continue aqui e atente-se a leitura abaixo!

Tipos de brinquedos no mercadotipo de brinquedos para bebês

A última vez que você entrou numa loja de brinquedos, certamente, olhou para uma infinidade de tipos ali, não é verdade? No que diz respeito aos materiais, os brinquedos mais comuns incluem o de madeira, metal, de pano etc.

Quanto a funções que exercem, o mais popular é o desenvolvimento de brinquedos intelectuais, ou seja, aqueles que mexem com a imaginação, a cognição.

Especificamente, os brinquedos infantis podem ser divididos em 10 tipos, os quais são:

  • Quebra-cabeças
  • Jogos
  • Blocos de construções e encaixes
  • Bonecos de desenho animado
  • Ferramentas
  • Bambolês
  • Dominó
  • Trem de madeira
  • Brinquedos de tráfego
  • Arrastões

Cada tipo de brinquedo se destina a idade apropriada do bebê e da criança, por isso, deve ser observado esse item na hora da escolha. Abaixo você terá um tópico apenas para abordar esse assunto, então, fique aqui e leia!

Quais os brinquedos ideais para diferentes idades?como escolher brinquedo segunda a idade etária

Os brinquedos têm o poder de colaborar para o desenvolvimento da criança em diversas áreas. Eles proporcionam a socialização, organização, cooperativismo e ajudam na coordenação motora, além de outros benefícios.

Mas é preciso que seja escolhido um brinquedo específico para cada idade de seu bebê e/ou criança. E, pensando em orientar você quanto a essa decisão, abaixo dividiremos os brinquedos ideais para diferentes idades. Confira!

  • Bebê de 0-3 meses: chocalho, campainha, todos os tipos de som e luz rack de fitness
  • Bebê de 3 a 6 meses: blocos de pelúcia, bonecos de pelúcia ou copo, brincadeira na água, brincadeira com água, brinquedos flutuantes são adequados para brincar no banho
  • Bebê de 6-9 meses: arrastando brinquedos, puxando cordas de música, tambores de martelo, blocos de construção, livros de pano etc
  • Bebê de 9 a 12 meses: conjunto de torres, prateleiras de contas, bolinhas, pianos de brinquedo, etc.
  • Bebê de 1 a 2 anos: telefone de brinquedo, bola, prancheta, prancheta, blocos de construção intelectuais, pequenos animais, transporte, livros etc
  • Bebê de 2 a 3 anos: costura, brinquedos de correspondência, letras, palavras, pranchetas etc
  • Bebê de 3 anos ou mais: boliche, triciclo, patins, todos os tipos de brinquedos de bola, conjuntos de cordas, carros etc

Ao saber disso, descubra agora algumas habilidades trabalhadas com os brinquedos para cada faixa de idade:melhor brinquedo para bebê de até 3 anos

Até os 3 anos

  • Percebe que consegue interagir com o mundo
  • Possibilitará criar suas próprias estratégias
  • Consegue ter atração por cores

De 3 a 4 anos

  • Explora muito o cognitivo
  • Consegue se inserir no mundo das associações
  • Recebe estímulos por sons

De 4 a 6 anos

  • Adquire autonomia, começa a fazer escolhas e tomar decisões
  • É o momento de grandes desafios
  • Expressa tudo o que pensa

Agora que você descobriu os diferentes brinquedos para cada faixa de idade, aprenda como escolher esses brinquedos para bebê e crianças de forma correta!

Como escolher brinquedos para bebê e crianças?escolher brinquedo para bebê e crianças

Você chegou em uma parte muito importante que é saber como escolher brinquedos para bebê e crianças. Antes de você sair comprando qualquer um é importante considerar 3 aspectos cruciais:

  • Observar o nome e endereço do fabricante ou fornecedor
  • Critérios de implementação
  • Faixa etária

Mas não é apenas esses itens que você precisa considerar. Há outros detalhes que, talvez, você nem perceba, mas que faz ser necessárias para o bom uso do objeto. Por isso, leia abaixo estas dicas e escolha sabiamente o brinquedo para o seu filho ou filha!

1 – Verifique se o brinquedo é de qualidade

Brinquedos de qualidade tendem a durar mais e, por isso, vale a pena você investir em um material resistente. Observe também o conforto sensorial que ele possa trazer ao bebê e criança, ou seja, algo referente a cor, sensação, limpeza, cheiro etc.

Outro item a destacar se relaciona com a superfície dos brinquedos de madeira, plástico e metal. Atente-se, especialmente, as bordas que devem ser sem cantos afiados, pontiagudos, sem rebarbas, lacunas, as quais não são facilmente quebradas pelas crianças.

Também considere analisar se os brinquedos que emitem som são em baixo volume para não danificar ou afetar a audição do bebê e da criança.

Caso possua bateria, certifique-se de estar bem fixa. No mais, fique atento a qualquer parte do brinquedo que apresente algum defeito ou não esteja perfeitamente funcionando.

2 – Escolha brinquedos que se enquadre a faixa etária

O bebê e a criança se desenvolvem em fases diferentes. Assim, os brinquedos adequados a idade complementerão o seu crescimento e desenvolvimento infantil. Então, não burle as etapas.

Geralmente, no rótulo especifica que aquele brinquedo é ideal para determinada idade. Então, observe essa informação antes de decidir por um. Abaixo você terá alguns exemplos para escolher.

  • De 0 a 24 meses

Brinquedos macios, fantoches de mão, espelhos e chocalhos de bebê – qualquer objeto que possa sentir, olhar, segurar, agitar, bater. Esses exemplos são ideais para bebês de até 6 meses.

Após os 6 meses, brinquedos que estimulam o bebê a se mexer, deitar de barriga para baixo e engatinhar como os musicais, empilhamento de copos e anéis são os mais adequados.

  • De 24 meses em diante

Os brinquedos infantis como blocos e tijolos, casas de boneca, conjuntos de médicos e brincadeiras funcionam bem para apoiar as necessidades de seu desenvolvimento. Para essa fase, o ideal é escolher aqueles brinquedos que são mais associativos, cooperativos e narrativos.

3 – Cuidado com brinquedos eletrônicos e com muita luz e som

Atualmente, a indústria de brinquedos está investindo forte nos eletrônicos com aqueles objetos cheios de luzes e sons, pois eles chamam a atenção da criança. Embora esses brinquedos sejam rotulados como de desenvolvimento infantil, mas oferecem menos oportunidades delas se tornarem criativas.

Sabe porquê? Porque ela apenas assiste a um espetáculo que o brinquedo oferece, sem dar a chance de fazer algo ou de usar a sua imaginação.

Quanto mais o brinquedo fizer, menos a sua criança precisa fazer. Então, os melhores brinquedos que você pode escolher devem envolver ativamente o seu filho(a), tanto física como intelectualmente.

Ao brincar, a sua criança desenvolve pensamento crítico essencial, linguagem, habilidades motoras e sociais, além de criatividade e autoconfiança. É importante fornecer brinquedos que apoiem o desenvolvimento do seu filho nessas áreas críticas.

Então, quanto mais o seu filho precisar solucionar problemas e usar a sua imaginação, mais ele aprenderá brincando. Portanto, fique atento a essa dica valiosa!

4 – Encontre brinquedos que promovam a exploração e solução de problemas

As crianças possuem uma curiosidade aguçada e adoram explorar coisas novas. Se você orientá-las bem, os brinquedos podem facilitar a exploração e a solucionar problemas. Alguns modelos que se enquadram a esse perfil são os quebra-cabeças, material de artesanato, brinquedos aquáticos etc

5 – Decida por aqueles que possam manter o seu filho(a) ativo(a)

Cada ano da criança é importante para o seu desenvolvimento de habilidades motoras finas e grosseiras. Então, decida por esses que o deixe constantemente ativo. Também que dê oportunidades para desenvolver ou aperfeiçoar as suas habilidades.

Algumas ideias para você escolher são:

  • Triciclos, cesta de basquete infantil, esquipamentos esportivos, sacos de feijão, bolas de vários tamanhos

6 – Opte por brinquedos que promovam a imaginação

As crianças realmente começam a pensar com imaginação e isso é bem forte nelas. Existem muitos brinquedos excelentes que apoiam as brincadeiras imaginativas e que podem fazer o seu filho (a) crescer. Se eles brincam com você, os seus irmãos e colegas, isso tudo também promove a interação social.

7 – Dê a criança brinquedos que parecem reais

Nessa idade infantil, as crianças estão muito interessadas em aprender como as coisas funcionam como, por exemplo, telefone celular, chaves do carro ou aspirador de pó. Elas adoram brincar com objetos que realmente parecem reais. Talvez, você já notou nelas que ficam bem atentas a coisas de verdade, seja itens de casa, na rua etc.

Algumas ideias que você pode fornecer a elas:

  • Utensílios de cozinha, telefones, carrinhos de bebê, cortador de grama infantil, instrumentos musicais, brinquedos de limpeza (esfregona, vassoura, aspirador etc).

Como lido, os brinquedos podem ser utilizados para despertar a capacidade que a criança tem nessa idade e, por isso, devem ser bem escolhidos. Escolher brinquedos aleatoriamente não será um dinheiro bem investido que você fará, então, seja criterioso ao decidir comprar um.

Aqui estão os Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças que servem para te ajudar nessa escolha. E também será fornecido o link para comprar na Amazon, Americanas, Extra, Submarino ou Magazine Luíza, então, pode aproveitar as ofertas e descontos.

Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças

Ao escolher um destes Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças você terá grande satisfação, pois farão com que elas adorem. Eles foram selecionados porque geram melhor desenvolvimento a elas e podem aprender brincando. Então, analise e escolha um deles para presentear o seu filho (a)!

Sem dúvida, será um bom investimento do seu dinheiro, além de remir o tempo em que você ficará procurando na loja. E o melhor é que pode comprar online nas opções de lojas que serão indicadas! Muito mais simples, fácil e rápido!

Aqui dividiremos a lista entre meninos e meninas (5 para cada). Então, confira:

Para Meninos

1 – Lego Classic Maleta da CriatividadeLego Classic Maleta da Criatividade

Um brinquedo que dura por muito tempo. As peças e os blocos para montar são ideais para a sua criança ser estimulada a ter um raciocínio espacial, exercer as habilidades motoras finas. Também cria noções de proporções e noções, além de organização, criatividade, imaginação e planejamento.

Dependendo da idade de sua criança, você pode escolher um que se adequa ao seu perfil. Há nas lojas uma infinidades de opções que você poderá escolher! Esse em questão vem com 213 peças, certificado pela OCP’S para gerar maior segurança de uso do produto.

  • Marca: LEGO
  • Mala amarela robusta com compartimentos de classificação úteis e uma seleção de peças coloridas
  • A mala mede mais de 26 cm de altura, 28 cm de largura e 6 cm de profundidade
  • Quantidade de Peças: 213
  • Idade: 4 a 9 anos

Encontre aqui o menor preço:

Amazon

2 – Super Quebra-Cabeça 3D Avengers 100 peçasSuper Quebra-Cabeça 3D Avengers 100 peças

Um brinquedo que o seu menino vai adorar e se divertir! São 100 peças que ele terá que encaixar um no outro e montar uma imagem igual a da caixa. Apesar de parecer um passatempo divertido, mas os quebra-cabeças desenvolvem o raciocínio permitindo que seu filho pense e procure por soluções. Também relaxa e traz mais diversão para todos!

  • Tamanho Do Quebra-Cabeça Montado: 31 X 23Cm.
  • Contém: 1 Quebra-Cabeça Vingadores De 100 Peças.
  • Idade: a Partir De 5 Anos.

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Magazine Luiza

3 – Gire e Crie Caixa de Ferramentas – Newart ToysGire e Crie Caixa de Ferramentas – Newart Toys

Para a sua criança desenvolver inteligência espacial e motricidade, nada melhor que lhe presentear com esse brinquedo Gire e Crie Caixa de Ferramentas! Ele é um conjunto de caixa com peças e ferramentas para brincar com a garotada de faz de conta.

Brinque com o seu filho de forma prática e simples, mas que vai desenvolver a sua criatividade, concentração e coordenação motora. Você pode utilizá-lo em casa, levar para praia, brincar na vovõ, enfim, ele pode ser levado para qualquer lugar ao ar livre ou ambiente fechado.

  • Marca: Newart Toys
  • Idade: a partir de 3 anos
  • Material: madeira

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino  

4 – Chute a gols Minions Líder BrinquedosChute a gols Minions Líder Brinquedos

Um brinquedo que todo menino adora! Quem não gosta de jogar futebol, não é verdade? Alegre o seu filho com esse chute a gols Minions super arrojado e que pode ser levado a qualquer lugar. É composto por duas traves, rede, bolas decoradas (em vinil) e um transfer.

Se o seu filho é esportista, então, vai brincar todos os dias com essa opção dos Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças! Garanta o seu escolhendo em um destes locais para comprar abaixo.

  • Idade: 3 anos – 10 anos

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

5 – Foguete Liga da Justiça Brinquedos AnjoFoguete Liga da Justiça Brinquedos Anjo

Para meninos aventureiros e que gostam de ação! Com esse foguete Liga da Justiça o seu filho poderá realizar grandes missões em prol de uma causa e ainda ter várias emoções.

Para usá-lo, basta acoplar o foguete na base de lançamento e pisar a bomba de ar que ele voa em até, aproximadamente, 15 metros de altura. Um brinquedo superdivertido e emocionante!

É uma ótima maneira de estimular a sua interação com o seu filho, trabalhar a coordenação motora, imaginação e criatividade. Vale a pena comprar!

  • Idade: a partir de 3 anos
  • Marca: Brinquedos Anjo

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

Para Meninas

6 – Blocos de montar Reino Castelo de Princesa Xalingo Blocos de montar Reino Castelo de Princesa Xalingo

Para a sua criança ficar feliz e ainda estimular o aprendizado, vale a pena esses blocos de montar Reino Castelo de Princesa super fofo! Eles são incríveis para estimular o racioncínio espacial, organização, planejamento, criatividade e noções de proporções e padrões. Este abaixo possui 305 peças e você pode brincar junto com a sua menina!

  • Idade: a partir de 6 anos

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon   

Veja o produto em Extra

Veja o produto em Magazine Luiza

7 – Kit médico mini doutora Rosa com acessórios FênixKit médico mini doutora Rosa com acessórios Fênix

Se a sua criança fala muito em ser doutora quando crescer ou se você quiser estimulá-la, então, pode presenteá-la esse lindo brinquedo! Da marca Fênix, você terá um produto de qualidade e excelência. Ele é super completo contendo 17 acessórios, tais como injeção, termômetro, estetoscópio, dentre outros para deixar esse momento ainda mais interessante.

É recomendado para crianças a partir de 3 anos, vem com som e luz e carrinho com painel. É também em conformidade com as leis de segurança recebendo o selo de Inmetro.

  • Marca: Fênix
  • Idade: a partir de 3 anos

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

Veja o produto em Magazine Luiza

8 – Caixa Registradora Infantil com microfone luz e sons com esteiraCaixa Registradora Infantil com microfone luz e sons com esteira

Um brinquedo que ajudará a sua criança a saber contar números e ainda se divertir! O microfone é uma boa forma de entreter e ainda com luz e som para dar uma animação. Ela permite registrar o dinheiro, contar e ainda fazer compras. Muito bom e dá a chance de ensinar a criança a fazer contas.

Essa caixa registradora é indicada para crianças acima de 18 meses, da marca ArtBrink, tem certificação de segurança Inmetro. O produto vem com acessórios que o acompanha para você brincar e se divertir de montão!

  • Marca: ArtBrin
  • Idade: a partir de 1 ano

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon   

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

Veja o produto em Magazine Luiza

9 – Quebra-cabeças 250 peças Princesas panorâmico Jak ToysterQuebra-cabeças 250 peças Princesas panorâmico Jak Toyster

As suas meninas vão adorar este quebra-cabeça com 250 peças das Princesas. É recomendado para crianças maiores e tem certificação Inmetro. Esse modelo de brinquedo ajudará a sua criança a estimular o processo de aprendizagem e a manterá em constante concentração, atenção.

Também contribuirá para fortalecer o raciocínio lógico, a sequência lógica, a coordenação motora, a memorização e a percepção espacial. Um ótimo produto para você levar para casa e se juntar com a sua filha nesse grande desafio!

  • Idade: 8 – 13 anos

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon  

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Submarino

10 – Super Massa Unicornio Estrelamelhor brinquedo para bebe e crianças - Super Massa Unicornio Estrela

As massinhs são as queridinhas das meninas e o tema unicornio vem para completar a alegria delas. Ainda mais com uma textura peculiar e cores vibrantes, então, elas adoram! Além de proporcionar diversão, essas massinhas são fortes aliadas quando você quer trabalhar coordenação motora.

Também estimula a criatividade e imaginação que sua criança possui. Se ela não gostar desse tema, mas você pode escolher outro conforme a preferência e gosto dela. É sempre bom optar por marcas já reconhecidas no mercado como essa indicada abaixo que é da Estrela, uma das mais populares.

  • Produto não comestível
  • Idade: a partir de 3 anos

Encontre aqui o menor preço:

Veja o produto em Amazon   

Veja o produto em Americanas

Veja o produto em Magazine Luiza

Leia também:

Conclusão

Você conheceu os Top 10 melhores brinquedos para bebê e crianças, além de descobrir dicas e sugestões de como escolher um produto de qualidade. Agora, pode escolher aquele que mais se encaixe a necessidade de seu filho (a) e, assim, deixá-lo mais alegre e animado.

Ao comprar um produto como os listados acima você precisa se atentar quanto ao valor do frete. De repente, ir até a loja física pode ser mais barato e compensar que comprar online. Mas você pode analisar também pela comodidade e praticidade que as lojas virtuais oferecem, pois o produto chega em sua residência.

É fundamental destacar que você pode ensinar a sua criança a valorizar e cuidar com carinho do brinquedo que ela está ganhando. Então, não perca essa oportunidade enquanto estiver brincando com ela ou quando vê-la utilizando de forma errada ou o danificando.

Tente ensiná-las o valor do dinheiro investido também para que possam ter zelo pelo brinquedo. As crianças pequenas não sabem sobre dinheiro, então, não faz sentido para elas quebrar ou danificar e, por isso, devem ser ensinadas.

Para isso, ofereça a elas o que quiserem, como sorvete, em troca de um trabalho fácil como, por exemplo, guardar os bichos de pelúcia e/ou os quebra-cabeças. Quanto menor a criança, menor o trabalho, e a recompensa, seja ela qual for, tem que vir rapidamente, caso contrário, elas não entenderão essa conexão.

Agora que você já sabe de tantas informações, que tal comentar algo que lhe chamou atenção? E, se quiser, compartilhe esse post com aquela mãe tão querida que você tem e que indica essa leitura!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *