brinquedos educativos

Top 10 melhores brinquedos educativos para crianças de até 4 anos para comprar em 2020

Revisado em 20 de abril de 2020

Os brinquedos educativos são ferramentas indispensáveis para as crianças se desenvolverem. Por meio deles, elas podem aprender brincando e se conectar com o ambiente. Por isso, mãe e pai, não deixe de descobrir lendo abaixo quão bom é esse recurso para o seu filho (a) crescer feliz.

As pesquisas já mostram que o aprendizado por meio desses brinquedos educativos e brincadeiras, dinâmicas, jogos contribuem para o seu desenvolvimento. E uma das vantagens é que a mente delas se expande observando e interagindo com o mundo (ambiente) ao seu redor.

Então, porque não aproveitar essa oportunidade de brincar para ensiná-las valores e o bom comportamento? Aqui estão algumas sugestões de como utilizar esses brinquedos educativos a fim de atingir sucesso em seu crescimento! Você terá as seguintes abordagens:

  • O que é um brinquedo educativo?
  • O papel dos brinquedos educativos
  • Classificação dos brinquedos educativos
  • Como escolher os brinquedos educacionais certos
  • Como escolher brinquedos educativos de acordo com a idade
  • Os dez principais brinquedos educativos para crianças de até 4 anos para comprar
  • Pequenos mal-entendidos que devem ser evitados
  • Cuidados que se deve ter com os brinquedos

Em cada tópico, você terá informações importantes sobre o mundo dos brinquedos educativos. Então, venha conosco e escolha um deles para brincar e ensinar o seu filho (a)!

O que é um brinquedo educativo?O que é um brinquedo educativo?

O brinquedo educativo é uma forma de ensinar a criança enquanto brinca. Como o próprio nome sugere, ele educará o seu filho (a) de forma divertida.

Assim, são fabricados com uma finalidade específica a fim de que a criança se desenvolva em uma determinada habilidade e seu talento seja aperfeiçoado.

Há diferentes tipos de brinquedos educativos que devem ser utilizados de acordo com a faixa de idade de seu filho (a). Por exemplo, um quebra cabeça não terá utilidade para uma criança de 2 anos, pois ela ainda não está preparada para entender e ser ensinada com esse tipo de recurso.

Então, você deve observar esse detalhe antes de comprar algum para ele (a). Existem hoje diversos modelos que ajudam no desenvolvimento delas e, por isso, você não precisa se preocupar. Até porque nesse artigo você terá os melhores brinquedos educativos para até 4 anos de idade.

Abaixo você saberá os papéis exercidos por eles na vida do seu menino ou menina. Confira!

O papel dos brinquedos educativosO papel dos brinquedos educativos

Há muitas formas de ensinar a sua criança e, ao mesmo tempo, ter um tempo de entretenimento e diversão. Durante essa fase de 0 a 4 anos você tem em seu poder uma mente propícia a aprender de maneira muito mais rápida que qualquer outra idade.

É uma ótima oportunidade de estimular a sua imaginação, aumentar a sua capacidade lógica, de resolver problemas e em ter um raciocínio veloz. Por isso, você precisa conhecer o seu papel dentro dessa aprendizagem dinâmica a fim de saber escolher o mais adequado.

Vamos conhecer alguns dos seus principais papéis? Leia abaixo:

  • Criar um tempo divertido para brincar e aprender
  • Desenvolver habilidades fundamentais como o pensamento cognitivo e resolução de problemas
  • Alimentar a sua criatividade e imaginação
  • Descobrir a sua autonomia e autoestima positiva
  • Ajudar a estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis
  • Socializar e interagir com os colegas, amiguinhos
  • Contribuir para o desenvolvimento motor, social e intelectual
  • Desafiar a criança a alcançar determinados resultados
  • Moldar a maneira como a criança interage e percebe o mundo fora de casa
  • E muitos outros papéis!

Como lido, os papéis dos brinquedos educativos são diversos e distintos atingindo a criança em sua totalidade de aprendizado. Eles são ferramentas eficazes para ajudá-las a entender o mundo e ter resposta a várias reações sensoriais e reconhecer coisas novas.

Por isso, é interessante escolher um que você queira que ela aprenda brincando.

De repente, ela tem dificuldade em desenvolver a socialização, então, adquira um brinquedo para essa finalidade. E, desse modo, estará ajudando-a a ser mais social ao seu redor.

Classificação dos brinquedos educativosClassificação dos brinquedos educativos

A classificação dos brinquedos educativos são em número muito grande. Por esse motivo, aqui você conhecerá apenas dois que são mais habituais e importantes. Os de classificação por família abrange cerca de 116 brinquedos e os de psicológica mais de 120.

Porém, alguns apenas foram selecionados para você saber e são estes:

Por família

  • Atividades sensório-motoras – chocalhos, mordedores, quadros com peças coloridas, sinos, barquinhos, peças flutuantes, bonecas em tecidos, bolas, cubos, cavalhinhos de pau, baldes etc
  • Atividades de educação física – ticos-ticos, patinetes, triciclos, bicicletas, patins, skates, pipas, petecas, balões de ar, cordas de pular, jogos de argolas, pernas de pau, bambolês etc
  • Atividades intelectuais – puzzles fáceis, brinquedos com peças para parafusar e girar, blocos de construção, caixa de experiências, jogos de perguntas e respostas, xadrez eletrônico etc
  • Atividades para desenvolvimento afetivo – pelúcias, bonecos, bonecas para vestir, miniaturas de figuras simples, brinquedos de profissões, quadros de bordo, acessórios de beleza para crianças, tapetes de jogos, cabanas, tendas etc

Psicológica

  • Desenvolvimento corporal – equilíbrio, coordenação, rapidez, aptidão, tátil,visual, esquema corporal, resistência, expressão, afeto, ternura e outros
  • Desenvolvimento criativo – atividades artesanais, trabalhos manuais, imaginação, musicalização, dramatização, entre outros
  • Desenvolvimento social – competição, tática, desafio, expressão, colaboração, aplicação, respeito, espírito de equipe, paciência, entre outros

Como escolher os brinquedos educacionais certosComo escolher os brinquedos educacionais certos

A escolha dos brinquedos educacionais certos trará maior satisfação a você sabendo que investiu em algo que trouxe bons resultados. Assim, você terá abaixo algumas considerações de como escolher os brinquedos educacionais certos, então, fique atento!

1 – Funcionalidade

A fim de tornar as crianças mais felizes ou intelectualmente mais rápidas, você pode querer comprar brinquedos que estão fora da idade, mas brinquedos que são funcionais demais podem não agradá-las.

Às vezes, as crianças não as usam, têm medo ou frustração, mas reduzem sua capacidade e vontade de aprender. Hoje em dia, muitos brinquedos inteligentes produzem o sentimento de realização que está constantemente presente, aumentando a autoconfiança da criança.

Portanto, atente-se para a sua funcionalidade!

2 – DurabilidadeDurabilidade

A maioria dos pais gosta de brinquedos e, certamente, você não é diferente. De fato, a durabilidade de um brinquedo depende da consideração do design, do método de fabricação e do ajuste do material.

A durabilidade também deve levar em consideração quão bom o brinquedo prende a atenção de seu filho (a). Muitos brinquedos inteligentes, mesmo que tenham muitas funções, não levam em conta a orientação correta do desejo das crianças de aprender, explorar e curiosidade, ignorando o fato de que a atenção das crianças é facilmente dispersa.

Muitas crianças ficam em uma ou duas funções, o que inevitavelmente deixa a criança entediada. Muitos pais reclamam que seus filhos acabaram de comprar um brinquedo e querem um novo.

Um bom brinquedo deve fazer as crianças felizes em brincar, se divertir e brincar na direção oposta. Isso pode não apenas satisfazer as características de curiosidade, atividade e ansiedade da criança. No entanto, também pode desempenhar um papel inestimável na promoção do desenvolvimento das células cerebrais das crianças.

3 – Atração

Ser atrativo, com cor forte, ter a forma bem delineada e composição do brinquedo são fatores importantes para atrair crianças. Os brinquedos coloridos bonitos não são apenas fáceis de atrair as preferências das crianças, mas também atraem a atenção dos pais. Por exemplo, uma boneca que pode ser penteada e trocada de roupas não apenas faz as meninas gostarem, mas também desenvolve a capacidade prática da criança.

4 – Diversificação

As crianças de diferentes personalidades devem receber diferentes tipos de brinquedos educativos. Por exemplo, para crianças mais ativas e inquietas, elas podem brincar com brinquedos estáticos, como blocos e quebra-cabeças, para aprender a se concentrar. Também aprendam a controlar suas emoções e comportamentos por um longo período de tempo.

Para crianças introvertidas e até solitárias, elas devem brincar com mais brinquedos elétricos, para que possam ter um clima feliz e confiante em um ambiente descontraído e livre.

Além disso, para aquelas crianças descuidadas, impacientes e anti-sociais, você também pode escolher os brinquedos educacionais apropriados, deixando-os corrigir lentamente algumas das deficiências de seu personagem no jogo.

Como escolher brinquedos educativos de acordo com a idade

como escolher

Brincar é uma parte essencial na fase em que a criança se encontra. Na idade de até 4 anos é um tempo em que ela está aberta também a aprender e, por isso, o ideal são esses educativos.

Como diz Vicki Panaccione, PHD e psicólogo infantil:

Brincar é tão importante no desenvolvimento social, mental, físico e emocional das crianças. Os brinquedos devem ser pensados como ferramentas de aprendizagem no desenvolvimento

A escolha certa para a idade certa é um ponto que deve ser considerado no momento de compra ou se quiser presentear uma criança. Um brinquedo inadequado para ela pode ocasionar problemas no uso e ser indispensável. Abaixo você pode conferir algumas orientações e exemplos.

De 0 a 6 meses – para desenvolver a parte sensorial, o ideal é optar por assistir, ouvir, tocar e morder. Os chocalhos são ótimos!

  • De 7 a 12 meses – para exercitar a capacidade do bebê agarrar, o ideal é bola onde empurrará com a mã Os blocos de construção e livros podem ser bons para exercitar a cognição; os que emitem som deixa o bebê saber a relação casual e o carrinho permite ela andar.
  • De 1 a 2 anos – ideal seria os que podem empurrar e puxar os brinquedos e, assim, exercitam a coordenação motora. Você pode escolher variados carros, utensílios de cozinha, instrumentos musicais, dê papel e caneta para ela rabiscar, quebra-cabeça simples são ótimos itens
  • De 2 a 3 anos – para promover a coordenação manual e a criatividade é bom que opte por brinquedos que podem dirigir carros, prancheta para desenhar, pintar, livros com enredo e dramatização são bem interessantes também
  • De 3 a 4 anos – os brinquedos de xadrez, raciocínio de exercícios, pioneirismo, os intelectuais são os mais adequados nessa faixa. Alguns exemplos: dominós, fantoches, fantasias de super-heróis, caixa registradora, jogos, trombetas e tambores etc

Agora, você obterá dicas abaixo de como escolher brinquedos educativos de acordo para a idade dela. Confira abaixo!

1 – Os melhores brinquedos costumam ser os mais simples

Talvez, você pense que aqueles brinquedos mais incrementados podem ganhar o coração de sua criança. No entanto, acontece o contrário! Elas gostam dos mais simples e que possam ser ativas no momento do brincar e aprender.

Os blocos, por exemplo, permitem que as crianças sejam criativas e espontâneas. Quando você escolhe um brinquedo que faz tudo, a criança não usa sua iimaginação para criar. Lembre-se que ao escolher um a criança deve ser a responsável pela ação e não o brinquedo.

2 – Limite os eletrônicos

Para crianças de até 4 anos, limite os brinquedos educativos eletrônicos. Assim, é crucial estabelecer limites, pois há perigos possíveis em sua saúde e no seu desenvolvimento. Também pode afetar o seu tempo de atenção. Portanto, limite-os!

3 – Prefira os que podem ser usados de várias maneiras

Os brinquedos abertos conhecidos como blocos, artesanais, de construções etc são boas escolhas, pois podem ser usados de diferentes maneiras. Também estimulam a sua criança a crescer, estimulam o aprendizado de forma divertida e não intimidadora. Elas podem inventar e criar da maneira que quiserem usando a sua imaginação e criatividade.

Top 10 melhores brinquedos educativos para crianças de até 4 anos em 2020

Boas escolhas requerem tempo para pensar em algo que seja benéfico, tanto na qualidade como no preço. E se você pretende comprar um brinquedo educativo para a sua criança de até 4 anos, fique atento a estes dez principais!

  • De 0 a 6 meses

1 – Andador Educativo Musical Didático 8 Brinquedos Baby StyleAndador Educativo Musical Didático 8 Brinquedos Baby Style

Dê ao seu bebê a oportunidade de brincar, se divertir e ainda aprender com esse lindo brinquedo educativo musical. É ideal para estimular o seu bebê a dar os primeiros passinhos enquanto desenvolve a audição. E ainda contém 8 diferentes formas de brincar e educá-la.

Ele desenvolve as habilidades sensoriais, a integração espacial, a compreensão de causa e efeito, coordenação motora e muito mais.

  • Marca: Baby Style
  • Tamanho: 45x32x10,5
  • Garantia: 3 meses

Encontre aqui os melhores preços:

Amazon

Americanas

Submarino

2 – Kit de Brinquedos Educativos MercotoysKit de Brinquedos Educativos Mercotoys

O kit vem com 1 girafa e 1 cubo didáticos para o seu bebê brincar, encaixar e empilhar! Com ele, é possível incentivar a sua percepção, a coordenação motora, o auxílio a distinguir formas e cores e o raciocínio lógico. É fácil de montar e desmontar e ele ainda vira tapete. Contém 18 peças de encaixe!

  • Marca: Mercotoys
  • Garantia: 3 meses

Encontre aqui os melhores preços:

Amazon

  • De 7 a 12 meses

3 – Tapete Estimulador De Bebê Musical Toca Piano Happy Verde – Color BabyTapete Estimulador De Bebê Musical Toca Piano Happy Verde - Color Baby

Ótimo para se divertir com a arte estampada, bem colorida e atrativa! É prático e portátil podendo levar com você para qualquer lugar! É um brinquedo não apenas para entreter, mas aumenta a capacidade motora, desenvolve a visão e audição, desperta a curiosidade do bebê!

  • Marca: Color Baby
  • Garantia: 3 meses
  • Medidas: 43 cm de largura e 72 cm de comprimento

Encontre aqui os melhores preços:

Americanas

Submarino

4 – Carrinho com blocos didáticos Play time – CodiplásCarrinho com blocos didáticos Play time – Codiplás

O seu bebê muito mais animado com os blocos didáticos que auxiliam a distinguir cores e formas. Você ensina brincando com ele e tem muita ação e aventura junto! Nesse brinquedo, o seu bebê poderá usufruir de uma mistura de habilidades: resolver problemas, resgate para proteger a comunidade e muito mais!

  • Marca: Cotiplás
  • Garantia: 3 meses

Encontre aqui os melhores preços:

Americanas

Submarino

  • De 1 a 2 anos

5 – Brinquedos educativos 2 anos – Baby ConstrutorBrinquedos educativos 2 anos – Baby Construtor

É um dos brinquedos que a sua criança terá que empilhar e criar um lindo vilarejo com esses blocos de construção. Uma reeleitura do clássico Pequeno Construtor. Esse modelo traz peças maiores e desenhos delicados para encantar o seu pequenino!

  • Marca: Baby construtor
  • Material: madeira
  • Contém 36 peças

Encontre aqui os melhores preços:

Americanas

Submarino

6 – Baby Land Mesinha CriativaBaby Land Mesinha Criativa

Um brinquedo educativo que sua criança vai interagir com outros amiguinhos e ainda se divertir bastante. Ela traz 20 blocos e adesivos de letras e números para elas colarem e, ao mesmo tempo, aprenderem! As mesinhas vêm com pés retráteis que possibilita fechar para levar aonde quiser! Há uma trava na mesinha para guardar e armazenas os blocos.

  • Marca: Cardoso Toys
  • Dimensões: 55x10x38 cm
  • Garantia: 3 meses

Encontre aqui os melhores preços:

Amazon

Americanas

  • De 2 a 3 anos

7 – Brinquedo Criativo de Madeira Encaixa Tartaruga – BabebiBrinquedo Criativo de Madeira Encaixa Tartaruga – Babebi

Um brinquedo que sua criança vai amar brincar! Assim, poderão explorar as cores e formas. Também desenvolverão a motricidade e o pensamento lógico de maneira bem divertida! O seu material é de madeira reflorestada e deve ser utilizado com auxílio de alguém, papai ou mamãe!

  • Marca: Jujuba brinquedos clássicos
  • Garantia: 3 meses
  • Material: madeira

Encontre aqui os melhores preços:

Americanas

Submarino

8 – Brinquedo educativo Baby Macaco Merco ToysBrinquedo educativo Baby Macaco Merco Toys

Para a sua criança ter uma atividade bem animada e construtiva. É um brinquedo compacto com diferentes formas geométricas, tamanhos e cores. A sua criança poderá abrir e fechar, empilhar, guardar trabalhando a coordenação motora.

Marca: Merco Toys

Encontre aqui os melhores preços:

Amazon

Submarino

  • De 3 a 4 anos

9 – Que som eu faço 32 peçasQue som eu faço 32 peças

Um brinquedo educativo superdivertido! É um quebra cabeça com 16 peças para a sua garotada se divertir e aprender! A sua criança tentará identificar o som dos objetos. Com ele, ela desenvolverá a concentração, noção espacial e coordenação motora. Vale a pena presentear alguém ou comprar para o seu filho (a).

Encontre aqui os melhores preços:

Americanas

Submarino

10 – Blocos de montar 1000 peças Monte Fácil Brinquedo Educativo – LuctoysBlocos de montar 1000 peças Monte Fácil Brinquedo Educativo – Luctoys

Uma brincadeira muito divertida e que fará com que o seu filho ou filha libere a imaginação para criar o que quiser! Ele ou ela poderá criar castelos, torres, animais divertidos, carros, enfim, tudo que for possível a mente sonhar! Há algumas peças com rodinhas para trazer maior variedade na criação! Um ótimo presente que você poderá dar a uma criança!

  • Marca: Luctoys
  • Composição: Plástico
  • Garantia: 3 meses

Encontre aqui os melhores preços:

Amazon

Americanas

Pequenos mal-entendidos que devem ser evitadosmal-entendidos que devem ser evitados

Algumas orientações nessa escolha dos brinquedos a fim de que você tenha sucesso na compra. Então, evite tais situações desconfortáveis seguindo estas dicas:

  • Faça uma compra direcionada conversando com a sua criança com antecedência o que ela gostaria de ter
  • Adquira brinquedos educativos de acordo com a faixa etária, portanto, leia o rótulo
  • Pense nos brinquedos que possa desenvolver a mente de sua criança e não apenas porque são baratos
  • Verifique se o brinquedo escolhido é seguro para brincar
  • Avalie se está em boas condições de uso para comprar

Cuidados que se deve ter com os brinquedosCuidados que se deve ter com os brinquedos

Ao comprar um brinquedo educativo alguns cuidados deve ter para que seja utilizado por bastante tempo. Apesar de ser quase impossível não quebrar até porque são crianças que estarão brincando, mas você pode ensiná-las a terem zelo. Para isso, confira dicas legais aqui:

  • Ensine o valor contido no brinquedo e que não é apenas um objeto. Aproveite para ensinar que esse brinquedo custa dinheiro, tempo e trabalho, ou seja, alguém se esforçou para dar a ele(a)
  • Diga que todo brinquedo exige esforço para brincar e guardá-lo no mesmo local em que tirou fará com que tenha consciência de estar cuidando e sendo organizado
  • Incute o senso de comunidade e objetos compartilhados. Que a sua criança pode brincar, aprender e também ser solidário em estar junto com outras crianças
  • Ao limpar os brinquedos como juntá-los para guardar aproveite para ensinar que ela é responsável por tudo que está em suas mã Isso dará senso de responsabilidade para ela.

Como visto, os brinquedos educativos são maneiras divertidas para fazer a sua criança aprender. É um jogo que estimula a imaginação, criatividade, pensamento crítico, organização e outras mais habilidades. Por isso, vale a pena escolher um desses citados no Top 10 melhores!

Quem leu este artigo também gosta:

Se desejar contribuir com a sua opinião, então, comente! E, caso queira ajudar a divulgar, compartilhe com os seus amigos e familiares!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *