menino e menina brincando com bonecas em sala de estar

Top 10 melhores bonecas para o bebê ou criança para comprar em 2021

Revisado em 6 de janeiro de 2021

Bonecas que dormem, comem, andam, dentre outras existem hoje no mercado. Mas quais são as melhores bonecas para bebê ou criança? Confira abaixo.

Muitas mudanças estão acontecendo na forma como as crianças brincam hoje em dia. Seja no conteúdo variado de clipes infantis na internet, até videogames que apresentam diversas formas de jogo, a forma de diversão infantil não é mais a mesma que os nossos antepassados. Dentre este turbilhão de novidade, existe um brinquedo que, seja de porcelana, pano ou plástico nunca sai da lista de compra dos pais, as bonecas.

bonecas para o bebê ou criança

As bonecas, juntamente com os carrinhos, são os brinquedos mais antigos do mundo. Há décadas atrás, as bonecas eram feitas sob encomenda para as famílias mais nobres do mundo todo.
Quem não tinha acesso adaptava o seu brinquedo com farrapos, palhas, botões e lãs velhas, o que mostra como as bonecas eram e ainda são, elemento essencial para a vida da criança.

No Brasil há diversas marcas que se consagraram com bonecas que criaram tendências. A mais conhecida é a empresa Mattel, que é focada em brinquedos para diversas idades e possui um dos maiores catálogos do mundo, incluindo a tradicional “Boneca Barbie”. Como não há mais monopólio em nenhuma área, as marcas Estrela, Hasbro, dentre outras, também possui um largo portfólio de opções.

Neste artigo vamos explicar a importância das bonecas, como escolher a ideal para cada idade e as 10 melhores bonecas para bebê ou criança para que a brincadeira seja garantida!

Por quê brincar de boneca é importante?

menino e menina brincando com bonecas em sala de estar

As bonecas para bebê ou criança ainda são um produto atrativo por conta da sua semelhança física com o ser humano. Desde os primeiros anos de vida, os bebês procuram identificar o que são e se sentem mais familiarizados com o que lhe parecer familiar e seja confortável ao tocar. Por isto as bonecas passam a sensação de segurança para a criança.

Além da semelhança física ser ponto essencial para diversão da criança, brincar com uma boneca pode ajudar os pais a identificar possíveis conflitos que a criança tenha, além de demonstrar para ela aspectos emocionais como: afeição ao próximo, responsabilidade, segurança, dentre outras pautas que interferem diretamente no desenvolvimento da sua personalidade.

Como acertar na escolha das bonecas para o bebê ou criança

Há milhares de bonecas para bebê ou criança atualmente e sempre aparece alguma inovadora, mas antes de comprar, é preciso que você se atente em algumas questões antes de decidir como: aparência, material, tamanho, quais as articulações e acessórios que a boneca possui e a segurança da criança. Estes detalhes estão inteiramente ligados à faixa etária do bebê ou criança, Veja:

  • Até os 3 anosbonecas para até 3 anos

Nesta fase a boneca precisa ter expressões mais brandas, que deixa espaço para o bebê desenvolver a sua imaginação. Até os 03 anos, bebês se sentem atraídos por cores, luzes, sons, movimentos e por personagens que pode ver em vídeos ou desenhos que assiste. Então uma boa pedida são bonecas que tragam elementos que irão ajudá-la a desenvolver os seus sentidos naturais.

Como bebês ainda estão se desenvolvendo, as bonecas devem ter o corpo estofado, pois crianças pequenas brincam e podem jogar o brinquedo para todo o lado, correndo o risco de quebrar, ocasionado um incidente. Vale ressaltar que crianças nesta idade, por conta do crescimento do dente, adoram morder, portanto, o corpo do brinquedo deve ser macio. Também é importante prestar atenção se o brinquedo não possui peças pequenas, para não correr o risco de ser engolidas.

Pensando no tamanho da boneca, para bebês de até 12 meses, devem ser leves e ⅓ do tamanho da criança, sendo de fácil manuseio. Para crianças até os 3 anos, bonecas em formato de bebê são uma ótima opção. O momento é de início do desenvolvimento da fala e movimentos da criança e a boneca pode ajudar neste processo.

  • Crianças entre 3 a 6 anosCrianças entre 3 a 6 anos

Crianças nesta faixa etária estão mais desenvolvidas e, cada vez mais, se descobrindo como pessoa, por isso é a fase para a compra de bonecas com mais detalhes.

Agora brinquedos com acessórios menores, que tragam alguma atividade a se fazer como: dar papinha, banho, choro, médico, escolinha, dentre outros, são ótimos para ajudar no desenvolvimento da criança, pois quanto mais articulações tiver melhor.

Crianças nesta faixa etária se sentem atraídas por bonecas tanto maiores, como menores. Sendo as maiores mais semelhantes a um bebê e as menores para que seja de fácil manuseio.

Outro ponto importante é verificar do que a boneca é feita. Apesar de a criança ser mais velha para colocar pedaços na boca, o brinquedo pode quebrar sem querer e expor a criança há algo tóxico.

  • Crianças entre 6 e 10 anosbonecas para Crianças entre 6 e 10 anos

Esta é a fase em que acontecem as maiores mudanças sociais para a criança. Ela vai para a escola, começa a se socializar fora do alcance familiar, conhece outras culturas, locais e brinquedos, mas longe de pensar que as bonecas são deixados de lado. Muito pelo contrário, são utilizadas para que a criança possa se entrar em um grupo.

Neste momento, as bonecas mais realistas tomam a frente na vida da criança. As Reborn, por exemplo, são bastante requisitadas. As opções menores para brincar com outras crianças de “casinha” “shopping” na escolha ou em alguma festa, além das bonecas surpresas também atraem.

Um ponto importante é o volume de acessório que a boneca deve ter. Crianças desta idade procuram mudar a roupa, cor do cabelo, brinco, pulseira, dentre outras coisas da boneca, então é extremamente válido optar por bonecas que possuem diversas formas de uso.

Outro ponto válido nesta faixa etária é sempre levar ou pelo menos perguntar à criança qual boneca ela quer. A opinião nesta idade muda rapidamente e o que você está pensando que a criança vai gostar, pode ser passado para ela.

Top 10 melhores bonecas para bebê ou criança para comprar em 2021

10 – Little Mommy Meu Primeiro Passeio Mattel

Para o desenvolvimento social da criançaLittle Mommy Meu Primeiro Passeio Mattel

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Para começar a nossa lista, trazemos uma boneca que pode ser comprada para crianças a partir de 3 anos. Ela vem com diversos acessórios para ajudá-la a andar de bicicleta e curativos, caso algo de ruim aconteça.

Com esta boneca, além da diversão, a criança irá desenvolver diversas ações como responsabilidade, locomoção e segurança, visto que será o “primeiro passeio da boneca”. Outro ponto a se considerar é que a boneca ajuda diminuir o receio de experimentar algo novo, como andar de bicicleta.

  • Cor: Multi-cor
  • Controle remoto: Não
  • Bateria ou pilha: Não
  • Idade: 24 meses a 6 anos

9 – Boneca Lol Confetti Pop 9 Surpresas Candide

A boneca da surpresa e interaçãoBoneca Lol Confetti Pop 9 Surpresas Candide

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Como o próprio nome já diz, a boneca Lol Surpresas, é sempre uma incógnita na hora da compra. Ela é bem pequena e vem em uma bola e pode ser qualquer uma do catálogo, a partir da cor escolhida. Ela vem com diversos acessórios para complementar a boneca, além de uma garrafinha de água e adesivos colecionáveis.

Esta boneca, além de ser uma febre entre a criançada, ajuda na interação entre as crianças de 3 a 8, que já estão na escola. Além de ser fácil de carregar na mochila, pode ser utilizada para troca e interação com outros colegas.

  • Cor: Amarelo
  • Bateria ou filha: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 3 anos a 8 anos

8 – Little Mommy – Peniquinho

Aprenda com a boneca a usar o peniquinhoLittle Mommy - Peniquinho

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

A boneca Little Mommy traz em seu tema central a boneca aprendendo a usar o peniquinho. Há a opção de colocá-la para fazer xixi, apertar a descarga. Ela vem com saboneteira e caneca para completar o kit.

Muitos pais pensam em como devem fazer para que a criança não utilize mais fraldas. Este processo começa por volta dos 2 anos, mas a sua evolução vai além. A Little Mommy Peniquinho ajuda a criança a enxergar algo que está acontecendo no cotidiano dela. Vai além da diversão o uso dela, é para que a criança entendam que é importante aprender a usar o banheiro, como a sua boneca já usa.

  • Bateria ou pilha: Sim
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 24 meses a 8 anos

7 – Boneca New Mini Bebê Mania Roma Jensen

Para o bebê se sentir confortávelBoneca New Mini Bebê Mania Roma Jensen

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Bonecas que parecem bebês, estofadas e com o rosto emborrachado, são as mais compradas pelos pais dos 1 até os 3 anos. A boneca Bebê Mania é perfeita para quem deseja presentear com uma boneca bebê. Ela vem com sapato, blusa, tiara e roupinha.

Além da semelhança que ela tem com a criança, com os olhos, nariz, boca, orelha, cabeça, braços detalhados, é confortável ao toque para, pode ser mordida, jogada que se manterá segura para o bebê.

  • Bateria ou pilha: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 12 meses a 3 anos

6 – Boneca Barbie Treinadora de Cachorrinhos Mattel

Brincando de ter bichinhos de estimaçãoBoneca Barbie Treinadora de Cachorrinhos Mattel

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Pensando nas crianças entre 3 a 10 anos, as bonecas Barbie são uma ótima opção. A Barbie Treinadora de Cachorrinhos vem 4 cachorros de diferentes tamanhos, coleira, osso para o cão, tigela de água, tapete e jornal. Diante disto, uma pergunta que fica é: com diversas de Barbie no Brasil, com opções de roupas, acessórios e casas, porque uma das mais requisitadas é a que treina cachorros.

A resposta traz duas questões: primeiro o fato de poder ser fácil para carregar e brincar com outros amiguinhos, visto que não é só a boneca, possui os acessórios para outras crianças brincarem.

Segundo o fato de ter cachorrinhos. A maioria das crianças sonha em ter um animal de estimação e com esta boneca, os pais podem, através da brincadeira, apresentar à criança a responsabilidade de se ter um cãozinho.

  • Cor: Multi-cor
  • Bateria ou pilha: Não
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 36 meses a 10 anos

5 – Boneca de Pano

A melhor opção para bebê que é de coloBoneca de Pano

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Macia, leve, confortável e com cheirinho de doces, esta é a Boneca de pano. Adequada para crianças de até 2 anos, ela não possui nenhum componente tóxico, acessórios pequenos ou risco de rasgar, ou quebrar, caso o bebê jogue-a ou tente mordê-la. Além de ser colorida e cheirosa, o que atrai a atenção do bebê.

  • Cor: Rosa
  • Bateria ou pilha: Não
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 0 a 2 anos

4 – Boneca Baby Alive Primeiros Sons

Cuidar de bebê é uma grande tarefaBoneca Baby Alive Primeiros Sons

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Uma das bonecas mais vendidas do mundo, a Baby Alive possui várias opções que integram a lista, mas está em especial pode ser adquirida por crianças a partir de 3 anos. Como o próprio nome já diz, a boneca, emite diversos sons como choro, risada, sono, quando coloca e tira a chupeta, dentre outros. Além da criança se ver espelhada na boneca, visto que perceberá como os sons são semelhantes aos seus, verá como é cuidar de um bebê, o que ajudar no seu desenvolvimento pessoal.

  • Cor: Rosa
  • Bateria ou pilha: Sim
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 36 meses a 6 anos

3 – Boneca Reborn Menina

Realismo em grande escalamelhores bonecas para o bebê ou criança Boneca Reborn Menina

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Indicada para crianças entre 1 e 10 anos, a boneca Reborn Menina traz o realismo, através da aparência, para a vida da criança. Pesando 2 quilos, ela vem com uma boneca de pano, semelhante ao que um bebê pode ter. Apesar de não ter mais acessórios e não fazer movimentos ou sons, a boneca é uma ótima opção para as crianças brincarem com outras, enxergarem a importância de se cuidar de um bebê, além de ser confortáveis ao toque.

  • Cor: Rosa
  • Bateria ou pilha: Não
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 12 meses a 10 anos

2 – Boneca Baby Alive Lanchinhos Divertidos

Aprendendo a se alimentar de um jeito divertidobonecas para o bebê ou criança - Boneca Baby Alive Lanchinhos Divertidos

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino

Trazendo 2 comidas em massinha, 1 fralda, 1 colher, 1 molde de comida e 1 prato, a Boneca Baby Alive Lanchinhos Divertidos traz através da brincadeira a importância da alimentação na vida da criança.

Recomendado para maiores de 3 anos a boneca faz todo o processo de digestão. Assim a criança aprende tudo que acontece no processo de alimentação, além da boneca apresentar a importância de se comer de forma saudável.

  • Cor: Rosa
  • Bateria ou pilha: Não
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 36 meses a 6 anos

1 – Monster High – Estúdio Crie Seu Monstro

Na onda dos personagens da TVbonecas para o bebê ou criança - Monster High - Estúdio Crie Seu Monstro

Confira o menor preço em:

Amazon

Americanas

Submarino 

Como dito anteriormente, muitas crianças gostam de ter personagens que veem na TV em forma de bonecas, em qualquer idade. Imagina juntar os personagens que a criança gosta e poder customizá-lo? A Monster High Crie Seu monstro traz esta opção.

Este modelo vem com o estúdio completo para customização. Além da criança poder montar a sua boneca como quiser, ela pode brincar com seus coleguinhas, trocar acessórios e criar versões.

  • Cor: Rosa
  • Bateria ou pilha: Não inclusa, mas funciona a pilha
  • Controle remoto: Não
  • Montagem: Não precisa
  • Idade: 6 meses a 10 anos

Conclusão

Muitas são as opções de bonecas para bebê ou criança presentes, e as variedades de funções não é possível contar. Diante deste volume, pais, familiares e amigos sonham em dar a boneca perfeita para a sua criança, mas antes de decidir, é sempre importante se perguntar: A criança vai usar agora? O que esta boneca acrescentará para a vida dela? Ela tem idade para a complexidade da boneca? É seguro?

Pode parecer uma avalanche de perguntas, mas integrando o melhor custo x benefício e as dicas que passamos neste artigo, você conseguirá responder a estas perguntas encontrará a boneca para seu bebê ou criança!

Leia também: 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *