Bicicleta infantil

Bicicleta infantil: Como escolher a melhor para o seu filho

Revisado em 10 de março de 2020

Está procurando uma bicicleta infantil para o seu filho e não sabe por onde começar a procurar? Listamos neste artigo as 5 melhores bicicletas para criança e ainda te ajudamos a escolher a mais adequada para presentear o seu pequeno. Prossiga com a leitura para entender melhor.

Aprender a andar de bicicleta não é apenas adquirir uma habilidade, trata-se de um marco na vida de todos nós. O ato de ensinar a andar de bicicleta também vai muito além de uma atividade corriqueira e está relacionado a um tempo de conexão entre o pai e filho. Por se tratar de um momento tão significativo, é necessário que esse período seja agradável, harmonioso e, o mais importante, seguro.

Dessa forma, alguns fatores podem estar envolvidos durante a escolha de uma bicicleta infantil ideal. Você quer saber como adquirir a mais adequada para o seu filho? Acompanhe a leitura e veja algumas das melhores opções para comprar online.

Bicicleta infantil: Top 5 melhores produtos para comprar na internet

Bicicleta Infantil Verden Jack, Aro 12

Aro 12 com quadro e garfo em aço carbono

Bicicleta Infantil Verden Jack, Aro 12

Confira o melhor preço em Amazon

Recomendada para crianças de 3 a 5 anos e com estatura de até 95 cm, essa bicicleta de aro 12 suporta até 25 kg. Possui o quadro e o garfo feitos em aço carbono, freio em nylon e manetes anatômicos. Apresenta rodas, para-lamas, rodas laterais e protetores em plástico. Os pneus são fabricados em EVA e como itens adicionais o modelo conta com uma garrafinha de água, um para-lamas e rodinhas laterais.

Prós

  • Bonita
  • Bom material
  • Fácil de montar

Contras

  • Pequena

Bicicleta Infantil Verden Fofys, Aro 16

Com cesta e ideal para meninas

Bicicleta Infantil Verden Fofys, Aro 16

Confira o melhor preço em Amazon

Recomendada para meninas com idades entre 5 e 8 anos, essa bicicleta suporta até 40 kg e a altura indicada varia de 96 cm até 123 cm. De aro 16, possui pneus com câmaras, quadro e garfo em aço carbono, além de freio v-brake em nylon. Apresenta manetes anatômicos e outros itens em plástico. Vem com uma cestinha de guidão, para-lamas e rodinhas laterais.

Prós

  • Ótimo produto
  • Segura
  • Montagem facilitada

Contras

  • Não indicada para crianças menores de 5 anos

Bicicleta Transformers Bandeirante Aro 14

Modelo ergonômico com guidão regulável

Bicicleta Transformers Bandeirante Aro 14

Confira o melhor preço em Amazon

Essa bicicleta de aro 14 é indicada para crianças com mais de 4 anos. Possui guidão com regulagem de altura, possibilitando maior ergonomia. Contém rodinhas laterais fixadas no quadro e removíveis, além de uma máscara também removível. Apresenta um freio traseiro a tambor e rodas com pneu em EVA que conferem maior eficiência e performance. Possui guidão com limitador de giro e cobre corrente integral.

Prós

  • Bonita
  • Resistente
  • Excelente qualidade

Contras

  • Pneus duros

Bicicleta infantil Caloi Aro 12

Com selim macio e garrafinha para passeios

Bicicleta infantil Caloi Aro 12

Confira o melhor preço em Amazon

Essa bicicleta infantil da Caloi com aro 12, possui quadro de aço com selim revestido em espuma, sendo mais confortável e macio. É indicada para crianças de 3 a 5 anos, e com alturas que variam de 90 cm a 1,10m. Vem com rodinhas laterais, cestinha e garrafinha de água. Os pneus são feitos em EVA sem câmara.

Prós

  • Fácil de montar
  • Confortável
  • Material de qualidade

Contras

  • Nada

Bicicleta infantil Styll Baby Aro 12

Maior segurança, além de manoplas e manetes anatômicos

Bicicleta infantil Styll Baby Aro 12

Confira o melhor preço em Amazon

Com quadro e garfo em aço carbono de alta qualidade e outros itens em plástico resistente, essa bicicleta de aro 12 é indicada para crianças de 3 a 5 anos. Possui manoplas e manetes anatômicos, cobre corrente totalmente fechado, pneus sem câmara e rodinhas laterais auxiliares em EVA.

Prós

  • Segura
  • Produto de qualidade
  • Rodinhas macias
  • Silenciosa

Contras

  • Manual pouco explicativo

Tudo o que você precisa saber sobre a bicicleta infantil

O que é e para que serve a bicicleta infantil?

A bicicleta infantil é um dos presentes mais desejados pelas crianças. É um item muito importante, pois possibilita aos pequenos um tempo de diversão ao ar livre, além de ser útil para o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio. Pode ser usada como meio de deslocamento e locomoção, além da possibilidade de uso como utensílio para atividades físicas.

Para cada idade há uma bicicleta ideal e também itens adicionais que podem ser mais adequados ou não para a sua necessidade. Dentre esses podemos destacar a buzina, a cestinha e as garrafas de água.

Podem ser fabricadas em diversos materiais de variadas qualidades. Além disso, as bicicletas infantis, geralmente, apresentam cores e outros artifícios para fazer com que esse item seja bastante atrativo para os pequenos.

A bicicleta infantil se difere das de adultos, principalmente, pelos seus itens de segurança, como as rodinhas, que são bastante úteis durante a aprendizagem, e o protetor de correntes, que é ideal para prevenir acidentes pelo contato da corrente nas pernas da criança.

Por que é importante investir em itens como bicicletas?

Em um mundo cada vez mais globalizado e focado no uso de telas e outras tecnologias, é muito importante ter períodos de qualidade longe desses meios. Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, é recomendado que as crianças acima de seis anos e também os adolescentes tenham somente duas horas por dia dedicadas ao uso de telas.

Para crianças menores de 2 anos, a exposição a telas é totalmente contraindicada. Entre 2 a 5 anos, o tempo máximo não deve ultrapassar uma hora. Em contrapartida, é indicada a realização de exercícios físicos com, pelo menos, 3 horas de duração a partir do segundo ano de vida.

Essas recomendações são essenciais para que as crianças se desenvolvam de forma saudável e evitem alguns problemas ocasionados pelo uso excessivo de telas, como o aumento da ansiedade, a dificuldade na socialização, o comportamento agressivo e transtornos na alimentação e sono.

Conhecendo um pouco sobre esses dados, surge a questão: Como manter as crianças ocupadas com atividades físicas de 3 a 4 horas por dia? E a resposta é bastante simples: Invista em brinquedos que tirem as crianças de casa! Os mais indicados para essa finalidade são os objetos que possibilitam o exercício, como a bicicleta, bolas dos mais variados esportes, patinetes, patins e utensílios para natação.

Quais as vantagens e desvantagens de uma bicicleta infantil?

As vantagens de se ter uma bicicleta infantil são muitas. Além de possibilitarem um melhor desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, esses objetos trazem muita diversão e entretenimento para os pequenos. São itens que promovem uma melhor socialização, além de serem úteis como meios de deslocamento e para realização de atividades físicas.

São muito importantes para desfrutar de um tempo ao ar livre e ainda proporcionar uma melhor conexão entre pais e filhos. Podem conter diversos itens adicionais, que tornam a brincadeira ainda mais divertida. Contudo, apesar de ser tão vantajosa, a bicicleta infantil pode conter também algumas desvantagens.

Como pontos negativos, é possível destacar a dificuldade em armazenar as bicicletas infantis em pequenos espaços. Apesar de menores que as de adultos, esses itens não são compactos, o que dificulta alocá-los em locais de área reduzida. Além disso, a bicicleta infantil não é um brinquedo barato. Seu valor pode variar de acordo com os itens adicionais que o objeto possui e ainda conforme a qualidade do material de fabricação.

Outra desvantagem da bicicleta infantil é a ausência de itens essenciais de segurança. Nesse quesito, os pais devem estar sempre de olho, pois o barato pode acabar custando caro. Dessa forma, os itens de segurança devem ser priorizados antes de qualquer outra característica.

A partir de qual idade as bicicletas são recomendadas?

A bicicleta infantil pode ser utilizada a partir do segundo ou terceiro ano de vida das crianças. Nessa idade, os pequenos ainda não possuem equilíbrio suficiente para utilizar o brinquedo sem as rodinhas acessórias.

Pedalar sem esses itens, comumente, ocorre por volta do sexto ano de vida, que é quando as crianças possuem equilíbrio e coordenação motora ideais para andar de bicicleta sem o auxílio desses meios. Antes do segundo ano de vida, o andar de bicicleta pode ser incentivado pelo uso de triciclos e motocas.

Qual é a bicicleta ideal para a idade do meu filho?

Há muitas bicicletas disponíveis e essa variedade pode até confundir os compradores no momento da aquisição. Mas, há uma bicicleta ideal para a idade e tamanho do meu filho? Sim, há! E essa diferença você pode verificar através da numeração do aro. Veja abaixo como funciona.

Aro 12

É indicada para crianças de 3 a 4 anos e que possuam em torno de 90 cm a 100 cm de altura. O peso máximo suportado pode variar de 13 a 19 kg, contudo, alguns modelos comportam crianças de até 21 kg.

Aro 14

É adequada até os 4 ou 5 anos, para crianças com altura máxima de 95 cm a 110 cm. O peso ideal varia de 19 kg a 25 kg.

Aro 16

Recomendada para crianças de até 6 ou 7 anos com altura de 110 cm a 120 cm. O peso deve variar entre 25 kg e 30 kg.

Aro 20

Adequada para crianças de 7 a 9 anos que possuam estatura de 120 cm a 150 cm e suportam entre 30 kg a 38 kg.

Aro 24

O aro 24 é ideal para crianças de 10 a 13 anos, com peso variando de 39 a 80 kg. São adequadas para alturas de mais de 150 cm.

Resumindo para uma tabela de comparação:

Numeração do aro Anos indicados Altura indicada Peso indicado
Aro 12 3 a 4 anos 90cm a 100cm 13 a 19kg
Aro 14 4 a 5 anos 95cm a 110cm 19 a 25kg
Aro 16 6 a 7 anos 110cm a 120cm 25 a 30kg
Aro 20 7 a 9 anos 120cm a 150cm 30 a 38kg
Aro 24 10 a 13 anos Mais de 150cm 39 a 80kg

Bicicletas com ajustes de altura e do guidão podem ser uma solução útil para que esse item seja mais durável. Por isso, se você deseja adquirir um produto que se adapte ao crescimento da criança, prefira os modelos com tamanho ajustável.

Quem leu este artigo também leu:

Quais são os tipos de freios disponíveis?

A bicicleta infantil pode conter, basicamente, dois tipos de freios, o freio de mão e o freio de pedal. Para crianças menores, é necessário utilizar um tipo de frenagem simplificada. Dessa forma, é mais útil buscar por freios de pedal que funcionam após a criança pedalar para trás.

Esse tipo de freio é adequado para bicicletas infantis com aro até o 16, pois nessa fase as crianças precisam se preocupar mais com a coordenação motora e o equilíbrio. A partir do aro 20, é possível utilizar outro sistema de frenagem, como o freio de mão. O freio v-brake é bastante seguro e adequado para essa fase que a criança já possui equilíbrio o suficiente para usá-lo.

Sua posição próxima ao alcance das mãos permite que a criança freie com facilidade, sendo muito eficaz e de fácil manutenção.

A bicicleta infantil ideal precisa de marchas?

Para as crianças, as marchas podem ser dispensáveis, principalmente se o objetivo de uso da bicicleta for se exercitar ou para diversão. Contudo, para crianças com idades mais avançadas e bicicletas com maiores aros, o uso da marcha pode ser apropriado.

Dessa forma, se seu filho é maiorzinho e utiliza a bicicleta para deslocamentos ou acompanhar a família em passeios, a utilização da marcha pode ser útil para permitir que a criança se desloque mais com menor esforço.

As marchas podem ser encontradas, mais comumente, nos modelos a partir do aro 20. Os tipos de marcha ideais para as crianças são os que apresentam um câmbio giratório ou que possuam um acionamento por meio de alavanca. Por ser mais uma funcionalidade, esse item pode encarecer ainda mais o produto. Nesse contexto, é preciso verificar a sua real necessidade de modo a fazer um bom negócio.

Como ensinar uma criança a andar de bicicleta?

Há algumas maneiras bastante eficientes de se ensinar uma criança a andar de bicicleta. Para crianças menores com até 2 anos, o uso de triciclos é importante para familiarizar o aprendiz com os itens da bicicleta, além de desenvolver habilidades psicomotoras.

Nessa idade, os pequenos irão aprender a como se sentar, reconhecer a utilidade dos objetos, como guidão e o pedal, sem se preocupar com o equilíbrio. Pode ser que ainda nessa fase, as crianças já se interessem por pedalar e consigam desviar de obstáculos utilizando o guidão.

Próximo aos 3 anos, a criança pode começar a se interessar por bicicletas infantis, mas ainda não possuem a coordenação motora e o equilíbrio ideais para andar de forma autônoma. Dessa forma, a utilização de rodinhas é essencial e uma maneira interesse de fazer com que a criança utilize esse item com segurança.

As rodinhas são indicadas para bicicletas de aro 12 e 14, utilizadas por crianças de até 5 anos. Para ensinar os pequenos dessa idade a andar de bicicleta, busque por produtos que possuam rodinhas removíveis e incentive a criança a retirar as rodas acessórias. Esse acessório não é indicado para crianças acima de 5 anos ou que já contenham uma boa noção de equilíbrio.

Uma alternativa aos triciclos e às rodinhas são as bicicletas de equilíbrio. Esses itens podem ser utilizados a partir do segundo ano de vida e facilitam o ganho de equilíbrio, já que são ajustáveis à altura da criança e possibilitam que o pequeno impulsione a bicicleta com os próprios pés.

A principal vantagem desse tipo de bicicleta para a aprendizagem inclui, além do desenvolvimento psicomotor, a obtenção de um maior equilíbrio e também melhor noção espacial.

Qual o valor de uma bicicleta infantil?

As bicicletas infantis podem ter valores variados dependendo das funcionalidades contidas no produto, o tipo de aro, se possui marchas ou não e a quantidade de itens extras. Bicicletas com aros até o 14 são mais em conta que as de aro 20, por exemplo. Dessa forma, quanto maior for o número de características que a bicicleta infantil apresentar, maior também será o seu valor.

O custo de uma bicicleta infantil pode iniciar por volta dos R$ 100,00 e chegar até aos R$ 1500,00. Neste artigo, listamos produtos de qualidade e mais vendidos em grandes sites na internet com valores que variam de R$ 119,90 até R$ 341,62.

Onde comprar bicicletas para crianças?

A bicicleta infantil é um item pode ser encontrado em muitos locais de forma facilitada. Nas lojas físicas que vendem brinquedos e também em redes de hipermercados e grandes marcas é possível encontrar bicicletas infantis de aros variados e também diversos preços.

No entanto, é na compra pela internet que é possível ter os maiores benefícios tanto com relação à possibilidade de escolha, como no quesito economia.

Além de permitir que pessoas distantes dos grandes centros, comprem os mais variados itens. As lojas virtuais possuem o benefício de conter uma maior variedade de produtos disponíveis, quando comparadas às lojas físicas. Ademais, na internet é possível comparar o valor do produto desejado nas inúmeras lojas online existentes. Esses fatos, com certeza, garantirão a compra de um produto mais barato e de acordo com o que você procura.

A desvantagem da compra online é a incapacidade de verificar pessoalmente a qualidade do item desejado. Em contrapartida, para facilitar ainda mais a vida dos compradores virtuais, muitas lojas disponibilizam na internet as avaliações dos produtos comercializados. Dessa forma, é possível ler relatos de compradores reais e verificar se o produto é mesmo de qualidade.

Para ter a certeza de comprar o produto adequado, procure por resenhas como esta que te indicarão quais são os itens mais vendidos e ainda te ajudarão a escolher o ideal para suprir a sua necessidade.

Como comprar a bicicleta infantil ideal

Verifique os sistemas de segurança

É essencial que a bicicleta infantil possua sistemas de segurança e também seja certificada pelo INMETRO. Esse selo, certifica que a bicicleta foi aprovada em diversos testes que avaliam a sua segurança e eficiência durante o uso, garantindo que é um produto confiável e seguro.

Os itens de segurança também são muito importantes. Com isso, verifique sempre se há a presença de protetores de corrente que previnem acidentes na região das pernas. A buzina também pode ser um item interessante para garantir a segurança dos pequenos, bem como o uso de rodinhas para bicicletas com aro inferior ao 16.

Atente-se à idade ideal

Como já citado, o tipo de aro determina qual o peso, o tamanho e a idade ideal para cada tipo de bicicleta. Até os 4 anos, as rodas de aro 12 são ideais para serem utilizadas ainda com as rodinhas acessórias. Até os 6 ou 7 anos, as bicicletas de aro 16 são as mais indicadas e ainda podem conter a presença das rodinhas.

Dos 7 aos 9 anos é possível optar pelos modelos de aro 20 e ainda escolher se é necessário o uso de marchas ou não. Nessa fase, as rodinhas são dispensáveis. Após os 9 ou 10 anos, aros de 24 e 26 são os mais adequados.

Observe o material de fabricação

As bicicletas infantis são comumente fabricadas utilizando aço carbono ou alumínio. Bicicletas feitas em aço carbono são mais resistentes, contudo, mais pesadas. Já as produzidas em alumínio apresentam um peso mais leve e são mais simples de serem transportadas.

Busque por um selim confortável

É muito importante que a criança esteja confortável para se divertir e curtir todas as vantagens que a bicicleta infantil tem a oferecer. Por isso, prefira sempre as bicicletas que possuam um selim ergonômico, anatômico e confortável.

Procure por visuais atrativos

Para que a criança tenha vontade de utilizar a sua bicicleta, é possível procurar por itens que chamem a sua atenção. Buscar pela bicicleta que contém o personagem favorito do seu filho, pode ser uma boa estratégia para fazer com que a criança tenha interesse pelo item e o utilize com frequência.

Veja se há itens adicionais

Muitas bicicletas infantis vêm com itens adicionais, como garrafas de água, cestinhas, adesivos para personalizar o objeto e ainda as famosas rodinhas. Obviamente, algumas dessas características são capazes de encarecer o produto. Por isso, busque sempre o melhor custo-benefício nesse quesito.

Conclusão

Ter uma bicicleta infantil é muito importante para desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora. Por isso, esse item é muito mais que diversão, é uma possibilidade de meio de transporte, de realização de atividades físicas, de desfrutar de um tempo agradável de conexão com a criança e de ter bons momentos ao ar livre.

Com este artigo você conheceu as principais opções e como comprar a bicicleta infantil ideal para o seu filho. Compartilhe essas dicas com seus amigos e ajude-os a adquirirem o produto mais adequado para suas crianças.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *