Como escolher a melhor bicicleta aro 29 para você

Última atualização em 30 de dezembro de 2020

As bicicletas são uma excelente forma de locomoção, especialmente para passear. E se você mora mais ou menos perto do trabalho, também é uma boa ir de bike! Você se exercita, evita o trânsito e ainda economiza uns trocados que seriam usados para gasolina ou carro de aplicativo. Neste artigo nós iremos falar especificamente sobre as bicicletas de aro 29.

Maiores, elas são mais rápidas e possuem suas próprias particularidades. Descubra nos próximos parágrafos quais as vantagens e desvantagens de uma bicicleta aro 29, para qual tipo de terreno ela é mais adequada e aprenda sobre cada detalhe dela, tais como o quadro, a quantidade de marchas, pneus, dentre outras especificações técnicas. Vamos falar sobre tudo isso com uma linguagem simples e clara!

Mas antes de mergulharmos fundo neste universo das bikes, confira 4 modelos que são de excelente qualidade e que você pode comprar ainda hoje na internet!

Ranking: Top 4 melhores bicicletas aro 29 para comprar online

Veja agora um ranking com 4 opções de bicicletas aro 29 que são de excelente qualidade e que você pode comprar sem medo de ser feliz.

Bicicleta HT80 Aro 29 TM19 Houston

Perfeita para Mountain Bike

Perfeita para Mountain Bike

Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A bicicleta Houston HT-80 é um excelente modelo para a prática de mountain bike. Além dos pneus aro 29 ela tem suspensão dianteira e recursos para os ciclistas que procuram o melhor desempenho e estabilidade nos mais diferentes tipos de terreno.

Ela ainda tem freio à disco mecânico, que oferece uma resposta rápida e suave. Quanto a marcha, trata-se de um câmbio Shimano de 21 marchas, garantindo assim que você alcance a velocidade máxima em pouquíssimo tempo. A composição do quadro é em alumínio, por isso, um pouco mais pesada.

Prós Contras
Ideal para Mountain Bike Preço um pouco elevado
Suspensão dianteira Quadro de alumínio
Freio à disco mecânico Um pouco pesada
Câmbio Shimano – 21 marchas  

Bicicleta Colli Ultimate Mtb A.29 21m Aro Aero Freios a Disco

Bicicleta Aro 29 mais econômica

Bicicleta Aro 29 mais econômica

Veja o produto em

Amazon.com.br

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Colli Ultimate é uma bicicleta aro 29 que não custa tão caro. Ela também é ótima para a prática de mountain bike. As principais qualidades desta bike é que ela é simples, barata e muito leve.

Ela tem pedais com refletores, por isso esse é um ótimo modelo para você pedalar a noite também, já que eles vão brilhar no escuro e alertar motoristas da sua presença. Há também um freio à disco, tanto na traseira quanto na dianteira e câmbio com 21 marchas. Outra vantagem é que esta bicicleta, apesar de leve, suporta até 100 Kg!

Prós Contras
Barata N/A
Quadro em Aço Carbono  
Muito leve  
Pedais com refletores  
Freio à disco dianteiro e traseiro  
21 marchas  

Bicicleta Aro 29 Caloi 21 Marchas Ma19 Mountain Bike

A bicicleta Caloi mais popular

A bicicleta Caloi mais popular

Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A Caloi Extreme foi lançada em 2019 e fez logo muito sucesso. Ela foi feita para ciclistas mais altos, a partir de 1,70m. Ela tem um sistema de suspensão dianteiro com trava. Por isso ela pode ser utilizada em praticamente qualquer terreno. Esse tipo de suspensão absorver as irregularidades do solo.

Ela tem um câmbio Shimano Easy Fire de 21 marchas. Assim você consegue trocar de marcha rapidamente. Assim como o modelo anterior, esta bike suporta um peso de 100 Kg. Mas o mais interessante é que a Caloi dá uma garantia de 2 anos!

Prós Contras
Sistema de suspensão dianteiro Pessoas baixas não se sentirão confortáveis nesta bicicleta
Pode ser usada em qualquer tipo de terreno  
Suspensão absorve as irregularidades  
21 marchas  
2 anos de garantia  

Bicicleta Mtb Oggi Hard Glide Aro 29 Freio A Disco

Bicicleta com melhor custo x benefício

Bicicleta com melhor custo x benefício

Veja o produto em

Americanas.com.br

Submarino.com.br

A bicicleta Oggi Hard Glide tem como principal destaque a garantia vitalícia para o quadro. Isso mesmo, para a vida toda! Para os produtos Shimano ela tem garantia de 1 ano e para os demais componentes a garantia é de 6 meses.

Ela tem um ótimo custo x benefício, pois é muito durável. Ela é ideal para quem está iniciando neste mundo de Mountain Bike. Porém, uma desvantagem é que os componentes são em alumínio, o que deixa a bike mais pesada.

Prós Contras
Garantia vitalícia para o quadro Um pouco pesada
Garantia de 1 ano para produtos Shimano  
Garantia de 6 meses para demais componentes  
Muito durável  
Ideal para iniciantes em Mountain Bike  

Quem leu essas resenhas também gosta:

Bicicletas Aro 29: Tudo o que você precisa saber

melhor bicicleta aro 29 - banner

Nos próximos parágrafos vamos falar tudo o que você precisa saber sobre as bicicletas de aro 29. Elas foram criadas para quem gosta de velocidade e de mountain bike! A seguir, você conhecerá mais a fundo como esse tipo de bicicleta pode lhe beneficiar no dia a dia, quais as suas características e como usá-las ao seu favor.

Vamos mostrar todos os prós e contras, os tipos de terrenos aos quais ela é mais adequada, os cuidados que você deve ter com o tamanho do quadro, bem como comentar um pouco sobre preços e a disponibilidade dela no mercado. Preparado? Então vamos continuar!

O que é uma bicicleta aro 29?

Uma bicicleta de aro 29, como o próprio nome já deixa bem claro, possui pneus cujo aro tem um diâmetro de 29 polegadas. O aro, geralmente metálico, é a aresta exterior de uma roda que segura e se encaixa no pneu. O tamanho do aro influencia diretamente no tipo de pedalada e desempenho que você terá.

O aro 29 é, digamos assim, a evolução do aro 26, que é amplamente usado no mercado. Uma bicicleta com aro 29 tem arrancadas mais lentas, mas ganha velocidade com muita facilidade. A bike fica com mais estabilidade e aderência ao terreno, dessa forma, você consegue passar tranquilamente por buracos que uma bike aro 26 sofre para passar.

Uma bicicleta aro 29 suporta longos trajetos e não perde estabilidade. Se você quer pedalar na estrada em altíssima velocidade, esse é o modelo ideal. Da mesma maneira, se você gosta de pedalar em terrenos acidentados, a escolha mais inteligente é por uma bike de aro 29.

Quais são as vantagens e as desvantagens?

Vamos comentar agora todas as vantagens e desvantagens desse tipo de aro. Por ser maior, os pneus das bicicletas aro 29 têm mais contato com o solo. O resultado disso é que o ciclista ganha mais tração e estabilidade, especialmente em estradas regulares.

Porém, isso não significa que os pneus aro 29 tenham desvantagem em solos esburacados e/ou molhados. Nesse caso, a grossura dos pneus aguenta bem os impactos e consegue passar com tranquilidade por boa parte dos buracos. Isso traz mais tranquilidade para o ciclista.

As pequenas pedras no caminho também não são empecilhos para os pneus de aro 29. E depois que você atinge uma velocidade alta, a bicicleta não exige pedaladas de força para manter a velocidade. Além disso, ela traciona bem em aclives mais íngremes.

Vantagens:

  1. Pneu tem maior contato com o solo;
  2. Ciclista ganha mais tração e estabilidade;
  3. Desenvolve velocidade facilmente;
  4. Bom desempenho em solos acidentados;
  5. Não exige pedaladas de força para manter a alta velocidade;
  6. Traciona bem em subidas muito íngremes;
  7. Bom desempenho tanto em terrenos regulares quanto irregulares.

Mas, como nem tudo são flores, algumas desvantagens vêm inclusas no pacote. Por ter um diâmetro maior, naturalmente você terá que fazer mais força no início para ganhar tração. Em trilhas mais técnicas as bikes aro 29 não se saem tão bem. Além disso, é preciso de muita técnica para conseguir manobrá-la em curvas fechadas.

Além disso, as bikes aro 29 não são indicadas para trajetos curtos dentro da cidade. Para esse caso, prefira bicicletas com aro 26 ou inferior. E, por fim, os pneus aro 29 são mais caros, o que acaba encarecendo o preço final destas bicicletas.

Desvantagens:

  1. Exige mais força no início da pedalada;
  2. Baixo desempenho em trilhas mais técnicas;
  3. Dificuldade de manobrar em curvas fechadas;
  4. Mais lenta nos arranques;
  5. Não adequada para trajetos curtos na cidade;
  6. Preços mais elevados.

Como podemos constatar, você deve pensar bem antes de comprar uma bicicleta com aro 29. Ela é melhor utilizada se você pretende atingir altas velocidades ou pedalar em terrenos mais acidentados e irregulares.

Anatomia de uma bicicleta aro 29

Conheça agora todos os componentes que formam uma bicicleta aro 29. Depois de entender a função de cada um deles, ficará mais fácil escolher o tamanho do aro.

Acabamento

Alguns modelos de bicicleta com aro 29 possuem um acabamento em verniz transparente, que é passado por cima do adesivo à base de água. Isso forma uma película especial e bem resistente ao sol e a chuva.

Dessa forma, o acabamento da bicicleta e suas cores vivas vão durar por muitos e muitos anos, não importando as condições climáticas. Por isso, verifique se a bicicleta aro 29 que você está adquirindo tem esse verniz transparente especial.

Freio a disco

Sempre prefira freio à disco do que o freio tradicional. Ele é mais eficiente, pois o sistema de frenagem utiliza mais combinações mecânicas para diminuir a velocidade e então parar a bicicleta. Chamamos isso de frenagem modular. Com ela o ato de frear fica mais seguro e sem tantos riscos de acidente.

Guidão

O guidão é a parte onde você segura e indica a direção para onde quer ir. Ele pode ser feito basicamente de dois materiais: alumínio e carbono. Ele também pode ser reto ou curvado. No caso das bicicletas aro 29 o guidão reto é melhor, pois dá mais equilíbrio.

Marchas

De forma geral, as bicicletas esportivas aro 29 têm 27 marchas. Algumas mais, outras menos. Em geral, elas têm 8 engrenagens e 3 coroas. Se você não sabe, as engrenagens são as responsáveis por ditar a potência da bike. Já as coroas ficam responsáveis pelas combinações das engrenagens. Por isso, quanto mais combinações a marcha conseguir fazer, melhor!

Quadro

O quadro é a parte central da bicicleta. É nele onde encaixamos as demais peças. Os melhores quadros são feitos de alumínio ou carbono, mesmo material do guidão. E alguns modelos têm a tecnologia Hidro, que evita o surgimento de rugas no mesmo.

Suspensão

Sempre escolha suspensões robustas nas bicicletas aro 29, especialmente se a sua bicicleta for esportiva. E é bom também usar pneus mais leves quando o tamanho é maior. Mas, se você for alto e pesado, não tem problema usar pneus pesados também.

Para quais tipos de terreno ela é ideal?

As bicicletas aro 29 são uma das mais versáteis do mercado. Elas foram feitas para que o ciclista alcance o máximo desempenho. Ela é ótima para trilhas, pois não sente dificuldade alguma para passar sobre pedras pequenas no caminho.

Em solos esburacados e irregulares, ela também se sai muito bem, pois consegue passar pelos buracos sem tanta dificuldade. Por isso, se você for pedalar em um solo muito irregular e acidentado, uma bike aro 29 vai lhe dar segurança e estabilidade. Inclusive, ciclistas profissionais de mountain bike preferem o aro 29.

E se você vai pedalar em estradas regulares e quer alcançar alta velocidade, a bicicleta aro 29 é indispensável. Principalmente se você for percorrer longos trajetos! Por isso ela é também a preferida para cross country. Como você pôde ver, uma bike aro 29 se encaixa em praticamente qualquer situação e tipo de terreno.

Atenção com o tamanho do quadro

Quem compra uma bicicleta aro 29 também deve ter atenção ao tamanho do quadro. Se você comprar uma bike com um quadro incompatível com a sua altura, você certamente terá problemas. Primeiro porque não conseguirá atingir o seu desempenho máximo. Segundo por que com o uso repetitivo, você pode desenvolver alguma lesão na coluna lombar e até mesmo nos joelhos.

Além disso, depois de comprada a bicicleta, é muito raro que você consiga trocar o tamanho do quadro. Por isso, fazer uma compra acertada é fundamental. Para ajudar você nesta tarefa, preparamos uma pequena lista com os tamanhos de quadros recomendados para cada altura. Confira:

  1. Se você mede entre 1,45m a 1,55m compre quadros 13 e 14;
  2. E, se você mede entre 1,56m a 1,68m compre quadros 15 e 16;
  3. Se você mede entre 1,69m a 1,78m compre quadros 17 e 18;
  4. E, se você mede entre 1,79m a 1,88m compre quadros 18 e 19;
  5. Se você mede entre 1,89m a 1,95m compre quadros 20 e 21;
  6. E, se você mede entre 1,96m a 2,05m compre quadros 22 e 23.

Seguindo essa tabelinha básica você garante que não vai comprar uma bicicleta cujo quadro é muito pequeno ou muito grande para você.

É melhor comprar uma bicicleta aro 29 ou 26?

aro 29 VS aro 26

É normal que quando você está aprendendo sobre o assunto fique em dúvida se deve comprar uma bicicleta com aro 29, que é mais caro, ou com aro 26, que é mais barato e muito mais comum que o 29. Mais saiba que apesar da proximidade no tamanho, os dois aros são completamente diferentes.

Digamos que as bicicletas aro 26 são mais para iniciantes/amadores. Por isso elas são mais baratas. O aro 26 é ideal para pedalar em velocidades lentas e médias na cidade. E também em trajetos curtos, pois a bike é mais leve. Por isso, as bikes com aro 26 são mais indicadas para ciclistas amadores.

Já o aro 29 é para ser usado pelos ciclistas mais experientes. Por isso eles são mais caros também. Como explicamos acima, bicicletas aro 29 atingem altas velocidades e exigem uma certa habilidade para se controlá-la em curvas fechadas.

Além disso, bicicletas aro 29 são mais pesadas, especialmente na hora do arranque. Elas são projetadas para diferentes tipos de terrenos e, devido a isso, é importante que o ciclista tenha bastante experiência.

Preços e disponibilidade

É impressionante como os preços das bicicletas aro 29 variam. Isso por que a quantidade de marchas, a composição do quadro, o peso da bicicleta, bem como sua marca e cores influenciam no preço final do produto.

Para você ter uma ideia, encontramos bicicletas aro 29 por volta de R$ 600 as mais baratas. Já outros modelos mais completos e tecnológicos ultrapassavam facilmente a faixa dos R$ 15 mil! Por isso, pesquise muito antes de comprar a sua.

Na internet fica muito mais fácil fazer essa pesquisa de preço, principalmente em lojas confiáveis, como Americanas.com, Submarino e Amazon. Já se você prefere ver os modelos pessoalmente, lojas como Bayard, Caloi, Extra, Carrefour e Colombo são ótimas opções de compra.

Como escolher a melhor bicicleta aro 29

Agora que você já entende um pouco sobre as bicicletas aro 29, suas vantagens e desvantagens, para qual terreno elas são mais indicadas e também as suas principais características, chegou a hora de saber como você pode fazer a melhor escolha.

Em meio a tantas marcas e preços, pode ser um desafio escolher o modelo ideal para você. E para que você não caia no papo do vendedor e acabe levando um modelo mais caro sem necessidade, vamos explicar quais as características que você deve avaliar na hora da compra.

Quadro: de alumínio ou fibra de carbono?

O primeiro ponto que você deve avaliar é a composição do quadro, peça esta que é uma das principais em uma bicicleta. Existem basicamente dois materiais para o quadro: alumínio e o fibra de carbono.

Se a grana estiver curta, opte pelos quadros de alumínio. Eles são mais baratos e é por isso que são os mais comuns do mercado. Porém, eles têm a vantagem de serem bem resistentes e robustos, suportando alguns tipos de pancadas.

Mas se você estiver com um dinheiro a mais sobrando, compre quadros feitos de fibra de carbono. Basicamente todas as bicicletas profissionais possuem quadros com fibra de carbono. O motivo para isso é que a bike fica mais leve e o quadro fica mais resistente contra corrosão, aumentando a durabilidade e vida útil do mesmo.

Número de marchas

No caso das bicicletas aro 29, tenha em mente que uma grande quantidade de marchas não faz tanta diferença assim. Como você não irá pedalar apenas em trechos de subidas, um número menor de marchas não fará mal. Afinal de contas, a variação de força entre uma bike com 24 marchas e outra com 27 não é tão grande assim.

Além do mais, muitas vezes o preço de uma bicicleta aro 29 só é mais alto por causa da quantidade maior de marchas. Mas isso é um pouco irrelevante, já que você não vai precisar usar todas elas na maior parte de suas pedaladas.

Portanto, o número de marchas aqui é mais uma questão pessoal do que técnica. Mas modelos com 21 ou 24 marchas já são suficientes para a grande maioria dos cenários.

Facilidade na montagem

Obviamente que as bicicletas aro 29 não chegam montadas na sua casa. As peças vêm separadas dentro de uma caixa. Por isso, o ideal é pedir para que um montador profissional e certificado faça a montagem de sua bicicleta.

Algumas lojas, inclusive, oferecem esse serviço “de graça”. Eu coloquei entre aspas pois o valor da montagem provavelmente estará incluído no preço final da bicicleta. Mas, caso você mesmo queira montar a sua bicicleta, leia com atenção o manual da mesma ou assista tutoriais no YouTube. Certifique-se também de ter todas ferramentas necessárias.

Mesmo que você tenha conhecimento para isso, recomendamos que você peça a um profissional certificado para fazer o serviço. Pois se você mesmo fizer e der algum problema na montagem, a garantia da fabricante não irá cobrir esse problema.

Peso deve variar entre 12 Kg e 15 Kg

O peso da sua bicicleta aro 29 também é um fator importantíssimo que você deve levar em consideração na hora da compra. O aro 29, por si só, já é muito pesado. A suspensão é outro componente que pesa bastante. Então, é bom tentar manter um equilíbrio.

Se você puder comprar o quadro e o guidão de fibra de carbono, a situação melhora, pois estes são materiais mais leves. O ideal é que a sua bicicleta tenha entre 12 Kg e 15 Kg. Acima disso ficará muito pesado e você sentirá dificuldade, especialmente nas subidas.

Atenção na qualidade dos pneus

A qualidade dos pneus é essencial, afinal de contas, você irá pedalar nos mais diversos tipos de terreno, como acidentados e molhados. Por isso, a escolha por um pneu robusto e resistente é imprescindível.

Se você escolher um pneu barato e de baixa qualidade, certamente não terá o mesmo desempenho, tendo que trocar o pneu mais rapidamente. Sem falar que você vai sofrer um pouco mais para ganhar tração e encarar subidas mais íngremes. Leia com atenção os detalhes dos pneus que vem no modelo que você está desejando comprar.

Garantia mínima de 6 meses

Faça questão de uma garantia mínima de 6 meses. Por mais que você compre a bicicleta aro 29 de uma das melhores marcas, com os melhores componentes e as melhores referências, pode ser que você dê o azar de comprar um exemplar com defeito de fábrica.

Nesses casos, é só acionar a garantia para que o conserto seja efetuado sem custo ou, melhor ainda, que você receba uma bicicleta nova em casa. Portanto, mesmo que você vá comprar um modelo usado, faça questão da garantia. Antes de finalizar a compra, cheque no site da fabricante qual o tempo de garantia.

Conclusão

Temos certeza que após ler este artigo você está mais preparado e confiante para comprar uma bicicleta aro 29. Agora você já sabe para qual tipo de terreno ela é mais indicada, quais os tamanhos ideais do quadro e também os prós e os contras, chegou a sua vez de entrar em ação.

Use tudo o que você aprendeu neste artigo para escolher a melhor bicicleta para você e depois indique nosso site para amigos e conhecidos, de forma que eles também possam fazer escolha seguras e certeiras.

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *