ligando melhor Ar-condicionado split em casa durante verão

Ar-condicionado split: As melhores opções para comprar em 2021

Última atualização em 15 de fevereiro de 2021

O ar-condicionado split é uma evolução dos modelos mais tradicionais. Atualmente, esse tipo de ar-condicionado se popularizou e é adequado para os mais variados ambientes. Em climas mais quentes, é um equipamento essencial para manter a temperatura agradável mesmo quando o calor beira aos 40ºC.

Para quem quer fugir do clima quente, mas não sabe qual ar-condicionado split escolher e nem entende muito sobre esse assunto, prossiga com a leitura e entenda como adquirir o produto ideal para a sua necessidade.

Ar-condicionado split: Top 7 melhores para comprar online

O ar-condicionado split pode ter diversas potências e funcionalidades que os tornam ideais para aplicações específicas. Veja abaixo algumas das melhores opções para comprar online, de acordo com as avaliações dos compradores.

Melhor ar-condicionado split 12000 BTUs

Melhor ar-condicionado split 12000 BTUs

Ar Condicionado Split HW Springer Midea 12.000 BTUs Frio 220V

Confira o melhor preço em Amazon

Esse ar-condicionado com potência de 12000 BTUs possui tratamento intensivo do ar que elimina até 90% dos micro-organismos. Apresenta funcionalidades que informam a necessidade de troca de filtro e manutenção, além de possibilitarem a programação da temperatura e realizarem o desligamento das luzes leds e sinais sonoros. É um equipamento econômico, que proporciona menos gasto de energia através de sua função dormir.

Vantagens

  • Fácil instalação
  • Produto silencioso
  • Ideal para ambientes pequenos

Desvantagem

  • Demora um pouco para chegar até a temperatura ideal

O ar-condicionado split mais potente

Ar Condicionado Split Hi Wall Elgin Eco Power 30000 BTUs Frio 220V HWFI30B2IA

Ar Condicionado Split Hi Wall Elgin Eco Power 30000 BTUs Frio 220V HWFI30B2IA

Confira o melhor preço em Amazon

Esse modelo possui filtro de nylon com ionizador, que elimina até 99% dos vírus e bactérias, apresenta baixo ruído interno durante a utilização e algumas funcionalidades, como possibilidade de programar o ar-condicionado através do smartphone. Possui 30000 BTUs de potência e dispõe de funções que minimizam o gasto energético e facilitam a limpeza do produto.

Vantagens

  • Alta potência
  • Facil utilização
  • Resfriamento rápido do ambiente

Desvantagens

  • Ruído externo alto
  • Controle remoto não apresenta iluminação

O ar-condicionado com melhor custo-benefício

Philco PAC12000TFM9

Philco PAC12000TFM9

Confira o melhor preço em Amazon

Esse modelo da Philco é um dos equipamentos com melhor custo-benefício do mercado. Possui funções que permitem refrigerar, desumidificar, ser utilizado apenas como ventilador ou escolher automaticamente o melhor modo de operar. Apresenta potência de 12000 BTUs, é econômico e contém filtro antibactéria e antifungo.

Vantagens

  • Resfriamento rápido e eficiente
  • Desumidifica o ar
  • Controle de temperatura digital
  • Preço baixo

Desvantagem

  • Ruído externo alto

Melhor ar-condicionado split inverter

Ar Condicionado Split Samsung Digital Inverter 8Polos Só Frio 11500 BTUs

Ar Condicionado Split Samsung Digital Inverter 8Polos Só Frio 11500 BTUs

Confira o melhor preço em Amazon

Esse ar-condicionado split inverter com 12000 BTUs de potência, é mais econômico e resfria rapidamente com muita eficiência. Seu filtro mantém o ar fresco e a limpeza da parte interna do aparelho, além de eliminar até 99% dos vírus, bactérias e fungos. Possui um desempenho estável, contém diversas funcionalidades que controlam a temperatura e é silencioso.

Vantagens

  • É econômico
  • Resfriamento rápido
  • Bom acabamento

Desvantagem

  • Display não apaga quando ligado

O ar-condicionado split mais silencioso

Ar-Condicionado Split LG Dual Voice Inverter

Ar-Condicionado Split LG Dual Voice Inverter

Confira o melhor preço em Amazon

O LG Dual Inverter com 12000 BTUs é um dos ares-condicionados mais silenciosos do mercado. Possui controle por comando de voz, apresenta até 70% de economia de energia e refrigeração 40% mais rápida quando comparados aos modelos convencionais da mesma marca. Apresenta um filtro lavável e durável, além de instalação fácil e rápida. Dispõe de funcionalidades como autolimpeza e desumidificação do ambiente.

Vantagens

  • Silencioso
  • Design elegante
  • Econômico

Desvantagem

  • A limpeza do filtro deve ser feita com maior frequência

O ar-condicionado split mais econômico

Electrolux VI09F/VE09F

Electrolux VI09F/VE09F

Confira o melhor preço em Amazon

Com classificação energética A, esse ar-condicionado split com 9000 BTUs, garante a economia da sua conta de luz. Contendo um filtro que retém até 99% das bactérias, além de funções de autolimpeza e controle de temperatura, esse aparelho possui uma função para desumidificar o ambiente e ainda conta com um display digital.

Vantagens

  • Econômico
  • Mantém a temperatura agradável
  • Resfriamento rápido
  • Opção de apagar o LED

Desvantagem

  • Controle remoto não possui iluminação

O melhor ar-condicionado quente e frio

Split HW Inverter Fujitsu 12.000 BTUs Quente/Frio

Split HW Inverter Fujitsu 12.000 BTUs Quente/Frio

Confira o melhor preço em Amazon

Para quem busca uma solução quente e frio para utilizar o ar-condicionado todos os dias do ano, esse aparelho é o ideal. Com 12000 BTUs de potência, possui diversas funções, como sensor de presença e reinício automático. Apresenta um sistema de filtragem antiodores, fungos e poeira, além de ser silencioso e econômico.

Vantagens

  • Silencioso
  • Atinge rapidamente a temperatura selecionada
  • Possibilidade de usar no modo quente ou frio
  • Econômico

Desvantagem

  • Controle remoto não possui iluminação

Quem gosta desse ranking também leu: 

Agora que você já conhece os modelos mais bem avaliados e procurados online, entenda um pouco mais sobre o ar-condicionado split e suas peculiaridades.

Tudo o que você precisa saber sobre o ar-condicionado split

Ar-condicionado split

Com o calor do verão, nada melhor do que um bom ar-condicionado split para refrescar e amenizar as altas temperaturas. Para que você entenda um pouco mais sobre esse produto e compre o ideal para as suas necessidades, leia abaixo.

O que é o ar-condicionado split?

O ar-condicionado split é uma evolução do modelo de janela ou parede. Esses equipamentos são formados por duas partes, diferentemente dos produtos convencionais. Uma delas é alocada do lado externo e é conhecida como condensadora, na área interna fica posicionado o instrumento evaporador.

São mais bonitos que os modelos tradicionais e as fabricantes têm investido cada dia mais no design desses produtos, oferecendo aos clientes um equipamento elegante e adequado para muitos ambientes.

Qual a diferença entre o ar-condicionado split e outros modelos?

diferença entre o ar-condicionado split e outros modelos

O ar-condicionado pode ser dividido em diversos tipos, como os modelos de janela, split, portátil e duto. Os de parede ou janela são os mais encontrados nos lares e nas principais lojas. Apresentam uma alocação simples que dispensa o auxílio profissional, desde que sua instalação elétrica e local próprio para posicionamento já estejam previamente preparados.

Contudo, mesmo sem essas preparações, é possível instalá-los de forma mais simplificada que os modelos split, por exemplo. Também são mais baratos que os do tipo split e podem apresentar diversas potências e funções. Entretanto, possuem tecnologias mais antigas, e isso pode interferir no gasto energético e na emissão de ruído.

Já os portáteis se diferem do ar-condicionado split pela possibilidade de serem transportados por diversos cômodos, além de não necessitarem de instalação. No entanto, são aparelhos que apresentam menor potência e devem ser posicionados próximos a áreas com circulação de ar, para que sejam eficientes no controle da temperatura.

Os do tipo duto são os conhecidos como centrais. Eles se diferem do ar-condicionado split por serem mais caros e possibilitarem a refrigeração de ambientes maiores com apenas um equipamento, porém sua desvantagem está na incapacidade de regular a temperatura em determinados locais especificamente.

Quais as vantagens e desvantagens do ar-condicionado split?

Como já citado, o ar-condicionado split é um modelo que se difere bastante dos outros tipos disponíveis. Por ser diferente, possui suas vantagens e desvantagens. O principal benefício desses equipamentos é a alta eficiência energética, possibilitando uma potência maior e um menor custo de energia.

Outro fator vantajoso é a minimização do ruído. Por conterem dois compartimentos, o compressor fica posicionado do lado externo, o que faz com que o aparelho seja mais silencioso no interior do cômodo. Além disso, possui funcionalidades que agregam mais versatilidade a esse modelo, inclusive, possibilitando um menor gasto de energia. São elegantes e podem se adequar a variadas decorações.

No entanto, também apresentam características não tão boas assim, como necessidade de instalação e manutenção periódica, além do preço mais elevado que os demais modelos.

Como o ar-condicionado split funciona?

Apesar de terem diversos tipos, os mais variados modelos de ares-condicionados funcionam de uma maneira comum. O ar-condicionado split, assim como os outros, utilizam da evaporação de um fator refrigerante para possibilitar a refrigeração do ambiente.

O ar quente, proveniente da parte interna do cômodo, é sugado para dentro do aparelho e ao passar por uma repartição revestida pelo líquido refrigerante, transforma o estado desse elemento em gás, aumentando a pressão e promovendo o aquecimento no interior do compressor.

Após isso, esse gás é destinado a um condensador, onde é resfriado e retorna ao estado líquido, sendo o ar quente transferido para o ambiente externo. O líquido resultante penetra em uma válvula onde acontece a queda da pressão e o reinício do ciclo de refrigeração.

O que é o BTU e por que ele é importante?

O que é o BTU e por que ele é importante

BTU é uma sigla que significa unidade térmica britânica. É uma unidade de medida que se refere a quantidade de energia adequada e necessária para elevar a temperatura. Na prática, o BTU indica a potência de um ar-condicionado e, dessa forma, quanto maior for o número que o acompanha, maior será a potência disponibilizada por esse equipamento.

Há muitos modelos com diversas potências, se adequando assim aos mais variados espaços e necessidades. Escolher a potência correta é primordial para garantir a eficiência do equipamento quanto ao resfriamento do cômodo. Nesse sentido, é preciso considerar algumas questões, como o tamanho do ambiente, o número de eletrônicos contidos no local, a quantidade de pessoas que habitam nesse espaço e outras condições, como a abertura de portas.

A quantidade de BTUs necessária pode ser obtida através de um cálculo simples. Por metro quadrado, é preciso somar 600 BTUs. Além disso, para cada pessoa extra, mais 600 unidades devem ser adicionadas. Para cada eletrônico contido no local, 600 BTUs devem ser acrescidos à conta. A luz solar também pode ser um fator que influencia na refrigeração, por isso, caso o local receba constante exposição do sol, use sempre 800 unidades nos seus cálculos.

Quais são os tipos de ar-condicionado split?

Apesar de ser um tipo de ar-condicionado, o modelo split podem ter diversos subtipos que são ideais para algumas condições. Entenda abaixo quais são eles e onde são aplicados.

Split Hi-wall

É o modelo mais tradicionalmente encontrado dentre os tipos split. Emite menos ruído interno, pela posição da condensadora do lado de fora e pode ser alocado em diversos ambientes e cômodos. A instalação e manutenção são realizadas de maneira simples e rápida por especialistas, além de possuírem diversas funcionalidades que garantem a economia na conta de luz.

No entanto, não são os mais recomendados para ambientes maiores e com constante circulação de pessoas.

Multisplit

Esses modelos possuem as muitas vantagens do tipo Hi-wall, porém com a facilidade de poder utilizar apenas uma condensadora para duas ou mais evaporadoras, permitindo a alocação de ambos no mesmo ambiente ou em cômodos diferentes. Essa possibilidade é importante para trazer economia e refrigerar mais de um ambiente, dispensando a compra de vários modelos.

Como desvantagem, esse tipo apresenta um valor mais alto e, como dividem a mesma condensadora, a eficiência na refrigeração pode ser minimizada.

Split piso-teto

Também é um tipo muito semelhante ao Hi-wall, mas, como o próprio nome diz, pode ser instalado tanto no piso como no teto e não na parede, como o modelo convencional. É mais indicado para ambientes maiores sem perda da eficiência, sendo essa a sua maior vantagem, além de ser versátil quanto a posição que poderá ser alocado.

Como desvantagem, podemos destacar o elevado gasto energético e o modelo robusto, sendo não recomendado para ambientes com pouco espaço disponível.

Split cassete

É um modelo que fica posicionado no teto e tem a vantagem de promover uma refrigeração eficaz em ambientes médios, através de um equipamento minimalista que pode ser disfarçado pelo forro. Possui um alto custo e é necessário realizar o rebaixamento do forro para fazer a sua instalação.

Split quatro lados

A maior vantagem desse tipo é a capacidade de resfriar um cômodo por completo, pois apresenta quatro saídas de ar, além de não necessitar de rebaixamento do forro para a instalação. Não é um dos modelos mais baratos, principalmente por ser difícil de encontrá-lo para comercialização.

Split canto teto

É adequado para ser instalado em cantos, otimizando o espaço disponível, além de distribuir o ar mais uniformemente por todo o ambiente. É restrito ao canto do cômodo o que pode ser considerado uma desvantagem que afeta sua versatilidade.

Split de janela

Esse tipo é semelhante ao de janela e é indicado para as pessoas que não podem realizar a instalação do modelo split por algum motivo. Utiliza o espaço físico do modelo de parede, aliando as qualidades do ar-condicionado split. Contudo, não são facilmente encontrados, apresentando um valor mais elevado por esse motivo.

Quanto custa um ar-condicionado split?

O ar-condicionado split não é um dos equipamentos mais baratos de serem encontrados. Contudo, apresentam um benefício grande que deve ser considerado no momento da compra. Os modelos mais simples, com menos funcionalidades são baratos, enquanto os com maior potência e recursos tecnológicos possuem o preço mais elevado. Nesse artigo apresentamos opções que variam em torno de R$ 1300 a R$ 3360.

Quais são as principais funcionalidades de um ar-condicionado split?

funcionalidades de um ar-condicionado split

Função Inverter

O ar-condicionado que possui essa função apresenta uma tecnologia que possibilita ajustes importantes para reduzir o consumo de energia. Equipamentos que não contêm a função inverter necessitam que o compressor trabalhe até alcançar a temperatura adequada, sendo desligado ao atingi-la e recomeçando o ciclo quando for necessário. A ação de desligar e retomar a atividade, faz com que o gasto energético seja maior.

Já nos dispositivos que possuem a funcionalidade inverter, o compressor se mantém sempre ligado, evitando que demore mais tempo para alcançar a temperatura ideal, economizando assim a energia elétrica.

Função Sleep

Com essa função é possível realizar a programação de uma temperatura mais amena e agradável ao sono. Dessa forma, é possível garantir que o ambiente estará confortável durante todo o período de descanso.

Função Autolimpeza

Esse modo é importante para evitar que haja o acúmulo de partículas de poeira e outras impurezas no interior do ar-condicionado split. Apesar de ser uma função muito vantajosa, não dispensa a limpeza regular que é essencial para prolongar a vida útil do aparelho, mantendo a sua eficiência.

Função Fan

Essa função possibilita a ligação da ventilação do ar-condicionado e é adequada para as temperaturas mais agradáveis, quando o clima não está muito quente. Com essa funcionalidade não ocorre a modificação da temperatura do ambiente, apenas a ventilação, sendo importante para arejar o cômodo e realizar a renovação do ar.

Função Timer

Nessa funcionalidade é possível programar um horário para que o ar-condicionado split seja ligado ou desligado. É uma função importante para quem deseja só usar o equipamento no momento de dormir, por exemplo, e depois desligar o produto. Pode ser uma característica importante quando o assunto é economia de energia.

Função Turbo

É uma função que permite refrigerar com eficiência e rapidez um determinado ambiente. É muito útil em dias quentes em que é necessário resfriar um local mais rapidamente.

Função Swing

Ao selecionar essa função é possível permitir uma melhor dispersão do ar, distribuindo a refrigeração de forma mais homogênea em todas as partes do cômodo.

Como comprar um ar-condicionado split?

ligando melhor Ar-condicionado split em casa durante verão

Verifique a potência

Como já citado no artigo, a potência do ar-condicionado split é medida em BTU. Nesse contexto, alguns parâmetros podem influenciar no valor adequado da potência para a sua necessidade, como a dimensão do cômodo, a quantidade de pessoas no local, o número de eletrônicos e até a incidência solar.

Por isso, antes de optar por um modelo, verifique atentamente essas características do local e faça o cálculo correto do valor de BTU apropriado para o seu ambiente.

Atente-se ao gasto de energia

Todo mundo deseja adquirir um equipamento que gaste menos energia, não é mesmo? Uma dica para sempre optar por um modelo mais econômico é buscar pelo Selo Procel que indica a eficiência energética de um produto. Com classificação da letra A ao E, sendo a primeira mais e a última menos eficiente, esse selo atesta que o equipamento passou por ensaios que comprovaram a sua eficácia com relação à energia utilizada.

Outros fatores importantes a serem considerados são as funcionalidades do ar-condicionado split, já que algumas dessas características possibilitam um menor consumo de energia elétrica, reduzindo ainda mais o valor da conta de luz ao fim do mês.

Procure por funcionalidades

Há muitas características que proporcionam maior funcionalidade ao ar-condicionado split. Muitos modelos apresentam funções diversas que tornam o uso desse equipamento mais versátil.

Há aspectos importantes para quem deseja economizar energia, além de características que possibilitam o desligamento automático do equipamento, a manutenção da temperatura, além de funções que permitem a auto limpeza das partes internas do ar-condicionado ou um resfriamento mais ágil do local.

Antes de comprar é possível verificar todas essas peculiaridades na descrição do produto e realizar uma aquisição mais consciente das vantagens que o aparelho dispõe.

Veja se o produto é silencioso

Em alguns casos ter um produto livre de ruídos é fundamental, principalmente quando se trata da refrigeração de ambientes relacionados ao atendimento ou em prédios residenciais que exigem o silêncio a partir de um determinado horário. Dessa forma, é imprescindível pesquisar sobre o nível de ruído que o ar-condicionado emite. Os modelos mais silenciosos, geralmente, apresentam essa informação de forma mais evidente. Outra forma de saber se o produto é muito barulhento, é pesquisar sobre a avaliação dos usuários ou recorrer ao seu manual que possivelmente informará o máximo de decibéis que o equipamento costuma emitir.

Em geral, os ares-condicionados split com função inverter são os mais silenciosos do mercado.

Informe-se sobre a limpeza e manutenção

É essencial pesquisar sobre a facilidade de realizar a limpeza e a manutenção do ar-condicionado split antes de fazer a compra. Por isso, busque essa informação no manual e nas avaliações dos compradores. Após a aquisição, procure o auxílio de um especialista regularmente para verificar se a limpeza está em dia, evitando assim problemas com a eficiência do equipamento.

Observe o tipo de filtro usado

O ar-condicionado split pode possuir diversos tipos de filtro. Alguns são mais adequados para quem é fumante, outros são recomendados para pessoas alérgicas e há ainda os capazes de neutralizar gases poluentes. Prefira sempre os que dispõem de eficiência contra bactérias e vírus, além de pesquisar por aqueles que sejam mais adequados para a sua situação.

Conclusão

O ar-condicionado split é um produto que pode atender à necessidade de quem precisa se refrescar nos dias mais quentes. Suas principais vantagens com relação aos modelos convencionais é a redução do ruído e a presença de funcionalidades que proporcionam uma melhor economia da conta de luz. Possui muitos tipos, com funções diversas e adequadas para as mais variadas finalidades. Por isso, siga nossas dicas e escolha o tipo ideal para o seu lar.

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 123

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *