melhor Ar-condicionado de janela instalado

Ar-condicionado de parede ou janela: Os melhores modelos para comprar online

Última atualização em 15 de fevereiro de 2021

O verão se aproxima e com ele um calor que pode atrapalhar o melhor sono noturno. Nessas circunstâncias, o ar-condicionado não é mais um item supérfluo, mas sim essencial para quem anseia garantir o conforto da sua família em climas mais quentes.

Há diversos modelos disponíveis no mercado, um deles é o equipamento de parede, também conhecido como ar-condicionado de janela. Se você deseja entender um pouco mais sobre esse objeto, ver quais são os melhores comercializados no momento e receber dicas de como adquirir o seu aparelho pela internet, acompanhe a leitura.

Top 5 melhores ares-condicionados de parede ou janela para comprar em 2021

Confira a seguinte lista dos 5 modelos mais recomendados para você. Porque escolhemos os modelos, quais são suas respetivas vantagens e desvantagens, vamos conhecer agora.

O mais potente

O mais potente modelo

Springer Midea ZQI215BB – 21.000 Btu

Confira o melhor preço em Amazon

Esse ar-condicionado Springer ZQI215BB é um dos mais potentes no modelo de janela. Com 21000 BTUs, possui um sistema de renovação do ar, que permite trocar o ar e eliminar odores do ambiente. Apresenta baixo nível de ruído, apesar de sua alta potência, e dois níveis de velocidade, além do modo ventilação.

Possibilita o direcionamento do fluxo de ar em quatro direções, por meio de seus defletores móveis. Utiliza um fluido refrigerante ecológico, que é muito adequado para os que se preocupam com a sustentabilidade ambiental.

Vantagens

  • Um dos modelos mais potentes de janela
  • Potência de 21000 BTUs
  • Sistema de renovação de ar
  • Baixo nível de ruído
  • Duas velocidades, além do modo ventilação

Desvantagem

  • Pode não ser adequado para ambientes menores, pela alta capacidade de resfriamento

O mais silencioso

O modelo mais silencioso

Springer Midea QCI108BB – 10.000 Btu

Confira o melhor preço em Amazon

Para algumas pessoas, ter um produto que gere o menor ruído possível é fundamental, afinal, muitos se sentem desconfortáveis com o barulho do ar-condicionado e ainda, em alguns ambientes, sons altos podem ser desastrosos. Pensando nisso, essa opção da Springer Midea QCI108BB é uma ótima alternativa para consultórios e salas de atendimento.

Com esse aparelho é possível manter o ambiente refrigerado sem que isso implique em ter de lidar com altos ruídos. Além disso, possui potência de 10000 BTUs, sistema de renovação de ar, duas velocidades mais modo ventilação e quatro defletores móveis para direcionamento do fluxo de ar.

Vantagens

  • Um dos modelos mais silenciosos
  • Potência de 10000 BTUs
  • Sistema de renovação de ar
  • Duas velocidades mais modo ventilação
  • Quatro direcionadores de ar móveis

Desvantagem

  • Segundo relatos, não é indicado para ambientes maiores

Com opção inverter

ar condicionado Com opção inverter

LG Dual Inverter WIFI W3NQ10UNNP0

Confira o melhor preço em Amazon

A função inverter é uma aliada para quem deseja manter a economia de energia quando o assunto é ar-condicionado. Essa tecnologia permite ajustes no compressor de acordo com a temperatura do ambiente, reduzindo os picos de energia e minimizando o seu consumo.

A temperatura desejada é rapidamente alcançada e não há oscilações, o que faz com que o ambiente esteja sempre agradável e possibilitando a economia de energia em até 60% com relação aos modelos convencionais.

Agora que você entende um pouco sobre a vantagem dessa inovação, adquirir um ar-condicionado com essa funcionalidade pode ser um grande benefício, não é mesmo? Por isso, esse modelo da LG não poderia ficar de fora da nossa lista. Com funcionamento mais silencioso que os convencionais, esse ar-condicionado possui WiFi, função sleep e timer, e ainda conta com uma potência de 10000 BTUs

Vantagens

  • Função Inverter
  • Maior economia
  • Potência de 10000 BTUs
  • WiFi
  • Função sleep
  • Função timer

Desvantagem

  • Mais caro que outros modelos de mesma potência

Melhor ar-condicionado de 10000 BTUs – modelo mais moderno

modelo mais moderno ar-condicionado

Consul CCN10EB com design moderno

Confira o melhor preço em Amazon

Esse produto da marca Consul com design moderno é um dos melhores modelos com potência de 10000 BTUs. Com painel frontal removível, é mais simples de higienizar, além de conter um controle remoto para trazer maior praticidade no uso. Possui a função sono bom para ajuste automático da temperatura e a função apagar visor, para manter o ambiente mais escuro.

Ademais, é um produto com baixo consumo de energia, trazendo maior economia para o comprador.

Vantagens

  • Um dos melhores modelos de 10000 BTUs
  • O mais moderno
  • Fácil higienização
  • Controle remoto
  • Função sono bom
  • Função apaga visor
  • Econômico

Desvantagem

  • Pouco barulhento

Melhor opção quente e frio

Melhor opção quente e frio - consul

Consul CCO10DBBNA quente e frio eletrônico com filtro antipoeira

Confira o melhor preço em Amazon

Essa alternativa da Consul é ideal para quem vive em locais com grandes variações de temperatura ao longo do ano. Possuindo a opção quente e frio, é ar-condicionado mas também é capaz de aquecer o ambiente, proporcionando maior conforto em todos os dias do ano. Conta com duas saídas de ar, localizadas nas laterais do aparelho, além de ser econômico e ter painel eletrônico com controle remoto. Possui as funções dormir, Jet, desumidificar e timer, além de ter filtro de fácil limpeza.

Vantagens

  • Melhor opção quente e frio
  • Duas saídas de ar laterais
  • Econômico
  • Painel eletrônico
  • Controle remoto
  • Função Dormir/Jet/Desumidificar
  • Timer
  • Fácil limpeza

Desvantagem

  • Ruído pouco elevado

Agora que você já conhece algumas das melhores opções de ares-condicionados de janela ou parede disponíveis no mercado, entenda um pouco mais sobre esse eletrodoméstico e suas peculiaridades, acompanhe!

Talvez tem interesse em: 

Tudo sobre ar-condicionado de parede ou janela

Tudo sobre ar-condicionado de parede ou janela

O que é o ar-condicionado?

O ar-condicionado é um eletrodoméstico amplamente utilizado em muitos locais. Com ele é possível manter a temperatura ambiente amena, independente do clima exterior. Há muito tempo esses equipamentos eram considerados objetos de luxo, principalmente quando se tratava em adquiri-los para os ambientes domésticos.

Com o passar dos anos, a popularização do ar-condicionado possibilitou a queda de seu preço, o que fez com que muitos brasileiros aderissem esse produto as suas residências. Podendo ser utilizado em diversos cômodos, o ar-condicionado pode ter variadas funcionalidades, tipos, tamanhos e potências, sendo cada característica dessa específica para uma finalidade.

A potência do ar-condicionado é medida em BTU e é importante avaliá-la de acordo com a demanda, já que para ambientes maiores, com grande quantidade de eletrônicos e constante abertura de portas, é necessário um ar-condicionado com performance específica.

Dentre os tipos, há diversos que podem ser optados de acordo com o gosto do usuário. Alguns possibilitam uma maior economia de energia, enquanto outros possuem uma instalação mais complicada. Há também os modelos portáteis que podem ser levados para os mais diversos cômodos, entretanto, apresentam menor potência de refrigeração.

Pensando nessas características e com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas quanto ao assunto, separamos algumas informações importantes para quem deseja comprar um bom ar-condicionado, mas ainda não conhece muito sobre a área. Veja abaixo os principais tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e outros dados sobre esse equipamento.

Quais são os principais tipos de ares-condicionados disponíveis no mercado?

comparações entre os tipos de ar-condicionados e duto

Janela ou Parede

Esses são os mais comuns e são o assunto principal deste artigo. Podem ser encontrados em diversas lojas físicas e online com muita facilidade. São instalados através de furos específicos nas paredes ou em janelas com tamanho padrão e adequadas para essa finalidade. Atuam retirando o ar quente de dentro do ambiente e expulsando-o para fora, já que são posicionados estrategicamente entre o lado interno e externo do local.

Pode ser de fácil colocação, quando se há uma parte elétrica e física preparada para sua alocação, e ainda tem como vantagem ser de baixo custo, além de garantir uma boa capacidade de refrigeração. São adequados para ambientes menores e sua potência pode variar, possibilitando seu uso em outros locais, mas não muito maiores que cômodos e salas.

Podem ter diversos recursos e funcionalidades que agregam maior praticidade e conforto ao seu uso. Seu painel pode ser manual ou eletrônico, e os últimos podem conter a facilidade de um controle remoto.

Como desvantagem é possível evidenciar a dificuldade em instalar esses aparelhos, sendo necessário procurar ajuda especializada para ajustes na parte elétrica do cômodo, além das questões físicas como realização do furo na parede. Contudo, trata-se de uma instalação rápida e sem maiores riscos de manutenção.

Outra desvantagem é que por serem aparelhos mais tradicionais, podem apresentar tecnologias mais ultrapassadas, gerando barulhos desconfortáveis durante o uso, além de consumirem mais energia que os equipamentos novos e com maiores investimentos em inovação.

Splits

funcionalidades de um ar-condicionado split

O ar-condicionado do tipo split veio para revolucionar o âmbito da refrigeração. Possui, basicamente duas partes: O condensador e a evaporadora. Enquanto o primeiro é instalado no ambiente externo, a segunda opção é inserida na parte interna do cômodo, promovendo a distribuição do ar frio no local.

Podem ter diversos subtipos adequados para os mais variados ambientes, além disso, possuem muitas funcionalidades que permitem maior economia de energia e comodidade para quem os utiliza. Outras vantagens incluem o baixo ruído, já que a unidade condensadora é alocada na parte externa do ambiente, e também a eficiência na refrigeração.

Como desvantagem, os ares-condicionados do tipo split podem ser mais caros que os modelos tradicionais e devem ser instalados por técnicos especializados nessa função, já que é um trabalho mais difícil de ser feito por pessoas que desconhecem o ramo. Além disso, alguns modelos necessitam mexer em rebaixamento de forro e outros aspectos que somente um especialista pode indicar e realizar com segurança.

Portáteis

Melhor mini ar-condicionado portátil

Esses ares-condicionados possuem a facilidade de serem transportados para qualquer ambiente. São ideais para locais pequenos e dispensam o trabalho e mão de obra com a instalação. Devem ser alocados próximos a janelas e outras saídas de ar com o objetivo de retirar a umidade e o calor de dentro do ambiente para um local externo.

Como desvantagem, esses aparelhos são menos potentes que os modelos convencionais e um tanto barulhentos.

Duto

Esse tipo de ar-condicionado é também conhecido como sistema de refrigeração central. É muito utilizado em ambientes maiores, mas também pode ser aplicado para diversos cômodos e salas de um mesmo local. Sua principal vantagem é a capacidade de refrigerar diversos ambientes, além de ser eficiente e econômico, já que dispensa o uso de vários equipamentos.

Como desvantagem é claro o seu alto custo de aquisição, instalação e manutenção, além da incapacidade de regular a temperatura em cada ambiente especificamente.

Como funcionam os modelos de parede ou janela?

O ar-condicionado utiliza, simplesmente, a evaporação de um refrigerante para promover a refrigeração de um local. O ar presente no interior do ambiente é sugado por um sistema de ventilação e, em seguida, passa por um compartimento revestido de um líquido refrigerante. Com a passagem de calor, essa substância se transforma em gás e passa pelo compressor do equipamento, onde ocorre um aumento de pressão e aquecimento.

Após isso, o gás refrigerante é destinado a um condensador, onde há a troca de calor e o seu resfriamento, fazendo com que ele retorne ao seu estado líquido inicial e o ar quente seja expelido para fora do equipamento. O líquido refrigerante entra em uma válvula onde sofre queda na pressão, reiniciando novamente o ciclo.

Apesar dessa tecnologia ser um grande avanço para promover maior comodidade para todos nos dias mais quentes do ano, uma desvantagem que ainda persiste em todos os equipamentos é a minimização da umidade no ambiente, já que em contato com o frio as gotículas de água contidas no ar se condensam.

Quais são as vantagens e desvantagens desses aparelhos?

Dentre as vantagens desses equipamentos, a mais óbvia é a promoção de um ambiente mais agradável e climatizado adequadamente, mesmo nos dias mais quentes. Além disso, o ar-condicionado auxilia em alguns problemas causados pela alta incidência de calor, como a insolação, que pode afetar principalmente as crianças pequenas e os mais idosos.

São especialmente vantajosos para indivíduos que possuem outros problemas de saúde relacionados ao sistema respiratório. Para quem possui asma, bronquite e alergias à poeira, o ar-condicionado pode ser benéfico por sugar as impurezas do ambiente, possibilitando que o ar respirado tenha maior qualidade.

Por reduzir a umidade do ambiente, o ar-condicionado também minimiza o aparecimento e a incidência de ácaros e mofos, que também podem ser agentes responsáveis por ocasionar e piorar as questões respiratórias. Nesse contexto, esse equipamento é um aliado para as pessoas mais alérgicas.

Contudo, sua principal desvantagem está, inclusive, na redução da umidade do ambiente que, paradoxalmente, pode causar desconfortos nas vias respiratórias. De qualquer forma, essa questão pode ser minimizada ao utilizar outros equipamentos, como os umidificadores de ar.

Outras desvantagens incluem os preços altos, o gasto de energia e o ruído. Além disso, esses equipamentos devem ser limpos com uma certa frequência para impedir o acúmulo de sujeira em seus filtros.

Muitas companhias que trabalham com refrigeração têm investido em tecnologia com o objetivo de inovar em seus componentes para promover um menor gasto energético desses aparelhos. Entretanto, essas novas estratégias podem encarecer ainda mais esse equipamento fazendo com que a população mais pobre ainda tenha dificuldades em adquiri-lo.

Por que escolher os ares-condicionados de parede ou janela?

Os ares-condicionados de parede e janela são os modelos mais convencionais disponíveis. Eles são adequados para quem precisa refrigerar ambientes pequenos e não deseja gastar muito na compra de um aparelho como os do tipo split. Além disso, possuem a vantagem de serem mais facilmente instalados que outros modelos.

Apesar de serem mais antigos, muitas tecnologias vêm trazendo inovações para esses modelos, como a possibilidade de optar por diversas funções que trazem maior comodidade ao usuário, além de painéis eletrônicos e a facilidade da utilização do controle remoto em alguns desses produtos.

Quais são as principais funcionalidades que os ares-condicionados de janela podem ter?

principais funcionalidades que os ares-condicionados de janela

Função inverter

Essa função é especialmente importante por reduzir os gastos com energia elétrica. Enquanto os modelos sem essa funcionalidade precisam que o compressor trabalhe até atingir a temperatura ideal, desligando automaticamente e reiniciando o ciclo assim que necessário, os com função inverter mantêm o compressor sempre ligado fazendo com que leve menos tempo para chegar até a temperatura adequada e gaste menos energia.

Função quente e frio

Essa função permite que o ar-condicionado seja utilizado também como aquecedor. A maioria desses produtos suporta até 30ºC e são ideais para quem reside em locais com altas variações térmicas durante o ano, fazendo com que o ambiente esteja sempre na temperatura ideal todos os dias, independente do clima.

Modo silencioso

O modo silencioso é especialmente importante para quem deseja dormir em um ambiente mais tranquilo. Além disso, pode ser fundamental em alguns locais como em clínicas, consultórios ou outras salas destinadas ao atendimento pessoal.

Sistema de renovação de ar

Essa função permite que o ar circule de dentro para fora do ambiente. É uma funcionalidade muito importante para a saúde, principalmente em ambientes públicos, hospitais e clínicas. Segundo normas da ABNT, é preciso que esse sistema seja empregado quando há a potência acima de 30000 BTUs e também quando se trata de espaços específicos como laboratórios, indústrias e centros cirúrgicos.

Função timer

A função timer permite selecionar o horário que você deseja que seu ar-condicionado seja desligado. Com isso, você pode programar a quantidade de horas que o seu aparelho permanecerá ligado e, ao passar esse período, o equipamento desligará automaticamente.

O que é BTU?

BTU é uma sigla britânica que indica  a potência de resfriamento de um ar-condicionado. Quanto maior for a quantidade, maior a performance do seu aparelho. Para calcular a quantidade de BTUs necessária para refrigerar um ambiente é preciso considerar alguns fatores. Para cada metro quadrado contabilizado em um ambiente, é preciso somar 600 unidades.

Além disso, a quantidade de pessoas que usufruirão do equipamento também deve entrar na conta. Sendo assim, soma-se mais 600 unidade a cada indivíduo extra. Os equipamentos eletrônicos também são essenciais nesse cálculo, sendo necessário acrescentar 600 unidades para cada aparelho.

Outros fatores, como incidência solar, também podem influenciar nesses números. Por isso, caso haja exposição constante ao sol, utilize 800 BTUs em vez de 600 para os cálculos. Fazendo dessa forma, é possível escolher a potência exata para o seu ambiente.

Como comprar o melhor ar condicionado de parede ou janela online

Ar-condicionado de parede ou janela

Verifique a potência necessária

Como já citado, a potência do ar-condicionado é medida em BTU e para optar pela performance correta para o seu ambiente é preciso levar em consideração alguns pontos como a incidência solar, quantidade de pessoas presentes no local, número de aparelhos eletrônicos no recinto e o tamanho do cômodo que será refrigerado.

Somente através desse cálculo é possível ter certeza de que irá adquirir um produto eficiente para a sua demanda.

Atente-se ao tamanho do produto

Muitas pessoas já adquirem o ar-condicionado com a instalação pronta, mas não se atentam ao tamanho e às dimensões do produto antes da compra. Apesar de a maioria dos furos na parede serem padrão, para alguns modelos são necessários determinados ajustes. Dessa forma, para evitar alterações desnecessárias, verifique o espaço disponível no ambiente para alocação do seu produto.

Veja as opções de velocidade de saída do ar

A velocidade de saída do ar de dentro do aparelho é importante para entender com qual força o vento frio sairá do equipamento. A maioria dos ares-condicionados apresenta duas velocidades, além do modo ventilação.

Pesquise sobre o fluxo de ar

O fluxo de ar determina para qual direção o ar proveniente desses equipamentos será encaminhado. Muitos modelos apresentam até seis direcionadores de fluxo do ar e isso é importante para refrigerar mais uniformemente todas as áreas do ambiente.

Procure por modelos mais econômicos

Os modelos que possuem funcionalidades como as funções inverter e a sleep são menos dispendiosos por possibilitarem um menor consumo de energia. Apesar de serem mais caros no momento da compra, por causa dessas funcionalidades, podem valer o investimento com a redução do gasto na conta de luz.

Busque pelas funcionalidades

Há diversas funções disponíveis que podem trazer maior versatilidade e comodidade para quem utiliza esses equipamentos. Nesse sentido, busque pelo melhor custo-benefício para a sua situação e procure por inovações que tragam maior praticidade e conforto para a sua casa.

Conclusão

O ar-condicionado é um item muito utilizado em diversos locais e pode ser alocado em variados ambientes, garantindo um clima mais agradável que o ambiente externo. É essencial para manter uma temperatura amena nos dias mais quentes do ano e para quem vive em áreas onde o verão beira aos 40ºC.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse produto e quais são as suas características, não deixe de seguir as nossas dicas antes de adquiri-lo para que você possa fazer uma compra consciente e adequada à necessidade do seu ambiente.

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *