um quarto para academia com esteira, bicicleta etc

Academia em casa: 10 itens para se exercitar sem se deslocar

Última atualização em 17 de março de 2021

Ter uma vida mais saudável é difícil para você? Só de pensar em se deslocar para realizar exercícios bate aquela preguiça? A solução para os seus problemas pode ser uma academia em casa, já pensou nisso? Se quiser saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura.

Muita gente acha que é necessário gastar uma fortuna para se ter uma academia em casa. Esse é um dos mitos que te afastam cada vez mais de ter a saúde que você sempre sonhou. Realizar exercícios e manter o corpo em movimento sem sair de casa é possível com um baixo investimento, principalmente, se comparar com o dinheiro gasto com academias e o deslocamento até esses locais.

Quer saber mais como ter produtos de qualidade para a sua academia em casa? Leia esse artigo!

10 itens ideais para a sua academia em casa

1.   Tornozeleira em lona

Realize exercícios de alta e baixa intensidade sem sair de casa

Tornozeleira em lona

Confeccionadas em lona dupla face, com regulagem em velcro e fita de polipropileno, essa tornozeleira possui um formato compacto e é bastante utilizada em atividades físicas como em academias, domicílio e em estúdios de fisioterapia. Com 4 kg, possibilita realizar exercícios com distintas intensidades, além de ter maior conforto e praticidade.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Material de qualidade
  • Preço referente ao par
  • Fechamento em velcro

Contras

  • Não indicado para uso na hidroginástica

O que é e para que serve a tornozeleira?

A caneleira trata-se de uma tira com pesos variados. Pode ser produzida em diversos materiais e é utilizada para a tonificação de músculos do glúteo e pernas. É facilmente encontrada em academias, estúdios de fisioterapia e ainda em locais com aulas de hidroginástica.

Como comprar a melhor tornozeleira?

Verifique o peso adequado

O peso ideal pode variar de acordo com o nível físico de quem irá realizar os exercícios e também conforme a finalidade da atividade. Mesmo que você prefira uma academia em casa, é essencial procurar por um acompanhamento profissional para evitar danos à musculatura. Um personal trainer irá te indicar o peso correto e os exercícios mais indicados para a sua necessidade e objetivo.

Veja o local que irá utilizar

Se você deseja utilizar as tornozeleiras em ambientes úmidos, como em aulas na piscina, prefira as que sejam próprias para essa finalidade, pois são produzidas com produtos de secagem mais rápida. As tornozeleiras feitas em nylon e lona são as mais indicadas para atividades em ambientes secos.

2.   Barra multifuncional

Maior versatilidade para realização de exercícios

Barra multifuncional

Ideal para diversos exercícios de training, essa barra multifuncional possibilita trabalhar de forma intensa os músculos das costas, ombro e peito. É possível utilizá-la alocada em portas, mas também utilizada no chão. Contém 103 cm e pode ser encaixada em batentes de portas de tamanho padrão. Suporta até 130 kg.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Boa qualidade
  • Fácil de usar
  • Prático para montar

Contras

  • Deve ser afixada em paredes padrão

O que é e para que serve a barra multifuncional?

A barra multifuncional pode ser posicionada em portas, é pequena e prática, permitindo uma grande variedade de exercícios. É adequada para trabalhar os músculos superiores dos braços, costas e peitoral.

Como comprar a melhor barra multifuncional?

Verifique quais exercícios podem ser realizados

As barras ajustáveis são mais simples e possibilitam um número mais limitado de exercícios. Já as multifuncionais permitem uma maior variedade de treinos para braços, costas e peito.

Certifique-se do peso suportado

Verificar o peso que a barra suporta é importante para se certificar que esse produto é o mais adequado para você. Há barras que suportam pesos variados, mas em geral, esses instrumentos aguentam em torno de 110 a 130 kg.

3.   Extensor elástico para fortalecimento dos dedos

Compacto e ergonômico para exercitar as mãos

Extensor elástico para fortalecimento dos dedos

Esse extensor elástico é utilizado para exercitar as mãos e fortalecer os dedos. É compacto e pode ser utilizado em qualquer lugar, além da possibilidade de ser carregado em pequenas bolsas. Seu modo de usar também é simples, basta encaixar os dedos e realizar movimentos de abrir e fechar.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Excelente produto
  • Ótima qualidade
  • Permite mover músculos que não são exercitados rotineiramente

Contras

  • Nada

O que é e para que serve o extensor elástico?

O extensor elástico para mãos permite exercitar os músculos e os dedos com atividades simples de abrir e fechar. São muito utilizados na fisioterapia, mas também podem ser aplicados em rotinas de pilates e outras atividades físicas específicas que necessitam de um maior trabalho com as mãos.

Como comprar o melhor extensor elástico?

Busque por um produto ergonômico

A ergonomia é fundamental em qualquer equipamento para realização de atividades físicas. Por isso, mesmo para um item tão simples, sempre busque características ergonômicas para não afetar a sua qualidade de vida e bem-estar.

4.   Halter de 5 kg

Indicado para melhora do condicionamento físico

Halter de 5 kg

Confeccionado em ferro fundido e com a cor preta, esse halter de 5 kg é muito indicado para melhora do condicionamento físico. Possui um design que facilita a pega durante o exercício, dispensando o auxílio da barra. É ideal para exercitar os músculos dos membros superiores.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Ótimo produto
  • Cumpre o que promete
  • Cor neutra

Contras

  • Após avanço no treino é necessário adquirir um peso mais elevado.

O que é e para que serve o halter?

É uma barra de ferro com pesos em ambos os lados, permitindo exercitar os músculos dos membros superiores através de diversos exercícios.

Como comprar o melhor halter?

Verifique o peso do instrumento

Antes de adquirir um produto como esse é preciso saber qual o peso ideal para realizar os exercícios que você deseja. Dessa forma, profissionais da educação física são imprescindíveis para formular uma rotina de treino adequada e personalizada para você. Eles indicarão qual o peso ideal e a série de exercícios corretas para o seu objetivo.

Busque pelo modelo ideal

Os halteres podem ter diversos formatos, além de serem fixos ou ajustáveis. Os fixos não permitem modificar o seu peso, entretanto, costumam ser mais baratos. Os ajustáveis possibilitam a alteração do peso conforme a evolução do treino, contudo, é necessário comprar halteres avulsos para essa aquisição ser mais vantajosa.

5.   Anilha de 20 kg

Anilha que pode ser usada sozinha ou para exercícios em barra

Anilha de 20 kg

Essa anilha é confeccionada em ferro fundido, possui 20 kg e é vazada, permitindo ser usada sozinha ou em conjunto à barra. São muito úteis para treinos musculares dos membros superiores, costas e peito.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Excelente produto
  • Versátil
  • Material fluido

Contras

  • Acabamento

O que é e para que serve a anilha?

As anilhas permitem a realização de diversos exercícios relacionados à musculação. Podem ter variados pesos, serem vazadas, além de ser comum possuírem muitas coberturas e revestimentos. Cada característica dessa se refere a maior ou menor versatilidade do item e também à qualidade e durabilidade do objeto.

Como comprar a melhor anilha?

Verifique o peso do objeto

Assim como outros objetos para musculação, o peso da anilha deve ser avaliado antes da compra. Para não errar nesse quesito, é primordial buscar ajuda de um profissional com o objetivo de definir a série, os pesos que serão utilizados inicialmente e a rotina de treinos. Após identificar esses parâmetros, adquira as anilhas conforme estipulado e respeite os seus limites.

Veja o material de fabricação e revestimento

Há anilhas com variados materiais de fabricação e também de revestimento. Os materiais de ferro fundido são os mais comumente encontrados, contudo, há outros produtos como o poliuretano que permite um melhor manuseio do produto durante os exercícios.

A matéria-prima de revestimento é importante para garantir maior durabilidade ao item, alguns não possuem nenhum acabamento, enquanto outros apresentam texturas distintas. Caso precise de um produto revestido, prefira os impermeáveis.

6.   Corda de pular

Ideal para tonificação muscular e condicionamento físico

Corda de pular

Essa corda contém 2,75 metros e é indicada para melhora do condicionamento físico, tonificação muscular e auxiliar na frequência cardiorrespiratória. Possui pegadores ergonômicos e pode ser facilmente utilizada em casa e salas de ginásticas. É feita em plástico e silicone de alta resistência.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Prática
  • Portátil
  • Ótimo custo-benefício
  • Resistente
  • Bom acabamento

Contras

  • Não é regulável, mas é possível diminuir o seu tamanho através de cortes.

O que é e para que serve a corda de pular?

A corda de pular é um item muito importante, tanto para o lazer como para exercer atividades físicas. Com ela é possível realizar exercícios que tonificam e fortalecem os músculos, agregando maior resistência e condicionamento físico ao usuário.

Como comprar a melhor corda de pular?

Veja se o material é adequado

As cordas de pular podem ser feitas de materiais variados e isso está relacionado diretamente a sua qualidade. As fabricadas em silicone ou nylons são indicadas para aqueles que estão nos níveis iniciais dos exercícios. Caso você já seja um usuário avançado, pode pesquisar por modelos mais pesados e efetivos.

Verifique o comprimento

Comumente, as cordas possuem comprimentos que vão até os 3 metros. Se você não é tão alto, as cordas de 2,20m pode ser adequado, já para quem possui um tamanho maior, é ideal buscar por modelos mais compridos, evitando acidentes e quedas.

7.   Roda de exercícios

Trabalha os músculos abdominais, do glúteo, ombro e costas

Roda de exercícios

Essa roda de exercícios possui superfície rugosa que facilita o manuseio, garantindo a estabilidade do item. Trabalha músculos do abdômen, glúteo, ombros e costas. Possui o comprimento de 24cm, largura de 20cm e altura de 20cm. Suporta até 120 kg e é feita em polipropileno de alta resistência.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Material de qualidade
  • Versátil
  • Resistente
  • Maleável

Contras

  • Não é recomendada para rotinas intensas de treinos

O que é e para que serve a roda de exercícios?

É um aparelho que pode conter uma ou duas rodas conectadas, além de dois pegadores em ambos os lados. É ideal para exercícios destinados ao fortalecimento dos músculos abdominais.

Como comprar a melhor roda de exercícios?

Verifique o material de fabricação do produto

O material de fabricação da roda de exercícios está muito relacionado à qualidade do produto. É muito comum encontrar rodas feitas em PVC e hastes em aço. Além disso, há o material utilizado no revestimento dos pegadores. Nesses locais é ideal optar por produtos antiderrapantes.

Veja se o diâmetro é adequado

As rodas de exercícios podem conter variados diâmetros. Entretanto, a escolha do melhor tamanho deve ser de acordo com a preferência do usuário. Contudo, é recomendado que pessoas de baixa estatura optem por rodas menores.

8.   Apoio para flexão

Auxilia na tonificação corporal

Apoio para flexão

Com base de borracha e material feito em PVC, esse apoio para flexão auxilia na tonificação corporal. É leve, fácil de carregar e de utilizar em qualquer lugar. Potencializam os exercícios de flexão de braço, evitam que o indivíduo entre em contato diretamente com o solo e ainda possibilitam maior aderência e comodidade.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Tonifica os músculos do peito
  • Possui alças acolchoadas
  • Material de qualidade

Contras

  • Nada

O que é e para que serve o apoio para flexão?

O apoio de flexão auxilia o usuário a desempenhar esse exercício sem que seja preciso o contato diretamente com o chão. Possibilita uma melhor tração e aumenta a amplitude do movimento, o que promove uma potencialização do resultado.

Como comprar o melhor apoio para flexão?

Veja de qual material o item é feito

Esses itens podem ser feitos de diversos materiais. Os mais comuns e resistentes são fabricados de PVC e possuem bases em borracha. Nesse quesito procure por objetos que possuam base antiderrapante e algum material acolchoado nas alças, garantindo maior segurança e uma pegada mais confortável durante os exercícios.

9.   Bola tonificadora

Para melhorar a força muscular

Bola tonificadora

Com essa bola tonificadora é possível realizar diversos exercícios que promovem uma melhora da condição muscular, possibilitando uma maior resistência. É bastante indicada para procedimentos de reabilitação, alongamentos e rotinas na fisioterapia. Possui o peso de 0,5 kg.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Versátil
  • Bom material
  • Resistente

Contras

  • Necessário comprar várias para evolução do exercício

O que é e para que serve a bola tonificadora?

A bola tonificadora é muito indicada em diversas aplicações, possibilitando uma maior resistência muscular. É recomendada em exercícios de reabilitação e fisioterapia. Podem ser utilizadas também no pilates e conter variados pesos e materiais de fabricação.

Como comprar a melhor bola tonificadora?

Verifique o peso do produto

Dependendo da aplicação do produto, um tipo de peso pode ser o mais indicado. Comumente são encontradas em pesos que variam de 0,5 kg a 6 kg. Para optar pela mais adequada, é preciso buscar ajuda de um profissional especializado.

10.  Cinto extensor de tração duplo

Proporciona força e potência

Cinto extensor de tração duplo

Esse cinto extensor possibilita o treinamento de dois atletas e proporciona maior força e potência em deslocamentos. Possui um comprimento do elástico de 70 cm solto e esticado vai até 2,10 m. É indicado para treinamentos em futebol e outros esportes em que são necessários treinos de arranque e resistência.

Confira o melhor preço em Amazon

Prós

  • Permite exercitar dois indivíduos
  • Garante maior resistência
  • Promove maior força para o atleta

Contras

  • Nada

O que é e para que serve o cinto extensor?

O cinto extensor é um equipamento muito utilizado em esportes que promove maior força e resistência aos seus usuários. Pode ser utilizado na fisioterapia e na recuperação, pois melhora o condicionamento e proporciona uma maior potência muscular.

Como comprar o melhor cinto extensor?

Verifique as medidas abdominais suportadas

É muito importante verificar se a medida abdominal que o cinto extensor apresenta é a mais adequada para a sua necessidade. A maioria atende com segurança medidas que vão até 110 ou 120 cm.

Quem gosta dessa resenha também leu:

Tudo o que você precisa saber sobre itens para academia em casa

um quarto para academia com esteira, bicicleta etc

Quais são os produtos necessários para se ter uma academia em casa?

A quantidade e variedade de produtos necessários para se ter uma academia em casa pode variar de acordo com o tamanho que você tem disponível, do seu objetivo físico e também da quantidade de pessoas que usarão esses itens.

Dessa forma, para se ter uma academia em casa básica, basta adquirir alguns objetos como anilhas e halteres, além de uma esteira para realizar os alongamentos que são muito importantes em qualquer tipo de exercício. Para quem deseja ter um ambiente mais completo é possível adicionar itens para execução de treinos aeróbicos, além de equipamentos mais robustos para a musculação

Há objetos ainda destinados a objetivos mais específicos, como para treinos de pilates e ainda para melhora do condicionamento físico. Independente da atividade escolhida, para ser assertivo nas suas opções, procure o auxílio de um profissional que indicará os melhores equipamentos e cargas para a sua necessidade.

Quais são as vantagens de se ter uma academia em casa?

A principal vantagem de ter uma academia em casa está relacionada à comodidade e praticidade. É muito mais simples se exercitar sem ter de se deslocar até outro local. Além disso, o custo-benefício é maior, pois apesar dos investimentos feitos na compra de equipamentos para atividades físicas, é possível economizar com a mensalidade da academia e também com o transporte.

Outra vantagem é a liberdade de poder se exercitar no horário mais conveniente, já que os equipamentos estarão sempre à disposição mesmo em feriados, domingos e dias que comumente as academias não estão abertas. E, isso propicia ao usuário maior autonomia para escolher os melhores horários e criar uma rotina.

Para quem é indicado ter uma academia em casa?

A academia em casa é indicada para todas as pessoas que anseiam ter um melhor condicionamento físico e qualidade de vida. Pode ser uma boa alternativa para quem deseja minimizar os gastos mensais destinados às atividades físicas em academias e estúdios para essa finalidade.

Pode ser adequado também para pessoas que apresentam uma certa dificuldade de mobilidade, possibilitando um maior bem-estar para esses indivíduos na comodidade de seu lar.

Quanto custa ter uma academia em casa?

O custo de uma academia em casa também é uma característica que pode variar de acordo diversos fatores. Estima-se que para ter um ambiente básico destinado a exercícios seja necessário investir, aproximadamente, R$ 800,00. Esse valor é facilmente alcançado em 10 ou 12 meses de mensalidades com a academia.

Contudo, é possível gastar muito mais, mas vale pensar que os itens para exercícios são bastante duráveis, principalmente quando utilizados por poucas pessoas, como em academias em casa.

Como comprar os melhores itens para sua academia em casa

Academia em casa

Defina o seu objetivo principal

Dependendo do seu objetivo, equipamentos específicos deverão ser comprados. E, por exemplo, se você precisa realizar exercícios aeróbicos com frequência, investir em esteiras e bicicletas pode ser o mais adequado. Caso você deseje adquirir massa muscular, procure por halteres, anilhas e barras. Para quem precisa realizar alongamentos, é possível optar por esteiras e extensores elásticos.

Comece com halteres e anilhas de menor peso

Para quem é iniciante na musculação ou em outras modalidades esportivas que necessitam do uso de pesos, é ideal começar com cargas menores. Mais recomendado ainda é procurar o auxílio de um profissional para avaliar e definir qual a carga ideal, o número de repetições e a série mais recomendada para você.

Ter um treino personalizado é muito importante para adquirir os produtos ideais, com a carga mais adequada para o seu objetivo.

Prefira itens que possibilitem versatilidade

Para quem quer ter uma academia em casa, os itens multifuncionais são os mais adequados, pois permitem realizar diversos exercícios e trabalhar uma variedade de músculos através de um único aparelho. Procurar por itens versáteis é a garantia de adquirir um produto com um bom custo-benefício.

Verifique o espaço disponível

Muitos dão a desculpa de não possuírem um cômodo para armazenar os equipamentos destinados à realização de exercícios. Entretanto, é possível ter um espaço pequeno e ainda assim possuir uma academia em casa. Anilhas, halteres, bolas tonificadoras, cordas de pular e barras de exercícios são itens pequenos que podem ser armazenados em locais menores.

Já você que dispõe de um espaço mais amplo, pode investir em equipamentos maiores como aparelhos multifuncionais de musculação, bicicletas e esteiras.

Conclusão

Então, ter uma academia em casa pode ser a solução para quem possui pouco tempo para se exercitar e se deslocar até algum local para realizar exercícios. Utilizando poucos objetos é possível montar um ambiente próprio para realização de atividades físicas. E, nesse artigo você conheceu alguns dos itens que você pode utilizar na sua academia em casa e ainda contou com um guia para comprar os melhores objetos para exercícios.

Quer ter uma academia em casa prática e funcional? Siga as nossas dicas e mantenha a forma sem sair do seu conforto!

Este artigo é útil para você?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *